Gatos

Gatos precisam tomar sol? Descubra aqui!

Os gatos precisam tomar sol? Entenda hoje como funciona a relação dos felinos com os raios solares e como protegê-los.

Anúncios

Descubra porque os gatos precisam tomar sol e adoram!

Gatos precisam tomar sol
Gatos precisam tomar sol

Veja, hoje, se os gatos precisam tomar sol para manter a sua saúde em dia. Igualmente, se os raios solares podem causar algum tipo de risco ou dano aos felinos.

É muito comum que os gatos se exponham ao sol por longas horas. Aliás, muitas pessoas passaram a notar isso em 2020, ao ficarem mais tempo em casa. Com o isolamento social da pandemia, os tutores passaram a observar o hábito solar dos felinos.

Mas por que isso acontece? Qual é a relação entre os gatos e os raios solares? Confira as respostas para essas perguntas abaixo. Assim, veja tudo sobre o amor dos felinos pelo sol e confira se isso é ou não saudável.

Porque gatos precisam tomar sol?

Gatos precisam tomar sol
Gatos precisam tomar sol

Os gatos naturalmente se voltam aos lugares ensolarados da casa. Inclusive, é comum ver gatos de rua estirados aos raios do sol, à vontade e relaxados. Dentro de casa isso não é diferente. Mas o que leva a isso?

Primeiramente, isso é um instinto natural. Você já deve ter visto, nos programas sobre vida animal selvagem, grandes felinos deitados ao sol. Assim, o gato doméstico, em uma versão domesticada e menor, também o faz.

E tudo aponta que os felinos, sejam os domésticos ou não, expõem-se ao sol pelos seguintes motivos:

  • Para equilíbrio da temperatura do organismo: primeiramente, os gatos conseguem equilibrar o calor do organismo ao se exporem ao sol. Assim, é uma forma de garantir que todo ele esteja em equilíbrio.
  • Obtenção de vitamina D: a vitamina D é essencial ao organismo humano, mas não só ao dele. Outros mamíferos, como os felinos, também dependem dela. E a principal fonte dessa vitamina é justamente a luz do sol. Por isso, o gato precisa tomar sol para obtê-la.

Quanto tempo o gato precisa tomar sol?

Gatos precisam tomar sol
Gatos precisam tomar sol

Não existe um tempo exato pelo qual o gato precisa tomar sol por dia. Isso varia de acordo com cada felino, com sua pelagem e com as condições especiais de saúde. Assim, alguns podem ficar mais tempo expostos ao sol, enquanto outros menos.

O que é preciso ter cuidado é em relação ao horário que o fazem. Preferencialmente, o banho de sol felino deve ocorrer fora do período entre 10 h e 16 h, quando os raios são mais fortes.

Contudo, caso a sua casa não conte com muita exposição ao sol, é possível aproveitar o momento em que ele se apresenta. Mesmo que em horário de raios mais fortes, o baixo tempo de exposição elimina os principais riscos.

O sol faz bem para os gatos?

Sim, ele faz! Afinal, por meio dele o gato obtém o equilíbrio do calor corporal. Da mesma forma, para obter e processar a vitamina D, essencial para a saúde do organismo. Contudo, nem tudo são flores.

Isto é, existem alguns riscos que os gatos encaram ao escolherem passar longas horas ao sol. Eles se referem aos danos mais conhecidos dos raios solares à própria pele humana. Assim, alguns cuidados são necessários. Veja quais são os principais riscos.

Com quantos dias os gatos abrem os olhos?

Você sabe com quantos dias os gatos abrem os olhos? Pois isso é uma maneira de mensurar a idade do filhote. Aprenda mais, hoje.

Quais os cuidados e riscos com o sol, já que os gatos precisam tomar sol?

Assim como os humanos, os gatos precisam tomar sol, mas são necessários alguns cuidados, para evitar que a exposição seja excessiva, e acabe prejudicando e causando problemas de saúde.

Desidratação

Primeiramente, a longa exposição do gato ao sol pode deixá-lo desidratado. Isto é, isso pode levar à grande perda de água e de nutrientes, como minerais, do corpo do felino. E isso é bastante prejudicial.

Pode prejudicar os rins, a circulação do sangue e trazer outras conseqüências. Nesse caso, os principais sintomas são boca seca, cansaço, tontura e desequilíbrio, dificuldade para comer e olhos fundos.

Mas como evitar que isso aconteça? Para isso, sempre deixe à disposição do felino água potável e limpa. O gato precisa tomar sol, mas também precisa se hidratar para que o organismo permaneça em equilíbrio.

Uma boa forma de auxiliá-lo a manter-se hidratado é ter mais de um recipiente com água disponível para ele. Lembre-se de limpá-lo diariamente e de sempre trocar a água, mantendo-a fresca.

Além disso, considere investir em uma fonte elétrica. Gatos adoram beber água corrente e, além disso, fresca. E é justamente isso que esse acessório permite.

Queimaduras

Em alguns casos os raios solares podem atingir camadas mais profundas da pele. E, nesses casos, causar queimaduras. Por isso, sempre consulte o veterinário para controlar essa situação de forma certeira para a pele e pelo do felino.

Nesse sentido, considere que nem todos os gatos têm, em seus pelos, a proteção necessária. Por exemplo, gatos de pelos brancos são muito sensíveis ao sol e têm tendência às queimaduras na pele.

No caso deles, então, os cuidados são ainda mais necessários. Uma boa forma de evitar a exposição é limitar o número de lugares em que ele possa ficar no momento em que o sol bate na sua casa.

Além disso, para os demais gatos uma boa forma de prevenir as queimaduras é com o uso de protetor solar felino. Eles são especiais para a pele e os pelos desses animais e, por isso, podem protegê-lo.

Dermatite solar

Outro risco da exposição do gato ao sol é o desenvolvimento de dermatites. Isso ocorre pela inflamação das áreas que tiveram contato com os raios solares. Aqui, é relativamente fácil reconhecer o desenvolvimento da doença.

As áreas afetadas costumam ficar vermelhas. Além disso, há queda de pelos. O gato tende a tentar aliviar as dores e ardumes lambendo as regiões queimadas. E isso, por sua vez, pode deixá-lo vulnerável às infecções.

Ao notar algum indício de dermatite, contate logo o veterinário que acompanha o seu pet. Assim, será possível encontrar o melhor tratamento para a recuperação do felino. Também, constatar como o gato precisa tomar sol (ou deixar de se expor) para manter sua saúde.

Câncer de pele

Por fim, os gatos precisam tomar sol, contudo não estão livres de que as queimaduras às células da pele levem ao câncer. Isso é mais raro, contudo pode acontecer, especialmente no caso dos pelos claros que não tem proteção contra os raios solares.

É possível evitá-lo, em gatos que podem se expor ao sol, com a aplicação de protetor solar próprio para felinos. Assim, ele se expõe aos raios, obtém todos os benefícios do sol ao organismo dos gatos e, de quebra, evita que ele se queime.

Base alimentar felina

Conhecer a base alimentar felina é importante para os tutores de gatos. Ela possui detalhes que exigem cuidados especiais. Conheça quais são!

Em Alta

content

4 cursos gratuitos de finanças para mulheres empreendedoras!

Existem cursos gratuitos de finanças para mulheres que podem ensinar como planejar seu orçamento e começar a investir. Confira!

Continue lendo
content

Curso de Costura Básica Eduk: veja as técnicas!

O curso de costura básica Eduk é ideal para quem quer aprender as técnicas de costura básica. A método Eduk de aprendizado é simples!

Continue lendo
content

Treinar o gato para usar a caixa de areia: 8 dicas incríveis!

Treinar um gato para a caixa de areia é simples, porém pode ser um pouco trabalhoso. Por isso, separamos algumas dicas simples! Veja aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar facilmente na Tripr?

Com a Tripr Viagens você aproveita as melhores promoções de passeios de apenas um dia, ou viagens bate e volta para fazer nos finais de semana. A inscrição é fácil e rápida e você garante os melhores preços.

Continue lendo
content

Voo da KLM: Como é voar com a companhia aérea mais antiga do mundo?

Embarque em uma jornada excepcional com os voos da KLM. Descubra o conforto superior, destinos variados e ofertas especiais. Planeje sua viagem perfeita com a KLM agora!

Continue lendo
content

Como é a experiência de viajar pela Avianca?

Confira a experiência que a companhia aérea oferece aos seus passageiros. Além disso, aproveite as passagens promocionais com até 50% OFF.

Continue lendo