Cachorro

Cachorro Pastor Alemão: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Apesar de aparentar ser bravo, o Pastor Alemão é um cão muito inteligente e dócil. Ideal para donos que tenham disponibilidade para entretê-los. Conheça tudo sobre essa raça fiel!

Anúncios

por Filipe Travanca

Publicado em 24/11/2022

Descubra tudo sobre a raça de cachorro Pastor Alemão

Então, conheça tudo sobre essa raça de cachorro! Fonte: AdobeStock.
Então, conheça tudo sobre essa raça de cachorro! Fonte: AdobeStock.

Não se deixe assustar pelo porte imponente e intimidador do cachorro Pastor Alemão! Essa é uma raça de cachorro muito confiável, inteligente e amável, que adora se relacionar com sua família!

Além disso, o Pastor Alemão é muito energético e brincalhão! Por isso, ele gosta de passear e fazer muitas atividades. É a raça ideal para quem gosta de se divertir ao ar livre com seu pet.

Gato se esfregando em cachorro

Gato ou cachorro: qual a escolha ideal para você?

Tanto o gato quanto o cachorro têm seu lado positivo e negativo quando se trata de animais de estimação. Sendo assim, confira aqui tudo o que você precisa saber cada um!

No entanto, esse cão precisa de algumas atenções especiais que podem dificultar o dia a dia de seu dono. Se você considera adotar um cão dessa raça, vamos te ajudar com algumas  informações.

Então, continue aqui e descubra todas as vantagens e desvantagens de se ter um Pastor Alemão. Ademais, conheça todas as características dessa raça tão querida e popular.

Anúncios

Qual é o cachorro Pastor Alemão?

O Pastor Alemão, também conhecido como Capa Preta por causa de sua pelagem, é uma raça de cachorro originária da Alemanha no século XIX. Ele era usado para vigiar os rebanhos de ovelhas. Por isso recebeu esse nome. 

Características físicas

Esse animal conta com as orelhas pontudas e o focinho longo. Além disso, o corpo desse cão é comprido, com uma cauda espessa e peluda. Sua pelagem é macia e apresenta uma dupla camada.

A coloração preta cobre seu corpo do topo da cabeça por toda a extensão das costas. Por isso ele é chamado de Capa Preta. Mas, além do preto, o restante de sua pelagem pode variar entre tons de dourado, cinza e amarelo.

Ademais, o Pastor Alemão perde muito pelos. Portanto, é importante escová-lo diariamente, garantindo que seu pelo seja brilhante e saudável. Além disso, com a escovação você impede que sua casa se encha de pelos do animal.

Anúncios

Outras características

O cachorro Pastor Alemão é considerado um dos mais inteligentes do mundo! Ele está em terceiro lugar entre mais de 70 raças em um teste que mede as habilidades de aprendizado e comando.

Além disso, ao mesmo tempo que esta é uma raça calma, que late pouco, ela também é bastante ativa e agitada. Isso porque o Pastor Alemão é um cão de trabalho e precisa se exercitar muito!

Se não fizer atividades físicas o suficiente, ele pode apresentar comportamento destrutivo. Nesse sentido, ele costuma morder diversos objetos. Como seus dentes são bem resistentes, ele consegue destruir a maioria dos materiais.

Ademais, o Pastor Alemão é super leal e protetor. Por outro lado, ele tem dificuldade em se socializar com outros animais e pessoas. Mas raramente apresenta comportamentos violentos, apenas em casos de maus tratos.

Poodle no campo de flores

Conheça as raças de cachorros mais inteligentes!

Cães inteligentes são mais fáceis de treinar e aprendem truques com facilidade. Saiba quais são e conheça mais sobre elas!

Quanto custa um cachorro dessa raça?

Afinal, qual o preço do filhote? Fonte: AdobeStock.
Afinal, qual o preço do filhote? Fonte: AdobeStock.

Por ser bastante popular, existe uma variação muito grande no preço do Pastor Alemão. Ou seja, o preço pode variar de R$500 até R$5.000. Assim, o custo vai depender desde o local onde você comprar até a idade do cachorro.

Além disso, é muito importante fazer uma visita ao canil antes de comprar o animal. Então, verifique as qualificações e recomendações da loja. Isso vai garantir que você tenha um cachorro Pastor Alemão que segue os padrões da raça.

Por outro lado, isso também vai garantir que você não contribua com a crueldade animal. Pois, muitos canis são clandestinos e não respeitam as leis e cuidados necessários com os cães.

Outra opção é considerar a adoção! Existem muitas ONGs que realizam ótimos trabalhos de resgate e adoção de vários animais, incluindo o Pastor Alemão.

Muitos cães desta raça acabam sendo abandonados nas ruas. Optar pela adoção é uma ação muito consciente!

Qual tamanho chega e quanto vive?

Primeiramente, o Pastor Alemão é uma raça de cães de grande porte. Sua altura pode variar de 55 cm até 65 cm, no caso dos machos. Já as fêmeas dessa raça são um pouco menores, elas podem medir entre 50 cm e 55 cm.

Além disso, um Pastor Alemão pode pesar entre 30 kg e 43 kg, o que é bastante para um cachorro! Como essa raça gosta de praticar muito exercício, a saúde do Pastor Alemão costuma ser bastante vigorosa!

Contudo, infelizmente, essa raça está predisposta a desenvolver algumas doenças. A popularização da raça fez com que houvesse muitos cruzamentos irresponsáveis, o que acabou gerando um conjunto de doenças genéticas.

Por exemplo, displasia de quadril e cotovelo, epilepsia, problemas digestivos e cardíacos. Mas, pelo lado positivo, com cuidados ideais e com a vacinação em dia, o seu Pastor Alemão pode ter uma expectativa de vida de até 13 anos.

Como criar um cachorro Pastor Alemão?

Confira dicas para criar seu Pastor Alemão! Fonte: AdobeStock.
Confira dicas para criar seu Pastor Alemão! Fonte: AdobeStock.

Como já foi dito acima, o Pastor Alemão necessita de atenção! Ou seja, ele é ideal para quem tem tempo e disposição para passear diariamente, fazendo exercícios moderados na natureza ou na rua!

Mas cuidado para não exagerar nas atividades físicas! Perceba a disposição do cachorro. Além disso, como é uma raça inteligente e que adora brincar, ele precisa de estímulos constantes.

O cachorro Pastor Alemão é um ótimo aluno e gosta de aprender. Por isso, se ficar sem estímulos pode se frustrar e desenvolver problemas de comportamento, ficando até mesmo deprimido.

Então, é interessante levá-lo para o adestramento! Isso vai ajudá-lo a se exercitar física e mentalmente. A idade ideal é a partir dos oito meses, pois o cão ainda não é tão forte, e tem menos chances de ferir o adestrador acidentalmente.

Higiene

Por conta de sua pelagem, essa raça não precisa de muitos banhos. Um a cada dois ou três meses já é o suficiente.  Além disso, é necessário escovar os dentes do seu cachorro para que ele mantenha a boca saudável.

Outra boa opção é dar brinquedos ou petiscos para eles morderem, o que ajuda na limpeza dentária. Por outro lado, o cuidado com as unhas também é fundamental!

Doce, ativo, seguro, inteligente e equilibrado. Se você está buscando um cachorro que vai ser seu companheiro e de toda a sua família, o Pastor Alemão pode ser a raça ideal!

Mas, caso ainda queira conhecer outras raças de cães, você pode se interessar pelo Basenji! Essa raça é extremamente inteligente e bastante silenciosa. Descubra todas as outras características dessa raça clicando no link abaixo!

cachorro Basenji sentado fundo branco

Cachorro Basenji: saiba tudo sobre essa raça aqui!

A raça de cachorro Basenji pode ser considerado semisselvagem e tem a personalidade parecida com a de um gato. Saiba mais sobre ele!

Sobre o autor

Filipe Travanca

Bacharel em História e Audiovisual pela Universidade de São Paulo. Apaixonado pela escrita e pela literatura, atua como roteirista, redator e contista, explorando os mais variados temas e assuntos. Um grande curioso, que gosta de estudar de tudo um pouco e partilhar esses aprendizados em seus textos.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Aprenda a baixar e usar o PLEX app!

Confira o passo a passo em detalhes para aprender a baixar e usar o PLEX app para curtir entretenimento em filmes, séries e muito mais!

Continue lendo
content

Adaptar casa ao gato: 10 dicas fáceis!

Como adaptar a casa ao gato? Uma dúvida muito comum dos tutores! Mas pode ser resolvida telando suas janelas e protegendo móveis. Saiba mais!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Confira como é viajar com motorhome e veja 5 dicas para se planejar!

Embora não seja tão popular no Brasil, viajar com motorhome traz experiências inesquecíveis para quem se aventura. Entenda aqui o que você vai precisar para organizar uma viagem dessas e comece a fazer as malas!

Continue lendo
content

Confira 7 dicas de onde passar o Réveillon 2023!

Muito popular para viagens, o Réveillon é um rito de passagem comemorado por quase todos os povos. Por isso é essencial se programar para evitar tumultos e lotações. Veja dicas de organização e os melhores destinos!

Continue lendo
content

5 melhores apps tradutores para usar em viagens

Nem toda viagem internacional precisa ser um sufoco se você não fala a língua do seu destino. Para ajudar, veja aqui uma lista de melhores apps tradutores para viagens que preparamos e assim tenha mais conforto para se comunicar!

Continue lendo