Cachorro

Cachorro Collie: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Conheça a raça Collie, um dos cachorros mais inteligentes do mundo, além de ser leal, protetor e muito companheiro. Com bastante energia e de personalidade brincalhona, esse cão é ideal para famílias e crianças. Confira mais aqui!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 19/01/2022

Descubra tudo sobre a raça de cachorro Collie

Conheça a raça de cachorro Collie. Fonte: Pixabay.
Conheça a raça de cachorro Collie. Fonte: Pixabay.

Considerado um dos cães mais inteligentes do mundo, a raça de cachorro Collie com certeza vai encantar seus donos. Nesse sentido, esses cachorros são extremamente leais e companheiros, sendo animais devotos de seus donos. Aliás, o cão do famoso filme Lassie era da raça Collie e, acredite, eles podem ser tão incríveis quanto na trama. Então, quer saber tudo sobre essa raça de cachorro? É só continuar a leitura.

Ademais, é importante informar que esse é um cão fácil de treinar, além de serem protetores com a família. Portanto, se você mora com crianças, essa raça pode ser ideal devido a sua sensibilidade e coragem. Confira tudo sobre o cachorro Collie a seguir.

cachorro branco correndo na grama

As 10 raças de cachorro pequeno mais populares

Se você está pensando em ter um cachorro em casa pequena ou apartamento, confira nossa lista de raças pequenas antes de adotar seu amigo peludo.

Anúncios

Qual é o cachorro Collie?

Afinal, qual é o cachorro Collie? Fonte: Pixabay.
Afinal, qual é o cachorro Collie? Fonte: Pixabay.

Primeiramente, ancestrais da raça datam de até dois mil anos atrás, e alguns acreditam que foram trazidos pelos romanos até as Ilhas Britânicas. Embora ainda haja controvérsias sobre o nome da raça, uma característica unânime desses cães era a força e a inteligência. Desse modo, eram animais muito cobiçados para pastoreio de ovelhas típicas daquela região.

Entretanto, com o passar dos anos, o cachorro Collie passou por novas seleções da raça, sendo transformado em um cão mais elegante. Assim, com a aparência melhorada, o Collie se torna um cão pastor de competições, e passa a fazer parte de exibições a partir dos anos 1860.

Foi apenas em 1867 que se tem registro de um cão da raça nascido com o padrão do cachorro Collie como ele é conhecido hoje. Dessa forma, em 1879 o primeiro exemplar da raça foi importado para os Estados Unidos e a esse cão começou a ser conhecido mundialmente.

Atualmente, os cães da raça possuem variações de pelos longos e curtos, que podem alterar entre três principais cores, marrom-escuro, tricolor e com manchas pretas. Sua cabeça é fina e comprida, possuem olhos amendoados geralmente nas cores castanho ou azuis. Ademais, as orelhas são pontudas, de tamanho médio e comumente em estado de alerta, com as pontas dobradas.

Quanto custa um cachorro dessa raça?

Antes de tudo, se você pretende ter um cachorro Collie é importante que você pesquise um bom canil antes de realizar a compra do filhote. Procure visitar o local, conhecer os pais e ancestrais do cão para constatar a saúde e Pedigree da linhagem.

Além disso, existem criadouros não registrados que não podem garantir uma raça pura, ou mesmo não respeitam o bem estar dos animais. Então, é muito importante pesquisar bastante, pedir informações e indicações aos compradores. Dessa forma, você evita financiar os maus tratos de outros cãezinhos.

Ademais, antes de adquirir seu filhote de cachorro Collie, tenha certeza de que você tem tempo e espaço suficiente para dedicar ao seu novo filhote. Também é importante leva-lo a uma consulta veterinária para exames de rotina. Ou seja, além do valor do filhote, que pode variar entre R$1.500 a R$3.000, você também deve levar em consideração os gastos secundários.

Anúncios

Qual tamanho chega e quanto vive?

Então, qual o tamanho da raça? Fonte: Pixabay.
Então, qual o tamanho da raça? Fonte: Pixabay.

Embora seja um cachorro forte e bastante ativo, existem algumas doenças que a raça está mais propensa a ter e você precisa ficar de olho. Primeiramente, devido a pelagem espessa desse cachorro, alguns animais podem apresentar dermatites e alergias. Isso porque os pelos longos podem causar o acúmulo de fungos e sujeira, então preste atenção se seu animais anda se coçando demais ou está incomodado.

Ademais, outra doença bastante comum é a displasia coxofemoral, que causa instabilidade no caminhar do animal, além de sinais de dor e desconforto nos ossos da parte traseira do cão. Ainda que nenhuma dessas doenças sejam fatais, é importante levar seu pet para consultas regulares ao veterinário, realizando exames de rotina para evitar problemas mais graves.

Nesse sentido, seu cachorro Collie pode ter uma boa expectativa de vida quando bem cuidado, podendo ultrapassar os 12 anos de idade. Aliás, essa raça robusta, com músculos fortes e pode se enquadrar no porte médio. A altura desse cão tende a variar entre 55 centímetros e 60 centímetros, e pode chegar a pesar 30kg.

Como criar um cachorro Collie?

Essa é uma raça bastante popular no Brasil, e muitos ainda ficam em dúvida se sua casa seria um ambiente ideal para um cachorro Collie. Entretanto, ainda que seja uma raça de porte médio, esse cão pode se adaptar em quase qualquer ambiente. Mas, claro, ele vai precisar de passeios e brincadeiras diárias para que consiga gastar sua energia.

Aliás, a raça se dá muito bem com crianças, idosos e grandes famílias. Por ser um cão sensível, não é ideal que você o deixe em um ambiente separado, como no quintal por exemplo. Ou seja, os cães da raça Collie precisam estar com seus tutores, aproveitando suas companhias ou eles podem acabar ficando deprimidos.

Ademais, sua pelagem também necessita de certa atenção, e o ideal é que você o escove de duas a três vezes por semana para evitar nós e acúmulo de pelos. Lembre-se que sua pele é bastante sensível e você pode evitar crises de alergia escovando seu cão regularmente.

Por fim, procure alimentar seu cachorro Collie com uma ração de qualidade, já que isso pode ter uma grande influência em sua saúde. Por ser um cão propenso a ter alergias, é importante verificar com seu médico veterinário uma boa marca de ração, e também evite automedicar seu cão! Você pode acabar criando problemas mais graves.

Agora, se você gosta de cachorros grandes e quer conhecer raças maiores que a Collie, então confira a seguir nossa sugestão. Nesse sentido, o pastor Húngaro é um cão com boa expectativa de vida, além de ter uma saúde forte. Veja tudo sobre ele clicando abaixo.

Pastor Húngaro: saiba tudo sobre essa raça

A raça de cachorro pastor húngaro ou kuvasz é encantadora e hoje entenderemos o porquê. Abaixo, conheça tudo sobre ela e se encante também!

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Gato siamês: saiba tudo sobre essa raça de gato!

O gato siamês é uma raça de gato que chama atenção pela beleza, com olhinhos brilhantes normalmente azuis, e pelagem cinza! Conheça aqui!

Continue lendo
content

Como baixar e usar o aplicativo Singu?

Entenda o passo a passo de como baixar e usar o aplicativo Singu para se cadastrar como um profissional da beleza e começar a trabalhar!

Continue lendo
content

Colorimetria na micropigmentação de sobrancelha: veja!

A colorimetria na micropigmentação é uma nova técnica para harmonizar e suavizar os traços de procedimentos de micropigmentação. Confira!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Tripr é confiável? Veja como funciona antes de comprar

As viagens bate e volta estão cada vez mais populares no mercado, além dos pacotes de passeio de apenas um dia. A Tripr pode te conectar as melhores ofertas para você aproveitar ao máximo seus finais de semana.

Continue lendo
content

Como viajar para Orlando com milhas? Quantas é preciso ter?

Viajar sem pagar nada pelo voo pode ser uma realidade. Assim, existem estratégias para acumular o máximo de milhas para emitir passagens sem gastar nada! Então, se você quer conhecer Orlando, veja nossas dicas para acumular milhas e comprar suas passagens.

Continue lendo
content

10 dicas para montar o melhor roteiro turístico em Portugal sem gastar muito!

Confira aqui nossas dicas de viagens para roteiros em Portugal e descubra as melhores cidades para visitar. Assim, você já pode programar e incluir Lisboa, Sintra e as praias de Algarve! Confira!

Continue lendo