Gatos

Gato American Curl: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Os gatos American Curl são animais carinhosos e tranquilos, e podem ser companheiros ideais para idosos e crianças já que são bastante pacientes. Ademais, suas orelhas dobradas o tornam uma raça exótica e peculiar. Conheça tudo sobre ele aqui!

Anúncios

Descubra tudo sobre a raça de gato American Curl

Conheça a raça de gato American Curl. Fonte: AdobeStock.
Conheça a raça de gato American Curl. Fonte: AdobeStock.

Antes de mais nada, o gato American Curl possui uma característica inconfundível! Na verdade, você já deve tê-lo visto pela internet, o gato com as orelhas curvadas. Aliás, essa é uma raça bastante recente, tendo sido reconhecida apenas nos anos 1990 nos Estados Unidos. Ou seja, ainda não é muito popular fora do seu país de origem.

Embora sua aparência peculiar lhe dê o ar de alerta, o gato American Curl é bastante carinhoso e brincalhão. Além disso, eles são dão bem com outros animais e podem ser animais ideais para famílias com crianças. Então, está interessado em ter um gatinho dessa raça? Pois continue a leitura que vamos te contar tudo sobre ele!

Gato sentado no sofá de olhos fechados

Gato Selkirk Rex: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Famoso por sua pelagem encaracolada, o gato Selkirk Rex é brincalhão e companheiro. Além disso, tem seu comportamento bastante semelhante ao de seu ancestral Persa.

Qual é o gato American Curl?

Afinal, qual é esse gato? Fonte: AdobeStock.
Afinal, qual é esse gato? Fonte: AdobeStock.

Primeiramente, é difícil começar a descrever um exemplar da raça sem mencionar as características orelhas. De tamanho médio para grande, as orelhas são arredondadas e largas, dobradas para trás. Aliás, as dobras podem ser de 90º a 180º e são provenientes de uma mutação genética dominante.

A mutação acaba causando uma curvatura do pavilhão auricular, que pode ter até três níveis, sendo a curvatura completa a mais procurada por quem deseja comprar um filhote. Nesse sentido, é importante informar que os filhotes da raça nascem com orelhas retas, e a curvatura aparece até os cinco meses de vida.

Ademais, o gato American Curl possui um corpo robusto, com cauda comprida e larga e cabeça proporcional. Seus olhos são em formato de noz e não apresentam cores específicas ou relacionadas com a pelagem. Aliás, os gatos da raça podem ter pelos curtos ou médios.

Além disso, quase todas as cores e padrões de pelagem são aceitas, com exceção da cor chocolate. Os gatos da raça apresentam pelos bastante lustrosos e macios, com uma boa subcamada. Mas não se preocupe, uma escovação semanal já será suficiente para manter a pelagem saudável.

O primeiro gato da raça de que se tem registro foi uma fêmea de rua adotada por um casal na Califórnia nos anos 1980. Assim, meses depois, a gata deu a luz, ao que dois filhotes da ninhada apresentaram as mesmas orelhas características. No entanto, foi apenas em meados de 1993 que a raça foi oficializada, sendo ainda pouco conhecida fora dos Estados Unidos.

Quanto custa um gato dessa raça?

Antes de tudo, se você pretende adquirir um filhote da raça, saiba que será quase impossível de levar para casa um gatinho muito pequeno, como geralmente acontece. Na verdade, o criador só vai determinar o valor do animal quando ele atingir quatro meses de vida.

Nesse sentido, a razão da espera é, como você bem pode adivinhar, a curvatura das suas orelhas. Isso porque o gato American Curl nasce com orelhas retas, sem nenhuma característica peculiar. Então, somente a partir da primeira semana é que começam a enrolar, atingindo seu grau definitivo apenas aos quatro meses.

Desse modo, dependendo do grau de curvatura é que o valor do filhote é determinado. Além disso, o criador também leva em consideração o sexo e o físico do filhote em questão. Ou seja, os valores podem variar entre 900 a 2.600 euros! Provavelmente porque a raça não é muito difundida ainda.

Ademais, também é muito importante verificar a procedência do gatil ou criadouro de onde você está adquirindo seu gato American Curl. Assim, procure referências de outras pessoas que compraram no mesmo local, além de conhecer o estabelecimento. Dessa forma você evita financiar criadouros clandestinos.

Qual tamanho chega e quanto vive?

Então, qual o tamanho do gato American Curl? Fonte: AdobeStock.
Então, qual o tamanho do gato American Curl? Fonte: AdobeStock.

Como já dissemos anteriormente, a raça American Curl é ainda bastante recente. Ou seja, até o momento não se tem registro de doenças congênitas que os gatos da raça possam apresentar. Aliás, os American Curl tendem a ser gatos bastante saudáveis, e dificilmente apresentam emergências veterinárias.

No entanto, alguns casos já foram apresentados de atrofia progressiva da retina, que pode levar a cegueira do felino. Mas para determinar se essa é mesmo uma predisposição da raça, serão necessários mais estudos aprofundados.

Ademais, o gato American Curl possui um corpo alongado e musculoso, com ossos medianos. Desse modo, ele é considerado um gato de porte médio e seu tamanho varia de 40 centímetros para as fêmeas, e 50 centímetros para os machos. Além disso, eles podem pesar até 5kg.

Embora a raça não possua nenhuma doença característica, um acompanhamento regular com o médico veterinário pode evitar doenças mais graves. Portanto, mantenha uma rotina de visitas ao profissional, além de vacinação e vermifugação em dia.

Como criar um gato American Curl?

Primeiramente, não são apenas as orelhas curvadas que tornam o gato American Curl um animal encantador. Isso porque os felinos da raça são gatos pacientes, amorosos e tranquilos, podendo ser ideais para crianças, além de se darem muito bem com outros animais de estimação.

Ademais, esses gatos são brincalhões e inteligentes, e podem se adaptar muito bem em casas ou apartamentos. Portanto, procure investir em brinquedos interativos que desafiem seu intelecto. Além disso, arranhadores também são essenciais para manter a saúde do bichano.

Como suas orelhas possuem as características curvaturas, também é interessante manter sua higiene em dia. Dessa forma, você vai evitar fungos e outras irritações que podem acontecer com o acúmulo de sujeira. Então fique de olho!

Por fim, também é interessante investir em uma ração de qualidade para seu gato American Curl. Aliás, uma alimentação balanceada pode evitar até mesmo algumas doenças, então converse com o veterinário e consulte algumas indicações para a raça.

Então, gostou desse gatinho peculiar de orelhas dobradas? Quer conhecer mais raças de gato exóticas e diferentes? Pois é só acessar nosso conteúdo a seguir e conferir tudo sobre o gato Devon Rex, o gato de pelos curtos encaracolados.

Gato deitado fundo branco

Gato Devon Rex: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Conheça o gato Devon Rex, a raça que é conhecida pela personalidade encantadora que lembra muito a de um cachorro. Além disso, seu pelo muito curto e orelhas grandes.

Em Alta

content

Cuidar de gato: veja 12 dicas importantes!

Para cuidar de gato, é importante estar atento à várias dicas, principalmente em relação à higiene e alimentação dos felinos. Veja aqui!

Continue lendo
content

Cachorro Dobermann: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Uma raça que nunca abandona seu dono! Protetor, leal e inteligente. Descubra todas as características do cachorro Dobermann aqui!

Continue lendo
content

Curso Técnico em Estética SENAC: conheça e saiba se vale a pena!

Com mais de mil horas de conteúdo exclusivo, o curso Técnico em Estética do SENAC vale a pena para quem quer atuar no mercado de beleza!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Confira alguns pontos importantes antes de comprar sua passagem!

Veja como fazer seu check-in corretamente para garantir seus descontos!

Continue lendo
content

Escolha a melhor agência de viagens do Brasil: planeje sua viagem com qualidade!

Planeje sua viagem com qualidade e tenha certeza de que está fazendo um bom investimento ao escolher a melhor agência de viagens do país para contratar! Aqui temos uma lista de opções para você conhecer.

Continue lendo
content

Next Milhas é confiável? Veja como funciona antes de comprar

A Next Milhas é voltada para soluções em economia de passagens aéreas e rodoviárias. Ela garante o melhor preço, seja de voos pagantes ou emitidos com milhas. Então, saiba como funciona planejar sua viagem e se vale a pena!

Continue lendo