Animais

Você sabe cuidar das unhas do seu gato? Veja dicas!

As unhas dos gatos têm veias e ligações nervosas dentro; veja algumas dicas de cuidados com elas para manter a higiene e saúde do seu pet em dia. Também fizemos recomendações de unhas sintéticas para crescimento delas!

Anúncios

por Lucas Silva

28/10/2020 | Atualizado em 24/03/2022

Saiba aqui como cuidar das unhas do seu gato

Para um gato, a unha é como uma escova de limpeza. Fonte: Unsplash.
Para um gato, a unha é como uma escova de limpeza. Fonte: Unsplash.

Quem tem um gato sabe: eles arranham, mas nem sempre é porque estão bravos. Às vezes parece que eles só estão afofando o terreno, outras vezes é só uma brincadeirinha, ao melhor estilo gato de ser – com muitos arranhões! A verdade, porém, é que, mais do que uma poderosa arma de ataque, a unha do seu gato tem funções essenciais para ele, sabia? Por isso, é importante saber como cuidar delas da melhor maneira possível. Confira abaixo.

8 arranhadores diferentes para seu gato

Conheça tipos de arranhadores diferentes para o seu gato e garanta muita diversão para o bichinho!

Anúncios

Arma de ataque ou escova de limpeza? Os dois!

Gatos são animais extremamente higiênicos. Eles enterram o cocô, ficam estressados em lugares muito sujos, se incomodam com cheiros fortes e se lambem quase o dia todo. Mas tem algo que eles fazem pela própria higiene, que muita gente desconhece: se arranham.

Sim, os gatos gostam de se arranhar para tirar sujeiras presas aos pelos, para limparem a pele de carrapatos e pelos velhos… Enfim, para se esfoliar, de alguma forma.

Por isso, as unhas de gatos são tão importantes: elas não só servem para eles atacarem seus eventuais inimigos – também são uma importante forma de o bichano limpar seu corpo e o ambiente a sua volta. Por isso gatos arranham tanto a si mesmos e aos donos, os sofás, cortinas e camas.

A unha do gato é multifuncional

Para os gatos, arranhar não serve só para limpar. Da mesma forma que humanos vão à manicure, gatos precisam arranhar para cuidar das unhas também. Ou ele pode simplesmente entediado e queira passar o tempo.

Outra coisa que faz seu gato querer arranhar tudo, é ele passar a “assinatura” dele na casa. Quando ele arranha algum móvel, o gato está deixando um pouco do cheiro dele naquilo, um instinto natural, para passar a ideia de posse e território.

Gatos também arranham o ambiente por conta do instinto de explorador. As unhas, além de ferramenta de proteção e limpeza, servem, também, como ferramenta para ele “sentir” o ambiente. E claro, não menos importante, a unha serve para seu bichano se agarrar nos lugares, quando ele vai saltar. Por isso suas unhas precisam estar sempre fortes e bem afiadas.

Muitas funções, não é? Por isso, a gente está falando aqui e vai repetir em todo o artigo: cuide das unhas de seu gato. Cortar, lixar e limpar é muito importante para ele ser um animal feliz e saudável.

Isso não significa que você deva sair por aí cortando a unha do seu gato toda a semana, a não ser que o veterinário diga. Você sabia que na unha de seu gato há veias?

Anúncios

Cuidados com o corte de unhas de gato

Diferente de unhas humanas, a unha do gato não é um tecido totalmente morto. Como assim? A unha humana, que cresce para além do dedo, é um tecido que a gente não sente, quando cortamos. Ali não têm veias, nervos e afins.

No caso dos gatos, a situação muda um pouco, porque as unhas dos pets crescem durante toda a sua vida, também, mas uma parte delas, ligada aos dedos, tem veias e terminações nervosas dentro.

Então, cortar a unha na altura errada fará seu gato sentir muita dor. É mais ou menos igual ao dente humano: dentro dele tem um nervo, e quem já fez uma obturação sabe como é isso.

Por esse motivo, nunca tente cortar a unha de seu gato sem você ter certeza absoluta de como fazer. Tem uma linha na unha do gato, que é onde termina a parte sensível e começa a unha que pode ser cortada. Mas descobrir essa linha exige estudo e conhecimento, porque ela não é tão aparente quanto pode parecer, do jeito que a gente fala aqui. Na dúvida, já sabe: procure um petshop ou veterinário.

Então, você pode perguntar: se a unha é tão sensível assim, porque eu preciso cuidar dela, para o meu animal?

Higiene e saúde na unha dos gatos

Gatos domésticos são diferentes de gatos selvagens por muitas razões, e uma delas é no que se refere às “mordomias”. Como assim?

Pense no seu gato: ele tem comida numa textura adequada, vive cercado de almofadas e travesseiros, tem arranhadores e brinquedos fofinhos para agarrar e pular sobre… Tudo isso são demonstrações de amor que a gente faz pelos nossos amigos, e eles gostam muito.

Na natureza, gatos não têm toda essa mordomia, então, suas unhas se desgastam muito mais rápido.

Assim, gatos domésticos precisam ter suas unhas cuidadas. Além da unha do gato crescer bastante, sobre a unha nova vai se formando uma camada fina de unhas antigas que, se não forem bem aparadas, podem causar muito incomodo para o bichano. Um arranhador ajuda, mas ir ao veterinário e ao petshop com frequência é essencial.

Para além das lixas e tesouras: unhas sintéticas para gatos

Unhas sintéticas para gatos servem para manter a limpeza, crescimento adequado e textura correta. Fonte: Unsplash.
Unhas sintéticas para gatos servem para manter a limpeza, crescimento adequado e textura correta. Fonte: Unsplash.

Outra coisa que pode ajudar no cuidado com as unhas do seu gato são as unhas sintéticas. Normalmente, são feitas de silicone, e algumas até podem ter cores diferentes. Mas servem, primeiramente, para manter a limpeza, crescimento adequado e textura correta.

Só não é recomendado comprar qualquer unha sintética, da mesma forma que você não deve usar um cortador de unha humana. A tecla que a gente têm batido aqui é sempre: vá ao veterinário, que esse profissional vai sempre ter as melhores dicas e orientações sobre a unha de seu gato.

Cuidar das unhas de um gato, a princípio, pode parecer difícil. Mas não se assuste! Cuidar das unhas de seu gato é muito importante para a saúde dele, e é bem mais simples do que parece, e se você der um petisco depois de cada sessão, tenha certeza, seu gato vai adorar, quando for dia de manicure!

Para aprender mais sobre cuidados com gatos, dê uma olhada no conteúdo que preparamos abaixo!

10 dicas e cuidados que os gatos precisam!

Veja dicas valiosas para manter a saúde, energia e bem-estar do seu bichinho!

Sobre o autor

Lucas Silva

Escritor e professor. Escreve sobre literatura, poesia, animais, filmes, séries e demais coisas de cultura. Já publicou dois livros de poesia e logo publica mais um.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Ganhar dinheiro com maquiagem: saiba como começar!

Ganhar dinheiro com maquiagem é mais fácil do que imagina, é preciso ter bons produtos, técnica e propaganda online. Saiba mais a seguir!

Continue lendo
content

Como assistir online à novela Pantanal 2022?

Se você quer assistir à novela Pantanal 2022, além de aproveitar todas as funcionalidades do app Globoplay, veja aqui como baixá-lo!

Continue lendo
content

Curso de moda pet: conheça e saiba opções online grátis!

O curso de moda pet online grátis está em alta, já que a procura está muito grande para roupinhas pets! Saiba mais aqui sobre isso!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça os maiores navios do mundo!

Cruzeiros têm se tornando mais populares no Brasil e no mundo com tantas embarcações luxuosas em operação. Então, conheça os maiores navios do mundo que têm muitas atrações para conquistar turistas!

Continue lendo
content

Como fazer check-in pela Air France: veja antes de viajar!

A companhia aérea Air France disponibiliza o check-in online cerca de 30 horas antes da partida! Os passageiros podem realizá-lo online ou direto no guichê da companhia com a ajuda de um atendente.

Continue lendo
content

ViajaNet: saiba como funciona e se é confiável!

Comprar serviços de turismo online é algo comum hoje em dia, mas ainda fica a dúvida se todos são seguros e confiáveis. Dessa forma, trouxemos um conteúdo informativo para você conhecer a plataforma da ViajaNet e entender como ela funciona e se o site é mesmo confiável!

Continue lendo