Cachorro

Poodle: saiba tudo sobre essa raça de cachorro!

O cão da raça poodle é um ótimo companheiro, além de super inteligente e sociável. Conheça tudo sobre ele e como criá-lo em segurança!

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 08/09/2021

Descubra tudo sobre a raça Poodle 

Poodle
Poodle

O poodle, em todos os seus modelos e tamanhos, é um animal encantador! Ele é um ótimo companheiro, que esbanja inteligência e simpatia, o que faz dele muito popular.

No Brasil, cães dessa raça foram muito populares especialmente nos anos . Com o tempo, contudo, eles perderam espaço para outros cães um pouco menores. Apesar disso, ele ainda exerce seu encanto e alegra muitas casas em todo o país.

Esse cão tem origem incerta. Embora muitos acreditem que ele tenha surgido na França, o primeiro registro de um poodle (o gigante) se deu na Alemanha. Ainda, saiba que ele é muito antigo! E isso se torna claro em várias obras de arte, como pinturas e esculturas de mais de 400 anos que os retratam.

Ao longo dos séculos, então, ele conquistou espaço tanto para o pastoreio quanto para a caça de aves aquáticas. Igualmente, como cão de companhia, pois seu companheirismo é famoso nos quatro cantos do mundo. Abaixo, conheça mais sobre a raça!

Hotel para pet: tudo que você precisa saber!

Você conhece os serviços do hotel para pet? Essa é uma ótima forma de viajar com tranquilidade e deixar seu bichinho em segurança. Veja mais!

Anúncios

Qual é o cachorro Poodle?

O poodle é um cão que pode ser encontrado em tamanhos diferentes. Contudo, todos os tipos da sua raça resguardam as mesmas características tanto em relação ao comportamento quanto ao físico.

Os cães dessa raça possuem pelos bem característicos. Afinal, eles são encaracolados por todo o corpo, fazendo lindos cachinhos. A coloração varia bastante. Existem registros de cachorros poodles com pelo branco, marrom, castanho avermelhado, cinza, preto e abricó.

Além disso, o poodle possui orelhas fofas e nariz comprido, além de olhos escuros e redondos que se destacam no rosto. Esse pet é extremamente fofo e isso é algo que ajudou em muito na sua popularização.

Como é o comportamento e o temperamento do Poodle?

Poodle
Poodle

Se a aparência dos poodles ajuda na sua fama, o comportamento é a cereja do bolo! Isso, pois, esses cães possuem o que muitos tutores buscam. Por exemplo, eles se adaptam bem aos mais diversos ambientes, não necessitando de grandes espaços.

Além disso, não possuem alta tendência de latir. Apesar disso, esbanjam energia e amam brincar. Sua predisposição às brincadeiras faz também com que o poodle se dê muito bem com outros animais, com humanos (inclusive estranhos) e com crianças.

Por isso, ele é pau pra toda obra. Afinal, é companhia para adultos e crianças. Ao mesmo tempo, é muito inteligente e geralmente muito obediente. Ou seja, é o cão dos sonhos, não é mesmo? Por ter muito apego aos tutores, esse cão tende a obedecer até mesmo para agradar.

Assim, ele não apresenta resistência aos comandos e treinamentos. Aliás, tem muita facilidade para aprender truques, o que é possível após poucas repetições de exercícios. 

Anúncios

Curiosidades sobre o Poodle

Ainda, separamos algumas curiosidades muito interessantes sobre esse pet. Portanto, confira-as para aprender ainda mais sobre eles e cair nos encantos dessa raça: 

  • O poodle conta com grande longevidade, sendo comum que ele chegue aos 18 anos de idade. O mais longevo cão dessa raça foi Taffy Gayle, um cão norte-americano, do estado do Alabama, que chegou aos 27 anos;
  • São ótimos nadadores, adorando um bom banho e mergulhos. Não por acaso, na França eram utilizados para caça de aves aquáticas, como patos;
  • Semelhança com o leão: na Alemanha, reza a lenda de que os poodles eram utilizados para o pastoreio. Seus pelos, então, eram mantidos maiores no tórax e barriga, o que ajudaria a espantar lobos pela semelhança do cão (em sua versão gigante) com leões;
  • Registrados ainda em 1887 pelo American Kennel Club, estando entre os cães mais antigos do mundo e antes reconhecidos;
  • Não gostam de ficar sozinhos, o que pode despertar ansiedade canina e até mesmo comportamentos indesejados – como destruição de objetos – quando ficam longos períodos sem companhia.

Quanto custa um cachorro da raça Poodle?

Poodle
Poodle

Os filhotes de poodle costumam custar entre R$ 200 a R$ 600. Isso dependerá, contudo, do tipo dele dentre os 04 tamanhos disponíveis. Da mesma forma, do criadouro responsável pela venda. Lembre-se sempre de pesquisar quanto à proveniência quanto aos cuidados com os animais.

Qual tamanho chega essa raça?

Existem 04 tamanhos diferentes de poodle, veja:

  • Gigante: altura média de 52,5 cm e peso de 21 a 23 kg;
  • Médio: altura de até 40 cm, peso entre 11 e 14 kg;
  • Anão: altura média de 31,5 cm e peso de 6 a 7 kg;
  • Toy: altura média de 25 cm e peso de 2,5 kg.

Portanto, há uma diferença de 25 centímetros de altura entre o maior e o menor tipo de poodle. Da mesma forma, o pelo varia até 21,5 kg! Todos eles, contudo, apresentam mesmo comportamento e características de personalidade.

Como criar um Poodle?

Que os poodles são encantadores isso já ficou claro. E fique sabendo que eles não apresentam grandes esforços para sua criação e cuidados. Eles são animais saudáveis cujas doenças são mais comuns na velhice, mas podem ser evitadas com o devido acompanhamento veterinário.

Abaixo, veja alguns dos principais cuidados que o poodle precisa para seu bem-estar e longevidade sadia.

Exercícios regulares e sem impacto

O poodle é um cão que esbanja energia e adora brincar. Apesar disso, eles não devem praticar exercícios de muito impacto, como corridas. Caminhadas leves são suficientes, além das brincadeiras em casa, é claro.

Socialização

É muito importante que o poodle socialize com outros cães e animais, pois ele adora fazer isso! É como se ele fosse o grande relações internacionais dentre os pets. Por isso, lembre-se de permitir essa socialização.

Companhia

Ainda, os cães poodles não gostam de ficar sozinhos e podem desenvolver até crises de ansiedade por isso. Igualmente, comportamentos negativos. Por isso, considere ter um outro pet como companhia para ele, especialmente se fica longos períodos longe de casa.

Escovação

Por fim, o cão da raça poodle não solta muitos pelos. Por isso, a escovação uma vez por semana é suficiente. Mas ela é importante para evitar nós nos pelos, que podem causar muitas dores ao pet.

Rottweiler: saiba tudo sobre essa raça

Você conhece a raça de cachorro rottweiler? Pois confira, hoje, tudo sobre ela, as características, valor e como criar!

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro!

A raça de cachorro yorkshire é de pequeno porte, e com pêlos médios! Tem variações da tonalidade dos pêlos! Mas são lindos e dóceis. Veja aqui

Continue lendo
content

Curso de culinária: saiba mais sobre ele e como fazer!

Um curso de culinária pode ser uma ótima forma de melhorar a sua alimentação. Mas não só isso, é também uma oportunidade de lucrar. Veja!

Continue lendo
content

Cursos Online Gratuitos Senai: conheça as opções de curso online!

Confira aqui os cursos online gratuitos Senai e se profissionalize para entrar no mercado de trabalho ainda mais preparado. Saiba mais!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Viagens fora de pico: 7 ideias de roteiros nacionais fora de época

Quem não gosta de multidões e filas pode viajar durante a baixa temporada. Além de evitar aglomerações, essa é uma excelente forma de economizar, já que os serviços ficam mais baratos. Veja opções nacionais para escolher!

Continue lendo
content

Como comprar facilmente na Primetour Viagens?

A Primetour Viagens oferece atendimento personalizado e exclusivo, agradando os clientes mais exigentes. Com roteiros privilegiados voltados ao luxo, o planejamento é completo, então veja aqui como comprar com ela!

Continue lendo
content

4 melhores agências de viagens exclusivas para mullheres: escolha a sua!

Cada vez mais populares no turismo, viagens exclusivas para mulheres têm atraído cada vez mais o público feminino. Nesse sentido, agências exclusivas para elas oferecem roteiros incríveis e seguros que valem a pena!

Continue lendo