Animais

Cachorro não quer comer: como ajudar?

Uma situação em que o cachorro não quer comer é preocupante. Afinal, a nutrição é essencial para a saúde. Veja o que fazer, então.

Anúncios

Descubra como agir quando o cachorro não quer comer

Cachorro não quer comer
Cachorro não quer comer

Quanto o cachorro não quer comer é essencial que se investiguem os motivos. Igualmente, que se tomem providências para reverter a situação. Confira, hoje, algumas dicas.

Existem inúmeros motivos para um cachorro perder seu apetite. Alguns deles são comportamentais e típicos de algumas espécies. É o que chamamos de apetite seletivo, que é a escolha pelo o que se quer ou não comer.

Por isso, nesses casos é comum que o cão somente pule uma ou outra refeição. Contudo, a recusa mais frequente aponta para outras causas. Por exemplo, para doenças. Mas, também, para questões menos graves.

Comportamentos e hábitos podem levá-los a recusar alguns alimentos. Ou, então, a perder o apetite ou enrolar para comer. Seja como for, existem soluções e métodos de abrir o apetite do seu cão.

Além disso, quando o cachorro não quer comer isso deve ser visto como um sinal de alerta.  Quando estímulos comportamentais e outras questões não resolvem, isso pode apontar algo mais grave. E, aqui, o melhor a fazer é sempre procurar um veterinário.

Embora a falta de apetite possa se referir a questões pontuais e inofensivas, também pode indicar uma série de doenças. Por isso, é essencial que você sempre observe seu companheiro e o seu comportamento. Ainda, garantir que ele sempre conte com o acompanhamento veterinário.

Mas, calma, esse apenas é um alerta! Na maioria das vezes as explicações são bem mais simples. E quer saber quais são elas? Então continue lendo e veja as principais razões de mudança do apetite canino.

Quando o cachorro não quer comer o que pode ser?

Entenda porque o cachorro não quer comer
Entenda porque o cachorro não quer comer

Como dissemos acima, a falta de apetite canina ou recusa do alimento decorre de inúmeros fatores. Veja alguns dos principais e, na sequência, confira como lidar com isso.

Cachorro não quer comer por petiscos em exagero

Em primeiro lugar, saiba que você pode ser o motivo pelo qual o cachorro não quer comer. Quando se oferecem petiscos constantemente ao cão, ele tende a preferi-los ao invés da ração normal. E isso é prejudicial.

Primeiramente, porque pode se recusar a comer outros alimentos. Em segundo lugar, porque os petiscos costumam contar com exagero de sódio e colorantes. Por isso, pise no freio e vá com calma ao oferecer esse tipo de alimento.

Apetite seletivo

Outro motivo para o cachorro não querer comer é o apetite seletivo. Algumas raças menores, como yorkshire, são famosas por esse comportamento. Ele consiste na recusa de uma comida por simples seleção pelo cão sobre o que ele quer ou não.

Mas isso não significa que o cão nunca mais irá querer esse alimento em específico. Geralmente ele apenas o recusa em um momento pontual. Assim, pular uma refeição não é motivo de preocupação. Contudo, lembre-se de sempre observar o comportamento.

Excesso de calor

Assim como nós, os cães também ficam mais cansados no calor. E isso pode resultar na falta de apetite. Portanto, é natural que ocorra e que ele fi que mais lento, letárgico. Uma forma de ajudá-lo é oferecendo água fresca ou até com pedras de gelo.

Cachorro não quer comer pode ser causado por mudanças recentes

Quando o cachorro não quer comer, analise também a ocorrência de alguma mudança recente. Caninos, assim como gatos, são avessos a mudanças bruscas. A mudança de móveis ou a chegada de um novo membro na família podem levá-lo a perder o apetite.

Maus hábitos alimentares

Por fim, considere se o seu pet não tem o hábito de comer apenas na sua presença. Alguns cães e gatos se regozijam em comer com platéia. Por isso, pense em formas de mudar isso. Um veterinário bem como o adestramento pode ajudar nesse momento.

Da mesma forma, a concessão de alimentos sem restrição de horários também pode ser o motivo. Muitas vezes o cão “se perde” no horário. E, assim, passa horas sem comer, ou come e você sequer percebe.

Doenças

Ainda, quando o cachorro não quer comer ele pode indicar algum tipo de doença. Muitas vezes esse é um sinal para problemas gastrointestinais ou dores. Assim, se a falta de apetie persistir, busque um veterinário. Igualmente, garanta que seu pet tenha consultas regulares com esse profissional.

Ração úmida ou ração seca: qual escolher?

O que é melhor para os pets: ração úmida ou ração seca? Essa é uma dúvida bastante comum e, por isso, pode causar confusão. Veja como fazer.

O que fazer para abrir o apetite de cachorro?

Cachorro não quer comer
Cachorro não quer comer

Por fim, agora que você já sabe alguns dos principais motivos que levam o cachorro a não querer comer, veja algumas soluções. Existem alguns truques que ajudam a abrir o apetite dos caninos. Confira quais são e experimente!

Sempre ofereça ração seca fresca

Primeiramente, certifique-se de sempre oferecer ração seca fresca ao seu cão. Isso significa que é preciso descartar o que ficou na tigela exposto a microorganismos e poeira. Igualmente, requer cuidados com o armazenamento do restante da ração.

Promova atividades físicas quando o cachorro não quer comer

Outra boa maneira de abrir o apetite de cachorro que não quer comer é por meio de atividades físicas. Programe-se para fazer passeios, caminhadas e corridas regulares com seu cão. Igualmente, é claro, promova brincadeiras para entretê-lo e gastar energia.

Esse gasto energético também se revela no gasto calórico. E isso tende a aumentar a fome e afastar a recusa aos alimentos.

Evite petiscos constantes

A terceira dica para quando o cachorro não quer comer é evitar os petiscos constantes. Além do baixo valor nutricional, eles podem fazer com que o cão recuse outros alimentos.

Considere introduzir complementação alimentar com produtos naturais

Outro ponto interessante para ajudar um cachorro que não quer comer é a introdução de novos alimentos. Para isso, é claro, conte com o auxílio de um veterinário. Afinal, somente ele é capaz de prescrever a dieta ideal para seu cão.

Nesse caso, é possível introduzir carnes cozidas (e sem tempero) e ovos cozidos, por exemplo. Esse cenário exige análise nutricional do cão, exames e seguir uma dieta equilibrada que siga proporções conforme prescrição médica.

Aposte na ração úmida

Por fim, você também pode usar a ração úmida, do tipo sache, para resolver o problema do cachorro que não quer comer. Esse tipo de alimento tende a atraí-los e, também, aumentar o apetite.

Sinais de gato envelhecendo

Você reconhece os sinais de gato envelhecendo? Pois saiba que isso é necessário para adaptar a vida do seu pet. Veja como perceber e o que fazer.

Em Alta

content

Como fazer os Cursos Online Gratuitos Senai?

Veja o passo a passo de como fazer os cursos online gratuitos Senai e torne-se um profissional de sucesso. Confira aqui!

Continue lendo
content

Gato Selkirk Rex: saiba tudo sobre essa raça aqui!

O gato Selkirk Rex tem características marcantes, como seu pelo encaracolado que lembra uma ovelha. Confira tudo sobre a raça aqui!

Continue lendo
content

5 vantagens de ser uma microempreendedora

Existem várias vantagens de ser microempreendedora. Você adquire um CNPJ próprio e usufrui de tributações e créditos especiais!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como tirar o Visto para o Oriente Médio?

Alguns países do Oriente Médio podem bloquear sua entrada dependendo do carimbo que você possui no passaporte. Muitos ainda exigem um visto específico para turistas brasileiros. Entenda mais!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão de crédito BRB DUX Visa Infinite?

Se você quer um produto exclusivo com vantagens incríveis para quem viaja frequentemente, então precisa solicitar cartão BRB DUX Visa Infinite. Veja como fazer isso nesse artigo!

Continue lendo
content

Aplicativo Embarca.ai: veja como funciona e se vale a pena!

Através do aplicativo Embarca.ai você pode comprar sua passagem de ônibus para milhares de destinos no Brasil. Além disso, você recebe a passagem pelo app ou por e-mail para maior praticidade.

Continue lendo