Animais

Gatos precisam tomar sol? Descubra aqui!

Os gatos precisam tomar sol? Entenda hoje como funciona a relação dos felinos com os raios solares e como protegê-los.

por

Aline Mesquita

Publicado em

| Atualizado em

ANÚNCIOS

Descubra porque os gatos precisam tomar sol e adoram!

Gatos precisam tomar sol

Veja, hoje, se os gatos precisam tomar sol para manter a sua saúde em dia. Igualmente, se os raios solares podem causar algum tipo de risco ou dano aos felinos.

É muito comum que os gatos se exponham ao sol por longas horas. Aliás, muitas pessoas passaram a notar isso em 2020, ao ficarem mais tempo em casa. Com o isolamento social da pandemia, os tutores passaram a observar o hábito solar dos felinos.

Mas por que isso acontece? Qual é a relação entre os gatos e os raios solares? Confira as respostas para essas perguntas abaixo. Assim, veja tudo sobre o amor dos felinos pelo sol e confira se isso é ou não saudável.

Porque gatos precisam tomar sol?

Gatos precisam tomar sol

Os gatos naturalmente se voltam aos lugares ensolarados da casa. Inclusive, é comum ver gatos de rua estirados aos raios do sol, à vontade e relaxados. Dentro de casa isso não é diferente. Mas o que leva a isso?

Primeiramente, isso é um instinto natural. Você já deve ter visto, nos programas sobre vida animal selvagem, grandes felinos deitados ao sol. Assim, o gato doméstico, em uma versão domesticada e menor, também o faz.

E tudo aponta que os felinos, sejam os domésticos ou não, expõem-se ao sol pelos seguintes motivos:

  • Para equilíbrio da temperatura do organismo: primeiramente, os gatos conseguem equilibrar o calor do organismo ao se exporem ao sol. Assim, é uma forma de garantir que todo ele esteja em equilíbrio.
  • Obtenção de vitamina D: a vitamina D é essencial ao organismo humano, mas não só ao dele. Outros mamíferos, como os felinos, também dependem dela. E a principal fonte dessa vitamina é justamente a luz do sol. Por isso, o gato precisa tomar sol para obtê-la.

Quanto tempo o gato precisa tomar sol?

Gatos precisam tomar sol

Não existe um tempo exato pelo qual o gato precisa tomar sol por dia. Isso varia de acordo com cada felino, com sua pelagem e com as condições especiais de saúde. Assim, alguns podem ficar mais tempo expostos ao sol, enquanto outros menos.

O que é preciso ter cuidado é em relação ao horário que o fazem. Preferencialmente, o banho de sol felino deve ocorrer fora do período entre 10 h e 16 h, quando os raios são mais fortes.

Contudo, caso a sua casa não conte com muita exposição ao sol, é possível aproveitar o momento em que ele se apresenta. Mesmo que em horário de raios mais fortes, o baixo tempo de exposição elimina os principais riscos.

O sol faz bem para os gatos?

Sim, ele faz! Afinal, por meio dele o gato obtém o equilíbrio do calor corporal. Da mesma forma, para obter e processar a vitamina D, essencial para a saúde do organismo. Contudo, nem tudo são flores.

Isto é, existem alguns riscos que os gatos encaram ao escolherem passar longas horas ao sol. Eles se referem aos danos mais conhecidos dos raios solares à própria pele humana. Assim, alguns cuidados são necessários. Veja quais são os principais riscos.

Conteúdo Recomendado

Com quantos dias os gatos abrem os olhos?

Você sabe com quantos dias os gatos abrem os olhos? Pois isso é uma maneira de mensurar a idade do filhote. Aprenda mais, hoje

Quais os cuidados e riscos com o sol, já que os gatos precisam tomar sol?

Assim como os humanos, os gatos precisam tomar sol, mas são necessários alguns cuidados, para evitar que a exposição seja excessiva, e acabe prejudicando e causando problemas de saúde.

Desidratação

Primeiramente, a longa exposição do gato ao sol pode deixá-lo desidratado. Isto é, isso pode levar à grande perda de água e de nutrientes, como minerais, do corpo do felino. E isso é bastante prejudicial.

Pode prejudicar os rins, a circulação do sangue e trazer outras conseqüências. Nesse caso, os principais sintomas são boca seca, cansaço, tontura e desequilíbrio, dificuldade para comer e olhos fundos.

Mas como evitar que isso aconteça? Para isso, sempre deixe à disposição do felino água potável e limpa. O gato precisa tomar sol, mas também precisa se hidratar para que o organismo permaneça em equilíbrio.

Uma boa forma de auxiliá-lo a manter-se hidratado é ter mais de um recipiente com água disponível para ele. Lembre-se de limpá-lo diariamente e de sempre trocar a água, mantendo-a fresca.

Além disso, considere investir em uma fonte elétrica. Gatos adoram beber água corrente e, além disso, fresca. E é justamente isso que esse acessório permite.

Queimaduras

Em alguns casos os raios solares podem atingir camadas mais profundas da pele. E, nesses casos, causar queimaduras. Por isso, sempre consulte o veterinário para controlar essa situação de forma certeira para a pele e pelo do felino.

Nesse sentido, considere que nem todos os gatos têm, em seus pelos, a proteção necessária. Por exemplo, gatos de pelos brancos são muito sensíveis ao sol e têm tendência às queimaduras na pele.

No caso deles, então, os cuidados são ainda mais necessários. Uma boa forma de evitar a exposição é limitar o número de lugares em que ele possa ficar no momento em que o sol bate na sua casa.

Além disso, para os demais gatos uma boa forma de prevenir as queimaduras é com o uso de protetor solar felino. Eles são especiais para a pele e os pelos desses animais e, por isso, podem protegê-lo.

Dermatite solar

Outro risco da exposição do gato ao sol é o desenvolvimento de dermatites. Isso ocorre pela inflamação das áreas que tiveram contato com os raios solares. Aqui, é relativamente fácil reconhecer o desenvolvimento da doença.

As áreas afetadas costumam ficar vermelhas. Além disso, há queda de pelos. O gato tende a tentar aliviar as dores e ardumes lambendo as regiões queimadas. E isso, por sua vez, pode deixá-lo vulnerável às infecções.

Ao notar algum indício de dermatite, contate logo o veterinário que acompanha o seu pet. Assim, será possível encontrar o melhor tratamento para a recuperação do felino. Também, constatar como o gato precisa tomar sol (ou deixar de se expor) para manter sua saúde.

Câncer de pele

Por fim, os gatos precisam tomar sol, contudo não estão livres de que as queimaduras às células da pele levem ao câncer. Isso é mais raro, contudo pode acontecer, especialmente no caso dos pelos claros que não tem proteção contra os raios solares.

É possível evitá-lo, em gatos que podem se expor ao sol, com a aplicação de protetor solar próprio para felinos. Assim, ele se expõe aos raios, obtém todos os benefícios do sol ao organismo dos gatos e, de quebra, evita que ele se queime.

Conteúdo Recomendado

Base alimentar felina

Conhecer a base alimentar felina é importante para os tutores de gatos. Ela possui detalhes que exigem cuidados especiais. Conheça quais são!

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Beleza

Cursos de beleza gratuitos: conheça 10 online!

Conheça alguns cursos de beleza gratuitos. Eles são um belo pontapé inicial para quem deseja trabalhar nessa área com baixo investimento inicial.

por

Aline Mesquita

Publicado em

| Atualizado em

Conheça alguns ótimos cursos de beleza gratuitos 

Cursos de beleza gratuitos

O mercado da estética é um dos que mais cresce no Brasil. Cursos de beleza gratuitos, portanto, são ótimas formas de se preparar para a área e lucrar.

A área que envolve os cuidados e tratamentos de beleza é muito abrangente. Ela vai desde os cuidados com a pele até as sobrancelhas, unhas, corpo e cabelos. Dessa forma, veja como possui espaço para profissionais de todos os tipos.

Esse é um cenário bastante atrativo que permite que se desenvolva uma carreira profissional. Esta encontra espaço para atuação de norte a sul do país. Aliás, o público também é diverso. Foi-se o tempo, afinal, em que a beleza era um assunto feminino.

Por isso, caso você se interessa pela área, não deixe de conferir alguns cursos de beleza gratuitos. Com isso, você inicia a sua profissionalização sem gastar para isso. Ao mesmo tempo, obtém comprovação dos estudos na área. Assim, aumenta suas chances de obter uma vaga no mercado de trabalho.

Porque fazer cursos de beleza gratuitos?

Existem inúmeros motivos para você se dedicar a um curso de beleza, gratuito ou não. Primeiramente, pela oportunidade profissional que isso cria. Com a certificação em cursos desse tipo, você comprova o conhecimento na área.

Isso, então, atrai clientes e também oportunidades profissionais. Quanto a estas últimas, cabe destacar que quem se dedica à área de beleza não precisa trabalhar, necessariamente, como empregado.

Isto é, é possível trabalhar para estúdios, SPA e salões de beleza de terceiros. Por outro lado, outra possibilidade é abrir seu próprio negócio. Ainda, uma terceira via se refere ao trabalho enquanto profissional autônomo. Nesse caso, é possível atender em residência ou paralelamente a outro trabalho formal.

Por isso, desde logo fica claro que você tem um leque de possibilidades ao optar por um curso de beleza gratuito ou não. E não é só isso! Existem outros motivos para que você realize um curso dessa natureza.

O mercado de beleza e estética encontra, no Brasil, o seu terceiro maior público. Dessa forma, veja como você encontra um público que realmente se interessa por serviços e produtos do tipo. As oportunidades são claras e a demanda do consumidor é alta.

Outro motivo para apostar no curso de beleza é que em pouco tempo você pode começar a se dedicar profissionalmente à profissão. Para isso, basta dedicação e treino. Depois, logo é possível, mesmo que como iniciante, atender clientes e começar a lucrar!

Por tudo isso, então, não deixe de considerar essa como uma oportunidade profissional de ouro. Aqui você encontra profissionalização gratuita (com cursos grátis). Da mesma forma, demanda do público e, ainda, constância na necessidade dos serviços em qualquer lugar do país.

Quais são os cursos de beleza gratuitos na área da beleza?

Melhores cursos de beleza

Existem inúmeros cursos na área de beleza. Enquanto alguns se voltam aos cabelos, com técnicas de corte, hidratação e coloração, outros se dedicam às unhas. De modo geral, existem inúmeros tipos de cursos, como:

  • Alongamento de cílios;
  • Barbearia;
  • Depilação profissional;
  • Design de sobrancelha;
  • Limpeza de pele;
  • Maquiagem profissional;
  • Manicure e pedicure
  • Micropigmentação e outros.

Cada um deles se volta para uma área específica do corpo e para cuidados igualmente específicos. Quem quiser, pode realizar mais de um curso. Especialmente quando eles se complementam. 

Nesse sentido, por exemplo, considere combinar o aprendizado de design de sobrancelhas ao de micropigmentação. Ou, então, o de manicure e pedicure com o de alongamentos de unhas. Seja como for, você tem a chance de encontrar cursos completos e complementares!

10 melhores cursos de beleza gratuitos para se profissionalizar

Cursos de beleza gratuitos

Aprenda, agora, quais são os melhores cursos da área de beleza e que são grátis. Assim, você pode se profissionalizar sem gastar por isso e logo começar e lucrar!

Limpeza de pele básico

A limpeza de pele é uma das áreas que integra a beleza. E você pode aprender como fazê-la profissionalmente com o curso da Prime Cursos. Ele é online e grátis. Além disso, conta com 18 módulos que se distribuem em 30 horas de aulas.

Estética facial

Aprenda, sem sair de casa e sem gastar para isso, como aplicar técnicas como peeling de diamante e drenagem linfática. Nesse segundo exemplo dos cursos de beleza gratuitos da Prime Cursos você passa por 25 módulos em 40 horas-aula.

Gestão em salão de beleza

Todavia, esse é outro curso da Prime Cursos que se volta à profissionalização de pessoas para trabalhar na área de beleza. Contudo, diferentemente dos outros casos, aqui o trabalho não é prático sobre a aplicação de técnicas. Em verdade, esse curso de 15 horas e 14 módulos ensina sobre administração e gestão de centros de beleza.

Curso Senac de Sobrancelha online

No entanto, a quarta opção de cursos de beleza gratuitos que trouxemos pertence ao Senac. A instituição oferece o curso online e dispensa o pagamento de todas as taxas, inclusive para obtenção de certificação. Nesse caso, são 24 horas-aula para aprender design de sobrancelha.

Fortalecimento e crescimento capilar - um dos melhores cursos de beleza gratuitos

Contudo, o curso que pertence à Learn Café. Sua carga horária é de apenas 12 horas e as aulas também são online. Aqui o aluno aprende técnicas para fortalecimento e crescimento dos fios de forma saudável e bonita.

Curso de manicure Abeline

Seguindo nossa lista de cursos de beleza gratuitos, temos o de manicure, do instituto Abeline. São 40 horas-aula. Contudo, o diploma não é grátis. Ou seja, para obter a certificação você deve pagar, após a aprovação. Ela custa R$ 32,90.

Maquiagem básico

Todavia, aprenda como maquiar diferentes tipos de peles e de formatos de rosto. Também, aprenda técnicas diversas e, da mesma forma, como comprar os produtos. O curso da Prime Cursos oferta 13 módulos em 20 horas-aula.

Manicure e Pedicure

Ainda, aprenda como lixar, cortar, esmaltar e extrair excessos de cutículas com o curso de beleza gratuito da Prime Cursos. Ele ensina tudo sobre o básico do cuidado com unhas em 13 módulos e 13 horas.

Design de sobrancelhas

Também, você pode optar por cursos de beleza gratuitos para design de sobrancelha, como é o caso das aulas Prime Cursos. Com 18 módulos e 30 horas-aula online, é bastante completo.

Cabeleireiro básico

Por fim, o último dos cursos de beleza gratuitos que trouxemos é para quem sonha em trabalhar como cabeleireiro. No Prime Cursos conta com 21 módulos que se distribuem em 40 horas-aula.

Continuar Lendo

Em Alta


Siga nas Redes Sociais

AVISO LEGAL

O Senhor Gato não solicita em nenhuma situação quantias em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto financeiro, seja cartão de crédito, financiamento ou empréstimo. Caso isto aconteça, nos avise imediatamente.

Trabalhamos para manter todas informações o mais atualizadas possível. Porém, vale ressaltar que essas informações podem divergir das informações encontradas nos sites de instituições financeiras e/ou de provedores de serviços de um site específico. Com relação a instituições com as quais não temos parceria: não garantimos a precisão e atualidade das informações. Lembre-se sempre de ler as condições de uso e termos de aquisição das instituições financeiras que você escolher. Recebemos uma pequena quantia das publicidades em nosso site e dos nossos parceiros quando indicamos um usuário que solicita algum produto ou proposta. Tudo que publicamos é baseado em avaliações quantitativas e qualitativas de cada produto. Vale ressaltar que nossos parceiros podem influenciar diretamente os produtos sobre os quais escrevemos e revisamos, e também sobre a ordem dos "melhores" artigos e posicionamento de produtos no Senhor Gato. Dada a quantidade de informações em nosso site, não fornecemos nenhum tipo de garantia sobre a qualidade e atualidade das informações; por isso, priorizamos informações de nossos parceiros.