Gatos

Gato Sphynx: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Se você gosta de gatos carinhosos, brincalhões e exóticos, então vai se encantar com o gato Sphynx. Esse felino de pele enrugada e com uma pelagem quase inexistente possui uma personalidade ideal para família com crianças. Veja mais sobre ele!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 18/01/2022

Descubra tudo sobre a raça de gato Sphynx

Então, você conhece essa raça? Fonte: Unsplash.
Então, você conhece essa raça? Fonte: Unsplash.

Embora talvez você não reconheça pelo nome, você com certeza sabe qual o gato Sphynx. Com uma característica singular que é a ausência de pelos, esse felino acaba dividindo opiniões ao redor do mundo. Algumas pessoas o acham bastante estranho, enquanto outras ficam encantadas com sua aparência peculiar. Então, se você quer conhecer melhor a raça e descobrir tudo sobre esse gato, é só continuar a leitura.

Apesar de serem gatinhos diferentes, sua personalidade é muito comum a de qualquer outro felino. Nesse sentido, o gato Sphynx é brincalhão e de certa forma desajeitado. Na verdade, é bastante comum encontrar seu Sphynx pulando, brincando e correndo pela casa, já que ele é bastante animado. Confira a seguir mais informações sobre a raça!

Gato Exótico Shorthair: saiba tudo sobre essa raça

Saiba como cuidar de um gato Exótico Shorthair, e aprenda tudo o que ele precisa para ter certeza de que essa raça é ideal para o seu perfil!

Anúncios

Qual é o gato Sphynx?

Afinal, qual é esse gato? Fonte: Unsplash.
Afinal, qual é esse gato? Fonte: Unsplash.

Antes de mais nada, a raça tem sua origem relativamente recente se comparado a outros gatos. Na verdade, a raça é fruto de uma mutação genética espontânea, o que significa que ele surgiu por acaso. Então, foi em 1966 que uma gata deu à luz no Canada e, dentre a ninhada, um dos filhotes não possuía pelos, além de ter a pele enrugada com as dobrinhas a mostra.

Algum tempo depois a mesma gatinha deu cria novamente, ao que outro filhote sem pelos apareceu na ninhada. Desse modo, os donos decidiram cruzar os dois exemplares, começando assim a raça conhecida hoje como Sphynx. No entanto, ela apenas foi reconhecida oficialmente em 1998, o que o torna um gato bastante recente.

Embora sua característica mais marcante seja sua ausência de pelos, esse fato não é de todo verdade. Isso porque os felinos dessa raça apresentam uma penugem que se assemelha muito a casca de um pêssego quando tocamos. Além disso, sua pele tende a ser mais oleosa que os demais gatos.

Ademais, o rosto do gato Sphynx é mais afinado, e ele apresenta olhos grandes e atentos. Suas orelhas são pontudas e tanto seu rosto como o resto de seu corpo é bastante enrugado. Quanto a cor, não existe uma padronagem específica, já que o gatinho quase não tem pelo algum. Portanto, são aceitos praticamente todas as cores do Sphynx.

Quanto custa um gato dessa raça?

Então, quanto custa um filhote? Fonte: Unsplash.
Então, quanto custa um filhote? Fonte: Unsplash.

Primeiramente, é importante encontrar um bom gatil ou criadouro antes de comprar seu filhote de Sphynx. Na verdade, existem muitos estabelecimentos que não respeitam os animais e os usam apenas para lucro. Ou seja, comprando de lugares sem antecedentes ou recomendações, você poderá estar financiando a crueldade animal.

Aliás, existem alguns criadouros credenciados da raça no Brasil e você pode encontra-los em sites como a Confederação de Felinos do Brasil e a Federação Felina Brasileira. Desse modo, você poderá comprar um filhote saudável e bem tratado, tendo a certeza de que não está financiando um gatil clandestino.

De um modo geral, o valor do gato Sphynx costuma variar entre R$4.000 e pode chegar a R$10.000. Nesse sentido, tudo vai depender da cor do filhote, além do sexo, já que as fêmeas costumam ser mais caras que os machos.

Anúncios

Qual tamanho chega e quanto vive?

Ainda que o gato Sphynx pareça ser um gato frágil devido a sua pelagem única, ele não apresenta maiores problemas de saúde. Ou seja, esse felino é bastante forte e robusto, além de ser considerado um gato de porte médio. Com patas fortes e longas, esse gato pode chegar a 50 centímetros de altura, e seu peso varia entre 4kg e 7kg.

Ademais, como dissemos, não existem problemas genéticos conhecidos que sejam específicos dessa raça. Entretanto, sua característica única de pelos quase inexistentes exigem um maior cuidado com exemplares do gato Sphynx. Aliás, é comum esse felino apresentar urticária ou dermatite, por exemplo.

Assim, sua pele oleosa requer banhos quinzenais e limpezas com lenços umedecidos de forma frequente. Além disso, sua pele sensível requer proteção contra o sol para evitar queimaduras e ferimentos. Do mesmo modo, é interessante oferecer uma maior proteção em climas mais frios, já que ele tende a perder calor facilmente devido ao seu tipo de pelagem.

Então, devido a algumas características da raça, é importante que você realize as visitas regulares ao médico veterinário. Ademais, mantenha vacinação e vermifugação em dia para ter um gato saudável e livre de parasitas e doenças mais graves. Dessa forma, um gato Sphynx bem cuidado pode facilmente atingir até 14 anos de idade ao lado de seu dono.

Como criar um gato Sphynx?

Antes de tudo, não julgue o Sphynx como um gato quieto e preguiçoso, pelo contrário. Sua personalidade é brincalhona e ativa, e essa é uma ótima raça para convívio com crianças. Além disso, esses felinos são muito carinhosos e tendem a escolher um membro da família para adotar. Aliás, ele também é bastante ciumento e vai exigir a atenção de seu humano escolhido!

Ademais, os gatos dessa raça são bastante sensíveis ao frio. Portanto, é interessante oferecer um casaco ou proteção contra o clima para evitar que eles fiquem doentes. Aliás, essa raça também costuma comer 20% mais que outros gatos devido ao seu gasto energético.

Por ter o metabolismo acelerado, você vai notar que eles tendem a se alimentar mais frequentemente, então ofereça uma ração de qualidade ao seu gato Sphynx. No entanto, fique atento para evitar que ele fique obeso, já que isso pode ocasionar maiores problemas de saúde.

Quer ensinar truques e brincadeiras ao seu Sphynx? Pois bem, essa raça também é conhecida pela sua inteligência aguçada! Ou seja, eles possuem uma capacidade de aprendizado acima da média, o que pode ser um ponto positivo na hora de ensinar algumas regras da casa.

Desse modo, também é importante providenciar brinquedos e jogos que agucem sua inteligência. Como se trata de um gato cheio de energia, pode ser uma boa investir em arranhadores e atividades interativas em que você possa dar mais atenção ao seu gato Sphynx. Conhecido em todo o mundo como um gato que ama colo, você com certeza vai se encantar com esse felino.

Aliás, quer conhecer mais raças de gato sem pelos? Então acesse nosso conteúdo a seguir e veja tudo sobre o gato Peterbald!

Gato tomando sol

Gato Peterbald: saiba tudo sobre essa raça aqui!

O gato Peterbald é uma raça recente que surgiu na Rússia em meados de 1994. No entanto, a raça só foi reconhecida em 1997 e ainda é bastante rara pelo mundo.

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Curso de pilates na água: Saiba tudo aqui!

O curso de pilates na água é uma capacitação que está em alta e é ideal para aqueles que ingressam na área com a atuação qualificada no setor.

Continue lendo
content

Curso de sobrancelhas Prime Cursos: conheça o curso online!

Conheça todos os detalhes do curso de sobrancelhas Prime Cursos e aprenda a profissão de Design de Sobrancelhas que está em alta no mercado!

Continue lendo
content

Curso de Maquiagem Drag Queen Eduk: conheça o curso e se surpreenda!

Conheça como funciona o Curso de Maquiagem Drag Queen Eduk, criado pelo artista Dicesar Ferreira, e aprenda técnicas incríveis. Confira!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Baixe apps para ganhar milhas e viajar mais!

Além de comprar passagens aéreas e transferir pontos do cartão, também é possível usar a tecnologia para acumular ainda mais milhas. Existem apps que podem facilitar o acúmulo de forma simples e prática. Veja sugestões.

Continue lendo
content

Conheça o cartão Bradesco Aeternum Visa Infinite e saiba se vale a pena!

Com o cartão Bradesco Aeternum Visa Infinite os clientes acessam salas VIP em aeroportos junto com acompanhante. Além disso, o cartão possui uma lista longa de benefícios que são vantajosos para quem viaja!

Continue lendo
content

Como comprar facilmente na Top Travel?

A Top Travel tem a missão de oferecer o melhor atendimento possível aos seus clientes. Por isso oferece diversos canais para solicitar um orçamento e montar roteiros personalizados! Veja como fazer!

Continue lendo