Listas

As 10 raças de cachorro pequeno mais populares e fofas

Se você está pensando em ter um cachorro em casa pequena ou apartamento, confira nossa lista de raças pequenas antes de adotar seu amigo peludo. Dessa forma, descubra as principais características de algumas raças e veja a média de tamanhos!

Anúncios

Descubra quais são as raças de cachorro pequeno populares e fofas

Então, confira as raças pequenas e fofas. Fonte: Unsplash.
Então, confira as raças pequenas e fofas. Fonte: Unsplash.

Antes de mais nada, quem é que resiste a um cachorro? Um olhar doce, um beijo de nariz molhado e pronto, estamos rendidos! Aliás, quanto menor o cão, mais fofo ele parece! Se você mora em apartamento e também quer ter um melhor amigo peludo, trouxemos aqui algumas raças de cachorro pequeno populares e fofas para você escolher.

Nesse sentido, raças pequenas se dão melhor em espaços menores. Portanto, um cão de pequeno porte pode ser ideal se você mora em apartamento, ou ainda se sua casa for menor. Assim, eles podem se adaptar melhor a esse tipo de ambiente. Então, confira nossa lista a seguir.

Preço de cachorro de raça: qual é a média?

O preço de cachorro de raça pode variar bastante entre eles, dependendo do porte, do tipo, e de vários outros fatores. Veja mais aqui!

Anúncios

10 raças de cachorro pequeno mais populares e fofas: confira!

Primeiramente, lembre-se de que cada cão possui uma diferente personalidade. Entretanto, de um modo geral, podemos classificar algumas raças que tem mais propensão a serem agitadas, inteligentes ou até mesmo pacientes. Então, confira 10 sugestões de raças de cachorro pequeno populares e fofas.

Pug

Então, que tal um Pug? Fonte: Unsplash.
Então, que tal um Pug? Fonte: Unsplash.

A raça clássica de cão com focinho achatado e um corpo rechonchudo é o Pug. Embora não tenha muito fôlego para fazer atividades mais pesadas ou passeios longos, essa raça tem bastante energia, além de ser um cão travesso.

Além disso, o Pug também é bastante amoroso, muito apegado com seus donos. Então não fique surpreso se perceber que ele te segue pela casa. Ademais, essa raça não costuma passar de 30cm de altura, mas pode se tornar obeso ao longo da vida, fique de olho! Dentre os problemas de saúde que ele pode apresentar estão problemas respiratórios e obesidade.

Anúncios

Yorkshire

Pois bem, uma das menores raças de cachorro pequeno populares e fofas que vamos apresentar aqui é o Yorkshire. Assim, sua altura padrão é de 22cm de altura apenas, podendo chegar a pesar 3,5kg!

Embora seja uma raça bastante peluda, o Yorkshire não costuma perder muitos pelos pela casa. No entanto, pode ser que você tenha mais trabalho com a sua manutenção. Escovações frequentes são muito indicadas.

Além do mais, essa raça é ótima com crianças e ter uma personalidade brincalhona e amorosa. Assim, os problemas de saúde mais comuns são problemas no fígado e nos dentes.

Pinscher

Com altura média de 27cm e chegando a pesar de 3 a 5kg, o Pinscher é mais uma dentre as raças de cachorro pequeno populares e fofas que você pode ter. Além disso, a raça é muito popular no Brasil, embora tenha um comportamento mais defensivo.

Aliás, o Pinscher também é um cão bastante agitado e costuma latir muito. Além do mais, a raça pode apresentar problemas ortopédicos ao longos da vida. Ademais, são cães muito inteligentes e tem uma boa expectativa de vida.

Shi Tzu

Antes de tudo, essa raça de cachorro é uma das mais amorosas e gentis. Portanto, são opções ideais para quem quer uma companhia, além de se adaptarem muito bem a vida em apartamentos. Além disso, o Shi Tzu não costuma soltar muitos pelos, mas é sempre bom manter a escovação em dia.

Ademais, uma altura padrão da raça é de 27cm apenas, podendo pesar entre 4,5 e 7,5kg. Além disso, essa é uma raça silenciosa e se dá muito bem com toda a família. No entanto, é preciso ficar atento, já que o Shi Tzu é bastante propício a ter doenças de pele e alergias.

Maltês

Então, como o próprio nome diz, a raça se originou em Malta, e tem um tamanho médio de 25cm. Dessa forma, o Maltês se enquadra nas raças de cachorro pequeno populares e fofas que listamos aqui.

Assim, a raça é bastante peluda e requer manutenção frequente, embora não deixe muitos pelos pela casa. Portanto, esteja ciente que você deverá escová-lo e levá-lo ao petshop com frequência. Ademais, o Maltês é um cão bastante carinhoso e leal, mas tem um temperamento agitado.

Chihuahua

Talvez o menor cão da nossa lista de 10 raças de cachorro pequeno populares e fofas, essa raça surgiu no México e é bastante popular ao redor do mundo. Então se você procura um amigo peludo que caiba dentro da sua bolsa, pode ser que você se encante pelo Chihuahua.

Ademais, essa raça é apegada aos donos, além de muito carinhosos e leais. Aliás, o Chihuahua tem a fama de ser protetor, não interagindo bem com pessoas que não conhece. Assim, devido aos latidos agudos, pode ser que não seja uma boa opção para apartamentos, dependendo do seu vizinho.

Beagle

Primeiramente, o Beagle é uma raça de cão que se dá muito bem com crianças. Embora seja um pouco teimoso, essa raça é muito carinhosa e tem bastante energia. Portanto, será necessário levá-lo para passear todos os dias.

Ademais, os Beagles são propensos a ter problemas de otite, além de engordarem fácil. Assim, fique atento para que ele não fique obeso, ou você poderá desencadear outros problemas de saúde.

Poodle

Mas, afinal, você conhece essa raça? Fonte: Unsplash.
Mas, afinal, você conhece essa raça? Fonte: Unsplash.

Uma das mais famosas raças de cachorro pequeno populares e fofas, o Poodle é um dos cães mais queridos pelos brasileiros. Ademais, a raça possui diversas variações como Toy, miniatura e o médio. Assim, ele pode variar bastante sua altura e peso, mas se adapta muito bem a vida em apartamento.

Além disso, o Poodle é uma raça leal e muito carinhosa que gosta de ficar próxima aos donos. No entanto, seus pelos longos exigem cuidado e tosa constante. Então procure fazer uma boa escovação em casa pelo menos uma vez na semana.

Papillon

Primeiramente, essa raça tem origem francesa e suas orelhas grandes e peludas são bastante características. Ademais, o Papillon pode apresentar problemas ortopédicos durante a vida, embora seja um cão saudável.

Além do mais, o Papillon é um cão muito leal e carinhoso com os membros da família. No entanto, ele não se dá bem com pessoas desconhecidas, se tornando quase um cão de guarda dos seus donos. A raça tem um peso médio entre 1,5 a 4,5kg e pode chegar a medir 25cm de altura.

Dachshund

Por fim, uma das mais famosas raças de cachorro pequeno populares e fofas no brasil, temos o famoso “salsicha”. Com altura média de 21cm, essa raça possui o corpo mais alongado e corre o risco de se tornar obeso com a idade.

Ademais, esse o Dachshund é uma ótima raça para famílias e se dá bem com crianças. No entanto, é um cão um pouco barulhento e adora latir, então talvez não seja a melhor opção para apartamentos. Além disso, a raça gosta de sair para passear e tem bastante energia para gastar.

Então, depois de todas essas dicas você ainda acha que prefere um cão de raça grande? Já conhece o Pastor Húngaro? Pois acesse nosso conteúdo a seguir e descubra tudo sobre essa raça!

Pastor Húngaro: saiba tudo sobre essa raça

A raça pastor húngaro é um cachorro de porte grande, com pelos longos e normalmente branco, um cão dócil e muito brincalhão. Veja mais!

Sobre o autor  /  Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Em Alta

content

Curso de maquiagem Escola Madre: conheça o curso online!

O curso de maquiagem Escola Madre traz técnicas e tendências, como fotografia e utilização de redes sociais para crescer! Confira!

Continue lendo
content

Nomes fofos para pets fêmeas: confira 100 dicas criativas!

Ganhou uma nova cachorrinha e não tem ideia de um nome para ela? Veja algumas sugestões de nomes fofos para pets fêmeas. Veja aqui!

Continue lendo
content

Mitos sobre gatos: conheça os 5 mais famosos!

Existem muitos mitos sobre gatos, e muitas pesssoas acreditam neles, principalmente sobre caírem de pé. Saiba quais são os principais aqui!

Continue lendo

Gatos

Com quantos dias os gatos abrem os olhos? Saiba aqui!

Você sabe com quantos dias os gatos abrem os olhos? Pois isso é uma maneira de mensurar a idade do filhote. Aprenda mais, hoje.

Descubra com quantos dias os gatos filhotes abrem os olhos

Felinos nascem de olhos fechados e ficam assim por um tempo. Mas com quantos dias gatos abrem os olhos? Veja a resposta, hoje, junto a outras curiosidades sobre os filhotes.

Os filhotes de gatos têm várias características bastante interessantes e únicas. A gestação das gatas é bastante curta, de apenas 02 meses. Por isso, eles ainda não saem prontos para encarar o mundo sozinho.

Afinal, os olhos não abrem assim que nascem. Da mesma forma, nas primeiras semanas o felino também não ouve. Ou seja, ele é completamente dependente da mãe durante essa para encarar o mundo sozinho.

Afinal, os olhos não abrem assim que nascem. Da mesma forma, nas primeiras semanas o felino também não ouve. Ou seja, ele é completamente dependente da mãe durante essa fase. Saber com quantos dias os gatos abrem os olhos, então, ajuda na sua criação.

Mas como assim? O tempo que eles demoram para abrir os olhos irá influenciar no tempo em que precisam ficar com a mãe. Ainda, no cuidado que merecem nos primeiros dias Por isso, não deixe de conferir, hoje, como funciona a abertura dos olhos dos felinos.

Qual o tempo de desmame dos gatos?

O desmame dos gatos acontece, geralmente, entre 04 e 10 semanas de vida do gato. Ou seja, eles devem receber leite materno por ao menos 01 mês até 2,5 meses de vida. Por isso, assim como a gestação o período de amamentação é curto.

O leite materno é ideal nessa fase inicial. Assim como ocorre com os humanos, é ele que possui nutrientes e anticorpos cruciais à saúde do felino. Além disso, nesse momento ele é completamente dependente da mãe.

Por isso, é essencial que o filhote fique em companhia da mãe durante essa fase de desenvolvimento. Isso deve se dar em lugar tranqüilo e confortável.

Aliás, depois do desmame saiba que não se deve mais servir leite aos gatos. Eles desenvolvem intolerância à lactose a partir disso. Assim, o leite passa a lhes fazer mal, uma vez que são incapazes de digerir a proteína.

Cuidados com gatos filhotes

Acabou de adicionar um gatinho filhote em sua família? Descubra tudo que você deve saber sobre veterinário, alimentação e muito mais!

Com quantos dias os gatos abrem os olhos?

Os gatos, como dissemos, não nascem com os olhos abertos. Eles ainda são muito frágeis nesse primeiro momento. Isso ocorre, inclusive, porque o desenvolvimento deles termina fora do útero materno.

Mas isso não significa que eles são cegos ao nascerem. Apenas mantêm os olhos fechados. E com quantos dias gatos abrem os olhos? Não há um dia certo. Porém, isso costuma ocorrer entre 15 e 20 dias de vida. Ou seja, entre 2 e 3 semanas de vida.

Outras curiosidades sobre gatos filhotes

Agora que você já sabe com quantos dias gatos abrem os olhos, que tal conferir algumas curiosidades a mais sobre felinos? Eles possuem diversas características diferentes e interessantes. Por isso, não deixe de conferir quais são elas!

Gatos não ouvem ao nascer

Com quantos dias gatos abrem os olhos? Entre 15 a 20 dias. E com quantos dias começam a ouvir? Pois bem, assim como o sentido da visão, ao nascer os gatos também não têm capacidade de ouvir. 

Essa é mais uma razão pela qual são completamente dependentes das mães ao nascerem. Afinal, não enxergam e não ouvem. Apesar disso, sentem cheiros e têm paladar. Igualmente, contam com tato. É isso que lhes permite encontrar as mamães.

Todos os gatos nascem com os olhos azuis

Outra questão interessante é que com 15 a 20 dias os gatos abrem os olhos e eles são sempre azuis. Mas como assim? E o que acontece com os gatos de olhos verdes ou castanhos? Na verdade, eles também nasceram com olhos azuis.

O que ocorre é que todos nascem com os olhos azulados. Entretanto, é um azulado diferente. Depois, então, a cor estabiliza. Assim, pode tomar diversas colorações, como o típico azul, a verde e a castanha.

Hábitos sociais

Ainda, os gatos passam a interagir socialmente a partir dos 02 meses. Nessa fase é muito importante que ele ainda esteja em companhia da mãe ou de outros gatos. Afinal, ele tende a repetir os comportamentos que vê ao seu redor.

Assim, aqui ele não apenas começa a interagir. O gato filhote, nesse momento, aprende a usar a caixa de areia e já é capaz de comer alimentos sólidos e mastigar. Ou seja, começa o seu período de independência, aos poucos.

Cordão umbilical

Os gatos, ainda, permanecem com o cordão umbilical por somente 04 a 05 dias. Por isso, perdem ele de forma muito mais rápida a quantos dias gatos levam para abrir os olhos. 

Gatas fazem o parto sozinhas

Outro fator muito interessante sobre gatos é que as fêmeas são capazes de fazer o parto sozinhas. Isto é, elas possuem instinto de forma a controlar tudo o que está acontecendo. Primeiramente, buscam um lugar confortável e silencioso ao perceber que o parto está próximo.

Depois, é capaz de expelir os gatinhos um a um. Nesse momento, eles saem em bolsas individuais com líquido amniótico. Assim, a gata rasga cada um deles com os dentinhos. Logo em seguida, limpa cada gatinho com a língua.

Com isso a gata não apenas limpa o gato e descarta o líquido que está no pelo dos pequenos. Ela também os estimula a respirar. Assim, ela faz, um a um, esse processo. Muitas vezes entre um gato e outro levam 30 a 60 minutos.

Por isso, a mamãe gata tem tempo para dar atenção para cada um dos gatinhos. E esse processo é muito importante. Somente é necessário o auxílio de um veterinário caso a gata apresente dificuldades ou sangramentos;

Gatinhos precisam da mãe até ao menos os 02 meses

Como vimos, os gatos abrem os olhos com 15 a 20 dias. Além disso, ao nascerem não ouvem, têm músculos e ossos frágeis e mal se deslocam. Por isso, eles precisam da mãe por perto. E esta necessita de comida, atenção, água e de um local limpo.

Somente retire o gatinho de perto da mãe quando ele tiver mais de 02 meses.

Gestação felina

A gestação felina causa muitas dúvidas. Sabendo disso, separamos hoje todas as principais informações sobre o período e cuidados. Veja quais são, abaixo.

Você também pode gostar

content

Chás que ajudam a pele: conheça 8 tipos aqui!

Existem vários chás que ajudam a pele de diversas maneiras. Pode ingerir e até mesmo usar compressas e em associação à máscara facial. Saiba!

Continue lendo
content

Pastor Húngaro: saiba tudo sobre essa raça de cachorro!

A raça pastor húngaro é um cachorro de porte grande, com pelos longos e normalmente branco, um cão dócil e muito brincalhão. Veja mais!

Continue lendo
content

Gato Angorá: saiba tudo sobre essa raça de gato!

O gato angorá é conhecido pelo seu tipo de pelagem e pela sua personalidade! Conhecido mundialmente, e amado no Brasil! Veja mais.

Continue lendo