Gatos

Como escolher uma areia de gato adequada?

Anúncios

por Lucas Silva

Publicado em 16/04/2021

Quem é tuto de gatos, sabe que a caixinha de areia dos gatos é uma das coisas mais importantes para quem tem esses bichanos em casa. O gato vai utilizar essa caixinha para fazer cocô e xixi e, se ela não for adequada, o gato ainda fará cocô e xixi – mas não será na caixinha.

Outra coisa a ser considerada é a possibilidade de o gato até aceitar a areia – mas ela ter inconvenientes como causar alergia no felino (ou em você), ser difícil de limpar, não “render”, começar a cheirar mal…

Muita coisa não é mesmo? Mas, escolher a areia certa não precisa ser um drama sabia? Então, qual escolher? O que considerar na escolha? O que pode influenciar a sua decisão?

Anúncios

Não é “só areia”

Gatos são muito sensíveis

Se você já estava pensando em ir no depósito de materiais de construção mais próximo, e lá comprar um sacão de 20 kg de areia de rio, saiba que essa não é a decisão mais acertada.

Você pode optar por essa decisão, é areia de rio, e há muitas chances de o gato não rejeitar ela, e nem ter qualquer dano à sua saúde. Mas essa tem algumas desvantagens, e as principais são o cheio e a higiene.

Seu gato não vai fazer cocô e xixi em um meio natural. A caixinha dele não é um pedaço da natureza, então, sem o descarte correto, essas substâncias não vão virar adubo, e sim, um ponto de poluição na sua casa. Essa areia de rio vai cheira mal, a umidade dela vai gerar lama (que vai passar para o chão da sua casa, pelas patas do gato), e possivelmente, vai atrair mosquitos para ela.

Então, prefira utilizar areias compradas em petshops. Reforçando, a areia da caixinha dos gatos não é “natureza”: é um recurso de higiene para seu gato.

Areia “seca” ou areia “úmida”?

Areias de gato são diferentes de areias da natureza

Quando falamos em areias para gato secas ou úmidas, estamos usando termos genéricos para dois tipos de areia de gato. As aglomerantes e as absorventes.

Elas são vagamente parecidas com areias de desertos, mas a composição delas é diferente, e é pensada, especialmente, como um produto funcional – isso é, para servirem a uma função específica, as necessidades do gato.

Algumas areias de gato até podem levar sílica (elemento presente na maior parte das areias de deserto). Outras, são feitas com outros materiais, como madeira e argila. Todas têm vantagens e desvantagens.

Anúncios

Areias absorventes

Areias absorvente são ideais para casas menores

As areias absorventes costumam ser de serragem ou sílica e a grande vantagem delas é na questão da higiene.

Essas areias não deixam um cheiro forte, como o próprio nome diz, elas absorvem a maior parte do cocô ou xixi do gato. isso é ótimo, porque evita a formação de uma lama. Isso quer dizer que seu gato não ficara com os pés sujos por essa areia, e, não vai espalhar ela pela sua casa.

São areias ideais para quem mora em lugares com pouco espaço para o gato. As de sílica costumam ainda reduzir ou eliminar completamente os odores. Em apartamentos sem ventilação constante, isso faz enorme diferença.

A maior desvantagem dessa areia é o custo dela. Por ser um produto altamente processado, e com processos fisioquímicos complexos, seu valor costuma ser muito acima da média, da mesma quantidade de um material natural.

A limpeza pode ser um pouco mais complicada, já que a tendência é que o xixi e o cocô do gato não virem aquela “bolinha”, igual acontece com areias aglomerantes. Então, eventualmente, você vai gastar mais areia, na hora de repor a caixinha.

E como você sabe, gatos têm um olfato, paladar, e pelos muito sensíveis. Isso faz com que essa areia artificial seja estranha a eles. Então, seu bichano pode recusar ela – ou mesmo ter alguma reação alérgica.

A rejeição costuma ser mais frequente no caso de areias de sílica. Já as areias perfumadas, essas podem até ser agradáveis para você, mas as chances de atacarem o olfato de seu gato são grandes.

Sim, isso mesmo. Você compra uma areia especial e mais cara, e seu gato odeia ela…

Areias aglomerantes

As areias aglomerantes são mais fáceis de limpar

Areias aglomerantes costumam ser ideais para quem mora em casas maiores. O xixi e o cocô do gato são “aglomeradas” por esse tipo de areia. Formam uma bolota, que é bem mais fácil de limpar.

A grande desvantagem, é que essas areias de gato não são muito desodorizantes. Ou seja, mesmo se você não demorar demais pra limpar, sua casa pode ficar com aquele cheiro desagradável. Em casas com pouca ventilação, e para caixinhas colocadas em abiente externo, isso pode ser um problema (atrair insetos).

Algumas areias aglomerantes são feitas de farinha vegetal e argila. Por esse motivo, essas areias costumam ser mais propensas a formar lama, e essa vai grudar nas patas e pelos de seu gato, possivelmente se espalhando pela casa.

Em relação ao preço, porém, costumam ser bem em conta.

Considere também o meio ambiente

Existem areias biodegradáveis – que não afetam o meio ambiente

Antes de escolher a areia do seu gato, pense, ainda, como vai ser o descarte dessa areia. Lembra que nós dissemos que a areia de gato não é “só areia”? Algumas são feitas com componentes que não são biodegradáveis.

Ou seja, você precisará jogar a areia no lixo. Ela não só vai ocupar espaço na lixeira, como, eventualmente vai contribuir com a poluição do planetas.

Uma areia de gato biodegradável, possivelmente, será um pouco mais cara, mas ela tem a grande vantagem de ser boa para o meio ambiente e boa para você, que não tem paciência de jogar a areia em um local de descarte adequado: podem ser descartadas na natureza ou na privada.

No vaso sanitário, elas vão ter o mesmo efeito de dejetos humanos. Já na natureza (que pode ser, inclusive, seu jardim ou seus vasinhos de plantas), essa areia pode virar até mesmo adubo.

Você ajuda seu gato e seu planeta!

Adaptando seu gato para a caixinha de areia

Seu gato também precisa aprovar a areia

Depois de fazermos esse panorama, você se sente pronto para comprar a areia de seu gato, não é? Mas antes, considere uma coisa: seu gato precisa gostar da areia.

Não adianta você colocar as contas no papel, pensar na areia mais adequada pro seu estilo de vida (em termos de ideais e tempo para higiene diária) e o gato não aprovar também. Logo, no primeiro momento, o ideal é você comprar algumas opções e deixar seu gato escolher.

Não aceite, tão rápido, a decisão dele. Espere pelo menos uns dois meses. O gato pode mudar de ideia, e se você comprar uma quantidade muito grande de um tipo que ele não aprovar, não vai adiantar insistir.

E lembre: o ideal é seu gato ter duas caixas de areia espalhadas pela casa. E ainda, se você tiver mais de um gato morando com você, talvez seja necessário até mesmo dois tipos de areias diferentes.

Porém, não se assuste

O cocô e o Xixi do seu gato não precisam ser um drama

A higiene de seu gato não é algo difícil de ser feito. E nem precisa ser. Basta você ter um pouco de paciência e bom senso. No início pode ser um pouco mais complicado, em termos de custos, adaptação e organização da sua casa.

Mas logo que você encontrar o local ideal para a caixinha do gato, e a areia que o felino mais gostar, seu gato será só alegria, enquanto faz xixi e cocô sem preocupações!


Como foi a escolha a areia do seu gato, pra você? O que você levou em conta, na hora de escolher? Como foi o processo de adaptação do felino?quais as vantagens e desvantagens da areia que você escolheu? Conte para nós como foi, nos comentários. Diga se esquecemos de abordar alguma coisa.

E para não perder mais nenhuma postagem do Senhor Gato, assine nossa newsletter e fique por dentro do melhor conteúdo sobre gatos e demais pets!

Sobre o autor

Lucas Silva

Escritor e professor. Escreve sobre literatura, poesia, animais, filmes, séries e demais coisas de cultura. Já publicou dois livros de poesia e logo publica mais um.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Dog Walker: o que é? Veja dicas para se tornar um!

O Dog Walker é o passeador de cães, é uma profissão que está crescendo bastante no Brasil. Quer saber mais sobre isso? Veja aqui!

Continue lendo
content

Estilo pessoal: como saber o seu? Veja 8 dicas!

Ainda não tem certeza sobre qual é o seu estilo pessoal? Clique aqui e confira as dicas para encontrar o seu, de forma simples e eficiente!

Continue lendo
content

Como montar um curso de yoga online: 4 dicas incríveis!

Você não sabe como montar um curso de yoga online? Não se preocupe, aqui você encontra um material completo para montar e começar a vender!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como fazer cadastro no App Sisterwave?

Com o aplicativo Sisterwave, mais mulheres podem viajar com segurança, pois ele oferece hospedagem ao público feminino. O cadastro é simples e rápido e as usuárias podem ser anfitriãs e viajantes ao mesmo tempo!

Continue lendo
content

Programa TudoAzul: o que é e como funciona?

O programa de fidelidade da Azul Linhas Aéreas, o TudoAzul, oferece benefícios incríveis aos seus clientes. Além de pontos para trocar por passagens, eles ganham descontos em hotéis e outros serviços de turismo.

Continue lendo
content

Qual o melhor cartao Itaú para viajar? Veja opções TOP!

O banco Itaú possui um catálogo extenso de cartões de crédito, muitos deles com parcerias interessantes. Ele possui diversas opções para quem costuma viajar com frequência e pode valer a pena solicitar o seu.

Continue lendo