Cachorro
Cachorro com gases: o que pode ser? Como ajudá-lo?
Problemas de cachorro com gases? Pois não se preocupe. Hoje veremos as principais causas, tratamentos e como cuidar do seu pet!
Anúncios
Descubra como ajudar um cachorro sofrendo com gases
Um cachorro com gases pode gerar vários momentos de desconforto. Isso sem falar, é claro, no próprio desconforto abdominal do animal. Mas por que isso acontece?
São inúmeros os motivos pelos quais os cachorros podem ter problemas com gases. E a maioria deles acaba sendo bastante parecido com as causas dos gases em humanos. Afinal, os corpos dos mamíferos trabalham de modo semelhante nesse sentido.
Além disso, a aparição de gases e dessaranjos intestinais de vez em quando é algo normal. Novamente, isso é natural para os cães assim como o é para os humanos. Entretanto, a aparição constante deses sintomas pode indicar que se trata de algo mais grave.
Por isso, um cachorro com gases deve ser observado. A observação deve se voltar ao comportamento dele, a outros sintomas e à recorrência dos gases. Afinal, por mais naturais que gases sejam, alguns são sinais de doença ou de infecções por parasitas.
Seja como for, há solução. Hoje veremos, aqui, tudo sobre os gases em cães. Dessa forma, continue sua leitura para ver como reconhecer a existência deles, como tratar e quais são os principais motivos que os geram. Com isso você consegue cuidar o melhor possível do seu pet!
O que pode causar gases nos cachorros?
Como brevemente dito, a origem de gases em cães é bastante semelhante a dos humanos. Enquanto mamíferos, temos várias coincidências em relação ao funcionamento de órgãos, como é o caso da digestão.
Em geral, humanos desenvolvem gases por 03 motivos. O primeiro deles é pelo ar que ingerimos durante a alimentação. Especialmente se falamos durante as refeições. Note que quem costuma falar durante elas costuma ter mais gases.
Mas como isso afeta os cães? Afinal, eles não falam, certo? Nesse caso os cães ingerem ar ao comerem demasiadamente rápido. Isto é, quando estão afoitos se acabam se alimentando com uma pressa desnecessária. Assim, isso causa gases.
Outros motivos que causam gases aos humanos e aos cães se referem ao trabalho das bactérias digestivas. Elas, que trabalham no estômago e no intestino, “consomem” os alimentos enquanto soltam gases. E estes podem ficar alojados no abdômen, causando desconfortos e dores.
Por fim, tanto humanos quanto cães são afetados pelos gases em caso de má digestão. E isso acontece principalmente quando há o consumo de algum alimento de difícil digestão. Ou, então, que não seja próprio para o organismo de quem o está consumindo.
Esses são os 03 principais motivos para que os cães e os humanos tenham gases. Porém, cachorros com gases também podem indicar a presença de parasitas intestinais. Igualmente, de doenças que atinjam o sistema digestivo.
Por isso, quando a flatulência é constante ela mostra um sinal de ser algo mais grave, como os últimos motivos e não os primeiros. Nesse caso, é ideal buscar um médico veterinário que examine com cuidado o cão.
Cólica no cachorro: o que fazer para ajudar?
Você sabe como reconhecer e tratar cólica no cachorro? Não deixe de conferir o que fazer nesses casos e como cuidar do seu pet!
O que fazer para aliviar gases de cachorro?
Um cachorro com gases é algo desagradável não apenas pelo possível cheiro que ele possa vir a soltar. Isso também afeta ao cão, causa desconforto físico e, muitas vezes, dores. Então, o que fazer para ajudar seu pet?
Muitas vezes o problema dos gases é justamente a dificuldade em eliminá-los. Com isso, eles costumam causar muitas dores. O que pode ajudar, nesse caso, é realizar um exercício físico com seu cão, como uma simples caminhada.
Isso ajuda na liberação dos gases e facilita a digestão do pet. Assim, não deixe de considerar uma caminhadinha para aliviar o cachorro com gases.
Além disso, caso a situação seja recorrente, leve seu pet ao veterinário. Com isso é possível fazer exames e estabelecer a causa dos desconfortos. E, dessa forma, também se torna possível o tratamento.
Ainda, cabe ressaltar que você jamais deve medicar seu cão sem a prescrição veterinária. E, ainda, jamais deve considerar manipular um medicamento próprio para humanos para o seu cachorro. Assim, somente faça uso de remédios se o veterinário indicar isso como solução.
Como evitar que o cachorro sofra com gases?
Por fim, veja como é possível evitar um cachorro com gases. Dessa forma, o seu conforto, de sua família e do seu amigo de 04 patas se torna possível. Leia abaixo como evitar o desenvolvimento de gases em cães.
Ofereça pequenas refeições
Primeiramente, como dito anteriormente, é comum que os cães sofram de gases pela ingestão intensa de ar durante as refeições. E isso acontece quando eles se alimentam rapidamente, de forma desesperada.
Para evitar um cachorro com gases, nesse caso, a melhor solução é oferecer ao pet pequenas porções. Assim, prefira dar a ele mais refeições ao longo do dia, mas menores.
Da mesma forma, optar pelo adestramento também pode ajudar. Com ele você tem a chance de eliminar o mau hábito do seu cão de comer rapidamente. E, assim, evita que ele seja vítima constante de gases desconfortáveis.
Caminhada 30 minutos após as refeições
Adquira o hábito de caminhar com seu cão após 30 minutos da realização das refeições. Ou, pelo menos, depois de 01 das refeições do dia. Com isso, você ajuda o organismo dele a realizar a digestão e a naturalmente liberar os gases.
Alimentação de qualidade
Ainda, é imprescindível que o seu cão tenha acesso à alimentação de qualidade. Isto é, produtos equilibrados e que tenham os nutrientes que ele precisa. Igualmente, que não contem com substâncias maléficas ou que dificultam a digestão.
Dessa forma, busque alimentá-lo com ração de qualidade. Igualmente, só adicione novos alimentos ao dia a dia canino caso tenha autorização do veterinário. Muitas vezes associamos os animais a alimentos que não lhes são bons.
Um ótimo exemplo é o leite. Apesar de termos a fantasia de que cães e gatos amam uma tigela de leite, a verdade é que eles possuem intolerância à lactose. Ela, então, é um dos ingredientes que causa gases no cachorro.
Por fim, evite também conceder ao cão alimentos crus. Eles são de mais difícil digestão para os pets.
Alimentar cachorro só com ração faz mal? Veja aqui
É correto alimentar cachorro só com ração? Entenda, hoje, qual é a melhor dieta para o seu pet e promova sua saúde por meio da alimentação.
Aline Mesquita
Samantha Scorbaioli
Editor(a) sênior
Em Alta
Cachorro Foxhound Americano: saiba tudo sobre essa raça aqui!
O cachorro Foxhound americano é um cão de ancestrais caçadores, mas que adora a companhia do seu dono. Confira tudo sobre ele!
Continue lendoQuer assistir filmes de graça? Dê adeus aos streamings!
Quer assistir filmes de graça no seu celular? Existem plataformas disponíveis para assistir de graça, em boa qualidade e até pela SmartTV!
Continue lendoNovas vagas em cursos gratuitos SENAI com certificado
O SENAI abriu novas vagas com certificado para quem quiser fazer um curso na instituição! Então, aproveite para se especializar!
Continue lendoVocê também pode gostar
Como ganhar viagens grátis: 5 dicas que vão facilitar esse desejo!
Se você está querendo viajar, mas não tem orçamento suficiente, saiba que existem diversas formas de conseguir descontos ou até mesmo serviços gratuitos. São hospedagens com desconto e até assentos gratuitos em ônibus e trens. Confira!
Continue lendoTrem de Praga a Berlim: 5 dicas para aproveitar essa viagem!
A viagem de trem de Prada a Berlim é um passeio quase que obrigatório para quem vai para o Leste Europeu. Com paisagens imperdíveis e um trajeto agradável, você vai se arrepender se não aproveitar esse passeio turístico.
Continue lendoComo solicitar o cartão de crédito Decolar Santander Visa Gold?
Para solicitar o cartão Decolar Santander Visa Gold você só precisa acessar as plataformas do Santander ou Decolar e pedir o seu. Confira o passo a passo em detalhes para pedir e começar a aproveitar os benefícios do cartão!
Continue lendo