Cachorro

Cachorro Keeshond: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Se você gosta de animais companheiros, brincalhões e inteligentes, então vai se encantar com o cachorro Keeshond. A raça é conhecida por sua pelagem característica, com pelos sombreados em volta dos olhos dando a impressão que o cão está de óculos. Conheça!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 01/02/2022

Descubra tudo sobre a raça de cachorro Keeshond

Conheça a raça de cachorro Keeshond. Fonte: Pexels.
Conheça a raça de cachorro Keeshond. Fonte: Pexels.

Se você está procurando um pet companheiro, brincalhão, e de aparência adorável, então você precisa conhecer a raça de cachorro Keeshond. Nesse sentido, o Keeshond surgiu na Holanda e é um cão peludo, parente do Chow Chow. Além disso, ele gosta de estar perto de sua família, além de ser bastante amoroso.

Ademais, esse animal pode ser uma escolha ideal para famílias com criança, já que é bastante animado e gosta de correr e brincar. No entanto, sua pelagem fofa e vasta vai necessitar de uma atenção especial e você precisa ter um tempo para escová-lo com frequência. Então, quer saber mais sobre a raça de cachorro Keeshond? Continue a leitura e descubra tudo sobre ela!

Chihuahua

Guia de raças de cachorro pequeno: conheça!

Se você gosta de raças de cachorro pequeno, precisa conferir nosso conteúdo com as melhores dicas de raça para você adotar. Conheça algumas personalidades marcantes!

Anúncios

Qual é o cachorro Keeshond?

Afinal, qual é esse cão? Fonte: AdobeStock.
Afinal, qual é esse cão? Fonte: AdobeStock.

Primeiramente, acredita-se que essa raça é uma das mais antigas do mundo. De descendência holandesa, os parentes distantes do Keeshond incluem Spitz Alemão, Husky Siberiado, Chow Chow, Samoieda e Spitz Finlandês. Alguns historiadores encontraram registros do Keeshond entre os séculos XVII e XVIII, quando a raça era utilizada para proteger embarcações holandesas.

Embora seja difícil precisar a origem exata do Keeshond, acredita-se que um líder patriota da época teria um cão da raça chamado “Kees”. Dessa forma, o cão também tornou-se um símbolo do partido holandês, ao que o nome da raça derivou-se para Keeshond. No entanto, foi apenas em 1930 que ela foi oficialmente reconhecida.

Pois bem, a característica mais marcante da raça com certeza é sua pelagem. Nesse sentido, os pelos tendem a variar entre as cores cinza, preto, creme e prata, na maioria das vezes em combinações de duas cores. Um exemplar raro da raça de cachorro Keeshond é o de pelagem branca, sendo difícil de encontrar um filhote com essa característica.

Ademais, uma das características que mais chama a atenção na padronagem dos pelos é que o animal aparenta estar usando óculos. As sombras causadas pelos pelos em seu rosto acaba delineando quase que exatamente a armação do acessório, o que traz um charme especial a raça.

O cachorro Keeshond se assemelha bastante a uma raposa, e possui pelos fartos como uma juba em volta do pescoço. Sua cauda é espessa e encurvada, projetando-se para cima. Assim, o animal chama bastante a atenção por onde passa.

Quanto custa um cachorro dessa raça?

Se você está procurando um cachorro Keeshond para chamar de seu, então é importante encontrar um bom canil para adquirir seu filhote. Dessa forma, você poderá atestar a descendência da raça, além de evitar financiar a crueldade animal. Isso porque alguns canis clandestinos não oferecem condições dignas aos cães, visando apenas o lucro.

Portanto, é importante verificar a procedência do canil escolhido, de preferência conversando com outras pessoas que também comprar animais do mesmo lugar. Além disso, é importante visitar o local e conhecer os pais e avós do filhote, assim você evitará adotar um animal doente.

Embora seja uma raça popular na Europa, o Keeshond não é muito conhecido no Brasil, e pode ser difícil encontrar filhotes para a venda. De um modo geral, os valores costumam variar de R$2.000,00 a R$4.000,00, dependendo da padronagem dos pelos e do sexo do cão.

Anúncios

Qual tamanho chega e quanto vive?

Qual o porte da raça? Fonte: Pexels.
Qual o porte da raça? Fonte: Pexels.

Antes de mais nada, os cães dessa raça são fortes e possuem uma saúde excelente. Entretanto, alguns problemas são bastante característicos do Keeshond como a doença de Addison por exemplo. A doença causa vômitos e diarreia, deixando o cãozinho letárgico e prostrado.

Além disso, a raça também pode apresentar catarata, alergias alimentares, displasia da anca e epilepsia. Dessa forma, é importante manter consultas regulares ao médico veterinário, além de exames de sangue de rotina para manter o cachorro saudável e evitar problemas mais graves. No entanto, o cachorro Keeshond tem uma boa expectativa de vida, podendo atingir os 15 anos.

Ademais, essa raça aparenta ser maior do que realmente é devido a sua pelagem farta e fofa. Com pernas musculosas e patas fortes, o Keeshond pode ser considerado um cão de porte médio, chegando a pesar entre 14kg e 18kg. Sua altura também condiz com o padrão mediano da raça, ficando entre 43 centímetros e 46 centímetros.

Como criar um cachorro Keeshond?

Primeiramente, essa pode ser uma raça ideal para famílias, mesmo que você tenha crianças em casa. Na verdade, o Keeshond é um cão protetor e bastante carinhoso, o que significa que ele gosta de estar presente no dia a dia de seus tutores. Aliás, são cães muito sociáveis que se dão bem com outros animais e amigáveis com estranhos.

Entretanto, esse pode ser um cachorro bastante vocal, por ser uma raça com instintos protetores ele tende a latir para avisar os donos de que algo está acontecendo. Ademais, são cães energéticos e brincalhões, o que significa que podem não se dar muito bem em espaços pequenos como apartamentos, por exemplo.

Além disso, por serem animais bastante animados, é importante se certificar de que você terá tempo e energia para levar seu cão passear diariamente. Esses animais são muito companheiros e gostam de estar presentes no dia a dia de seus tutores, então pode ser que não lidem muito bem com a solidão.

O cachorro Keeshond é um animal peludo, com camada dupla de pelos. Portanto, é importante manter uma rotina de escovação para evitar a queda, além de nós e embaraços. Mas não se preocupe, os cuidados são simples e não devem demandar muito tempo dos tutores.

Por fim, é importante manter uma alimentação saudável e equilibrada. Para isso, converse com o seu veterinário e peça indicações de rações de boa qualidade para potencializar as vitaminas e nutrientes do animal. Aliás, se você gosta de cães de pelo longo, leais e inteligentes, acesse nosso conteúdo a seguir e conheça tudo sobre a raça de cachorro Collie!

cachorro Collie de lado

Cachorro Collie: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Conheça a raça Collie, um dos cachorros mais inteligentes do mundo, além de ser leal, protetor e muito companheiro. Com bastante energia e de personalidade brincalhona!

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como fazer Curso de Fotografia Digital INEAD?

Ao fazer o Curso de Fotografia Digital INEAD remotamente você aprende de forma fácil e eficaz tudo o que precisa saber sobre fotografia!

Continue lendo
content

Como usar a plataforma do Hiper Curioso?

Se você quer aproveitar todos os artigos atualizados sobre os mais diversos assuntos, confira como abrir e usar o portal do Hiper Curioso!

Continue lendo
content

Como fazer o curso online de Massagem do Instituto Experience?

Para fazer o curso online de Massagem do Instituto Experience você só precisa acessar a plataforma e escolher sua forma de pagamento. Confira!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Buson ou Buser: qual a melhor para viajar?

Tanto Buson quanto Buser oferecem passagens de ônibus por um valor bem abaixo do praticado pelas companhias rodoviárias. Nessas plataformas você encontra ofertas para pagar até 60% menos em suas passagens!

Continue lendo
content

Quanto custa viajar para o Egito? Veja gasto por dia e mais!

Fazer uma viagem internacional requer um planejamento detalhado para evitar apuros! Se você quer conhecer o Egito, veja dicas para economizar dinheiro, além de detalhes importantes para uma boa organização de viagem!

Continue lendo
content

Aplicativo Takeasy: veja como funciona e se vale a pena!

Com o Takeasy você tem acesso a serviços simultâneos de tradução com pessoas fluentes na língua. Assim, você pode ter mais segurança na hora de se comunicar com as pessoas nativas!

Continue lendo