Animais

Ração úmida ou ração seca: qual escolher? Veja aqui!

O que é melhor para os pets: ração úmida ou ração seca? Essa é uma dúvida bastante comum e, por isso, pode causar confusão. Veja como fazer.

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 22/06/2021

Descubra qual a melhor opção entre ração úmida ou ração seca

Ração úmida ou ração seca
Ração úmida ou ração seca

A alimentação dos pets é muito importante para o bem estar deles, mas qual é melhor? Ração úmida ou ração seca? Veja hoje como escolher o melhor para seu companheiro.

Hoje é possível encontrar diversos tipos de rações no mercado. Por exemplo, existem as normais, as Premium e super Premium. Essas três se distinguem pela qualidade dos ingredientes. Essa qualidade se reflete, então, no preço.

Ainda, as rações também podem se diferenciar quanto às especialidades. Por exemplo, cães de pequeno ou grande porte. Igualmente, para gatos castrados ou não. Da mesma forma, aliás, existem as rações especiais para certas doenças ou obesidade animal.

Outros tipos e diferenças, então, ilustram-se na ração úmida e ração seca. A primeira é chamada comumente de sache. Já a segunda corresponde aos grãos em pacotes. Mas qual é a melhor e em qual devo apostar? Como tratar melhor do meu cão ou gato?

Hoje nós iremos ajudar você a melhorar a saúde do seu pet a partir da alimentação dele. Assim, veja abaixo mais sobre os tipos de ração e veja qual é a melhor para seu amiguinho de 04 patas. Também, como introduzir novos alimentos para ele.

Anúncios

Qual a diferença entre ração seca e ração úmida?

Como escolher entre ração úmida ou ração seca?
Como escolher entre ração úmida ou ração seca?

Como falamos acima, as rações úmidas são aquelas que conhecemos como sache. Por outro lado, a ração seca é aquela normal, de pacotes, que conta com pequenas unidades e que parecem biscoitinhos.

Mas qual é a diferença dessas rações?

Pois bem. A ração seca se mostra mais fácil de guardar e de manter. Depois de aberta, ela dura por semanas a fio, desde que haja cuidados. Dentre eles estão o local de armazenamento, bem como a manutenção do pacote sempre fechado com grampo, etc.

Por outro lado, a ração úmida, que também leva o nome de sache, costuma ter mais proteínas e carboidratos. Mas não só isso, pois ela também contém água. Contudo, ela é mais difícil de armazenar, além de ter mais conservantes.

A ração úmida, geralmente, tem duração máxima de 24 horas. Para isso, ainda, exige armazenamento na geladeira. Em caso contrário ela fica incompatível com o consumo e pode causar prejuízos de ordem gastrointestinal para o seu pet.

Mas, então, qual usar? Continue lendo para saber se você deve apostar na ração úmida ou ração seca. Também, veja como melhorar a alimentação do seu pet e, assim, aumentar seu bem-estar e longevidade.

Armazenamento de alimento para gatos

O armazenamento de alimentos para gatos faz toda a diferença no sabor, durabilidade e segurança dele. Por isso, confira dicas para armazenar!

Pode misturar ração seca e úmida?

Ração seca e úmida
Ração seca e úmida

A mistura com a ração úmida e ração seca leva o nome de Mix Feeding. Ela pode ocorrer, ou seja, pode misturá-las. Contudo, isso requer alguns cuidados essenciais para manter a saúde e proteção do seu pet.

Primeiramente, evite servir as rações no mesmo pote. A ração úmida tem baixíssima durabilidade depois de aberta, fora da geladeira. E, como o pote do seu gato ou cão não fica em refrigerador, ele não mantém ao alimento úmido com qualidade.

Dessa maneira, considere esse cenário: você serve ao seu pet, no mesmo pote, ração úmida e a seca. Então, elas entram em contato. Contudo, ele come apenas parte dela. Note que os restos de ração úmida, então, vão estragar.

Eles oxidam e não apenas perdem os nutrientes. Em outras palavras, o que ocorre não é apenas a perda do poder nutritivo do alimento. Ele também se torna incompatível com o consumo e podem causar reações adversas.

Nesse caso, então, existem dois pontos. O primeiro é que o seu pet pode se intoxicar ao comer a ração seca e ração seca em mistura. Afinal, a primeira estraga em questão de 01 hora, fora da geladeira. Por isso, pode causar um incidente de saúde.

O segundo ponto, então, é que você irá jogar fora a ração seca que não precisava estragar com molhada. Por isso, entenda: você pode servir ambas rações para seu pet. Contudo, não deve servi-las no mesmo recipiente.

Somente o faça em fases de adaptação, quando necessários. Assim, use pequenas quantidades e jogue o que restar logo depois do seu pet se alimentar. Com isso, você não o coloca em perigo.

Anúncios

Como umedecer a ração?

Os gatos são apaixonados por sache e por ração úmida. Por isso, a adaptação com eles é muito fácil. Geralmente, basta servi-la e pronto, ele já a atacou. Nesses casos, então, é muito simples. Você somente deve servir o alimento úmido em um pote à parte e ver a mágica acontecer.

Por outro lado, para cães o negócio é diferente. Eles podem ser mais resistentes à ração úmida, mas isso varia de acordo com a raça. Por exemplo, Goldens fogem à essa lógica. Afinal, eles comem qualquer coisa passível de se alimentar.

Contudo, no caso de cães que resistam à alimentação úmida, existe uma boa estratégia. Comece oferecendo os alimentos em mistura. Assim, “esconda” a ração úmida junto à tradicional. Entretanto, logo após servir e terminar a refeição do cão, jogue o restante fora.

Ninguém quer causar uma intoxicação que pode ter graves consequências. Aos poucos, então, seu cão se acostuma à textura da ração úmida. Depois de um tempo se torna possível servi-la à parte e sem escondê-la.

Qual a melhor ração?

Por fim, é possível que tenha ficado a dúvida: então, o que servir? Ração úmida ou ração seca?

A ração úmida é importante por ajudar o seu pet, seja gato ou cão, a consumir mais água. Isso é essencial ao bom funcionamento do organismo. Especialmente em relação aos felinos, que não costumam se hidratar muito.

Contudo, a ração úmida é mais difícil de manter. Por isso, mantenha a alimentação diária com alimento úmido. Assim, complemente-a com a úmida, que pode ser servida 02 a 03 vezes por semana.

Assim, o seu pet aproveita os benefícios da ração úmida e da ração seca. Isso lhe proporciona bem-estar e longevidade.

Ração para gatos

Quem tem um gato sabe, quando é hora de comprar a ração do seu felino, você nunca tem muita certeza sobre qual escolher.

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Cachorro Basset Hound: saiba tudo sobre essa raça aqui!

O cachorro Basset Hound, mais conhecido como cão anão, é bastante famoso no cinema e na literatura. Conheça tudo sobre a raça aqui!

Continue lendo
content

Como usar o Tv Online 4.0 Canais do Brasil app grátis?

Gosta da TV aberta brasileira e de acompanhar os programas? Então, basta baixar TV Online 4.0 Canais do Brasil e assistir quando quiser!

Continue lendo
content

O gato não toma água: o que pode ser e como ajudar?

Se o gato não toma água é preocupante, e é necessário que seu tutor veja a maneira de contornar a situação, mudando hábitos. Saiba mais aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar pela Azul Viagens?

Se você quer comprar serviços de turismo ou até mesmo personalizar seu próprio pacote de viagens, alterando datas, passeios e até hotéis, veja como comprar através da Azul Viagens!

Continue lendo
content

Passagem aérea em promoção na Kayak: é confiável?

No Kayak você encontra voos de baixo custo, além de poder comparar preços em diferentes sites. O buscador acha centenas de opções ao mesmo tempo, oferecendo o melhor resultado de acordo com sua necessidade.

Continue lendo
content

Buser: saiba como funciona e se é confiável viajar!

A Buser é uma plataforma de passagens de ônibus que garante até 60% de desconto nos tickets. Portanto, conheça aqui tudo sobre ela e descubra se é mesmo confiável.

Continue lendo