Animais
Como escolher uma areia de gato adequada?
Descubra como escolher a areia de gato perfeita para o seu felino. Dicas úteis para encontrar uma opção segura, eficiente e que elimine odores. Proporcione conforto e bem-estar ao seu pet com a escolha certa de areia de gato.
Anúncios
Quem é tuto de gatos, sabe que a caixinha de areia dos gatos é uma das coisas mais importantes para quem tem esses bichanos em casa. O gato vai utilizar essa caixinha para fazer cocô e xixi e, se ela não for adequada, o gato ainda fará cocô e xixi – mas não será na caixinha.
Outra coisa a ser considerada é a possibilidade de o gato até aceitar a areia – mas ela ter inconvenientes como causar alergia no felino (ou em você), ser difícil de limpar, não “render”, começar a cheirar mal…
Muita coisa não é mesmo? Mas, escolher a areia certa não precisa ser um drama sabia? Então, qual escolher? O que considerar na escolha? O que pode influenciar a sua decisão?
Não é “só areia”
Se você já estava pensando em ir no depósito de materiais de construção mais próximo, e lá comprar um sacão de 20 kg de areia de rio, saiba que essa não é a decisão mais acertada.
Você pode optar por essa decisão, é areia de rio, e há muitas chances de o gato não rejeitar ela, e nem ter qualquer dano à sua saúde. Mas essa tem algumas desvantagens, e as principais são o cheio e a higiene.
Seu gato não vai fazer cocô e xixi em um meio natural. A caixinha dele não é um pedaço da natureza, então, sem o descarte correto, essas substâncias não vão virar adubo, e sim, um ponto de poluição na sua casa. Essa areia de rio vai cheira mal, a umidade dela vai gerar lama (que vai passar para o chão da sua casa, pelas patas do gato), e possivelmente, vai atrair mosquitos para ela.
Então, prefira utilizar areias compradas em petshops. Reforçando, a areia da caixinha dos gatos não é “natureza”: é um recurso de higiene para seu gato.
Areia “seca” ou areia “úmida”?
Quando falamos em areias para gato secas ou úmidas, estamos usando termos genéricos para dois tipos de areia de gato. As aglomerantes e as absorventes.
Elas são vagamente parecidas com areias de desertos, mas a composição delas é diferente, e é pensada, especialmente, como um produto funcional – isso é, para servirem a uma função específica, as necessidades do gato.
Algumas areias de gato até podem levar sílica (elemento presente na maior parte das areias de deserto). Outras, são feitas com outros materiais, como madeira e argila. Todas têm vantagens e desvantagens.
Areias absorventes
As areias absorventes costumam ser de serragem ou sílica e a grande vantagem delas é na questão da higiene.
Essas areias não deixam um cheiro forte, como o próprio nome diz, elas absorvem a maior parte do cocô ou xixi do gato. isso é ótimo, porque evita a formação de uma lama. Isso quer dizer que seu gato não ficara com os pés sujos por essa areia, e, não vai espalhar ela pela sua casa.
São areias ideais para quem mora em lugares com pouco espaço para o gato. As de sílica costumam ainda reduzir ou eliminar completamente os odores. Em apartamentos sem ventilação constante, isso faz enorme diferença.
A maior desvantagem dessa areia é o custo dela. Por ser um produto altamente processado, e com processos fisioquímicos complexos, seu valor costuma ser muito acima da média, da mesma quantidade de um material natural.
A limpeza pode ser um pouco mais complicada, já que a tendência é que o xixi e o cocô do gato não virem aquela “bolinha”, igual acontece com areias aglomerantes. Então, eventualmente, você vai gastar mais areia, na hora de repor a caixinha.
E como você sabe, gatos têm um olfato, paladar, e pelos muito sensíveis. Isso faz com que essa areia artificial seja estranha a eles. Então, seu bichano pode recusar ela – ou mesmo ter alguma reação alérgica.
A rejeição costuma ser mais frequente no caso de areias de sílica. Já as areias perfumadas, essas podem até ser agradáveis para você, mas as chances de atacarem o olfato de seu gato são grandes.
Sim, isso mesmo. Você compra uma areia especial e mais cara, e seu gato odeia ela…
Areias aglomerantes
Areias aglomerantes costumam ser ideais para quem mora em casas maiores. O xixi e o cocô do gato são “aglomeradas” por esse tipo de areia. Formam uma bolota, que é bem mais fácil de limpar.
A grande desvantagem, é que essas areias de gato não são muito desodorizantes. Ou seja, mesmo se você não demorar demais pra limpar, sua casa pode ficar com aquele cheiro desagradável. Em casas com pouca ventilação, e para caixinhas colocadas em abiente externo, isso pode ser um problema (atrair insetos).
Algumas areias aglomerantes são feitas de farinha vegetal e argila. Por esse motivo, essas areias costumam ser mais propensas a formar lama, e essa vai grudar nas patas e pelos de seu gato, possivelmente se espalhando pela casa.
Em relação ao preço, porém, costumam ser bem em conta.
Considere também o meio ambiente
Antes de escolher a areia do seu gato, pense, ainda, como vai ser o descarte dessa areia. Lembra que nós dissemos que a areia de gato não é “só areia”? Algumas são feitas com componentes que não são biodegradáveis.
Ou seja, você precisará jogar a areia no lixo. Ela não só vai ocupar espaço na lixeira, como, eventualmente vai contribuir com a poluição do planetas.
Uma areia de gato biodegradável, possivelmente, será um pouco mais cara, mas ela tem a grande vantagem de ser boa para o meio ambiente e boa para você, que não tem paciência de jogar a areia em um local de descarte adequado: podem ser descartadas na natureza ou na privada.
No vaso sanitário, elas vão ter o mesmo efeito de dejetos humanos. Já na natureza (que pode ser, inclusive, seu jardim ou seus vasinhos de plantas), essa areia pode virar até mesmo adubo.
Você ajuda seu gato e seu planeta!
Adaptando seu gato para a caixinha de areia
Depois de fazermos esse panorama, você se sente pronto para comprar a areia de seu gato, não é? Mas antes, considere uma coisa: seu gato precisa gostar da areia.
Não adianta você colocar as contas no papel, pensar na areia mais adequada pro seu estilo de vida (em termos de ideais e tempo para higiene diária) e o gato não aprovar também. Logo, no primeiro momento, o ideal é você comprar algumas opções e deixar seu gato escolher.
Não aceite, tão rápido, a decisão dele. Espere pelo menos uns dois meses. O gato pode mudar de ideia, e se você comprar uma quantidade muito grande de um tipo que ele não aprovar, não vai adiantar insistir.
E lembre: o ideal é seu gato ter duas caixas de areia espalhadas pela casa. E ainda, se você tiver mais de um gato morando com você, talvez seja necessário até mesmo dois tipos de areias diferentes.
Porém, não se assuste
A higiene de seu gato não é algo difícil de ser feito. E nem precisa ser. Basta você ter um pouco de paciência e bom senso. No início pode ser um pouco mais complicado, em termos de custos, adaptação e organização da sua casa.
Mas logo que você encontrar o local ideal para a caixinha do gato, e a areia que o felino mais gostar, seu gato será só alegria, enquanto faz xixi e cocô sem preocupações!
Como foi a escolha a areia do seu gato, pra você? O que você levou em conta, na hora de escolher? Como foi o processo de adaptação do felino?quais as vantagens e desvantagens da areia que você escolheu? Conte para nós como foi, nos comentários. Diga se esquecemos de abordar alguma coisa.
E para não perder mais nenhuma postagem do Senhor Gato, assine nossa newsletter e fique por dentro do melhor conteúdo sobre gatos e demais pets!
Em Alta
Conheça o Curso Kit de Lingerie Eduk!
O Curso Kit de Lingerie para o Dia dos Namorados Eduk é um dos melhores cursos do mercado! Quer conhecer mais sobre ele? Clique aqui e veja.
Continue lendoVeja várias vagas de emprego abertas SEST SENAT
O SEST SENAT está com várias vagas de emprego abertas para você! As áreas englobam TI, RH, logística, financeiro, entre outras!
Continue lendoPrograma Jovem Aprendiz Atacadão 2022: o que é e como funcionam as vagas?
Entenda como funciona o programa Jovem Aprendiz Atacadão e veja se vale a pena se candidatar para a vaga dessa empresa do grupo Carrefour!
Continue lendoVocê também pode gostar
Woman Trip Viagens é confiável? Veja como funciona antes de comprar
A Woman Trip Viagens é a primeira agência de viagens voltada para o público feminino do Brasil. Seu objetivo é incentivar mulheres a viajar cada vez mais, oferecendo pacotes em grupo focados no público feminino.
Continue lendoQual país ir visitar primeiro na América Latina?
A América Latina é uma região que engloba países diversificados em gastronomia, cultura e riquezas naturais. Descubra opções para conhecer praias paradisíacas, ou fazer um turismo gastronômico.
Continue lendoConfira as 9 melhores dicas para turistas tímidos em viagem solo!
Viagens solos requerem preparação e coragem. No entanto, são experiências inesquecíveis até mesmo para quem é mais tímido. Entenda como curtir o passeio e como deixar a timidez de lado na viagem!
Continue lendo