Gatos

Gato Devon Rex: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Conheça o gato Devon Rex, a raça que é conhecida pela personalidade encantadora que lembra muito a de um cachorro. Além disso, seu pelo muito curto e orelhas grandes são características marcantes. Descubra tudo sobre a raça Devon Rex!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

17/12/2021 | Atualizado em 27/12/2021

Descubra tudo sobre a raça de gato Devon Rex

Conheça o gato Devon Rex. Fonte: Adobe Stock.
Conheça o gato Devon Rex. Fonte: Adobe Stock.

Se você busca um gatinho companheiro, brincalhão e com muita energia, você vai adorar conhecer o gato Devon Rex. Aliás, essa é uma raça bastante semelhante ao gato Cornish Rex, já que ambos possuem os pelos encaracolados, porém sua genética é totalmente diferente. Então, se você é um apreciador de gatos diferentes e exóticos, continue a leitura e descubra tudo sobre a raça.

Assim, os gatos Devon Rex não são apenas peculiares em sua aparência e pelagem, como também em seu comportamento. Nesse sentido, eles são famosos por sua personalidade amigável que muito se assemelha a de um cão! Ficou interessado e quer conhecer esse gato único? Confira a seguir!

gato embaixo da coberta

10 dicas e cuidados principais com gatos

Confira aqui os principais cuidados que gatos precisam e entenda tudo sobre a personalidade e hábitos dos felinos para cuidar do seu pet!

Anúncios

Qual é o gato Devon Rex?

Então, qual o gato Devon Rex? Fonte: Adobe Stock.
Então, qual o gato Devon Rex? Fonte: Adobe Stock.

Embora esse gato tenha uma cabeça pequena e levemente triangular, o que chama a atenção em sua aparência são suas orelhas. Assim, a raça possui orelhas grandes e que estão sempre para cima, como em estado de alerta. Os olhos do gato Devon Rex também são maiores e passam a impressão de que ele está sempre atento ao seu redor.

Além disso, outra característica marcante são seu pelos curtos. Aliás, se você encontra-lo de longe, terá a impressão de que esse gatinho é desprovido de pelos. No entanto, além de possuir uma fina camada, seus pelos também são levemente encaracolados, conferindo-lhes uma aparência única e exótica. Ademais, não existe uma padronagem específica da pelagem do Devon Rex, e são aceitas todas as cores.

Primeiramente, a raça surgiu nos anos de 1960 na Inglaterra. Em um primeiro momento, acreditava-se que o gato Devon Rex era apenas uma variação da raça Cornish Rex devido a grande semelhança do tipo de pelo que eles apresentam. Entretanto, depois de alguns experimentos, constatou-se que a raça era uma variação independente e que eles não tinham nenhum vínculo genético.

Então, os criadouros acabaram voltando seu foco para o desenvolvimento da nova raça, que acabou sendo oficializada apenas 10 anos depois na Inglaterra. E foi apenas em 1979 que foi reconhecida nos Estados Unidos.

Ademais, essa é uma boa raça para pessoas que são levemente alérgicas a gatos. Isso porque, devido a menor quantidade de pelos, o gato Devon Rex tende a se lamber menos e soltar menos pelos pela casa. Então pode ser uma boa escolha caso você ou alguém da sua casa sofra de alergias.

Quanto custa um gato dessa raça?

Antes de mais nada, se você decidiu adquirir um animal de raça, a primeira coisa que você deve fazer é encontrar um criadouro de confiança. Aliás, fuja de ofertas muito vantajosas, pois você pode acabar financiando a crueldade com os animais. Portanto, faça uma boa pesquisa e procure indicações, visite o gatil e peça para conhecer os gatinhos e seus pais.

Assim você poderá ter certeza de que está adquirindo um filhote de uma empresa idônea e correta! Ademais, exija o pedigree da raça, pois dessa forma você poderá atestar a oficialidade do filhote, além de te ajudar a saber o temperamento e tamanho do gato.

Então, se você está encantado pelo gato Devon Rex e quer ter esse companheiro brincalhão para fazer parte da sua família, você vai precisar desembolsar entre R$1.500,00 a R$3.000,00 para comprar seu filhote. Os valores podem variar de acordo com a pelagem e o sexo, já que as fêmeas tendem a ser mais caras que os machos.

Anúncios

Qual tamanho chega e quanto vive?

Então, qual o tamanho? Fonte: Adobe Stock.
Então, qual o tamanho? Fonte: Adobe Stock.

Pois bem, o gato Devon Rex é considerado um gato de porte médio, e sua altura pode variar entre 27 centímetros e 38 centímetros. Aliás, as fêmeas tendem a ser menores que os machos e o peso de um gato dessa raça pode chegar a 4kg.

Ainda que essa raça possa parecer frágil, o gato Devon Rex possui uma saúde forte e boa expectativa de vida, podendo ultrapassar os 15 anos se tiver uma boa qualidade de vida. No entanto, existem algumas doenças genéticas da raça e é importante exigir um teste de DNA do criadouro para ter certeza de que seu gatinho será saudável.

Nesse sentido, alguns exemplares do Devon Rex podem apresentar doenças como espasticidade, que afeta diretamente o sistema nervoso, cardiomiopatia hipertrófica, que atinge o coração dos felinos, e luxação na patela, que pode ter origem congênita ou traumática. Portanto, é importante conhecer os ancestrais do filhote, além de exigir os exames para certificar-se de que seu gatinho está saudável.

Além disso, lembre-se de levar seu gato para consulta veterinária regularmente, realizando exames e mantendo a vacinação em dia. Assim, você estará oferecendo qualidade de vida para o seu pet, certificando-se de que ele estará saudável por toda a vida.

Como criar um gato Devon Rex?

Primeiramente, essa é uma raça de gato que com certeza vai encantar você e sua família. Isso porque o gato Devon Rex é muito amoroso, gentil e leal com seus donos, o que o torna um gato perfeito para famílias. Ademais, essa raça tem fama de ser muito brincalhona e energética e vai procurar diversas maneiras de chamar a sua atenção pela casa.

No entanto, são gatos que não gostam de passar muito tempo sozinhos. Portanto, se você costuma ficar longe de casa por muitas horas, talvez essa não seja a raça ideal para você, já que ele pode se tornar deprimido e doente. Além do mais, por ser um gato ativo, é interessante investir em um bom enriquecimento ambiental com prateleiras e arranhadores para que ele possa brincar e gastar sua energia.

Brinquedos e jogos que instiguem sua inteligência também podem ser uma boa opção para mantê-lo entretido por bastante tempo. Mas, é claro, nada vai substituir carinho, amor e o colo do seu tutor.

Embora a grande maioria dos gatos exija uma rotina de escovação regular, esse conceito não se aplica ao gato Devon Rex. Isso porque sua pele é muito sensível, e você pode machucar seu gatinho se escová-lo com muita frequência. Ademais, essa é uma das raras raças em que o veterinário recomenda banhos com certa regularidade. Por possuir uma pele com tendência a oleosidade, pode ser que você precise dar banho em seu Devon Rex com mais frequência.

Então, se você gosta de raças exóticas como a do Devon Rex, você vai se encantar com o gato Selkirk Rex. Também famoso pelo seu pelo e bigodes encaracolados, a raça é dócil, amorosa e foi reconhecida nos anos 1990. Confira tudo sobre ele acessando nosso conteúdo a seguir.

Gato sentado no sofá de olhos fechados

Gato Selkirk Rex: saiba tudo sobre essa raça aqui!

O gato Selkirk Rex tem características marcantes, como seu pelo encaracolado que lembra uma ovelha. Confira tudo sobre a raça aqui!

Sobre o autor  /  Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Mercado de trabalho na área da estética: conheça tudo sobre!

O mercado de trabalho na área da estética é um dos que mais cresce no país, então confira aqui como se especializar, além de dicas de cursos!

Continue lendo
content

Como se cadastrar no Jovem Aprendiz Renner 2022?

Participe do Programa Jovem Aprendiz Renner 2022 e tenha a chance de conseguir o primeiro emprego! Veja um passo a passo para se inscrever.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

TOP 9 melhores pacotes de viagem para você aproveitar em 2022!

O ano novo está chegando, e se você pretende fazer uma viagem para aproveitar suas férias, confira nossas dicas de pacotes para viajar em 2022. Assim, você pode começar a se programar além de encontrar ofertas imperdíveis para destinos paradisíacos!

Continue lendo
content

Conheça o cartão Decolar Santander Visa Gold: pontos para quem vive viajando!

Se você costuma viajar com frequência, ou apenas quer aproveitar descontos em pacotes de viagem Decolar, precisa conhecer o Decolar Santander Visa Gold. Veja como ele funciona e confira os pontos positivos e negativos do produto!

Continue lendo
content

Como pesquisar e escolher as melhores passagens aéreas: o guia definitivo!

Ainda que o valor das passagens aéreas leve embora a maior parte do nosso orçamento para viagem, existe uma forma de conseguir descontos e ofertas de modo a economizar e muito! Confira algumas dicas para comprar seus voos pagando menos.

Continue lendo