Animais

Xixi de gato: 5 dicas para limpar e tirar o mau cheiro

O xixi de gato pode ser um problema dependendo do ambiente, já que seu odor é bem forte! Para evitar isso, veja algumas dicas especiais!

Anúncios

Saiba como lidar com xixi de gato da melhor forma

Urina de gato
Urina de gato

O cheiro do xixi de gato é uma das principais reclamações dos tutores. O que fazer, então, para que a casa fique sempre cheirosa? Veja como combater o mau odor da urina felina.

Os gatos são famosos por serem animais limpos. E isso não é à toa. Afinal, eles enterram as próprias fezes e urina. Também, tomam banhos diários e sozinhos. Ainda, gostam de lugares organizados, com tendência à irritação perante a desorganização.

Porém, mesmo com tudo isso o cheiro da urina pode ser bastante incômodo. E isso não apenas para aqueles que recusam a caixa de areia. Mesmo os mais educados dos felinos tem o xixi com cheiro desagradável.

Isso se deve a inúmeros motivos, a maioria de natureza biológica. Mas, então, como lidar com isso? Hoje, veremos algumas dicas para manter a sua casa sempre cheirosa. Embora você não possa mudar o cheiro do xixi de gato, pode saber como neutralizá-lo.

Anúncios

Por que o cheiro do xixi dos gatos é tão forte?

Como reduzir o odor da urina de gatos
Como reduzir o odor da urina de gatos

O cheiro do xixi dos felinos é, inegavelmente, mais forte. E por que a urina dos gatos é assim? O que causa esse fenômeno? São, basicamente, três motivos. Confira:

  • Presença de bactéria: a urina felina tem, naturalmente, uma bactéria que se decompõe com o tempo em que permanece em um local. Isso começa a acontecer logo depois do depósito do xixi dos gatos. Essa decomposição, por sua vez, solta um odor de amônia que é bastante incômodo (e até mesmo torturante!). Isso se deve a uma bactéria que está presente na urina dos gatos.
  • Urina concentrada: além disso, os gatos tendem a ingerir pouca quantidade de água diariamente. Por isso, sua urina é mais concentrada e menos diluída. Ou seja, os elementos que causam o odor estão em concentração e, por isso, ficam notáveis;
  • Para marcar território: aqui estamos falando, mais precisamente, daquele xixi dos gatos que é feito na parede. Essa é a forma que eles têm de marcar território. Ao fazê-lo, a urina é diferente. Ela possui um odor mais forte justamente para demonstrar sua presença.

Como fazer o gato não urinar fora da caixinha de areia?

Caso o seu gato seja avesso à caixa de areia, não se desespere. Primeiramente, é natural que com o tempo ele se aproxime dela. Especialmente se na casa existem outros gatos nos quais ele possa se inspirar, quando filhote.

Contudo, nem sempre é possível (ou agradável) esperar o tempo “certo” para ele. Ainda, é claro, existe a possibilidade de que isso seja uma pirraça. Muitos gatos fazem uso da urina para demonstrar um descontentamento. Ou, então, para protestar contra a presença de outros animais e marcar seu território.

Existem alguns truques que podem ser bastante interessantes nesses casos. Veja, abaixo, algumas dicas para evitar xixi dos gatos fora do lugar!

Anúncios

O que jogar no chão para gato não urinar

Primeiramente, uma dica é, logo após a ocorrência do xixi, jogar álcool e vinagre branco na região. Você pode limpar, antes, e depois fazê-lo. Mas deixe que o álcool e o vinagre sequem naturalmente.

Dessa forma, o cheiro permanece por mais tempo. Assim, seu gato percebe que ali não é um local adequado. Além disso, também se espanta com o cheiro, que tende a ser incômodo para o felino.

Castre seus gatos

Outra forma de evitar xixi dos gatos fora do lugar é castrá-los, especialmente quando na mesma casa conviverem mais de um felino. Além da questão de saúde, saiba que após a castração os felinos tendem a deixar de marcar o território.

Anúncios

Mantenha a caixa de areia sempre limpa

Ainda, é essencial que você mantenha a caixa de areia sempre limpa. Os gatos se importam (e muito) com a higiene. Por isso, não irão usar um local em que eles possam se sujar. Assim, limpe diariamente o local e sempre que ver novos “presentes”.

Nessa questão, outro ponto importante. Caso você tenha mais de um gato, certifique-se de que tem caixas de areia suficientes para eles. 

Como escolher uma areia de gato adequada?

Quem é tutor de gatos, sabe que a caixinha de areia dos gatos é uma das coisas mais importantes para quem tem esses bichanos em casa. Saiba mais aqui!

Como acabar com mau cheiro de xixi de gato? 5 dicas essenciais!

Xixi de gato
Xixi de gato

Por fim, veja algumas dicas para acabar com o odor forte e desagradável da urina felina. Assim, você garante que seu lar fica cheiroso sempre.

1. Espaço pode indicar causa e solução do xixi fora do lugar ou mau cheiro

Tanto o xixi de gato fora do lugar quanto o mau cheiro têm algumas explicações comuns. Assim, quando eles ocorrem você precisa analisar o espaço em que o felino (ou os felinos) convivem.

Por exemplo, a limpeza da caixa de areia, conforme já apontamos, é um fato importante. Quando ela está suja ela pode espantar o gatinho. Também, gera mau cheiro. Por isso, não deixe que os dejetos se acumulem. Retire-os diariamente.

Aliás, não retire apenas as fezes. Algumas areias, como falaremos abaixo, formam grânulos. Ao retirá-las, você retira a urina do local e evita o cheiro de amônia. Também, garanta que há ao menos 01 caixa de areia por gato da casa.

2. Escolha areias perfumadas e que formam grânulos

A escolha da areia faz toda a diferença no controle do mau cheiro do xixi de gato. Por isso, dê preferência às que formam grânulos com o xixi. Também, evite as de madeira, cujo pó tende a se espalhar pela casa e grudar nas patas do seu amigo.

Além disso, prefira as areias perfumadas. Elas são desenvolvidas especialmente para os gatos. Por isso, embora contenham um cheirinho, este não irrita os bichanos.

Esse tipo de areia tem um controle de odor que melhora bastante a situação. Para isso, é claro, deve ser limpa diariamente.

3. Desinfete a caixa de areia antes de colocar a nova areia

É importante que você troque com frequência a areia da caixa. Para isso, analise se ela ainda está solta e qual é o cheiro. Não a deixe por mais do que 2 ou 3 semanas. Ao trocá-la por uma nova, lembre-se de desinfetar o recipiente antes de adicionar areia nova.

Em caso contrário, a caixa ainda conterá bactérias e resquícios de xixi de gato. Em pouco tempo o odor ruim volta a aparecer e você terá que jogar fora a areia. Assim, evite que isso ocorra e sempre faça o processo completo de limpeza na troca da areia. 

4. Seque o local-alvo do xixi de gato antes de aplicar produtos

Antes de limpar o local que o gato usou como alvo, fora da caixa de areia, não aplique o produto diretamente. O xixi neutraliza os produtos, que deixam de exercer poder desinfetante. Por isso, antes de tudo, seque o local com papel absorvente e descarte. Somente depois aplique o produto. 

5. Use produtos específicos para limpar lugares atingidos por xixi de gato

Nossa quinta e última dica é limpar a urina de felinos sempre com produtos específicos. Eles são desenvolvidos especificamente para neutralizar o odor de xixi felino. Após secar, aplique-os sobre a superfície. 

Tudo sobre xixi de gato

Gatos, como todos os animais, fazem xixi para liberar as substâncias que passam pelos rins, mas não são úteis organismo. Saiba mais aqui!

Em Alta

content

Raças de gatos preferidas pelos brasileiros: conheça as 10!

Existem várias raças de gatos espalhadas pelo mundo, mas existem algumas que são mais comuns no Brasil. Conheça algumas agora aqui!

Continue lendo
content

Alimentos tóxicos para gatos e cachorros: conheça 10!

Os alimentos tóxicos para gatos e cachorros podem prejudicar bastante a saúde dos pets, levando à graves problemas de saúde. Veja mais aqui!

Continue lendo
content

Quantas raças de gatos existem? Veja aqui!

Uma curiosidade ronda a mente dos tutores de felinos, quantas raças de gatos existem? Você teria uma ideia? Veja aqui e descubra!

Continue lendo