Gatos

Gato Mau Egípcio: saiba tudo sobre essa raça aqui!

O Mau Egípcio pode ser considerado a raça de gato mais antiga do mundo. Ademais, esse gato possui uma padronagem de pelos belíssima, além de ser elegante e carinhoso. Confira tudo sobre essa raça aqui!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 04/01/2022

Descubra tudo sobre a raça de gato Mau Egípcio

Então, você conhece o gato Mau Egípcio? Fonte: Adobe Stock.
Então, você conhece o gato Mau Egípcio? Fonte: Adobe Stock.

Você sabia que no antigo Egito os gatos eram considerados serem quase divinos? Pois bem, é dessa era de faraós que descende o gato Mau Egípcio. Aliás, a própria palavra “mau” provém do egípcio e significa gato. Então, quer saber mais sobre essa raça elegante de gatos? Continue a leitura e descubra mais detalhes sobre ele.

Ademais, considerada por muitos como a raça de gatos mais antiga do mundo, alguns hieróglifos egípcios com detalhes sobre a criação do gato Mau Egípcio datam de quase 4.000 anos antes. Portanto, se você já ficou intrigado e quer saber como cuidar, preço de filhotes entre outras características da raça, confira mais a seguir!

Gato Scottish Fold cinza

Gato Scottish Fold: saiba tudo sobre essa raça

Conheça o gato Scottish Fold, um animal dócil e amoroso com as características orelhas dobradas. Com certeza, você vai se encantar com a raça!

Anúncios

Qual é o gato Mau Egípcio?

Mas, afinal, qual é o gato Mau Egípcio? Fonte: Adobe Stock.
Mas, afinal, qual é o gato Mau Egípcio? Fonte: Adobe Stock.

Segundo os inúmeros hieróglifos dedicados a raça encontrados, o Mau Egípcio pode facilmente ser a raça de gatos mais antiga do mundo. Entretanto, foi apenas na década de 1950 que o gato Mau Egípcio se tornou conhecido quando uma princesa russa trouxe para a Europa um exemplar da raça.

Então, mais tarde nos anos de 1960 foi que as instituições e criadouros reconheceram a raça do Mau Egípcio, chegando ao Brasil apenas algumas décadas depois. Os gatos Mau Egípcio possuem pelos curtos e uma padronagem bastante característica, com manchas escuras sobre o fundo claro.

Ainda que seja um gato musculoso e atlético, ele se porta de maneira elegante e esguia. Sua cabeça tem formato triangular com as pontas mais arredondadas como o focinho, por exemplo. Ademais, seus olhos são grandes, com as extremidades levemente curvadas e são comumente nas cores verde-claro ou âmbar.

Aliás, uma curiosidade genética desse gato é que as pernas traseiras são levemente mais longas que as dianteiras. Assim, possuem pata pequenas e delicadas e podem ser considerados gatos de estatura mediana. Além disso, são gatos bem parecidos com os Orientais de Pelo Curto, mas o corpo do gato Mau Egípcio é mais esguio e esbelto.

Quanto custa um gato dessa raça?

Embora seja uma raça de gato bastante cobiçada, já que tendem a ser gatos fáceis de lidar, existem poucos criadouros do gato Mau Egípcio espalhados pelo mundo. Dessa forma, se você está pensando em adquirir um exemplar, provavelmente terá de entrar em uma fila de espera para comprar seu filhote.

Ademais, existem algumas doenças hereditárias que os filhotes da raça podem apresentar. Portanto, é importante que os responsáveis do criadouro realizem testes de DNA para se certificarem que os filhotes são saudáveis antes de entrega-los para adoção. Então, é de extrema importância que você procure um gatil de confiança!

Assim, por ser uma raça mais rara, você poderá encontrar filhotes cujos valores variam entre R$6.000,00 e R$10.000,00. Desse modo, isso o torna uma das raças de gato mais caras do mundo! Ademais, fatores como cor da pelagem e sexo do animal podem influenciar no preço de um exemplar da raça.

Anúncios

Qual tamanho chega e quanto vive?

Então, quanto tempo esse gato vive? Fonte: Adobe Stock.
Então, quanto tempo esse gato vive? Fonte: Adobe Stock.

Pois bem, com pernas mais longas e musculosas, o gato Mau Egípcio possui uma estatura mediana, podendo atingir uma altura de 25 centímetros. Entretanto, as fêmeas tendem a ser menores e também pesam menos. Os gatos machos dessa raça podem chegar a pesar até 5kg enquanto as fêmeas variam de 2kg a 3kg.

De um modo geral, o gato Mau Egípcio possui uma saúde boa e pode ter uma longa expectativa de vida, podendo ultrapassar os 16 anos. Entretanto, existem algumas doenças genéticas que podem acompanhar a raça, então é bom tomar cuidado e exigir um teste de DNA antes de adquirir seu filhote.

Assim, existem duas doenças principais que podem estar ligadas a essa raça, a leucodistrofia, que é uma doença neurológica comum em filhotes, e a deficiência de piruvato quinase, doença que gera anemia. Ademais, essa raça de gatos não tolera muito bem a mudança brusca de temperatura. Portanto, procure mantê-lo dentro de casa, com a temperatura mais estável possível.

Como criar um gato Mau Egípcio?

Antes de mais nada, não foi apenas pela beleza da raça que as pessoas se atraíram pelo gato Mau Egípcio. De um modo geral, esses gatos são muito companheiros e tem uma personalidade encantadora. Assim, são gatos independentes e adaptáveis quando se trata de ambientes.

Aliás, depois que se acostumam e se sentem confortáveis, são gatos curiosos e carinhosos e tendem a “adotar” um membro da família para amar incondicionalmente. Ademais, por ser um gato caçador, é bom ter cuidado caso tenha animais de outras espécies dentro de casa, como pássaros e porquinhos da índia, por exemplo.

Além disso, o gato Mau Egípcio gosta de atenção, e procura chamar a atenção de seu tutor para consegui-la. No entanto, eles não exigem cuidados muito maiores, sendo necessário apenas escovações semanais para manter seu pelo brilhante e bonito.

Por fim, o gato Mau Egípcio é um gato brincalhão e que possui um corpo propício para correr e saltar graças as suas patas longas e musculosas. Portanto, é importante manter uma rotina de brincadeiras e um bom enriquecimento ambiental para que ele gaste suas energias. Aliás, procure oferecer uma alimentação balanceada, pois ele pode correr o risco de se tornar um gato obeso!

Ademais, se você gosta de raças de gato raras e corpo esguio e esbelto, então você precisa conhecer o gato de Bengala. Assim, esse gato possui uma pelagem característica e exótica, além de ter um temperamento bastante energético. Confira mais detalhes sobre ele a seguir.

Gato de bengala: saiba tudo sobre essa raça

O gato de bengala é uma raça bastante exótica que tem como ancestral um gato selvagem. Inteligente e ativa, essa é uma raça única!

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Risco na sobrancelha: como fazer? Veja passo a passo!

Você quer aderir a moda do risco na sobrancelha, mas está em dúvidas de como fazer? É fácil e basta marcar com precisao antes de fazer. Veja!

Continue lendo
content

Cachorro Golden Retriever: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Uma das raças mais amadas pelo mundo todo, o cachorro Golden Retriever é amoroso, companheiro e muito inteligente. Conheça tudo sobre ele!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Trivago: saiba como funciona e se é confiável viajar!

Se você está procurando hospedagem para sua viagem, saiba que a Trivago é uma plataforma de busca e comparação que pode te ajudar a encontrar a melhor oferta. No entanto, se você ainda não sabe se pode confiar na Trivago, descubra aqui se a empresa é confiável!

Continue lendo
content

Quero Passagem é confiável? Veja como funciona antes de comprar

A Quero Passagem surgiu em 2013 e é uma das maiores plataformas digitais para compra de passagens rodoviárias. Através dela, você compra de forma simples e prática. Entenda como a empresa funciona e veja se vale a pena!

Continue lendo
content

Como baixar e usar o aplicativo Hopper?

Crie alertas de preço e confira a melhor data para fazer a compra das suas passagens aéreas e reserva de hospedagem com o aplicativo Hopper. A plataforma é gratuita e fácil de baixar e usar, então confira como fazer!

Continue lendo