Gatos

Tudo sobre xixi de gato: entendendo a urina do seu felino

Anúncios

por Lucas Silva

19/11/2020 | Atualizado em 23/09/2021

Gatos, como todos os animais, fazem xixi para liberar as substâncias que passam pelos rins, mas não são úteis organismo. Isso de uma maneira bem geral, para deixar claro, o principal: seu gato faz xixi, e ele fazer xixi é sinal de saúde.

Mas, nem sempre, o xixi diário é sinal de saúde perfeita, sabia?

Primeiro, é importante dizer que o lugar onde seu gato faz xixi, fala sobre ele. Segundo, que às vezes, o xixi que ele está fazendo nem sempre é sinal de saúde.

Parece algo confuso, mas na verdade é bastante simples. Leia aqui, seu guia definitivo para entender essa substância tão importante, o xixi do gato.

Anúncios

Xixi de gato tem cheiro de… Xixi de gato!

A urina de gato cheira mal? Sim. Mas cheira mal, da mesma forma que a urina de uma pessoa, um cachorro ou outro mamífero.

De maneira bem geral, a urina de mamíferos é composta de cerca de 95% de água, cerca de 3% de ureia (uma mistura de sódio, cloro, potássio e outros componentes encontrados em proteínas) e 2% de outras substâncias. Essa mistura é resultado da filtragem do sangue feita pelos rins. Em outras palavras, o xixi é o componente líquido do sangue que não é aproveitado pelo corpo.

Já sua aparência e cheiro, isso é mais ou menos igual, a nossa. A urina de gato precisa ser amarela-clara, bem transparente, e ter um cheiro ácido leve. Alterações na forma, cor ou odor indicam, provavelmente, uma doença, e precisam ser tratadas o quanto antes.

Então, não tem jeito, o xixi do gato vai cheirar mal. Mas vai cheirar mal, como todo o xixi. Tipo o xixi do bebê, do cachorro, ou dos meninos da casa que se esquecem de levantar a tampa ou limpar os “vazamentos”.

Por isso, é importante que os donos de gatos combatam esse preconceito: de que xixi de gato cheira pior do que o de outros animais.

Por que o gato faz xixi na areia (ou, por que não faz)?

Provavelmente, você que acessa o Senhor Gato já leu em vários lugares uma coisa que a gente vive dizendo. Gatos são animais territorialistas, e tem ligações genéticas com gatos selvagens, leões e outros felinos não-domésticos.

Isso quer dizer que o gato fará xixi, às vezes, para marcar território. Como se aquele xixi fosse uma assinatura dele, mostrando que lá é ele quem manda.

Mas nesse caso, é importante você perceber que esse xixi será um pouco diferente do xixi normal. E ele pode ser evitado, com adestramento adequado, porque, diferente do que se pensa, os gatos não nascem sabendo (como e) onde devem fazer xixi.

Um gato tranquilo, bem alimentado, feliz com seu ambiente e rotina, e já adestrado, fará xixi na areia. A ciência não tem uma resposta tão clara para os motivos pelos quais os gatos fazem isso.

Porém, de maneira geral, o que a gente sabe é:

  1. Os gatos são animais que (no seu território) prezam pela limpeza e organização.
  2. Quando eles enterram a urina e as fezes, fazem isso para esconder sua presença, porque, instintivamente, estão despistando predadores.

Assim se seu gato estiver urinando fora do lugar, isso é um sinal de problemas.

Anúncios

A urina como demonstração de desagrado

Quando seu gato estiver estressado, ansioso, nervoso ou insatisfeito, ele vai demonstrar isso de várias formas. Pode ser miando, arranhando ou… Urinando.

Para identificar o problema, a gente precisa levar em consideração algumas coisas:

  1. Seu gato tem acesso a uma boa quantidade de comida saudável e balanceada, todo o dia?
  2. Seu gato tem acesso ilimitado a água potável, em temperatura adequada?
  3. Seu gato tem bastante espaço para brincar e descansar? Ele gosta dos brinquedos e arranhadores que tem?
  4. Seu gato está com as vacinas em dia?
  5. Seu gato tem uma rotina regular, sem grandes mudanças ou novidades?
  6. As caixas de areia de seu gato estão todas limpas? O ambiente em volta delas está limpo?

Todos esses fatores influenciam o humor de seu gato, e logo, a frequência e local da urina dele, sabia?

Apenas um veterinário conseguirá determinar qual desses fatores está influenciando o trato urinário de seu gato. Às vezes, a ração dele não está adequada. Outras, o animal está estressado ou ansioso por algum acontecimento, na casa. Em outras, ainda, pode ser o primeiro sinal de uma doença.

Por isso, é essencial que você acompanhe seu gato, a forma como ele urina, os locais onde ele está fazendo isso…

Seu gato está fazendo xixi no sofá só pra chamar a sua atenção? Provavelmente, sim. Então preste atenção no que ele está “falando”.

Identificando infecções urinárias

Assim, vamos considerar que nossos leitores são gatófilos dedicados, que cuidam de seus bichanos, dão comida adequada, brinquedos divertidos, e espaço de sobra para os peludos brincar (porque eu sei que vocês são!).

Mesmo assim, seu gato continua fazendo xixi fora da caixa. O que pode ser? Sinto lhe dizer, mas pode ser uma doença. Logo, é extremamente importante que você se atente aos sinais.

COR

A aparência da urina do gato, como a gente disse lá em cima, é de um amarelo claro e transparente, tipo um chá branco fraco. Se a urina estiver clara como água, ou amarelo escuro (ou até marrom, com manchas, ou pontos), esse é um sinal muito preocupante.

CHEIRO

Já em relação ao cheiro, como dissemos, é um cheiro ruim. Mas não é tão diferente do cheiro do xixi de uma pessoa ou um cachorro. Entretanto, se o cheio do xixi de gato for muito forte (ou sem cheiro nenhum), é melhor você se preocupar e elvar o animal ao veterinário.

REAÇÕES

Por fim, observe quando seu gato for urinar. Ele parece estar fazendo xixi sem dor? O jato é rápido e contínuo? As infecções do trato urinário causam dor e jatos de urina irregulares. Então, se seu gato mia ou rosna na hora de urinar, se preocupe e leve ele ao veterinário.

Quanto mais cedo você perceber esses sinais, mais cedo serão os tratamentos e, com ele, as curas.

A faxina da urina: limpando o xixi do gato

Por fim, faltou falar sobre uma coisa. Algo que pega até os tutores mais experientes de surpresa: a limpeza da urina de gato.

Não estamos falando da caixa de areia. Para isso existem peneiras próprias, e, é importante você sempre ter um saco de areia de gato nova, para renovar a caixa do gato.

Estamos falando de um acidente: seu gato saudável acabou de fazer xixi no seu tapete de macrome novo! E agora?

PRIMEIRO: ENCONTRE O XIXI

A primeira coisa a fazer, logo que você perceber que seu gato fez xixi fora da caixa, é limpar o local com papel-toalha. Mas sem esfregar, porque isso poderá, ao contrário, quebrar as partículas do xixi, fazendo ele ficar ainda mais entrelaçado aos fios ou poros da superfície onde está.

SEGUNDO: HORA DE LIMPAR

Em seguida, você pode usar um detergente ou sabão em pó específico para retirar odores de xixi (e cocô e vômito). Sempre seguindo, claro, as orientações do fabricante.

Por outro lado, se você não tiver esse produto na sua casa, no momento exato do “acontecimento”, siga uma receita infalível.

Você vai precisar de:

  • 2 partes de vinagre branco
  • 1 parte de água
  • 1 copo de água oxigenada
  • 1 colher de chá de detergente neutro
  • Bicarbonato de sódio

Misture os dois, e aplique sobre a região afetada. Espere uns 5 minutos. Então, espalhe o bicarbonato, e aguarde mais uns 10 minutos. Depois, misture a água oxigenada e o detergente, e esfregue a região afetada com a mistura, e deixe tudo secar naturalmente. Por fim, limpe o que sobrou com um aspirador.

Tiro e queda, quando seu amigo gato passar por um “acidente”.


E você, tem alguma história engraçada com xixi de gato? Tem alguma dúvida? Faltou falarmos de algum tópico? Escreva nos comentários, conte sua história!

E, para não perder mais nenhuma postagem do Senhor Gato, se inscreva na nossa newsletter e receba sempre o melhor conteúdo sobre gatos e animais no seu e-mail!

Sobre o autor

Lucas Silva

Escritor e professor. Escreve sobre literatura, poesia, animais, filmes, séries e demais coisas de cultura. Já publicou dois livros de poesia e logo publica mais um.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça o Curso Kit de Lingerie Eduk!

O Curso Kit de Lingerie para o Dia dos Namorados Eduk é um dos melhores cursos do mercado! Quer conhecer mais sobre ele? Clique aqui e veja.

Continue lendo
content

Como usar óleo de coco nos cabelos para recuperação rápida dos fios?

Aprenda como usar óleo de coco nos cabelos por meio de uma receita de hidratação e nutrição poderosa e recupere suas madeixas!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Decolar Viagens: saiba como funciona e se é confiável

A Decolar Viagens é confiável? Confira, hoje, a resposta e veja como garantir a compra de viagens segura e com a qualidade que o seu descanso exige!

Continue lendo
content

Squad Viagens é confiável? Veja como funciona antes de comprar

A Squad Viagens traz valores incríveis para você viajar de ônibus. A empresa realiza um rigoroso controle de qualidade para que os clientes tenham segurança e conforto, então conheça o serviço e veja como utilizá-lo!

Continue lendo
content

Como comprar pela Azul Viagens?

Se você quer comprar serviços de turismo ou até mesmo personalizar seu próprio pacote de viagens, alterando datas, passeios e até hotéis, veja como comprar através da Azul Viagens!

Continue lendo