Beleza

Moda consciente: o que é e como usar?

A moda consciente é um assunto cada vez mais relevante. Conheça-o e veja como praticá-lo no seu dia a dia.

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 20/07/2021

Descubra ótimas dicas de moda consciente

Moda consciente
Moda consciente

Você sabe o que é moda consciente? Ela se mostra cada dia mais importante e revela o viés social por trás das peças. Entenda como funciona e como colocá-la em prática.

Esse conceito ganhou mais força nos últimos anos, especialmente com as fast fashion. Isto é, com a produção e comercialização rápida de peças. Contudo, elas também têm uso temporário e logo são substituídas por outras.

Esse tipo de produção recebeu inúmeras denúncias nos últimos anos, especialmente em relação às condições de trabalho. Afinal, volta e meia aparecem relatos de maus tratos, estruturas precárias e longas jornadas sem a contrapartida de salário justo.

E isso, então, possui um grande impacto na sociedade. O quanto vale ter uma peça no seu closet? Como ela impacta a sociedade e de onde ela veio? Esses são apenas alguns dos questionamentos que a moda consciente levanta.

Por isso, entenda melhor, abaixo, o que ela significa. Na sequência, veja dicas de como colocar o conceito em prática no seu dia a dia. Assim, tenha uma visão mais profunda sobre a moda. Igualmente, adote as escolhas conscientes.

Anúncios

O que é a moda consciente?

Moda consciente
Moda consciente

A moda consciente envolve inúmeras questões e conceitos. Diferentemente do que muitos acreditam, ela não é a mesma coisa que a moda sustentável. Isso, pois, a primeira considera questões que vão além da segunda.

A moda sustentável se preocupa com o que a peça é produzida. Por exemplo, se ela usa processos que impactam a natureza. Ainda, se ela se utiliza de produtos de origem animal. Assim, voltam-se aos impactos sobre a natureza que a produção possui.

Por outro lado, a moda consciente não se volta necessariamente à natureza, mas à sociedade. Ela vê os impactos gerais que uma peça pode possuir. Da mesma forma, preocupa-se em como e quem produziu o que se está usando.

Assim, por exemplo, a moda do tipo consciente se preocupa com a exploração do trabalho. Também, se essa peça realmente faz sentido no seu guarda-roupa ou se é só mais um objeto de descarte rápido.

Por isso, aqui a consciência do consumidor se volta para outros aspectos. Eles são mais abrangentes e realmente devem ser considerados em uma compra. Portanto, embora sejam complementares, moda sustentável e consciente não são a mesma coisa.

Esses conceitos de moda são, então, revolucionários. Afinal, eles se preocupam com as peças para muito além da combinação ou se elas são tendência. Em verdade, entendem o consumo como algo que impacta a sociedade. Por isso, ele requer cuidados para que os impactos sejam positivos, e não negativos.

Para ver como é possível se vestir conscientemente, continue lendo. Abaixo estão algumas dicas que ajudarão você a se tornar um consumidor consciente. Com isso, faça escolhas corretas e sociais.

Estilo pessoal: como saber o seu?

Você sabe reconhecer o seu estilo pessoal? Aprenda hoje, então, como reconhecê-lo e passar mais sobre você com os seus looks!

Como consumir moda consciente?

Moda consciente
Moda consciente

Na sequência você encontra uma série de dicas essenciais pra colocar a moda consciente em prática. Continue lendo e, assim, veja como se tornar um consumidor que faz suas compras e escolhas conscientemente.

Anúncios

Conheça seu estilo

Em primeiro lugar, a moda consciente requer que você conheça seu estilo. Em caso contrário, poderá ser vítima de peças que aparecem tanto no seu feed das redes sociais que parecem ser um objeto de desejo.

E isso é algo que se relaciona diretamente com o fast fashion. Isto é, peças que viram tendência rapidamente. Mas, tão rápido quanto, tornam-se enjoativas ou deixam de ser relevantes.

Você já deve ter se deparado muito com isso. Uma peça, do dia para a noite, começa a aparecer me fotos de blogueiras e influenciadoras. Assim, repete-se – e muito – durante um período. Porém, tão rápido quanto surgiu, torna-se algo irrelevante.

A moda consciente requer cuidados contra esse tipo de peça. Afinal, note que você a compraria, usaria poucas vezes e, rapidamente, ela se tornaria algo sem uso. Ao conhecer seu estilo, contudo, isso não oferece perigo.

Nesse caso, você sabe exatamente o que cabe ou não no seu estilo. Também, o que combina com suas peças e o que está longe delas. Igualmente, o que há chance de uso e se torna atemporal.

Conheça seu guarda-roupa

Não basta conhecer seu estilo. Você também precisa conhecer seu armário ou closet. O que há ali? Quais são suas peças favoritas? E quais são as combinações possíveis? Tudo isso ajuda você a fazer escolhas corretas.

Reflita antes de toda e qualquer compra

A moda consciente depende da reflexão. Afinal, ela somente é possível se você fizer compras conscientes. E isso remete aos dois itens anteriores, que dizem respeito ao que você já tem e ao seu estilo.

Antes de comprar qualquer peça ou acessório considere que você realmente o usará. Também, se poderá fazer combinações diversas. Da mesma forma, se você realmente precisa dessa peça e se não tem uma semelhante.

Pratique o desapego

Outro fator da moda consciente é a prática do desapego. Você tem algo que não usa mais? Então passe para a frente. Você pode realizar trocas com as amigas ou, então, fazer doações. Da mesma forma, pode vender suas peças para brechós.

O que não vale é manter peças paradas e sem uso. Se você não as usa, alguém usará. Ainda, lembre-se de que isso já ajuda você a ter mais consciência nas compras, pois saberá o que não usa ou o que não cabe no closet.

Compre em brechós

Comprar em brechós também é uma ótima forma de praticar a moda consciente. Existem diversos tipos de brechós e você pode encontrar garimpos incríveis. Porém, esqueça das peças a R$ 5. Brechós têm peças de todos os valores.

Não é porque a peça já foi usada que ela perde o encanto. Por isso, lembre-s de valorizar o trabalho de quem garimpou. Inclusive, a qualidade da peça garimpada.

Consuma marcas locais

Por fim, conhecer como suas peças são produzidas também faz parte da moda consciente. Assim, que tal começar a valorizar aquela produção ou marca local? Com isso, você sabe de onde compra e, de quebra, ajuda a economia local.

Curso de estilo online: 4 opções para fazer!

A imagem pessoal é algo muito importante. Por isso, um curso de estilo online pode ser perfeito para realmente passar a imagem que se deseja.

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Curso de manicure Instituto Universal: conheça o curso online!

Conheça o curso de manicure Instituto Universal e veja tudo que ele oferece, como técnicas de esmaltação e dicas para atrair clientes!

Continue lendo
content

Como baixar e usar o Duolingo app?

Se você quer aproveitar para estudar diferentes idiomas e aprender uma nova língua, veja como baixar o Duolingo e comece a aprender!

Continue lendo
content

Pitbull: saiba tudo sobre essa raça de cachorro!

A raça pitbull costuma dividir opiniões sobre seu temperamento, mas na realidade ele é um cão dócil e muito amigável. Saiba mais aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Zarpo Viagens: saiba como funciona e se é confiável

Conheça a Zarpo Viagens, uma agência inovadora e criteriosa que oferece descontos exclusivos em diárias de hotéis de alta categoria. Veja mais sobre ela aqui!

Continue lendo
content

Guia de viagem de Jericoacoara: veja o que visitar e monte seu roteiro!

Jericoacoara é um vilarejo do Ceará que abriga algumas das praias mais belas do Brasil. Lá você encontra esportes radicais, natureza e muita festa. São atrações para todos os gostos, então veja dicas do que aproveitar!

Continue lendo
content

Michelle Tour Viagens é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Com mais de 20 anos de experiência no mercado de turismo, a agência Michelle Tour oferece pacotes nacionais e internacionais para viagens corporativas ou a lazer. Conheça-a e veja como comprar com ela!

Continue lendo