Gatos

Gato Scottish Fold: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Se você gosta de gatos companheiros, brincalhões e ideais com crianças, então precisa conhecer o gato Scottish Fold. Suas características orelhinhas dobradas conferem a ele uma expressão fofa e dócil. Veja tudo sobre a raça aqui!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 10/12/2021

Descubra tudo sobre a raça de gato Scottish Fold

Conheça tudo sobre a raça Scottish Fold. Fonte: Pixabay.
Conheça tudo sobre a raça Scottish Fold. Fonte: Pixabay.

Embora o exemplar original da raça tenha sido uma gata de pelo longo, o gato Scottish Fold pode ser encontrado com as duas variações de comprimento de pelo, tanto curto quanto longo. O primeiro gato da raça, uma fêmea chamada Susie, surgiu na Escócia em 1961. Portanto, a raça é relativamente nova e foi registrada apenas em 1978.

Ademais, os Scottish Fold possuem características muito marcantes, como suas orelhas, por exemplo. Assim, ele logo se tornou popular ao redor do mundo e é um gato bastante cobiçado por tutores de felinos. Então, quer saber mais características sobre o gato Scottish Fold? Continue a leitura para saber tudo sobre ele!

Gato sem pelos deitado

Gato Peterbald: saiba tudo sobre essa raça aqui!

O gato Peterbald é uma raça recente que surgiu na Rússia em meados de 1994. No entanto, a raça só foi reconhecida em 1997 e ainda é bastante rara pelo mundo.

Anúncios

Qual é o gato Scottish Fold?

Mas, afinal, qual é esse gato? Fonte: Pexels.
Mas, afinal, qual é esse gato? Fonte: Pexels.

Antes de mais nada, o primeiro gato da raça surgiu na Escócia por um pastor de ovelhas, uma fêmea de pelos longos e brancos e com a característica orelha dobrada. Mais tarde, alguns criadores decidiram misturar a raça com outras como Siamês, Birmanês, entre outras, acabando por criar a variação de pelos curtos do Scottish Fold.

Ademais, tanto os gatos de pelo curto quanto longo possuem uma vasta gama de cores e padrões. Portanto, você pode encontrar o gato Scottish Fold preto, branco, creme, chocolate, cinza, entre outras cores e padrões.

Ainda que as orelhas caídas sejam a marca mais conhecida da raça, existem outros atributos que o tornam único. Sua cabeça e olhos tem formato arredondado, e as orelhas dobradas dão uma maior ilusão de face redonda. Além disso, seu corpo, pernas e cauda também seguem o mesmo formato.

Aliás, esse é um gato que costuma passar um ar jovial e costuma chamar a atenção por sua expressão amorosa e fofa. Seu nariz também achatado e as bochechas mais salientes ajudam a completar o conjunto da face, sendo conhecido como um gato-coruja.

Quanto custa um gato dessa raça?

Antes de tudo, se você pretende ser um tutor do gato Scottish Fold é importante que você procure um gatil profissionalizado e de qualidade. Aliás, a dica serve para qualquer outra raça de gato, cachorro ou outros animais. Isso porque algumas pessoas não respeitam a dignidade e saúde do animal e os utilizam como reprodutores apenas para ganhar dinheiro!

Ademais, é importante que você verifique os ancestrais do filhote que está comprando para ter certeza de que foram todos bem cuidados e estão saudáveis. Existem algumas doenças que são genéticas e é bom conhecer os pais do gatinho para ter certeza que ele é um filhote saudável.

Então, se você já encontrou um bom gatil e com boas referências e quer adotar o seu gato Scottish Fold, é bom estar com o orçamento preparado. Isso porque um filhote da raça pode custar entre R$5.000,00 e R$8.000,00! Isso porque a raça ainda não é muito popular no Brasil e os criadouros ainda são raros.

Anúncios

Qual tamanho chega e quanto vive?

Então, qual tamanho? Fonte: Pixabay.
Então, qual tamanho? Fonte: Pixabay.

Ainda que os gatinhos da raça tenham uma aparência jovem e fofa, eles são costumam ter um tamanho de gato pequeno. Ademais, o tamanho do gato Scottish Fold pode variar entre 20 centímetros e 25 centímetros, e os machos costumam ser um pouco maiores que as fêmeas da raça.

Além disso, o gato Scottish Fold pode chegar a pesar até 6kg! Ou seja, ele pode ser considerado um gato médio, ainda que as fêmeas sejam um pouco menores, com peso que pode variar entre 2kg e 5kg.

A saúde dos exemplares da raça tende a ser boa e esses gatos costumam ser bastante resistentes a doenças. Entretanto, o Scottish Fold apresenta alguns problemas genéticos que estão ligados ao mesmo gene que carrega as características orelhas dobradas da raça, a atrite hereditária.

Na verdade, a atrite é um problema que acomete os filhotes da cruza de dois Scottish Fold. Assim, segundo especialistas, o cruzamento deveria acontecer entre um gato Scottish Fold e outro Scottish Straight ou British Shorthair.

Portanto, é interessante conhecer os pais do filhote que você pretende adotar, além de fazer visitas regulares a um médico veterinário. Apesar desse problema de saúde característico, os gatos da raça tem boa expectativa de vida, podendo ultrapassar os 15 anos.

Como criar um gato Scottish Fold?

Existem alguns cuidados especiais que os tutores do gato Scottish Fold precisam ter para garantir a qualidade de vida do gatinho. Primeiramente, por ter as orelhas dobradas e mais baixas, é comum o acúmulo de cera no canal auditivo, o que pode gerar infecção. Portanto, é importante que você limpe os ouvidos dele com mais frequência para evitar problemas maiores.

Além disso, como já mencionamos, existem Scottish Fold de pelos curtos e longos. Caso você tenha um exemplar de pelos longos, é interessante escová-los com certa frequência para evitar nós e quedas excessivas.

Ademais, os gatos dessa raça são muito dóceis e amorosos, mas podem ser brincalhões se esse for o perfil dos seus tutores. Na verdade a raça Scottish Fold é uma raça muito adaptável e de fácil convívio. Dessa forma, eles se dão bem com outros animais, e podem se adaptar a qualquer tipo de ambiente, seja casa ou apartamento além de serem ótimas companhias para crianças e idosos.

No entanto, é bom prestar atenção em sua alimentação, evitando marcas de ração com quantidade elevada de cálcio. Isso porque dependendo da concentração, suas orelhinhas podem se calcificar e perder a características dobrada caso isso aconteça. Portanto, procure um médico veterinário que possa te indicar a melhor marca de ração para a raça.

Também é importante ficar de olho no seu gato Scottish Fold já que eles tem dificuldades em se comunicar e expressar suas necessidades. Assim, são gatos quietos e bastante dependentes. Ou seja, se você tem costume de passar longos períodos fora de casa, pode ser que essa raça não seja ideal para você.

Aliás, quer conhecer outra raça de gatos amorosos, companheiros e fieis aos seus tutores? Então, confira nosso conteúdo a seguir e descubra tudo sobre o gato Pelo Curto Inglês!

Gato de pelo curto inglês: tudo sobre essa raça

O gato de pelo curto inglês conquista a todos por onde passa. Hoje, encante-se você também por essa raça e descubra tudo sobre ela!

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Dicas para ganhar sorteio no Instagram: aumente suas chances de conseguir um prêmio!

Quer ter mais chances de ganhar prêmios incríveis? Então confira nossas dicas para ganhar sorteio no Instagram e participe!

Continue lendo
content

Ideias de nomes para cachorros: veja 20 opções!

Ao ter um pet os tutores sempre querem boas ideias de nomes para cachorros. Veja algumas inspirações e escolha o nome que combina com seu pet.

Continue lendo
content

Precisa adaptar seu gato com outro gato? 5 dicas práticas!

Adaptar gato com outro gato pode parecer uma tarefa complicada, mas é mais simples do que se imagina. Veja as dicas que separamos a seguir.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Azul Linhas Aéreas é boa? Veja se vale a pena para viajar!

Embora seja uma companhia aérea mais recente no Brasil, a Azul Linhas Aéreas já é a terceira maior empresa do país nesse segmento. Ela é responsável por mais de 900 voos diários, atendendo com qualidade e excelência.

Continue lendo
content

Latam Linhas Aéreas é boa? Veja se vale a pena para viajar!

A Latam Linhas Aéreas é a maior empresa de segmento aéreo no Brasil. Com aeronaves modernas e serviço diferenciado, ela pode fazer a diferença nas suas viagens, então conheça-a e saiba ainda como fazer o check-in!

Continue lendo
content

Turismo em Bonito no Mato Grosso do Sul: melhor época para viajar e o que fazer

Bonito é a principal cidade turística do Mato Grosso do Sul e foi eleita mais de 16 vezes a melhor cidade para ecoturismo no Brasil. Saiba esse local, dicas de planejamento para ir para lá e programe sua viagem!

Continue lendo