Sem Categoria

Você sabe como cuidar do pelo do seu gato? Confira aqui essas dicas sobre pelagem e não erre mais

Por

Lucas Silva 

| Publicado em

Quando pensamos em gatos, falar sobre seus pelos chega a ser, quase, um lugar-comum. Isso porque, na grande maioria das vezes, quando pensamos em gatos, pensamos em animais fofinhos, lambendo o próprio corpo e espalhando fios por todo canto e peça de roupa de seus donos.

E, por mais que a gente também goste de raças como o Sphynx, pelado:

É difícil resistir a um bichano como o felpudo Maine coon, não é?

Maine coon

Porém, você sabe para quê serve o pelo dos gatos? Sabe como cuidar deles e evitar que eles se espalhem tanto pela casa? Sabe como evitar que os gatos vomitem (tantas)m bolas de pelos?

Pensando nisso, nós, do Senhor Gato fomos atrás de algumas dicas sobre essa parte do animal que é tão vistosa – os pelos.

Apesar de todos os pelos parecerem iguais, vistos de longe, quem tem um gato sabe: o pelo do animal não é só um detalhe. Então, confira aqui nossas dicas sobre pelagem, e aprenda a cuidar melhor do seu felino.

ANÚNCIOS

Pelo não é só pelo!

Para alguns animais, o pelo é uma forma de se disfarçar. Outros, de se aquecer. Para alguns, ainda, a pelagem indica uma forma de comunicação.

Já para os gatos, a gente pode dizer que é um pouco de cada coisa. Tanto é, que até a cor do pelo influencia um pouco na forma do gato ser. Então, a primeira coisa que devemos pensar é que o pelo do gato não é só pelo – ele é essencial para o gato viver com saúde.

Mas quais são as características que fazem o pelo do gato tão importante?

ANÚNCIOS

1. Manter a temperatura.

Gatos não têm suor como seres humanos. Eles transpiram, também, mas é principalmente pelas patas. Os pelos, ao contrário, às vezes até ajudam o pet a se refrescar. Isso porque, o animal se lambe, e essa saliva fica presa nos fios, ajudando o corpo dele a regular sua temperatura.

Já no inverno, acho que a gente não precisa nem dizer, não é? Gatos peludos se mantêm mais aquecidos. Por isso os pelos são tão importantes, para felinos.

ANÚNCIOS

2. Se comunicar

Quando o gato quer “falar” algo para seu tutor, ele pode usar miados, linguagem corporal ou… Pelos!

Isso porque, através da forma como os pelos estão, podemos entender como o pet está, ou o que está sentindo. O exemplo mais claro óbvio é o do “Gato de Halloween”, ou seja, com os pelos todos eriçados.

Nesse caso, trata-se de um comportamento que demonstra medo – e aí, os pelos levantam para o animal parecer maior, e assim, “contra-assustar” o que está assustando ele.

Já se o gato está se lambendo demais, aí temos um sinal claro de que algo na saúde dele não vai bem. Pode ser uma alergia, calor, irritação, parasitas…

Os pelos (de gato) falam!

3. Marcar sua presença

Embora os gatos prefiram marcar território com urina, quando eles se esfregam pela casa (ou por você, suas roupas, sua cama), deixando ali tufos de pelos, o que eles estão fazendo, na verdade, é deixar sua marca.

Sim, os pelos são uma “assinatura” do animal, para mostrar que quem manda ali é ele. Então, quando há muitos fios no sofá, ou nas suas roupas, o gato está enfatizando que ali é seu “território”.

(Mias uma vez) Os pelos (de gato) falam!

Diante de tudo isso, surge a questão: como cuidar dos pelos dos bichanos? Será que você está fazendo direito?

Confira a seguir.

Você sabe quais são as raças de gatos mais peludas? As mais caras? As mais raras? Confira aqui e aqui, tudo sobre a raça do seu bichano!
ANÚNCIOS

Escovação

O primeiro cuidado que um tutor deve ter com seu gato é no que se refere à escovação. Escovar os pelos de um gato, com muito cuidado, é essencial para a saúde de seu pet.

Além de ser um momento em que o tutor e o animal ficam mais próximos – e isso é vital, pra ele gostar de você e fortalecer os vínculos afetivos.

Quando você escova o pelo de um gato, seja com escova ou com a luva, você retira sujeiras que ficam presas nos fios e o animal não consegue alcançar, evita a formação de nós, e retira o excesso de pelos.

Seu gato vai perder fios mortos, da mesma forma como nós perdemos cabelo. Em algumas raças, porém, a pelagem mais grossa impede esses fios de caírem. Então, o gato vai tirar eles com a língua – formando bolas de pelos, que seu amigo vai, inevitavelmente, vomitar.

Com a escovação, você ajuda essa limpeza, e impede que as lambidas formem bolas de pelos muito grossas.

Banhos

Por mais que gatos tomem banho com as lambidas, banhos com água e produtos específicos para gatos são essenciais.

O banho com água e sabão não ajuda só a deixar o pelo do gato mais brilhante e cheiroso. Ele reduz os pelos mortos e sujeiras microscópicas, ajuda a manter a limpeza da pele em raças mais peludas e evita doenças com parasitas e micoses.

A periodicidade depende bastante de cada raça, por isso, visitar um veterinário com frequência também é muito importante para a saúde do gato. Esse profissional vai conseguir analisar melhor seu amigo, e recomendar os banhos, produtos e forma de secar os pelos mais adequadas.

Observação: sim, secar os pelos é muito importante, mas a secagem muda, de raça para raça.

ANÚNCIOS

Ração

Muitos tutores de gato não sabem, mas a ração influencia decisivamente a formação da pelagem do pet.

É só você pensar: o pelo não cresce simplesmente, ele cresce de acordo com uma alimentação adequada, e o excesso de um ou outro nutriente vai influenciar no comprimento, espessura e cor do pelo do gato.

Assim, é essencial que o tutor leve seu gato ao veterinário, com regularidade, e lá, tirar todas as suas dúvidas. O médico veterinário poderá identificar eventuais problemas como queda, falta de proteínas ou vitaminas, e aí, orientar uma mudança na alimentação.

Nem sempre a ração mais famosa é a mais adequada, e isso vai refletir na pelagem de seu amigo.

Ambiente

Manter um ambiente adequado para seu gato também poderá influenciar na forma como os pelos dele vão crescer. Seres humanos, que sofrem situações de muito estresse arrancam fios de cabelo sem perceber. Gatos também.

Por isso, uma casa segura, uma relação amistosa e afetuosa e bastante brinquedos e arranhadores vão garantir que seu gato se sinta bem. E isso vai ser notado na saúde dele, e, por consequência, nos pelos.

Então, o que achou de nossas dicas sobre pelos de gatos? Gostou? Sentiu falta de alguma informação? Escreva para nós contando suas impressões, experiências e dúvidas sobre esse assunto tão importante, o pelo do gato.

E, para não perder mais nenhuma postagem do Senhor Gato, se inscreva na nossa newsletter e receba sempre o melhor conteúdo sobre gatos e animais no seu e-mail!

Sem Categoria

Gato pelado: conheça a raça Sphynx

Por

Senhor Gato 

| Publicado em

Enquanto muitos gatos são conhecidos por seus pelos macios e fartos, alguns são famosos pela falta dele.

Gatos pelados ou carecas, como são chamados, são raças diferentes das que estamos habituados a ver e, sobretudo, exigem cuidados especiais.

Uma das raças mais conhecidas dentre estes gatinhos desprovidos de pelo é a raça Sphynx.

Conheça um pouco mais sobre ela no conteúdo que preparamos abaixo!

Raça Sphynx

A falta de pelos em gatos é resultado de uma mutação genética que ocorre naturalmente.

Contudo, no caso do gato Sphynx, como raça, foi desenvolvido por meio de criação seletiva, tendo início na década de 60.

Certamente, ele é um bichinho de aparência muito peculiar, para não dizer estranha (mas há quem goste).

Gato da raça Sphynx
Olhos grandes, orelhas pontudas e rosto afinado

Alguns gatos podem desenvolver um pelo bem fino, como se fosse uma camurça, e outros apresentam uma pele completamente sem pelos.

Similarmente ocorre no caso dos bigodes, que podem surgir ou na forma normal ou na forma quebrada, como também podem estar totalmente ausentes.

Comportamento

Os Sphynxs são extrovertidos, cheios de energia, inteligentes e curiosos.

Estão entre os gatos mais afetuosos e amigáveis.

Assim sendo, adoram receber seus donos na porta quando voltam do trabalho.

Porém, o outro lado de toda essa afeição é que eles necessitam de companhia, de tal forma que não gostam de ser deixados sozinhos.

Possuem uma necessidade desesperadora por atenção.

Se seu objetivo é ter um gato desses, tenha certeza que você poderá retornar todo o carinho e amor que ele lhe oferecer.

Cuidados

Embora não apresentem pelos para tosar, o Sphynx exige alguns cuidados com a sua pele.

Em primeiro lugar, banhos regulares, pelo menos uma vez por semana, são necessários.

Os óleos corporais, que em casos normais seriam absorvidos por meio dos pelos, acumulam resíduos na sua pele.

Além disso, suor e saliva também não são absorvidos.

Não se esqueça dos cuidados com as orelhas e unhas.

Em segundo lugar, estes gatos necessitam de cuidados redobrados quando estiverem em ambientes externos, principalmente quando expostos à luz solar.

Sua pele pode sofrer danos e queimaduras, assim como ocorre nos humanos.

Em terceiro lugar, em épocas mais frias ele precisará de auxílio para se manter aquecido.

Muitos donos de Sphynx os vestem com roupas apropriadas e que permitem a conservação da temperatura comporal.

No entanto, o seu gato pode não gostar de usar roupa, então a solução seria manter a casa aquecida.

Roupa para gato Sphynx
O Sphynx fica até estiloso usando gola alta

Por fim, os cuidados com a sua alimentação.

Os gatos com falta de pelo possuem um metabolismo rápido, pois precisam trabalhar mais para se manterem aquecidos.

Em muitos casos, eles tendem a comer mais do que os gatos comuns.

Assim sendo, sua alimentação precisa contar com os nutrientes adequados, principalmente quando as temperaturas estão mais baixas.

Curiosidades

Essa é para os amantes do seriado Friends.

Quem não lembra do episódio 21 da quinta temporada quando a personagem Rachel compra um gato semelhante ao que ela brincava quando criança na casa da avó?

Inclusive, outros personagens duvidam até que ele seja um gato, devido à sua aparência incomum.

O Sr. Whiskerson, nome do gato, é da raça Sphynx.

Sphynx Friends
Rachel e o Sr. Whiskerson

O gato Sphynx é uma raça bastante conhecida, mas você sabia que existem outras raças que também não possuem pelos?

Confira alguns deles:

  • Peterbald
Outros gatos sem pelo
Peterbald
  • Donskoy
Outros gatos sem pelo
Donskoy
  • Minskin
Outros gatos sem pelo
Minskin
  • Elf Cat
Outros gatos sem pelo
Elfo

Estes gatos sem pelos realmente são muito diferentes do que estamos acostumados a encontrar por aí, mas muitas pessoas adoram, principalmente pelo fato de serem exóticos.

Se você também deseja ter um, não esqueça de todos os cuidados necessários que esse bichinho requer!

Continuar Lendo

Em Alta


Siga nas Redes Sociais

AVISO LEGAL

O Senhor Gato não solicita em nenhuma situação quantias em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto financeiro, seja cartão de crédito, financiamento ou empréstimo. Caso isto aconteça, nos avise imediatamente.

Trabalhamos para manter todas informações o mais atualizadas possível. Porém, vale ressaltar que essas informações podem divergir das informações encontradas nos sites de instituições financeiras e/ou de provedores de serviços de um site específico. Com relação a instituições com as quais não temos parceria: não garantimos a precisão e atualidade das informações. Lembre-se sempre de ler as condições de uso e termos de aquisição das instituições financeiras que você escolher. Recebemos uma pequena quantia das publicidades em nosso site e dos nossos parceiros quando indicamos um usuário que solicita algum produto ou proposta. Tudo que publicamos é baseado em avaliações quantitativas e qualitativas de cada produto. Vale ressaltar que nossos parceiros podem influenciar diretamente os produtos sobre os quais escrevemos e revisamos, e também sobre a ordem dos "melhores" artigos e posicionamento de produtos no Senhor Gato. Dada a quantidade de informações em nosso site, não fornecemos nenhum tipo de garantia sobre a qualidade e atualidade das informações; por isso, priorizamos informações de nossos parceiros.