Animais
Gato chorando: saiba as possíveis causas e o que fazer!
Um gato chorando causa, além de dó, muita preocupação. Afinal, ele está tentando falar algo e pode estar triste, com dor ou fome. Veja como identificar.
Anúncios
Descubra como entender os motivos do gato chorando
Reconhecer um gato chorando e o motivo do choro é muito importante para o bem estar do felino. E, hoje, veremos como identificar esse fenômeno e o que fazer.
Em primeiro lugar, é bom saber identificar o choro. Ele, diferentemente do que ocorre em humanos, não gera lágrimas. Por isso, não espere ver seu felino jorrando gotas dos olhos. Aliás, se isso ocorrer, ele pode estar com uma alergia ou com lesão nos olhos.
O choro do gato é diferente. Ele não precisa de lágrimas. Em verdade, ele ocorre com os próprios miados. Nesse caso, o gato passa a miar de maneira mais constante. O timbre do miado se torna mais agudo e estridente. E o volume é bem alto.
No geral é bem fácil diferenciar os miados normais e aqueles de choro. Os do segundo tipo sempre serão mais altos, freqüentes e agudos. E isso pode gerar muita tensão. Afinal, como saber o que o seu gato precisa? O que fazer para ajudá-lo contra a aflição?
Abaixo, separamos algumas dicas para você. Assim, você saberá exatamente o que fazer quando o seu pet chorar. Portanto, não deixe de conferir. Com isso, você será capaz de manter sempre a segurança e o bem-estar do seu gatinho.
O que fazer quando o gato não pára de chorar?
Isso dependerá em muito do motivo. Por exemplo, o choro pode ser de fome. No entanto, para acabar com ele, basta alimentar o gato. Por outro lado, um gato chorando pode ser sinal de dor ou doença, o que exige presença do veterinário.
Existem inúmeras soluções e elas sempre dependerão do motivo que leva o gato a chorar. Assim como um choro é conseqüência de algo que o incomoda, a solução deve se relacionar inteiramente com o que está chateando o gato.
Imagine que o choro é por dor. Nesse caso, de nada adiantará oferecer comida. O contrário também se aplica. Por isso, confira no item a seguir quais são os principais motivos pelos quais o gato chora. Assim, veja a solução para cada causa.
Como identificar sinais de tristeza nos gatos?
Seu gato está com lágrimas nos olhos? Está emitindo sons agudos de noite? Esta “manhoso”? identifique o que é tristeza, em gatos, e o que são outras coisas
Quais são as possíveis causas para um gato estar chorando?
Separamos os principais motivos que levam os gatos ao choro. Junto a cada um deles, também apresentamos soluções. Veja quais são elas e não entre em desespero caso o seu pet apareça chorando, pois você saberá exatamente o que fazer.
Choro por fome
Em primeiro lugar, é bastante comum o choro de gatos em razão da fome. Isso pode acontecer pela passagem de longas horas desde a última refeição. Ou, então, pela presença de comida velha no seu pote.
Gatos gostam de ração nova. Não raro a tigela de rações está cheia, mas ele não toca na comida. Nesses casos, faça um teste descartando a comida que está no recipiente e adicionando outra, nova.
Ainda, lembre-se de sempre manter os potes limpos. Para isso, higienize-os diariamente. Esse é um hábito que deixa parasitas, bactérias e fungos longe da comida do seu amigo de quatro patas.
Igualmente, crie uma rotina com o seu gato. A quantidade de comida depende do peso do felino e da idade dele. Com base nisso, distribua as refeições pelo dia e habitue-o a comer nesses horários. Com isso, o choro por fome deve ficar no passado.
Gato chorando por alteração na rotina
Outro motivo para gato chorando é a alteração da sua rotina. E isso não se deve apenas à mudança das atividades do dia ou dos seus horários. Inclui, igualmente, alterações no local em que você mora, como mudança de casa. Da mesma forma, mudanças dos móveis ou disposição deles.
Os gatos podem se irritar com isso. Afinal, eles gostam de rotinas e de organização no seu dia a dia. Assim, não espere que ele abrace de pronto as mudanças que você oferta. É preciso esperar ele se acostumar.
Mas o que fazer? Tente deixá-lo confortável. Ofereça algum brinquedo de longa data do qual ele goste e com o qual se familiarize. Também, certifique-se de que ele possui um canto confortável, silencioso e tranqüilo.
Ainda, busque mostrar a ele como se adaptar. Considere, por exemplo, a alteração do local do arranhador ou da caixa de areia. Leve-o frequentemente até esses lugares em que eles estão agora. Com isso, ele tende a se adaptar.
Dor e doenças
Outro motivo comum que justifica gato chorando se revela na dor e nas doenças. O desenvolvimento de alguma moléstia, um acidente ou ferida podem ser o motivo dos miados agudos e constantes.
Por isso, sempre analise o corpo do seu gato mediante tais miados. Assim, busque identificar feridas, por exemplo. Além disso, leve-o com freqüência ao veterinário, que poderá analisá-lo, fazer exames e diagnosticar eventual doença.
Ainda, sempre que o seu gato começar a miar com freqüência analise se algum fator anterior pode ter ocorrido. Houve uma mudança recente? Ele tem comida e água limpas à disposição? O caminho para o banheiro felino está livre?
Caso tudo isso esteja nos conformes, busque logo um veterinário. Isso mantém sua tranqüilidade. Igualmente, permite um rápido diagnóstico e, também, orientações profissionais.
Medo
Outro motivo pelos quais os gatos podem passar a miar com freqüência é o medo. Esse medo, novamente, é bastante diverso. Primeiramente, receio de outros humanos ou animais é natural. Especialmente quando eles não estão acostumados com companhia.
Além disso, o medo pode ser causado por um eletrodoméstico. O aspirador de pó, o liquidificador, o secador de cabelo e a máquina de lavar estão dentre os que mais causam temor.
Adapte sua casa, então. Também, tenha paciência, pois pode ser apenas um período de adaptação.
Cio
Por fim, gatas fêmeas costumam miar com fervor durante o cio. Veja se esse não é o motivo dos miados intensos. Ainda, lembre-se de castrar os gatos. Isso evita doenças, ajuda a mantê-lo em casa e aumenta a sua longevidade.
Doenças que atacam gatos: quais são? Veja 5 delas!
Tutores de felinos devem ficar atentos às doenças que atacam gatos. Afinal, elas colocam em risco o bem-estar e a saúde dos pets. Veja mais sobre elas, abaixo.
Em Alta
Laminação de sobrancelhas: descubra como fazer sozinha
A laminação de sobrancelhas é uma técnica que preenche as sobrancelhas falhadas sem perigo ou exagero. Veja mais sobre essa nova moda aqui!
Continue lendoCaspa em gatos: o que pode ser e como cuidar?
A caspa em gatos pode ser causada por vários fatores, inclusive estresse, já que os bichanos podem ter oscilações de humor. Saiba mais aqui!
Continue lendoAplicativos de detectar câmera escondida: proteja-se!
Usar aplicativos para detectar câmera escondida pode ser uma maneira barata, eficiente e simples de ter certeza que ninguém está te vigiando!
Continue lendoVocê também pode gostar
CVC Viagens e Turismo: conheça a agência de viagens
A CVC Viagens e Turismo é especializada em passagens aéreas e pacotes de viagens para destinos no Brasil e no mundo. Conheça tudo sobre ela, como funciona e se vale a pena contratá-la!
Continue lendoConheça o cartão Pão de Açúcar Mais Gold e saiba se vale a pena!
Com o cartão Pão de Açúcar Mais Gold você acumula muito mais pontos e tem direito a outros benefícios incríveis. Conheça todas as características do cartão, as vantagens dele e peça o seu agora mesmo!
Continue lendoComo calcular e reservar suas diárias de hotel?
Se você quer entender como reservar diárias de hotel e como conseguir valores mais baratos nas reservas, então confira aqui nossas dicas imperdíveis!
Continue lendo