Animais

Xixi de gato: 5 dicas para limpar e tirar o mau cheiro

Quem tem um felino doméstico provavelmente já se irritou com o cheiro do xixi do gato. Aprenda, hoje, como lidar com isso!

por

Aline Mesquita

Publicado em

| Atualizado em

ANÚNCIOS

Saiba como lidar com xixi de gato da melhor forma

Urina de gato

O cheiro do xixi de gato é uma das principais reclamações dos tutores. O que fazer, então, para que a casa fique sempre cheirosa? Veja como combater o mau odor da urina felina.

Os gatos são famosos por serem animais limpos. E isso não é à toa. Afinal, eles enterram as próprias fezes e urina. Também, tomam banhos diários e sozinhos. Ainda, gostam de lugares organizados, com tendência à irritação perante a desorganização.

Porém, mesmo com tudo isso o cheiro da urina pode ser bastante incômodo. E isso não apenas para aqueles que recusam a caixa de areia. Mesmo os mais educados dos felinos tem o xixi com cheiro desagradável.

Isso se deve a inúmeros motivos, a maioria de natureza biológica. Mas, então, como lidar com isso? Hoje, veremos algumas dicas para manter a sua casa sempre cheirosa. Embora você não possa mudar o cheiro do xixi de gato, pode saber como neutralizá-lo.

Por que o cheiro do xixi dos gatos é tão forte?

Como reduzir o odor da urina de gatos

O cheiro do xixi dos felinos é, inegavelmente, mais forte. E por que a urina dos gatos é assim? O que causa esse fenômeno? São, basicamente, três motivos. Confira:

  • Presença de bactéria: a urina felina tem, naturalmente, uma bactéria que se decompõe com o tempo em que permanece em um local. Isso começa a acontecer logo depois do depósito do xixi dos gatos. Essa decomposição, por sua vez, solta um odor de amônia que é bastante incômodo (e até mesmo torturante!). Isso se deve a uma bactéria que está presente na urina dos gatos.
  • Urina concentrada: além disso, os gatos tendem a ingerir pouca quantidade de água diariamente. Por isso, sua urina é mais concentrada e menos diluída. Ou seja, os elementos que causam o odor estão em concentração e, por isso, ficam notáveis;
  • Para marcar território: aqui estamos falando, mais precisamente, daquele xixi dos gatos que é feito na parede. Essa é a forma que eles têm de marcar território. Ao fazê-lo, a urina é diferente. Ela possui um odor mais forte justamente para demonstrar sua presença.

Como fazer o gato não urinar fora da caixinha de areia?

Caso o seu gato seja avesso à caixa de areia, não se desespere. Primeiramente, é natural que com o tempo ele se aproxime dela. Especialmente se na casa existem outros gatos nos quais ele possa se inspirar, quando filhote.

Contudo, nem sempre é possível (ou agradável) esperar o tempo “certo” para ele. Ainda, é claro, existe a possibilidade de que isso seja uma pirraça. Muitos gatos fazem uso da urina para demonstrar um descontentamento. Ou, então, para protestar contra a presença de outros animais e marcar seu território.

Existem alguns truques que podem ser bastante interessantes nesses casos. Veja, abaixo, algumas dicas para evitar xixi dos gatos fora do lugar!

O que jogar no chão para gato não urinar

Primeiramente, uma dica é, logo após a ocorrência do xixi, jogar álcool e vinagre branco na região. Você pode limpar, antes, e depois fazê-lo. Mas deixe que o álcool e o vinagre sequem naturalmente.

Dessa forma, o cheiro permanece por mais tempo. Assim, seu gato percebe que ali não é um local adequado. Além disso, também se espanta com o cheiro, que tende a ser incômodo para o felino.

Castre seus gatos

Outra forma de evitar xixi dos gatos fora do lugar é castrá-los, especialmente quando na mesma casa conviverem mais de um felino. Além da questão de saúde, saiba que após a castração os felinos tendem a deixar de marcar o território.

Mantenha a caixa de areia sempre limpa

Ainda, é essencial que você mantenha a caixa de areia sempre limpa. Os gatos se importam (e muito) com a higiene. Por isso, não irão usar um local em que eles possam se sujar. Assim, limpe diariamente o local e sempre que ver novos “presentes”.

Nessa questão, outro ponto importante. Caso você tenha mais de um gato, certifique-se de que tem caixas de areia suficientes para eles. 

Conteúdo Recomendado

Como escolher uma areia de gato adequada?

Quem é tutor de gatos, sabe que a caixinha de areia dos gatos é uma das coisas mais importantes para quem tem esses bichanos em casa. Saiba mais aqui!

Como acabar com mau cheiro de xixi de gato? 5 dicas essenciais!

Xixi de gato

Por fim, veja algumas dicas para acabar com o odor forte e desagradável da urina felina. Assim, você garante que seu lar fica cheiroso sempre.

1. Espaço pode indicar causa e solução do xixi fora do lugar ou mau cheiro

Tanto o xixi de gato fora do lugar quanto o mau cheiro têm algumas explicações comuns. Assim, quando eles ocorrem você precisa analisar o espaço em que o felino (ou os felinos) convivem.

Por exemplo, a limpeza da caixa de areia, conforme já apontamos, é um fato importante. Quando ela está suja ela pode espantar o gatinho. Também, gera mau cheiro. Por isso, não deixe que os dejetos se acumulem. Retire-os diariamente.

Aliás, não retire apenas as fezes. Algumas areias, como falaremos abaixo, formam grânulos. Ao retirá-las, você retira a urina do local e evita o cheiro de amônia. Também, garanta que há ao menos 01 caixa de areia por gato da casa.

2. Escolha areias perfumadas e que formam grânulos

A escolha da areia faz toda a diferença no controle do mau cheiro do xixi de gato. Por isso, dê preferência às que formam grânulos com o xixi. Também, evite as de madeira, cujo pó tende a se espalhar pela casa e grudar nas patas do seu amigo.

Além disso, prefira as areias perfumadas. Elas são desenvolvidas especialmente para os gatos. Por isso, embora contenham um cheirinho, este não irrita os bichanos.

Esse tipo de areia tem um controle de odor que melhora bastante a situação. Para isso, é claro, deve ser limpa diariamente.

3. Desinfete a caixa de areia antes de colocar a nova areia

É importante que você troque com frequência a areia da caixa. Para isso, analise se ela ainda está solta e qual é o cheiro. Não a deixe por mais do que 2 ou 3 semanas. Ao trocá-la por uma nova, lembre-se de desinfetar o recipiente antes de adicionar areia nova.

Em caso contrário, a caixa ainda conterá bactérias e resquícios de xixi de gato. Em pouco tempo o odor ruim volta a aparecer e você terá que jogar fora a areia. Assim, evite que isso ocorra e sempre faça o processo completo de limpeza na troca da areia. 

4. Seque o local-alvo do xixi de gato antes de aplicar produtos

Antes de limpar o local que o gato usou como alvo, fora da caixa de areia, não aplique o produto diretamente. O xixi neutraliza os produtos, que deixam de exercer poder desinfetante. Por isso, antes de tudo, seque o local com papel absorvente e descarte. Somente depois aplique o produto. 

5. Use produtos específicos para limpar lugares atingidos por xixi de gato

Nossa quinta e última dica é limpar a urina de felinos sempre com produtos específicos. Eles são desenvolvidos especificamente para neutralizar o odor de xixi felino. Após secar, aplique-os sobre a superfície. 

Conteúdo Recomendado

Tudo sobre xixi de gato

Gatos, como todos os animais, fazem xixi para liberar as substâncias que passam pelos rins, mas não são úteis organismo. Saiba mais aqui!

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Animais

25 celebridades que amam gatos, tanto quanto nós

por

Lucas Silva

Publicado em

| Atualizado em

Que o gato é um dos melhores amigos que a gente poderia ter, isso todo mundo já sabe, não é? Agora, o que você não sabe é que tem muitos famosos que tinham e tem seus gatos e amam eles completamente!

Alguns, você nem imaginava que eram Cat people, outros, como os poetas T.S. Eliot e Ferreira Gullar até escreveram livros inteiros sobre gatos!

Então, fomos atrás de celebridades e seus gatos. Têm milhares de famosos que tem bichanos em casa e você nem imaginava. Aqui, porém, fomos atrás de 25 deles.

São escritores, atores, músicos e até o ex-Primeiro Ministro da Inglaterra! Alguns, tipo Kate Perry e Marina Ruy Barbosa preferem os gatos porque eles são superfofos e carinhosos (à sua maneira); outros, como escritor de terror Stephen King e o pintor Salvador Dali porque os gatos têm esse quê de mistério e reserva que só quem tem um gato, ama e entende.

Mas todos, porque um gato é tudo de bom, e faz toda a diferença, em qualquer casa! Confira nossa lista e se surpreenda com alguns felinos que fazem o coração dos nossos ídolos.

25.  Marina Ruy Barbosa

Quem vê a atriz Marina Ruy Barbosa arrasando nas telinhas não imagina, mas a atriz é a verdadeira “doida dos gatos”.

Além de ser “mãe” de vários deles, e publicar milhares de fotos nas suas redes, Marina costuma resgatar os bichanos na rua, cuidar deles e depois procurar um dono que possa cuidar deles com amor e carinho.

Ela é nossa heroína felina!

24. Carol Castro

A atriz global Carol Castro é uma verdadeira fã dos gatos, e, fora dos holofotes, as verdadeiras celebridades da casa da atriz são seus quatro gatos, que ela adora fotografar e publicar nos stories!

23. Ed Sheeran

O cantor ruivo de “Shape of you” adora tanto seus gatos que até criou uma conta de instagram exclusiva para eles! A conta foi sucesso absoluto na rede, mas infelizmente, um deles, Graham, foi atropelado em 2019. O cantor ficou extremamente devastado. E nós também.

22. Miley Cyrus

Miley Cyrus, supercelebridade pop e eterna Hannah Montana ama animais de todos os tipos. Ela tem dezenas de cães, passarinhos, peixes, e até um porquinho. Mas aqui, os pets da atriz americana que a gente mais gostou foram: seus gatinhos! Devastaram a gente, tipo uma bola de demolição!

21. Kate Perry

Kate Perry, a melhor cantora pop dos Estados Unidas, simplesmente idolatra todos os seus gatos. Os bichanos da diva, frequentemente, são fotografados por ela em suas contas de Instagram e Facebook. Kate é tão Cat Lover que ela até lançou dois perfumes em homenagem a eles.

Ela tem um gato, e gostou! Nós também.

20. William S. Burroughs

O escritor americano William S. Burroughs escreveu romances altamente experimentais, em que ele fala sobre a violência, drogas e contracultura. Porém, Burroughs escreveu um dos mais livros que nós mais adoramos, uma mistura de Crônica, Psicologia e História, “O gato por dentro”, uma homenagem aos seus bichanos que ele tanto amava!

19. T.S. Eliot

O poeta americano T. S. Eliot era um homem muito sério. Um intelectual quase sempre visto com a cara fechada. Mas no fundo, Eliot era só sorrisos para seus gatos, tanto que seu livro infantil “Os Gatos” foi o maior sucesso e inspirou o musical “Cats”.

18. Jason Mraz

O cantor americano Jason Mraz, compositor da música “I’m yours” ama seu gatinho Holmes, e em 202, durante a pandemia, inclusive levou ele para participar de algumas lives. Jason, inclusive, disse que já compôs músicas com Holmes.

Isso que é sucesso!

17. Taylor Swift

A cantora americana Taylor Swift, de “Shake It Off”, é outra pessoa que ama fotografar seus gatos, e publicar milhares de fotografias deles nas redes. Para nossa felicidade, porque seus bichanos são lindíssimos! Taylor ama tanto gatos, que ela aceitou participar do filme “Os Gatos” inspirado no musical “Cats” – no papel principal!

Agora não sabemos se a gente gosta mais do filme pela diva ou pelos gatos fofíssimos da fita.

16. Ferreira Gullar

Um dos maiores poetas brasileiros de todos os tempos, Ferreira Gullar era um homem sério, com um olhar profunda e poesias densas e inovadoras. Além disso, Gullar era também um tipo de pessoa que a gente adora: um fã de gatos!

O autor maranhense escreveu o adorável livro infantil “Um gato chamado Gatinho” em homenagem ao seu amigo peludo. Gatos são pura poesia, não é verdade?

Quer adotar um gato e não sabe qual raça escolher? Veja aqui algumas das mais comuns no Brasil.

15. Ernest Hemingway

Ernest Hemingway foi um dos maiores autores de todos os tempos, e suas histórias cheias de dramas amorosos ardentes e conflitos na Primeira Guerra escondem sua verdadeira personalidade: a de um amante de gatos, que tinha milhares deles andando livres pela sua casa em Cuba.

Agora sabemos por quem os sinos... Miam!

14. Carolina Dieckmann

A atriz global é uma verdadeira amante de gatos, e nunca se cansa de postar milhares de fotos do seu bichano (um enorme Maine Coon) nas redes. O felino fez tanto sucesso que Carolina até criou uma conta no Instagram exclusiva para ele! Ela está certa! É importante manter os laços de família felina, não é?

13. John Lennon

Um dos maiores cantores e compositores de todos os tempos, John Lennon e sua amada Yoko Ono viviam cercados por milhares de gatos. O Ex-Beatle era fascinado por esses animais, e em dado momento ele teve mais de 20 animais convivendo soltos, em sua casa.

Imagine todos os gatos...

12. Rita Lee

Nossa rainha do rock Brasileiro, Rita Lee, é uma amante de gatos que desde a infância sempre teve milhares deles em casa - tanto que ela até escreveu uma música para seu gato: "Eu e meu Gato".

Hoje, aposentada dos palcos, Rita passa o dia escrevendo, cuidando das plantas e dos gatos e publicando fotos dos bichanos nas redes.

Tantos bichanos me dão... água na boca.

11. Karl Lagerfeld

Um dos maiores estilistas de todos os tempos era também um tutor de gatos muito apaixonado por sua gatinha Choupette. A bichana branca e toda peluda combinava com Karl, era conhecido por seu estilo meio esquisitão: sempre de roupas pretas, luvas, óculos escuros e o cabelo todo branco.

Choupette e Karl arrasando em estilo!

Você acha que todos os gatos são cuidados e calculistas? É porque você não viu esses bichanos: confira aqui 18 GIFs que vão te fazer chorar de rir!

10. Stephen King

O mestre dos livros e filmes de terro moderno, Stephen King, é outro que, no fundo, é um doce de pessoa, e ama gatos. Apesar o estilo sinistro do filme “Olhos de gato”, King adorava os seus. No fim, não tem palhaço assassino que resista a uma bola de pelos, não é verdade?

9. Freddie Mercury

Um dos maiores cantores de todos os tempos, o ídolo Freddie Mercury, da banda Queen, teve 10 gatos – ao mesmo tempo! Uma delas, a pequena Delilah, até serviu de inspiração para o astro compor um dos sucessos de Queen.

Acho que sabemos quem era a “rainha” da casa de Freddie, não?

8. CeeLo Green

Caso típico de cara durão, que não resiste a um gato. O cantor e jurando do programa American Voice CeeLo Green, autor do sucesso “Crazy”, é conhecido no programa por seu estilo meio durão e até rabugento. Seu gato Purrfect The Cat (Perrfeito, o gato), às vezes faz mais sucesso até que o artista.

7. Pablo Picasso

O grande pintor espanhol Pablo Picasso conviveu, sua vida toda com milhares de gatos. Conhecido por ser uma pessoa um pouco difícil de lidar, apesar de ser um artista brilhante, Picasso tinha milhares de gatos convivendo com ele em sua casa.

Que obra de arte!

6.  Salvador Dali

O pai do surrealismo nas pinturas, Salvador Dali, era conhecido por suas esquisitices, como os bigodes enrolados e por ser um amante de gatos. Alguns até serviram de modelo para seus quadros e suas obras fotográficas.

Todo o gato é meio artista, não é?

5. Stenio Garcia

Um dos mais populares atores da TV, Stenio Garcia adora animais e vive com vários deles, inclusive com alguns gatos. Sua esposa chegou a dizer que, às vezes, os bichanos até dormem na sua cama!

Mas se não for assim... É cilada, Bino!

4. Winston Churchill

O primeiro ministro britânico que venceu Adolf Hitler na II Guerra amava animais. Churchill tinha uma fazenda, no interior na Inglaterra, onde criava dezenas de gatos, cachorros, porcos, vacas, e outros animais.

Já na sua casa em Londres, ele tinha mais alguns cachorros e gatos com os quais ficava brincando.

Porque afinal, a política também se faz com miados e bolas de pelo, não é?

3. HP. Lovecraft

O pai dos contos de terror alienígena e sobrenatural dos Estados Unidos, o escritor Howard Phillips Lovecraft adorava gatos. Uma pessoa cheia de manias e preconceitos, Lovecraft, por outro lado, tratava seus gatos com muito amor e dedicação.

Ele até escreveu o conto de terror, em que gatos fazem coisas terríveis, “Os gatos de Ulthar

SPOILER: eles fazem coisas terríveis com pessoas que maltratam gatos. Muito que bem, não acham?

2. Marlon Brando

O maior ator americano de todos os tempos, um dos grandes galãs do Cinema, Brando era também um amante de gatos, e teve vários em sua casa, até o fim da vida. Além disso, em um de seus papeis mais famosos, o do mafioso Vito Corleone, teria sido ideia de Brando o gato branco no colo.

Uma oferta que não dava para recusar, não é mesmo?

1. Charles Bukowski

O escritor americano Charles Bukowski foi, sua vida toda, polêmico: fosse pelos livros com histórias picantes e violentas, fosse por beber demais, fosse por suas opiniões controversas e agressivas...

A última pessoa que nós imaginaríamos ser toda derretida por um gato, não é? Mas a verdade é que o velho Buk tinha alguns, e tratava eles com muito amor e carinho. Tanto que ele escreveu um livro de poesias sobre gatos!

Os gatos são sempre artistas!

E você, lembrou de alguma outra celebridade que era fã de gatos? Sentiu falta de alguém? escreva para nós nos comentários!

E para não perder mais nenhuma postagem do Senhor Gatos, se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro do melhor conteúdo sobre gatos da internet!

Continuar Lendo

Em Alta