Gatos

Gato Donskoy: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Se você gosta de gatos exóticos, precisa conhecer o gato Donskoy. Esse gatinho sem pelos tem origem russa e pode ser uma excelente aquisição para quem busca um pet companheiro, carinhoso e leal. Veja todos os detalhes da raça aqui!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 19/08/2022

Descubra tudo sobre a raça de gato Donskoy

Então, conheça essa raça de gato russa! Fonte: AdobeStock.
Então, conheça essa raça de gato russa! Fonte: AdobeStock.

Também conhecido como Don Sphynx, o gato Donskoy tem origem russa e é uma raça relativamente recente. Embora muitos o confundam com o Sphynx canadense, esse felino é totalmente diferente.

Aliás, existem várias raças de gatos que são desprovidos de pelos, e apenas algumas diferenças entre elas. Por isso, trouxemos um conteúdo completo sobre o Donskoy, para você conhecer tudo sobre ele.

gato Sphynx de lado

Gato Sphynx: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Se você gosta de gatos carinhosos, brincalhões e exóticos, então vai se encantar com o gato Sphynx. Esse felino de pele enrugada e com uma pelagem quase inexistente!

Com uma personalidade carinhosa e companheira, esse pode ser o felino ideal para quem tem muitas pessoas em casa. Aliás, o gato Donskoy pode se dar bem até com crianças e outros animais.

Entretanto, sua ausência de pelos exige cuidados especiais. Portanto, continue a leitura e conheça todos os detalhes da raça como saúde, personalidade e expectativa de vida antes de adquirir um filhote. Confira!

Anúncios

Qual é o gato Donskoy?

De acordo com os registro da raça, o primeiro Donskoy surgiu nas ruas de uma cidade russa na década de 1980. Dessa forma, o gatinho acabou sendo adotado por uma moradora e, ao ficar mais velho, perdeu todos os seus pelos.

Logo, esse felino gerou novos descendentes, ao que todos apresentaram a mesma característica marcante, a ausência de pelos. Esses seriam os primeiros exemplares da raça até então.

De início, seus criadores pensavam se tratar da raça de gato Sphynx canadense, um gato popular com características bastante parecidas. No entanto, tiveram uma surpresa ao levar o gato para uma consulta veterinária.

Isso porque, depois de alguns exames, constatou-se que a mutação responsável pela ausência de pelos daqueles gatinhos era uma mutação dominante. Enquanto isso, a mutação dos gatinhos Sphynx canadenses é recessiva!

Gato Ashera: saiba tudo sobre essa raça de gato!

Considerada a raça mais cara do mundo, o gato Ashera é um híbrido criado em laboratório. Assim, confira tudo o que você precisa saber antes de adotar um gato dessa raça!

Ou seja, tratava-se de uma raça totalmente diferente, ainda que fossem muito parecidas visualmente. Assim, deu-se origem ao gato Donskoy, em homenagem a cidade russa onde o primeiro exemplar foi encontrado.

A raça acabou conseguindo reconhecimento mundial apenas em 2005, mas já é um gato popular devido as suas características únicas. Ao contrário da versão canadense do gato sem pelos, o Donskoy tem uma pele elástica.

Desse modo, você não encontra tantas sobras de pele ou dobrinhas como no Sphynx canadense. Além disso, esse gato possui uma pele com toque de camurça e não exige tantos banhos.

Ademais, o Donskoy possui orelhas pontudas e olhos amendoados. Uma curiosidade é que podem ocorrer exemplares com camadas finas de pelo, ou com textura ondulada e crespa. Mas a maioria dos filhotes nasce careca.

Quanto custa um gato dessa raça?

Afinal, qual o valor de um filhote da raça? Fonte: AdobeStock.
Afinal, qual o valor de um filhote da raça? Fonte: AdobeStock.

Como você já deve imaginar, essa raça de gatos não é comum no Brasil. Dessa forma, você pode encontrar certa dificuldade se deseja adquirir um filhote de gato Donskoy. Aliás, é importante que o gatil seja confiável e seguro!

Nesse sentido, a exigência do Pedigree da raça é essencial para que todas as características sejam mantidas. Além disso, criadouros clandestinos podem oferecer animais doentes e fora do padrão.

Gato deitado fundo branco

Gato Devon Rex: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Conheça o gato Devon Rex, a raça que é conhecida pela personalidade encantadora que lembra muito a de um cachorro. Seu pelo muito curto é uma característica única!

Portanto, pesquise com cuidado e, se possível, visite o local antes de comprar seu filhote. Aliás, pode ser uma boa ideia procurar referências de outras pessoas que adquiriram seus pets no mesmo criadouro.

De um modo geral, o valor de um filhote de Donskoy varia entre R$4.000,00 e R$5.000,00, podendo até mesmo ultrapassar essa média. Tudo vai depender do sexo do animal e da descendência do gatinho.

Anúncios

Qual tamanho chega e quanto vive?

Ainda que esse felino tenha ausência de pelos, o gato Donskoy tem um corpo robusto e musculoso. Na verdade, esse felino é considerado de porte médio, e possui ossos fortes e pernas longas.

De um modo geral, esse gato possui uma postura esbelta, com corpo ligeiramente arredondado. Os machos tendem a ser maiores que as fêmeas, medindo de 25 centímetros a 30 centímetros de cernelha.

Enquanto isso, seu peso também altera de acordo com o sexo do exemplar, variando entre 5kg para os machos e até 3kg para as fêmeas. Embora tenha aparência de um gato frágil, essa raça é bastante forte.

Filhote de gato Ocicat fundo branco

Gato Ocicat: saiba tudo sobre essa raça de gato!

O gato Ocicat tem descendência selvagem e possui uma pelagem malhada e brilhante. Aliás, esse é um gato esbelto, além de ser bastante carinhoso. Confira tudo sobre ele!

Nesse sentido, não existe nenhuma predisposição genética conhecida para doenças específicas da raça. Entretanto, vale lembrar que o Donskoy ainda é uma raça recente e mais estudos são necessários.

Ademais, devido a sua ausência de pelos, esse felino é bastante sensível a climas mais frios ou a exposição solar. Portanto, proteja seu gatinho durante o inverno e use protetor solar caso ele goste de se expor ao sol.

Quando bem cuidado, esse gato pode viver até 15 anos. Mas é importante leva-lo a consultas regulares com o médico veterinário para exames de rotina. Assim você garante que seu pet vai continuar saudável ao longo da vida.

Como criar um gato Donskoy?

Mas, como criar um gato dessa raça? Fonte: AdobeStock.
Mas, como criar um gato dessa raça? Fonte: AdobeStock.

Se você quer um gato companheiro e sociável, o gato Donskoy é a escolha perfeita para você! Aliás, esse felino se dá bem tanto com crianças como com outros animais de diferentes espécies.

Além disso, ele gosta de estar sempre junto dos seus tutores e é bastante amigável até mesmo com estranhos. Mas atenção! Essa raça não gosta de ficar muito tempo sozinha, e pode ser um problema se você passa muitas horas longe de casa.

Portanto, certifique-se de que seu Donskoy terá companhia na sua ausência, ou ele pode acabar desenvolvendo comportamentos indesejados. Nesse sentido, pode ser uma boa ideia investir em arranhadores e brinquedos.

Gato Bengal: saiba tudo sobre essa raça de gato!

Você já ouviu falar no gato bengal? Há alguns anos, virou o queridinho de estrelas e desde então conquista cada vez mais pessoas. Veja tudo sobre ele e como criar!

Afinal, esse é um gato com muita energia e que gosta de estar em constante atividade. Na verdade, a raça é também muito brincalhona, razão pela qual é uma boa opção para quem tem crianças em casa.

Por fim, animais de estimação podem gerar um gasto excessivo quando falamos de exames, procedimentos e consultas com o médico veterinário. Mas, você sabia que pode economizar com esses serviços?

Isso mesmo! Ao fazer um plano de saúde pet, você terá acesso a diversas clínicas conveniadas, incluindo atendimentos emergenciais e exames de rotina. Veja a seguir como adquirir o plano e proteja seu amigo peludo!

Vet Prev plano de saúde: como fazer para seu pet?

Conheça hoje o Vet Prev plano de saúde para animais de estimação e veja como fazê-lo para seu amiguinho de 04 patas, garantindo sua saúde com cuidados especiais.

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Gatos e cachorros podem conviver? 10 dicas de ouro!

Os gatos e cachorros podem conviver facilmente, mas depende das regras que serão praticadas! Clique aqui e veja mais sobre.

Continue lendo
content

Como fazer o Curso de Sobrancelha A Nossa Escola?

O curso de sobrancelha A Nossa Escola oferece conteúdo online de qualidade para você ingressar no mercado da beleza. Veja como se inscrever!

Continue lendo
content

Nomes fofos para pets fêmeas: confira 100 dicas criativas!

Ganhou uma nova cachorrinha e não tem ideia de um nome para ela? Veja algumas sugestões de nomes fofos para pets fêmeas. Veja aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Squad Viagens é confiável? Veja como funciona antes de comprar

A Squad Viagens traz valores incríveis para você viajar de ônibus. A empresa realiza um rigoroso controle de qualidade para que os clientes tenham segurança e conforto, então conheça o serviço e veja como utilizá-lo!

Continue lendo
content

Pacotes promocionais: vale a pena comprar 1 ano antes?

Pacotes de viagem antecipados podem ser a chave para quem precisa programar uma viagem com antecedência. Existem promoções e ofertas que fazem valer a pena na hora de organizar o orçamento!

Continue lendo
content

O site do Senhor Viagens é seguro?

Contar com um site de dicas e tudo sobre viagens é ótimo. Mas o Senhor Viagens é mesmo seguro? Tire essa dúvida hoje e garanta sua segurança!

Continue lendo