Animais

Armazenamento de alimento para gatos: como fazer?

O armazenamento de alimentos para gatos faz toda a diferença no sabor, durabilidade e segurança dele. Por isso, confira dicas para armazenar!

Anúncios

por Aline Mesquita

26/05/2021 | Atualizado em 27/05/2021

Saiba como deve ser o armazenamento de alimento para gatos

Armazenamento de alimento para gatos
Armazenamento de alimento para gatos

Você sabe como fazer o armazenamento de alimento para gatos? Então não perca tempo e aprenda hoje mesmo como guardá-los! Assim você garante uma alimentação fresca.

A forma de armazenamento é muito importante. É ela que manterá o frescor dos alimentos. Isso tem influência direta no sabor dos alimentos e na atratividade com os pets. Igualmente, na manutenção dos nutrientes da embalagem.

Outro ponto é que caso não se apliquem os devidos cuidados o alimento pode estragar. Seja por mofo e fungos ou por outros tipos de parasitas, a ração do seu gato pode se tornar perigosa. Por isso, armazenar devidamente é essencial.

Além disso, é preciso considerar que existem diversos tipos de alimentos. Por exemplo, os secos e úmidos. E cada um deles, então, encontra uma forma específica e própria de armazenamento. Confira quais são elas, abaixo.

Anúncios

Onde fazer o armazenamento de alimento para gatos?

O armazenamento de alimento para gato deve ser cuidadoso. Para isso, existem algumas dicas essenciais que garantem que ela se mantenha fresca, saborosa e nutritiva. E nós as trouxemos aqui, para que você acerte ao armazenar a ração do seu pet!

Ração para gatos: o que é e como escolher

Quem tem um felino sabe, quando é hora de comprar a ração para gatos, você nunca tem muita certeza sobre qual escolher.

Armazenamento de ração seca para gato

Primeiramente, vejamos como armazenar a ração seca para felinos. Essa é a ração mais comum, que conta com pequenas bolinhas ou unidades e cuja venda se dá por quilo. Embora muitos pensem que essa seja a de mais fácil armazenamento, não é bem assim.

Isso, pois, muitas pessoas incorrem em erros comuns que coloca em risco a segurança da ração e seu sabor. Dessa forma, veja nos itens a seguir como armazenar corretamente o alimento seco para gatos:

  • Preferencialmente, mantenha o alimento no pacote de ração original. Ele possui material especial anti-gordura e que também evita a alteração do sabor e do odor do alimento;
  • Deixe o pacote longe do chão para evitar contaminações;
  • Mantenha-o em um lugar limpo, seco e arejado;
  • Caso tenha um porta-rações, use-o como camada adicional de proteção. Ou seja, coloque-o ao redor do pacote original;
  • Sempre siga as instruções de embalagem, especialmente em relação ao prazo de validade.

Anúncios

Armazenamento de alimento para gatos úmido

A ração úmida para felinos é o famoso sache, que possui água junto a alimentos macios. Antes de abri-lo não existem grandes instruções de conservação. Ele apenas deve ficar num lugar fresco e arejado, longe do calor e umidade.

Os reais cuidados, então, aplicam-se após abrir o sache. Afinal, é normal não servi-lo inteiramente para o seu gatinho, pois a porção costuma ser bem grande. Por isso, siga essas instruções de armazenamento do alimento para gato:

  • Após abrir o sache, busque armazená-lo na geladeira;
  • Vede-o. Ou seja, use um grampo ou elástico para não deixá-lo aberto dentro da geladeira;
  • Não o deixe na geladeira por mais de 48 horas. Caso o gato não consuma esse alimento nesse prazo, descarte o restante do sache;
  • Cuidado com o sache que sobrar na tigela de alimentos do seu felino. O que ele não consumir em até 03 horas merece descarte;
  • Sirva a ração úmida e a seca em tigelas diferentes, assim você não contamina o alimento úmido que eventualmente ainda estiver à disposição.

Saiba os erros mais comuns ao armazenar a ração para gato

Como armazenar comida para gatos
Como armazenar comida para gatos

O armazenamento de alimento para gato se depara com vários mitos e, por isso, erros comuns. Por isso, listamos os principais deles para que você evite incorrer neles. Assim, a saúde do seu gato e o bom desenvolvimento dele agradecem!

Porta-ração

Primeiramente, muitas pessoas insistem no uso do porta-ração. Geralmente, entende-se que o pacote aberto seria mais nocivo e, por isso, opta-se por um recipiente com tampa. Contudo, isso pode alterar negativamente o alimento seco.

Estudos demonstram que rações nessas condições costumam absorver o cheiro do recipiente, bem como o sabor. Portanto, há alteração deles, o que pode torná-los bem menos atrativos para seu pet.

Assim, a solução é mantê-los no pacote e, sobre este, utilizar um fecho. Com isso,a ração se mantém fresca e sem alterações.

Manter o pacote de ração no chão

Não se deve, também, deixar o pacote de ração em contato com o chão. O ideal é que ele fique em um lugar fresco e sem perigo de contaminação.

Esquecer de armazenar a ração úmida na geladeira

Muitos tutores esquecem, também, de guardar o restante do sache de um pacote aberto na geladeira. Isso faz com que ele se torne inútil, eis que demanda descarte. Esse tipo de alimento estraga muito rápido, uma vez que tem umidade. Por isso, deve ser refrigerado.

5 cuidados com o armazenamento de alimento para gatos

Armazenamento de alimento para gatos
Armazenamento de alimento para gatos

Para que não restem dúvidas ao armazenar a ração do seu felino, nós separamos alguns cuidados essenciais. Assim, basta dar check nas suas opções e garantir que seu gato está se alimentando de forma correta e com alimentos saudáveis!

  1. Mantenha a ração em um local arejado, na sombra: você jamais deve deixar a tigela do seu felino exposta ao sol. A exposição tende a diminuir as propriedades nutricionais do alimento e à carência na ingestão de nutrientes pelo pet;
  2. Retire a ração com um recipiente: o armazenamento do alimento para gato requer que você não sirva a ração diretamente com as mãos. Isso pode colocar a ração em contato com microorganismos nocivos. Por isso, use uma caneca, pote ou dosador adequado;
  3. Lave o comedouro com frequência: e certifique-se de que ele sempre está devidamente seco;
  4. Não misture na mesma tigela a ração seca com a ração úmida: pois esta tem menor durabilidade e em poucas horas se torna nocivo à ingestão;
  5. Guarde o alimento seco na geladeira: e após aberto, por até 48 horas, vedando-o. Também, mantenha o saco de ração sempre fechado com um grampo ou outra forma de vedá-lo.

Alimento na dieta felina

Você conhece a importância de cada alimento na dieta felina? Pois saiba que cada nutriente tem um papel essencial. Continue lendo e veja mais sobre o assunto

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Cachorro Whippet: saiba tudo sobre essa raça aqui!

O cachorro Whippet é bastante conhecido por sua aparência esbelta e sua velocidade inigualável. Então, conheça tudo sobre essa raça!

Continue lendo
content

Curso de Automaquiagem Make Poderosa: conheça e saiba se vale a pena!

O Curso de Automaquiagem Make Poderosa vale a pena para quem quer aprender sobre preparação de pele e produtos ideais para maquiar. Veja!

Continue lendo
content

Banho em gatos: quais os produtos ?

Quais são os melhores produtos para banho em gatos? E para a pelagem? Veja aqui e tire todas as dúvidas para deixar seu gato limpo!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Preparando a mala: o que não se deve levar em uma viagem?

Se você está planejando sua viagem e está em dúvida do que levar e o que não levar na mala, confira aqui algumas dicas que vão te ajudar a evitar problemas. Assim, você fica sabendo das regras dos aeroportos e faz sua mala de forma correta!

Continue lendo
content

Como fazer check-in pela Azul Linhas Aéreas: veja antes de viajar!

A Azul Linhas Aéreas oferece opção de check-in online por meio do site ou do aplicativo. Além disso, você pode contar com a ajuda de um atendente no balcão da Azul para te ajudar com o processo. É bem simples!

Continue lendo
content

Como baixar e usar o aplicativo Lady Driver?

Através de um cadastro mais rigoroso e detalhado, as usuárias do Lady Driver poderão se sentir mais seguras na hora de solicitar um transporte. Então, conheça o app e veja como baixá-lo!

Continue lendo