Gatos

Gato Himalaio: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Além de ser um dos felinos mais dóceis e amigáveis do mundo animal, o gato Himalaio é um perfeito companheiro. Essa raça tem pelos fartos e uma aparência bastante fofa! Conheça mais sobre sua história e personalidade!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 28/10/2022

Descubra tudo sobre a raça de gato Himalaio

Conheça tudo sobre essa raça de gato encantadora. Fonte: AdobeStock.
Conheça tudo sobre essa raça de gato encantadora. Fonte: AdobeStock.

Quando falamos do gato Himalaio, estamos falando de uma das raças mais queridas do mundo animal! Afinal, esse felino é conhecido por sua personalidade dócil e companheira, ficando sempre ao lado do seu tutor.

Além da personalidade encantadora, a aparência desse gato também chama a atenção. Na verdade, a raça tem ganhado cada vez mais popularidade e já é um dos felinos mais desejados no mundo.

gato Sphynx no colo

Gato Sphynx: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Se você gosta de gatos carinhosos, brincalhões e exóticos, então vai se encantar com o gato Sphynx. Esse felino de pele enrugada e com uma pelagem quase inexistente.

Com um nível de energia bastante equilibrado, o Himalaio também é perfeito para famílias com crianças pequenas. No entanto, sua pelagem vasta pode exigir mais atenção e cuidados especiais.

Aliás, que tal conferir um guia completo sobre o gato Himalaio com características, história e dicas de criação? Então continue a leitura e veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre a raça antes de adquirir seu filhote!

Anúncios

Qual é o gato Himalaio?

Mas, afinal, de onde vem esse gato? Fonte: AdobeStock.
Mas, afinal, de onde vem esse gato? Fonte: AdobeStock.

Como já estampado em sua pelagem, esse gato possui uma mistura das raças Siamês e Persa. Nesse sentido, esse felino não foi uma raça que surgiu naturalmente, mas sim criada nos Estados Unidos na década de 1930.

Os criadores tinham o desejo de unir as personalidades dóceis e amorosas tanto do Persa quanto do Siamês, em uma pelagem única! Assim, depois de muitos testes, surgiu um que lembrava os coelhos himalaios, daí o seu nome.

Embora tenha sido uma raça desenvolvida na década de 1930, o Himalaio foi reconhecido oficialmente apenas em 1957. No entanto, esse felino já é bastante famoso no mundo, especialmente por sua personalidade.

Gato Siamês com pelúcia de coração

Conheça algumas raças de gatos pequenos

Existem algumas raças de gato com estatura tão pequena que aparentam ser gatos que nunca crescem! Além de fofos, eles podem ser brincalhões, companheiros e muito dóceis.

Esse gato possui um corpo bastante robusto, com pelagem farta e longa. Ainda que a característica mais famosa sejam pelos com extremidades mais escuras, existe uma boa variedade de coloração.

Por exemplo, são aceitos gatos Himalaio na cor chocolate, preto, castanho e o famoso escaminha. No entanto, uma característica imutável desses felinos são seus olhos azuis bastante intensos.

Quanto custa um gato dessa raça?

Ainda que seja uma raça já bastante popular pelo mundo, o gato Himalaio tem um preço mais elevado. De um modo geral, seus filhotes podem variar de R$2.000,00 até R$6.000,00 dependendo do sexo do animal.

Aliás, é essencial que você procure um gatil com boas referências e visite o local antes de adquirir seu filhote. Procure conhecer outros exemplares e tenha a certeza de que o criadouro segue as características da raça.

Além disso, é essencial conhecer os pais do filhote e garantir a saúde do animal, além de exigir o Pedigree do seu gato. Evite comprar seu pet em locais desconhecidos, pois você pode acabar financiando a crueldade animal.

Anúncios

Qual tamanho chega e quanto vive?

Como já mencionamos anteriormente, o Himalaio é um animal bastante robusto, e sua pelagem farta apenas evidencia seu tamanho. Além disso, esse pet tem um ar pomposo e um alto nível de fofura.

Ou seja, é difícil que o gato Himalaio passe despercebido! Com uma estrutura óssea forte e patas largas, esse felino pode chegar a 25 centímetros de altura para os machos. Já as fêmeas são menores, atingindo cerca de 20 centímetros.

Homem com roupas da área da saúde usando notebook

Primeira visita do gato ao veterinário

Se você é um tutor de primeira viagem, ou mesmo tendo mais de um animal de estimação, é importante entender o que fazer na primeira visita do gato ao veterinário.

Embora seja um gato peludo, o Himalaio costuma pesar entre 3kg e 5kg. Aliás, atenção para a alimentação desse bichano! Isso é, a raça tem facilidade em ganhar peso já que não costuma se exercitar com frequência.

Portanto, é comum encontrar exemplares obesos do Himalaio. Apesar de ser um felino mais tranquilo, essa raça não costuma apresentar outros problemas de saúde. Ainda assim, é essencial leva-lo ao veterinário regularmente.

Nesse sentido, consultas e exames de rotina podem evitar problemas mais graves no futuro. Quando bem cuidado, o gato Himalaio pode chegar a viver mais de 15 anos! Então, cuide bem do seu pet!

Como criar um gato Himalaio?

Afinal, como criar um gato dessa raça? Fonte: AdobeStock.
Afinal, como criar um gato dessa raça? Fonte: AdobeStock.

Agora que você já conhece um pouco desse felino tão fofo e encantador, chegou a hora de entender como cuidar do seu Himalaio. Afinal, ele possui uma personalidade única, sendo uma das raças de gato mais companheiras.

Nesse sentido, esse bichano gosta bastante de ficar perto dos seus tutores. Por isso, se você costuma ficar longe de casa por muito tempo, talvez essa não seja a raça ideal para você.

Ademais, esse gatinho é conhecido por sua personalidade tranquila e até mesmo preguiçosa. Embora ele goste de brincar, seus momentos de atividade não costumam durar mais do que 20 minutos.

Além disso, essa raça é também bastante paciente e carinhosa, o que o torna perfeito para famílias com crianças pequenas. Vale lembrar que esse pet também se dá muito bem com outros animais, até mesmo de outras espécies.

Um dos principais cuidados com os exemplares dessa raça é sua pelagem, que precisa de escovação constante. O ideal é que o tutor escove seus pelos diariamente para evitar emaranhados, tudo bem?

Aliás, você sabia que pode ter um plano de saúde para o seu gatinho com atendimento residencial? Pois o plano pet da NoFaro te ajuda a cuidar do bem-estar do seu bichano com o melhor custo benefício! Veja a seguir como contratar.

Logo NoFaro azul

Como fazer o plano pet NoFaro?

Você pode fazer o seu plano de saúde pet com a NoFaro sem precisar sair de casa, o processo é 100% online. Veja o passo a passo e contrate!

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como educar seu gato? Veja 5 truques para te ajudar!

Como educar seu gato é uma pergunta muito comum, e você pode fazer isso sem bater ou gritar, mas com comandos. Veja mais algumas dicas aqui!

Continue lendo
content

Aplicativo Kwai: assista a vídeos divertidos e informativos!

Um dos apps mais baixados em todo o mundo, o aplicativo Kwai é uma plataforma de vídeos para entretenimento, dicas e muito mais!

Continue lendo
content

Como fazer o Curso Segredos da Moulage Francesa?

Se você quer aproveitar e aprender uma nova técnica de costura, veja o passo a passo para fazer o curso Segredos da Moulage Francesa!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Confira 5 dicas de organização para quem deseja comprar passagens baratas!

As passagens aéreas levam boa parte do orçamento de viagem. Entretanto, algumas dicas aplicadas em conjunto podem ser a chave para conseguir comprar voos com descontos incríveis. Veja como se organizar e aproveite!

Continue lendo
content

Passagem aérea em promoção na 123 Milhas: encontre opções em oferta por até metade do preço!

Além de oferecer outros serviços de turismo, você encontra passagem aérea em promoção na 123 Milhas. Veja como conseguir até 50% de desconto e reduzir os custos da viagem de forma significativa.

Continue lendo
content

Como fazer check-in pela Delta Airlines: veja antes de viajar!

A Delta Airlines oferece o check-in digital para facilitar a vida dos clientes na hora de embarcar. No entanto, o passageiro também poderá comparecer ao guichê da companhia para realizar o check-in com um atendente.

Continue lendo