Cachorro

Cachorro com gases: o que pode ser? Como ajudá-lo?

Problemas de cachorro com gases? Pois não se preocupe. Hoje veremos as principais causas, tratamentos e como cuidar do seu pet!

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 16/08/2021

Descubra como ajudar um cachorro sofrendo com gases

Cachorro com gases
Cachorro com gases

Um cachorro com gases pode gerar vários momentos de desconforto. Isso sem falar, é claro, no próprio desconforto abdominal do animal. Mas por que isso acontece?

São inúmeros os motivos pelos quais os cachorros podem ter problemas com gases. E a maioria deles acaba sendo bastante parecido com as causas dos gases em humanos. Afinal, os corpos dos mamíferos trabalham de modo semelhante nesse sentido.

Além disso, a aparição de gases e dessaranjos intestinais de vez em quando é algo normal. Novamente, isso é natural para os cães assim como o é para os humanos. Entretanto, a aparição constante deses sintomas pode indicar que se trata de algo mais grave.

Por isso, um cachorro com gases deve ser observado. A observação deve se voltar ao comportamento dele, a outros sintomas e à recorrência dos gases. Afinal, por mais naturais que gases sejam, alguns são sinais de doença ou de infecções por parasitas.

Seja como for, há solução. Hoje veremos, aqui, tudo sobre os gases em cães. Dessa forma, continue sua leitura para ver como reconhecer a existência deles, como tratar e quais são os principais motivos que os geram. Com isso você consegue cuidar o melhor possível do seu pet!

Anúncios

O que pode causar gases nos cachorros?

Cachorro com gases
Cachorro com gases

Como brevemente dito, a origem de gases em cães é bastante semelhante a dos humanos. Enquanto mamíferos, temos várias coincidências em relação ao funcionamento de órgãos, como é o caso da digestão.

Em geral, humanos desenvolvem gases por 03 motivos. O primeiro deles é pelo ar que ingerimos durante a alimentação. Especialmente se falamos durante as refeições. Note que quem costuma falar durante elas costuma ter mais gases.

Mas como isso afeta os cães? Afinal, eles não falam, certo? Nesse caso os cães ingerem ar ao comerem demasiadamente rápido. Isto é, quando estão afoitos se acabam se alimentando com uma pressa desnecessária. Assim, isso causa gases.

Outros motivos que causam gases aos humanos e aos cães se referem ao trabalho das bactérias digestivas. Elas, que trabalham no estômago e no intestino, “consomem” os alimentos enquanto soltam gases. E estes podem ficar alojados no abdômen, causando desconfortos e dores.

Por fim, tanto humanos quanto cães são afetados pelos gases em caso de má digestão. E isso acontece principalmente quando há o consumo de algum alimento de difícil digestão. Ou, então, que não seja próprio para o organismo de quem o está consumindo.

Esses são os 03 principais motivos para que os cães e os humanos tenham gases. Porém, cachorros com gases também podem indicar a presença de parasitas intestinais. Igualmente, de doenças que atinjam o sistema digestivo.

Por isso, quando a flatulência é constante ela mostra um sinal de ser algo mais grave, como os últimos motivos e não os primeiros. Nesse caso, é ideal buscar um médico veterinário que examine com cuidado o cão.

Cólica no cachorro: o que fazer para ajudar?

Você sabe como reconhecer e tratar cólica no cachorro? Não deixe de conferir o que fazer nesses casos e como cuidar do seu pet!

O que fazer para aliviar gases de cachorro?

Cachorro com gases
Cachorro com gases

Um cachorro com gases é algo desagradável não apenas pelo possível cheiro que ele possa vir a soltar. Isso também afeta ao cão, causa desconforto físico e, muitas vezes, dores. Então, o que fazer para ajudar seu pet?

Muitas vezes o problema dos gases é justamente a dificuldade em eliminá-los. Com isso, eles costumam causar muitas dores. O que pode ajudar, nesse caso, é realizar um exercício físico com seu cão, como uma simples caminhada.

Isso ajuda na liberação dos gases e facilita a digestão do pet. Assim, não deixe de considerar uma caminhadinha para aliviar o cachorro com gases.

Além disso, caso a situação seja recorrente, leve seu pet ao veterinário. Com isso é possível fazer exames e estabelecer a causa dos desconfortos. E, dessa forma, também se torna possível o tratamento.

Ainda, cabe ressaltar que você jamais deve medicar seu cão sem a prescrição veterinária. E, ainda, jamais deve considerar manipular um medicamento próprio para humanos para o seu cachorro. Assim, somente faça uso de remédios se o veterinário indicar isso como solução.

Anúncios

Como evitar que o cachorro sofra com gases?

Por fim, veja como é possível evitar um cachorro com gases. Dessa forma, o seu conforto, de sua família e do seu amigo de 04 patas se torna possível. Leia abaixo como evitar o desenvolvimento de gases em cães.

Ofereça pequenas refeições

Primeiramente, como dito anteriormente, é comum que os cães sofram de gases pela ingestão intensa de ar durante as refeições. E isso acontece quando eles se alimentam rapidamente, de forma desesperada.

Para evitar um cachorro com gases, nesse caso, a melhor solução é oferecer ao pet pequenas porções. Assim, prefira dar a ele mais refeições ao longo do dia, mas menores. 

Da mesma forma, optar pelo adestramento também pode ajudar. Com ele você tem a chance de eliminar o mau hábito do seu cão de comer rapidamente. E, assim, evita que ele seja vítima constante de gases desconfortáveis.

Caminhada 30 minutos após as refeições

Adquira o hábito de caminhar com seu cão após 30 minutos da realização das refeições. Ou, pelo menos, depois de 01 das refeições do dia. Com isso, você ajuda o organismo dele a realizar a digestão e a naturalmente liberar os gases.

Alimentação de qualidade

Ainda, é imprescindível que o seu cão tenha acesso à alimentação de qualidade. Isto é, produtos equilibrados e que tenham os nutrientes que ele precisa. Igualmente, que não contem com substâncias maléficas ou que dificultam a digestão.

Dessa forma, busque alimentá-lo com ração de qualidade. Igualmente, só adicione novos alimentos ao dia a dia canino caso tenha autorização do veterinário. Muitas vezes associamos os animais a alimentos que não lhes são bons.

Um ótimo exemplo é o leite. Apesar de termos a fantasia de que cães e gatos amam uma tigela de leite, a verdade é que eles possuem intolerância à lactose. Ela, então, é um dos ingredientes que causa gases no cachorro.

Por fim, evite também conceder ao cão alimentos crus. Eles são de mais difícil digestão para os pets.

Alimentar cachorro só com ração faz mal? Veja aqui

É correto alimentar cachorro só com ração? Entenda, hoje, qual é a melhor dieta para o seu pet e promova sua saúde por meio da alimentação.

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

As 10 raças de cachorro pequeno mais populares e fofas

Se você mora em apartamento ou casa pequena e quer ter um amigo peludo, confira aqui dicas de raças de cachorro pequeno populares e fofas!

Continue lendo
content

Ensaio Pet: que tal presentear seu melhor amigo?

Se você quer eternizar seu melhor amigo e os momentos felizes que vocês dois têm juntos, então veja como funciona um ensaio pet! Confira!

Continue lendo
content

Curso de Automaquiagem Make Poderosa: conheça e saiba se vale a pena!

O Curso de Automaquiagem Make Poderosa vale a pena para quem quer aprender sobre preparação de pele e produtos ideais para maquiar. Veja!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça os maiores navios do mundo!

Cruzeiros têm se tornando mais populares no Brasil e no mundo com tantas embarcações luxuosas em operação. Então, conheça os maiores navios do mundo que têm muitas atrações para conquistar turistas!

Continue lendo
content

Qual o melhor cartao Itaú para viajar? Veja opções TOP!

O banco Itaú possui um catálogo extenso de cartões de crédito, muitos deles com parcerias interessantes. Ele possui diversas opções para quem costuma viajar com frequência e pode valer a pena solicitar o seu.

Continue lendo
content

TOP 5 melhores sites e aplicativos para quem quer viajar barato e seguro!

Embora viajar possa parecer algo caro, nem sempre é preciso gastar muito para conseguir curtir uma viagem. Existem sites e apps que oferecem serviços de turismo com valor imperdível, é só aproveitar!

Continue lendo