Animais

Aves exóticas domésticas: saiba espécies e como cuidar!

As aves exóticas domésticas podem ser criadas em um ambiente propício para manter sua saúde em dia. Veja mais sobre elas a seguir.

Anúncios

Descubra tudo sobre as espécies de aves exóticas domésticas

Aves exóticas domésticas
Aves exóticas domésticas

No Brasil existe a permissão para a criação de algumas aves exóticas domésticas. Para isso, contudo, é necessário seguir uma série de cuidados específicos, como veremos.

A criação de pássaros é bastante comum em várias casas brasileiras. Porém, não são todas as aves que são passíveis de criação e cuidados em cativeiro. Afinal, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) impõe uma série de regras. Elas são necessárias para fins de resguardo da fauna.

Assim, apesar de algumas aves exóticas domésticas terem autorização, não são todas. Ainda, não basta que elas tenham liberação pelo órgão. Geralmente também se faz necessário obter autorizações específicas para isso.

Abaixo, então, confira tudo sobre a adoção de aves exóticas e conheça algumas das espécies que podem ser criadas em casa.

Como adotar uma calopsita?

Você quer adotar uma calopsita? Sabe como cuidar de uma? Sabe o que elas comem? Como deve ser a gaiola? Descubra aqui!

Anúncios

O que são aves exóticas?

Primeiramente é necessário diferenciar as aves exóticas das silvestres. Afinal, há muita confusão entre elas, o que é comum. Pois bem, mas como diferenciar um tipo de ave do outro? Consideram-se exóticos os animais estrangeiros. Por outro lado, são silvestres os típicos da fauna brasileira.

Por exemplo, são aves exóticas domésticas a cacatua, o canário belga e a calopsita. São animais silvestres as araras e os tucanos.

Assim, o Ibama permite a criação de alguns desses animais em casa. Contudo, impõe limites para isso. Os para a obtenção de aves exóticas, de natureza estrangeira, são mais simples. Contudo, mesmo assim requer autorização e certificados específicos.

Por outro lado, para criação de animais silvestres a legislação é ainda mais restrita. Portanto, não é possível adotar qualquer tipo de ave e criá-la em casa. Antes, é necessário saber quais requisitos cada uma delas apresenta e e o Ibama libera sua criação doméstica.

Pode criar aves exóticas em casa?

Aves exóticas domésticas
Aves exóticas domésticas

Sim. Como dito brevemente, o Ibama permite a criação de algumas aves exóticas domésticas. Porém, geralmente elas requerem certificações de origem específicas, bem como autorizações. Em caso contrário, a criação será ilegal.

Por outro lado, existem sete tipos de aves que são exóticas e domésticas e que não precisam de registro. Nesse caso, elas são as aves domésticas e também têm reconhecimento pelo Ibama. Abaixo, então, conheça algumas delas!

Anúncios

Quais pássaros não precisam de registro?

Como dito anteriormente, o Ibama requer autorização específica para a maioria das aves domésticas. Contudo, apesar disso, algumas delas não precisam! Isso, pois, elas hoje já são comuns. Além disso, não requerem espaços enormes ou apresentam risco de extinção.

Dentre elas temos o periquito e o canário, que são bastante comuns no Brasil. Além deles, a cacatua e a calopsita também fazem sucesso nos lares em que há amantes de aves. O manon, bem como o diamante gould e o diamante mandarim fecham a lista.

Quais são as aves exóticas domésticas?

Aves exóticas domésticas
Aves exóticas domésticas

Hoje a legislação brasileira e o Ibama reconhecem sete espécies de aves exóticas que são consideradas domésticas. Elas, então, podem ser criadas em casa sem qualquer tipo de autorização especial.

Anúncios

Periquito

Primeiramente, temos o periquito, que é o mais popular dentre as aves domésticas. Ele é originário da Austrália e, em ambiente natural, apresentam coloração verde e amarela. Contudo, os domésticos já apresentam outras cores.

Essa é uma ave bastante alegre e sociável, além de muito inteligente.  Contudo, é indicado que o pássaro sempre tenha ao menos um exemplar de sua espécie como companhia. Afinal, essa ave gosta de companhia e é carente.

Canário-Belga

Outra ave exótica doméstica, o canário-belga, geralmente conhecido apenas como canário, é um dos pássaros que admitem criação doméstica sem autorização prévia. Com origem óbvia da Bélgica, ele é bastante comum, aliás, nas casas brasileiras que costumam contar com aves.

Ele conta com um lindo canto, além de ser muito bonito, apresentando variedade de colorações da penugem. Ainda, é pequeno e bastante alegre.

Calopsita

A calopsita soma à lista de aves exóticas domésticas faz sucesso é a calopsita. Assim como os periquitos, comuns nos lares brasileiros, ela também tem origem australiana.

A calopsita é famosa por ser animada e divertida, além de adorar imitar a fala humana e sons ambientes. Ainda, ela gosta de passar tempo com seus tutores, fora da gaiola, e adora ficar nos ombros.

Diamante de Gould

O Diamante de Gould é outra ave exótica doméstica é o Diamante de Gould. Essa espécie é extremamente bonita e pode ter até 07 colorações diferentes. Aliás, saiba que essas cores não se referem às variações de espécies, mas à presença de inúmeras cores no corpo da ave.

Com isso, esse pássaro originário da Austrália apresenta peito, barriga, costas, rosto e rabo de cores diferentes. O resultado final é um verdadeiro mosaico encantador de cores. Ele é bastante dócil, de forma que é ótimo para ter como companhia. Assim como o periquito, requer companhia de pássaros de sua espécie.

Diamante Mandarim

O diamante mandarim também é uma ave doméstica exótica que permite a criação em casa sem autorização prévia. Ela tem um aspecto fofo, o que se deve às bochechas em tons coloridos. Ainda, é bastante simpática com os humanos.

Esse pássaro é originário de países da Australásia, isto é, Austrália, Timos e Indonésia.

Manon

Para fechar a nossa lista de aves domésticas exóticas temos o manon. De origem asiática, tem colorações claras e marrons. Além disso, é um dos menores pássaros que existem, tendo apenas 12 centímetros. Assim como os demais, é simpático e sociável.

Dessa maneira, quem sonha em ter uma ave exótica doméstica pode obter uma dessas 07 espécies sem necessitar de autorização prévia. Contudo, para isso, é necessário buscar um criadouro com autorização no Ibama. No site do instituto é possível encontrar a lista.

Além disso, lembre-se de que os pássaros também requerem atenção, cuidados e companhia. Por isso, mantenha as gaiolas sempre limpas. Igualmente, conceda alimentos naturais e de qualidade. Por fim, tenha tempo para passar com eles!

É possível criar gatos e pássaros juntos?

É possível criar gatos e pássaros juntos? Embora pareça incomum, não é impossível. Conheça hoje, então, algumas dicas para criá-los conjuntamente.

Em Alta

content

Curso de maquiagem da Quem disse Berenice: como é?

O curso de maquiagem da quem disse berenice é um curso maravilhoso, com várias técnicas e material de qualidade para aprender! Veja mais aqui

Continue lendo
content

Sinais de gato envelhecendo: veja os 10 principais!

Existem sinais de que o gato está envelhecendo, e seus tutores devem se atentar. Pois os cuidados são diferentes, necessitam de mais atenção!

Continue lendo
content

Cursos gratuitos Domestika: conheça e saiba 10 opções!

Os cursos gratuitos Domestika são uma excelente opção para quem está buscando se profissionalizar em novas áreas de atuação! Confira!

Continue lendo