Gatos

Alimento na dieta felina: qual a importância de cada?

Você conhece a importância de cada alimento na dieta felina? Pois saiba que cada nutriente tem um papel essencial. Continue lendo e veja mais sobre o assunto.

Anúncios

por Aline Mesquita

25/05/2021 | Atualizado em 26/05/2021

Descubra a importância dos tipos de alimento na dieta felina

Descubra a importância dos tipos de alimento na dieta felina
Descubra a importância dos tipos de alimento na dieta felina

A importância de cada alimento na dieta felina deve orientar o desenvolvimento da dieta para gatos. Afinal, é preciso que cada nutriente esteja presente para o seu bem-estar.

Assim como no caso dos humanos, os gatos também requerem cuidados especiais com sua alimentação. Seus organismos são tão complexos quanto os nossos. Por isso, é claro que também dependeriam de uma combinação de nutrientes.

Por exemplo, as proteínas são essenciais ao desenvolvimento felino. Contudo, sua saúde ainda depende de outros fatores, como ingestão de fibras e de vitaminas. Minerais são igualmente importantes, contudo dependem de controle.

Dessa forma, montar a tigela do seu gato pode não ser tão simples quanto se pensava. Por outro lado, existem formas de facilitar esse processo diário. Isso, é claro, sem esquecer da importância de cada alimento na dieta felina para incluir todos na alimentação.

Abaixo, então, confira algumas dicas para melhorar a alimentação do seu felino. Isso auxiliará no seu bom desenvolvimento. Também, a evitar doenças e a permitir sua longevidade com o máximo bem-estar.

Anúncios

Qual o melhor alimento na dieta felina?

O melhor alimento para gatos é aquele que seja completo. Hoje, temos à disposição as rações secas, úmidas (sache) e naturais. Cada uma delas tem suas características especiais, podendo ser mais práticas ou não.

O que se deve ficar claro, entretanto, é que a ração seca não considera a importância de cada alimento na dieta felina. Ela tende a ter excesso de corantes e conservantes. Além disso, não raro exagera na quantidade de carboidratos e peca na de proteínas.

Por isso, o melhor alimento nem sempre será o seco. Ele, contudo, não apresenta perigos quando há combinação com os outros tipos de alimentos e nutrientes.

Como funciona a nutrição do gato?

Como funciona a nutrição do gato?
Como funciona a nutrição do gato?

A nutrição para gatos ocorre com a consideração da importância de cada alimento na dieta felina. Por isso, deve contar com proteínas em maior grau. Suas fórmulas também devem conter fibras, minerais e gorduras, porém em menor quantidade do que as proteínas.

O desenvolvimento da melhor dieta possível para seu felino depende do auxílio de um profissional. Assim, não deixe de consultar o veterinário.

Anúncios

Como melhorar a alimentação do meu gato?

Existem algumas formas de melhorar a alimentação dos gatos sem muito esforço. Elas levam em consideração a importância de cada alimento na dieta felina. Com isso, buscam equilibrar a ingestão de nutrientes.

Inclua proteínas animais

Em primeiro lugar, não poderíamos deixar de falar nas proteínas. Afinal, elas são os nutrientes mais importantes na composição corporal dos felinos. São elas que permitem o desenvolvimento de aminoácidos, que auxiliam o organismo dos bichanos.

Por isso, para melhorara alimentação do seu gato é preciso melhorar, também, a forma como ele consome e tem acesso às proteínas. São inúmeras as alternativas e todas elas são relativamente simples.

Veja quais são, então, as principais delas:

  • Carnes brancas, como de frango e peixes;
  • Miúdos, como fígado, coração e moela;
  • Ovos cozidos.

Jamais dê qualquer um desses alimentos de forma crua. Ou seja, certifique-se sempre de cozinhá-los previamente. Isso evita a rejeição pelo pet. Igualmente, que ele contraia alguma doença por parasita presente na carne e cuja eliminação depende apenas do cozimento.

Além disso, tenha cuidado com as carnes que oferecer. Além das que citamos acima, você pode apostar em carnes bovinas magras. Por outro lado, jamais escolha uma carne de porco para servir ao seu gato. Ela é tóxica ao organismo dos felinos.

Por fim, jamais salgue qualquer um desses alimentos. Eles devem apenas estar cozidos. A presença de sal pode prejudicar os bichanos, que possuem pré-disposição ao desenvolvimento de doenças renais e urinárias.

Busque equilibrar rações industriais com alimentos caseiros

Você pode combinar duas formas de dieta para o seu gato. Essa é uma forma de trabalhar bem com a importância de cada alimento na dieta felina. Com isso você leva nutrientes presentes nas rações industriais com outros naturais.

Uma ótima forma de colocar isso em prática é misturando o alimento natural à ração seca. Ou seja, prepare um pouco de carne, como de peixe ou frango. Depois, desfie e a coloque no meio da ração seca, misturando-as. Dessa maneira, seu gato se acostuma aos poucos com a alimentação natural.

Além disso, não a rejeita de pronto. Da mesma forma, é preciso citar que essa é uma maneira de fazer com que ele sempre tenha acesso a proteínas de boa procedência.

Alimentação para gatos: 5 perguntas importantes!

A alimentação para gatos necessita de cuidados especiais. Por isso, hoje trouxemos 05 principais perguntas e suas respostas sobre a dieta felina!

Ajude-o a aumentar o consumo de água

A hidratação felina também tem importância na dieta felina. Os gatos tendem a ingerir pouca água. Quando se soma isso à pré-disposição de doenças renais e urinárias, passamos a ter em mãos uma bomba-relógio. Por isso, estimular o consumo de água é algo essencial.

Primeiramente, certifique-se de que as tigelas para consumo de água estão sempre limpas. Troque, também, a água diariamente. Evite águas minerais. Porém, dê preferência para as filtradas, mais saudáveis para eles.

Caso você faça uso de tigelas de água, busque espalhá-las pela casa. Outra opção, contudo, são as fontes de água. Os gatos dão preferência à água corrente, e é isso que essa ferramenta permite.

Por isso, se possível, invista em uma fonte. Contudo, não se esqueça de realizar a sua limpeza mensalmente, com troca dos filtros. Hoje é possível encontrar uma boa fonte a partir de R$ 60.

Qual é o melhor alimento na dieta felina: ração ou comida?

Qual é o melhor alimento na dieta felina: ração ou comida?
Qual é o melhor alimento na dieta felina: ração ou comida?

A alimentação por ração seca não é a mais ideal. Ou, ao menos, não o é quando a concessão é feita de forma isolada, sem outros alimentos. 

Por outro lado, nem sempre temos tempo para o preparo da alimentação natural (comida para os gatos). Além disso, aqui entra o fator quanto ao que é compatível, bem como das proporções para uma dieta equilibrada.

Por isso, hoje é possível afirmar que o melhor alimento na dieta felina não é a ração e nem a comida. Em verdade, é a combinação entre os dois. Com isso, encontra-se equilíbrio e a melhor dieta possível para seu gatinho!

Base alimentar felina

Conhecer a base alimentar felina é importante para os tutores de gatos. Ela possui detalhes que exigem cuidados especiais. Conheça quais são!

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Busuu: como funciona o aplicativo?

Conheça tudo sobre o aplicativo Busuu, o app gratuito com aulas de apenas 10 minutos para você aprender um novo idioma!

Continue lendo
content

Curso de alongamento de cabelo: conheça 5 opções!

O curso de alongamento de cabelo foi desenvolvido para quem está buscando mudar de área e ingressar no ramo de beleza. Saiba mais aqui!

Continue lendo
content

Como usar o My Talking Pet, o talk pet app para vídeos divertidos!

Veja o passo a passo de como baixar o My Talking Pet e comece agora mesmo a criar vídeos engraçados com animações dos seus bichinhos.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como fazer check-in pela Delta Airlines: veja antes de viajar!

A Delta Airlines oferece o check-in digital para facilitar a vida dos clientes na hora de embarcar. No entanto, o passageiro também poderá comparecer ao guichê da companhia para realizar o check-in com um atendente.

Continue lendo
content

Onde comprar pacote de viagem barato: 8 melhores sites para economizar!

Existem diversas plataformas de serviços de viagem no mercado atualmente. Nesse sentido, é importante pesquisar bastante para encontrar os melhores preços de pacotes de viagem para garantir um bom negócio. Confira nossas dicas de algumas agências online que podem te ajudar!

Continue lendo
content

Como comprar passagem aérea em promoção na Kayak?

A plataforma do Kayak é simples de usar e você encontra promoções imperdíveis de passagens aéreas para economizar em sua viagem. Com o Kayak você consegue obter as melhores ofertas para enxugar seu orçamento!

Continue lendo