Beleza

Moda consciente: o que é e como usar?

A moda consciente é um assunto cada vez mais relevante. Conheça-o e veja como praticá-lo no seu dia a dia.

Anúncios

Descubra ótimas dicas de moda consciente

Moda consciente
Moda consciente

Você sabe o que é moda consciente? Ela se mostra cada dia mais importante e revela o viés social por trás das peças. Entenda como funciona e como colocá-la em prática.

Esse conceito ganhou mais força nos últimos anos, especialmente com as fast fashion. Isto é, com a produção e comercialização rápida de peças. Contudo, elas também têm uso temporário e logo são substituídas por outras.

Esse tipo de produção recebeu inúmeras denúncias nos últimos anos, especialmente em relação às condições de trabalho. Afinal, volta e meia aparecem relatos de maus tratos, estruturas precárias e longas jornadas sem a contrapartida de salário justo.

E isso, então, possui um grande impacto na sociedade. O quanto vale ter uma peça no seu closet? Como ela impacta a sociedade e de onde ela veio? Esses são apenas alguns dos questionamentos que a moda consciente levanta.

Por isso, entenda melhor, abaixo, o que ela significa. Na sequência, veja dicas de como colocar o conceito em prática no seu dia a dia. Assim, tenha uma visão mais profunda sobre a moda. Igualmente, adote as escolhas conscientes.

Anúncios

O que é a moda consciente?

Moda consciente
Moda consciente

A moda consciente envolve inúmeras questões e conceitos. Diferentemente do que muitos acreditam, ela não é a mesma coisa que a moda sustentável. Isso, pois, a primeira considera questões que vão além da segunda.

A moda sustentável se preocupa com o que a peça é produzida. Por exemplo, se ela usa processos que impactam a natureza. Ainda, se ela se utiliza de produtos de origem animal. Assim, voltam-se aos impactos sobre a natureza que a produção possui.

Por outro lado, a moda consciente não se volta necessariamente à natureza, mas à sociedade. Ela vê os impactos gerais que uma peça pode possuir. Da mesma forma, preocupa-se em como e quem produziu o que se está usando.

Assim, por exemplo, a moda do tipo consciente se preocupa com a exploração do trabalho. Também, se essa peça realmente faz sentido no seu guarda-roupa ou se é só mais um objeto de descarte rápido.

Por isso, aqui a consciência do consumidor se volta para outros aspectos. Eles são mais abrangentes e realmente devem ser considerados em uma compra. Portanto, embora sejam complementares, moda sustentável e consciente não são a mesma coisa.

Esses conceitos de moda são, então, revolucionários. Afinal, eles se preocupam com as peças para muito além da combinação ou se elas são tendência. Em verdade, entendem o consumo como algo que impacta a sociedade. Por isso, ele requer cuidados para que os impactos sejam positivos, e não negativos.

Para ver como é possível se vestir conscientemente, continue lendo. Abaixo estão algumas dicas que ajudarão você a se tornar um consumidor consciente. Com isso, faça escolhas corretas e sociais.

Estilo pessoal: como saber o seu?

Você sabe reconhecer o seu estilo pessoal? Aprenda hoje, então, como reconhecê-lo e passar mais sobre você com os seus looks!

Como consumir moda consciente?

Moda consciente
Moda consciente

Na sequência você encontra uma série de dicas essenciais pra colocar a moda consciente em prática. Continue lendo e, assim, veja como se tornar um consumidor que faz suas compras e escolhas conscientemente.

Anúncios

Conheça seu estilo

Em primeiro lugar, a moda consciente requer que você conheça seu estilo. Em caso contrário, poderá ser vítima de peças que aparecem tanto no seu feed das redes sociais que parecem ser um objeto de desejo.

E isso é algo que se relaciona diretamente com o fast fashion. Isto é, peças que viram tendência rapidamente. Mas, tão rápido quanto, tornam-se enjoativas ou deixam de ser relevantes.

Você já deve ter se deparado muito com isso. Uma peça, do dia para a noite, começa a aparecer me fotos de blogueiras e influenciadoras. Assim, repete-se – e muito – durante um período. Porém, tão rápido quanto surgiu, torna-se algo irrelevante.

A moda consciente requer cuidados contra esse tipo de peça. Afinal, note que você a compraria, usaria poucas vezes e, rapidamente, ela se tornaria algo sem uso. Ao conhecer seu estilo, contudo, isso não oferece perigo.

Nesse caso, você sabe exatamente o que cabe ou não no seu estilo. Também, o que combina com suas peças e o que está longe delas. Igualmente, o que há chance de uso e se torna atemporal.

Conheça seu guarda-roupa

Não basta conhecer seu estilo. Você também precisa conhecer seu armário ou closet. O que há ali? Quais são suas peças favoritas? E quais são as combinações possíveis? Tudo isso ajuda você a fazer escolhas corretas.

Reflita antes de toda e qualquer compra

A moda consciente depende da reflexão. Afinal, ela somente é possível se você fizer compras conscientes. E isso remete aos dois itens anteriores, que dizem respeito ao que você já tem e ao seu estilo.

Antes de comprar qualquer peça ou acessório considere que você realmente o usará. Também, se poderá fazer combinações diversas. Da mesma forma, se você realmente precisa dessa peça e se não tem uma semelhante.

Pratique o desapego

Outro fator da moda consciente é a prática do desapego. Você tem algo que não usa mais? Então passe para a frente. Você pode realizar trocas com as amigas ou, então, fazer doações. Da mesma forma, pode vender suas peças para brechós.

O que não vale é manter peças paradas e sem uso. Se você não as usa, alguém usará. Ainda, lembre-se de que isso já ajuda você a ter mais consciência nas compras, pois saberá o que não usa ou o que não cabe no closet.

Compre em brechós

Comprar em brechós também é uma ótima forma de praticar a moda consciente. Existem diversos tipos de brechós e você pode encontrar garimpos incríveis. Porém, esqueça das peças a R$ 5. Brechós têm peças de todos os valores.

Não é porque a peça já foi usada que ela perde o encanto. Por isso, lembre-s de valorizar o trabalho de quem garimpou. Inclusive, a qualidade da peça garimpada.

Consuma marcas locais

Por fim, conhecer como suas peças são produzidas também faz parte da moda consciente. Assim, que tal começar a valorizar aquela produção ou marca local? Com isso, você sabe de onde compra e, de quebra, ajuda a economia local.

Curso de estilo online: 4 opções para fazer!

A imagem pessoal é algo muito importante. Por isso, um curso de estilo online pode ser perfeito para realmente passar a imagem que se deseja.

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Em Alta

content

Maquiagem para a pele negra: 8 dicas práticas!

Para fazer uma maquiagem incrível para pele negra é preciso saber alguns cuidados. Confira 8 dicas ótimas para fazê-la corretamente e arrase!

Continue lendo
content

Alimentos proibidos para gatos: Conheça os 5 principais!

Saiba que existem alimentos proibidos para gatos, como leite e algumas frutas. Confira mais sobre isso aqui, evitando adoecer seu gato!

Continue lendo
content

Saiba tudo sobre a micropigmentação de sobrancelhas

A micropigmentação de sobrancelhas é uma técnica muito popular para dar mais preenchimento às sobrancelhas com pigmentos. Saiba mais aqui!

Continue lendo

Cursos

Curso de moda pet: conheça e saiba opções online grátis!

Ao fazer um curso de moda pet online grátis você encontra oportunidades de criar seu próprio negócio e lucrar com facilidade. Conheça mais sobre o assunto e opções disponíveis.

Descubra tudo sobre opções de curso moda pet gratuito

Já pensou em fazer um curso de moda pet online grátis? Pois saiba que ele se encontra em um nicho com demanda do público e que pode gerar muitos lucros. Saiba mais!

A moda não é exclusividade dos humanos. Afinal, os pets, como gatos e cachorros, também encontram à disposição roupinhas feitas especialmente para eles. Elas servem tanto para aquecer o animal de estimação quanto para deixá-lo ainda mais fofo e estiloso.

Diferente do que muitos pensam, a confecção de roupinhas para animais de estimação não precisa ser algo sem graça. Ou seja, modelos insossos e que não apresentem qualquer criatividade. Em verdade, é possível inovar e fazer peças diferentes e cheias de estilo.

Para isso, então, fazer um curso gratuito de moda pet é um ótimo passo inicial. Com as aulas dele se torna possível aprender a confeccionar e a colocar sua criatividade em jogo. Igualmente, encontrar formas de chamar a atenção do público, vender e lucrar.

Interessou-se? Então continue lendo para conhecer mais sobre as opções de curso de moda pet online grátis. Com eles você pode, ao mesmo tempo, evitar gastos, obter conhecimentos e fazê-lo no conforto do seu lar, quando quiser.

Curso de Costura Básica Eduk: veja as técnicas!

O curso de costura básica Eduk é ideal para quem quer aprender as técnicas de costura básica. A método Eduk de aprendizado é simples!

O que é um curso de moda pet?

A moda pet nada mais é do que a área que se dedica ao desenvolvimento e confecção de peças e acessórios que se voltam aos animais de estimação. Ou seja, aos gatos e cachorros, principalmente.

Assim, esse é um nicho que cria peças diversas para os animais. Isso pode ocorrer simplesmente para fins estéticos, mas também para o desenvolvimento de roupas para aquecer o pet ou, ainda, para ajudá-lo em alguma tarefa do seu dia a dia.

Dessa forma, um curso moda pet online grátis nada mais é do que um conjunto de aulas que demonstra, passo a passo, como confeccionar peças para pets. Nesse caso, você pode tanto usar tecidos e materiais diversos, como também se voltar a itens inúmeros.

Opções de curso de moda pet online totalmente grátis

Interessou-se nesse nicho? Então não deixe de conferir 03 opções que trouxemos para você começar agora mesmo a treinar e aprender como fazer roupinhas, acessórios e outros mimos para cães e gatos.

Esse é um nicho abrangente que encontra bastante demanda no mercado. Por isso, veja agora mesmo onde iniciar seus estudos com cursos completos que não demandam investimento financeiro, mas apenas do seu interesse e tempo.

Confecção e Modelagem Moda Pet – Portal Idea

O primeiro curso de moda pet online grátis que listamos é ofertado pelo portal Idea. Ele é completamente online e sem custos. Ou seja, não é necessário pagar valores para realizar as suas aulas. Igualmente, você as faz de onde quiser e quando quiser.

O curso possui 8 horas de duração e oferta as seguintes disciplinas:

  • Indústria têxtil;
  • Pesquisa de tendências de moda;
  • Corte e Costura Pet;
  • Moldes para o tamanho de cada animal;
  • Roupas e cama;
  • A modelagem de roupas;
  • Introdução à modelagem;
  • As medidas anatômicas;
  • A interpretação de uma tabela de medidas;
  • Tipos de moldes e Moda pet.

Apesar desse curso de moda pet online ser grátis, o certificado não o é. Ou seja, caso você queira obtê-lo para comprovar seus conhecimentos e a sua destreza na área, é necessário despender valores. O valor do produto é de R$ 39,90, independentemente da carga horária.

Confecção e Modelagem Moda Pet – iEstudar

O segundo curso de moda pet online grátis que trouxemos para você pertence ao instituto iEstudar. Ele, mais uma vez, dispensa investimento financeiro para ter acesso às aulas e aos materiais que as baseiam. Da mesma forma, oferta as aulas online, sem ser necessário sair de casa pra vê-las.

Compõem esse curso as seguintes disciplinas e módulos:

Indústria têxtil

  • Pesquisa de tendências de moda;
  • Corte e Costura Pet;
  • Moldes para o tamanho de cada animal;
  • Roupas e cama;
  • A modelagem de roupas;
  • Introdução à modelagem;
  • As medidas anatômicas;
  • A interpretação de uma tabela de medidas;
  • Tipos de moldes;
  • Moda pet.

Ao total são 165 horas-aula. Assim, o curso oferta conhecimentos bastante aprofundados, bem como vai dos passos iniciais para a confecção de peças para pets até os mais complexos. Novamente o certificado não é gratuito, sendo necessário pagar R$ 79,90 para obtê-lo.

Curso Grátis de Confecção e modelagem Moda Pet – Up Cursos Grátis

Outra opção de quem busca um curso gratuito de moda pet é a ofertada pela Up Curpsos Online. Aqui, então, você novamente se depara com uma série de conhecimentos necessários à confecção de peças para animais de estimação.

O curso possui uma carga horária de 50 horas. Assim, é bastante completo e apresenta muitos conhecimentos para você. São os módulos e ensinos que compõem esse curso de moda pet online grátis:

Indústria têxtil

  • Pesquisa de tendências de moda;
  • Corte e Costura Pet;
  • Moldes para o tamanho de cada animal;
  • Roupas e cama;
  • A modelagem de roupas;
  • Introdução à modelagem;
  • As medidas anatômicas;
  • A interpretação de uma tabela de medidas;
  • Tipos de moldes;
  • Moda pet;
  • Crochê para pet;
  • Molde de capa para pet.

Portanto, veja que esse curso já se diferencia por algumas técnicas. Dentre elas estão as capas, roupas de cama e até mesmo crochê. Por isso, veja que aqui você aprende a usar tecidos e estampas para produzir roupas para animais de estimação e, também, acessórios.

Por outro lado, da mesma forma que os cursos anteriores, o curso é gratuito, porém não oferta certificado gratuito. Ou seja, você pode fazer as aulas sem gastar nada por isso. Entretanto, para alcançar o documento que comprove a finalização do curso, é necessário pagar R$ 59,90.

Conheça 15 Cursos de Modelagem e Confecção Eduk!

Os cursos de modelagem e confecção Eduk são indicados para quem deseja atuar na área de criação de novos modelos ou ter sua própria confecção.

Você também pode gostar

content

Pinscher 0: saiba tudo sobre essa raça de cachorro!

A raça Pinscher 0 é uma das menores raças de cães que existem, eles são bem pequenos, e tem a fama de estressados, mas carinhosos! Veja.

Continue lendo
content

Hotel para pet: tudo que você precisa saber sobre!

O hotel para pet é uma solução muito interessante, caso você queira viajar mas não possa levar seu pet e não tenha com quem deixar! Entenda!

Continue lendo
content

Como fazer um certificado de curso de maquiagem?

Para que você consiga fazer um certificado de curso de maquiagem é importante ter em mente algumas dicas práticas, veja como e comece hoje!

Continue lendo