Cachorro

Alimentar cachorro só com ração faz mal? Veja aqui!

É correto alimentar cachorro só com ração? Entenda, hoje, qual é a melhor dieta para o seu pet e promova sua saúde por meio da alimentação.

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 22/07/2021

Descubra se faz mal alimentar seu cachorro só com a ração

Alimentar cachorro só com ração
Alimentar cachorro só com ração

Muitas pessoas optam por alimentar cachorro só com ração. Contudo, será que esse é realmente o correto? Quais são as conseqüências disso? Continue lendo e confira.

Na alimentação humana há uma máxima em que quanto mais natural o alimento, mais saudável. Por isso, encontramos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do corpo em alimentos naturais.

Isto é, em frutas, hortaliças, verduras. Igualmente, em carnes de animais, especialmente nas magras. É dali que retiramos os nutrientes que incluem aminoácidos, proteínas, vitaminas e outros elementos importantes.

Ainda, no caso dos humanos também temos outra máxima. Os alimentos super processados não são saudáveis. Isto é, quando você não reconhece o ingrediente ali, ele não está realmente concedendo o que precisamos.

Considere, por exemplo, um salgadinho de milho. Apesar de ser dito como de milho, não são os elementos naturais desse vegetal que ali se encontram. Em verdade, esse é um alimento rico em gordura, sódio e calorias.

Ou seja, é um alimento vazio, que apenas permite engordar, mas sem os nutrientes necessários. Mas, se é assim com os humanos, por que não o é com os pets? Por que alimentar cachorro só com ração é natural? Isso é saudável? Confira, abaixo!

Anúncios

É saudável dar somente ração para cachorro?

Alimentar cachorro só com ração
Alimentar cachorro só com ração

Isso depende e muito. Muitos tutores optam, cada vez mais, por enriquecê-la com alimentos naturais. Por outro lado, outros seguem estritamente a dieta à base da ração industrial. Mas o que é o correto?

Cada cão, assim como cada humano, possui um funcionamento de organismo específico. Em alguns casos, mesmo o uso de rações Premium podem levar ao desenvolvimento de doenças que se atrelam à alimentação. Em outros casos, contudo, isso não se ilustra.

Por isso, não há uma resposta correta. Alguns cachorros com condições especiais não encontram na ração industrial tudo o que precisam. Nesses casos, portanto, não basta alimentar cachorro só com ração.

Em outras situações a alimentação com base exclusiva na ração é suficiente. Para isso, é necessário analisar cada pet. Ao mesmo tempo, existem alimentos que não fazem mal ao cão. E, em verdade, trazem muitos nutrientes complementares.

Eles podem ser ótimos tanto para cães saudáveis quanto para os com condições especiais. Nesse último caso, entretanto, é imprescindível que a dieta adotada siga instruções veterinárias.

Alergia alimentar em gatos

Você sabe identificar a alergia alimentar em gatos? Isso é muito importante para um tutor. Afinal, influencia na saúde do bichano. Confira dicas!

Posso alimentar meu cachorro com o que além de ração?

Para quem deseja não alimentar cachorro só com ração ou, ainda, precisa enriquecer a alimentação do pet, existem várias opções. São inúmeros os alimentos naturais que beneficiam os pets.

Veja alguns dos principais de acordo com a categoria:

  • Proteínas: peixes, carne de frango, de boi ou cordeiro. Igualmente, ovos. Ainda, as vísceras de animais. Dentre as principais estão fígado, língua, coração, baço e rins. Contudo, é essencial que haja o cozimento prévio dos alimentos. Assim, evite intoxicações ou infecções com microorganismos.
  • Carboidratos e fibras: aqui também existem várias opções de alimentos naturais. Dentre eles temos abobrinha, batata doce, beterraba, brócolis, cenoura, chuchu, inhame e mandioca. Igualmente, arroz integral, lentilha, vagem e rúcula.
  • Gorduras: existem gorduras naturais que também ajudam a complementar a dieta canina, como o óleo de coco e de peixe.

Para isso, contudo, é preciso ter instruções do veterinário do seu pet. Somente assim é seguro deixar de alimentar o cachorro só com ração industrial. Por exemplo, é esse profissional quem indicará as proporções corretas.

Igualmente, a forma de preparo, quanto servir e como servir. Alguns alimentos são servidos mornos. Outros, então, frios. Ainda, existem aqueles que requerem cozimento. Algumas frutas e vegetais, porém, admitem o oferecimento cru.

Anúncios

Afinal, faz mal alimentar um cachorro só com ração?

Alimentar cachorro só com ração
Alimentar cachorro só com ração

Como dito brevemente, essa é uma pergunta cuja resposta depende de cada cão e de seu organismo. Isto é, cada cachorro reage de forma diferente às rações e, assim, podem ou não requerer complementação.

No caso do uso de rações, é imprescindível que elas sejam de qualidade. Hoje existem diversas rações industriais no mercado que seguem dietas balanceadas. Assim, elas apresentam bons ingredientes que, igualmente, estão em equilíbrio.

Dessa forma, é crucial que você alimente o seu cão com uma ração Premium, de qualidade. Para isso, consulte o veterinário do pet. Ele irá analisar quais são os tipos ideais para seu cachorro de acordo com as características dele.

Além disso, lembre-se de que a forma como você guarda a ração faz toda a diferença. Nada adianta alimentar cachorro só com ração de qualidade caso ela não encontre um armazenamento correto.

Assim, dê preferência a manter a ração no pacote original. Isto é, não a coloque em um pote de plástico. Isso tende a fazer com que ela perca seus nutrientes. Igualmente, que absorva o cheiro ou gosto do recipiente.

Para isso, então, use uma faixa ou grampo para fechar o pacote de ração após alimentar o cachorro. Igualmente, não o deixe diretamente no chão. De preferência, armazene a ração em um armário limpo e longe da luz do sol.

Entenda mais sobre isso aqui

Por outro lado, existem casos em que alimentar um cachorro só com ração é prejudicial. Essas são as hipóteses em que o organismo do cão apresenta alguma desordem. Por exemplo, deficiência de nutrientes. Ou, ainda, doença prévia.

Nesses casos, pode se fazer necessária a adoção da complementação alimentar. Isso ocorre geralmente com a adoção de alimentos naturais. Eles são os que listamos anteriormente. Contudo, a escolha dos melhores para seu pet depende das instruções veterinárias.

Dessa forma, seja como for, alimentar seu cachorro só com ração ou com complementos depende das instruções veterinárias. Somente o medito veterinário é capaz de analisar e examinar seu pet. E, a partir disso, determinar a melhor dieta para seu cão.

Portanto, antes de fazer qualquer decisão quanto à alimentação do seu cão, consulte o veterinário. Com isso, garanta que o seu pet está tendo acesso a todos os nutrientes dos quais precisa para manter seu bem-estar.

Ração úmida ou ração seca: qual escolher? Veja!

O que é melhor para os pets: ração úmida ou ração seca? Essa é uma dúvida bastante comum e, por isso, pode causar confusão. Veja como fazer.

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Curso de maquiagem da Quem disse Berenice: como é?

O curso de maquiagem da quem disse berenice é um curso maravilhoso, com várias técnicas e material de qualidade para aprender! Veja mais aqui

Continue lendo
content

Cinomose tem cura? Entenda e veja como cuidar do pet

A cinomose tem cura, porém é uma doença que, em casos mais graves, pode levar ao falecimento. Por isso é importante prevenir. Veja aqui como!

Continue lendo
content

Aplicativo DogHero é confiável? Encontre cuidadores para seu pet!

O aplicativo DogHero é prático e confiável para quem precisa de uma ajudinha para cuidar do seu pet. Confira aqui como funciona a plataforma!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Hurb: saiba como funciona e se é confiável!

Se você já conhece o Hurb, então sabe que ele oferece pacotes com valores incríveis que até parecem mentira. Então, fica a dúvida se ele é realmente confiável. Confira aqui todas as informações para tirar essa dúvida!

Continue lendo
content

Conheça o cartão Santander Unlimited Visa Infinite e saiba se vale a pena!

O cartão Santander Unlimited Visa Infinite é exclusivo para clientes Private e Select do Banco Santander. Com benefícios incríveis, pode ser o produto ideal para quem viaja ou compra em moedas estrangeiras com frequência.

Continue lendo
content

Agência Vamos é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Criada em 2016 por mulheres empreendedoras, a agência Vamos oferece experiências únicas de bem-estar e viagem para turismo sustentável. Então, conheça-a agora e veja como comprar com ela!

Continue lendo