Animais

Cosméticos veganos e seus benefícios: veja tudo sobre!

Os cosméticos veganos oferecem inúmeros benefícios para a saúde, e várias marcas renomadas do mercado estão adotando tal formato! Veja.

Anúncios

Descubra tudo sobre o mundo dos cosméticos veganos e seus benefícios

Descubra tudo sobre o mundo dos cosméticos veganos
Descubra tudo sobre o mundo dos cosméticos veganos

Cada vez mais marcas – artesanais ou grandes corporações – adotam os cosméticos veganos e aproveitam seus benefícios. E isso não é à toa, uma vez que encontram demanda e oferecem outras vantagens.

Esses cosméticos não são uma novidade, entretanto. Eles já existem há um tempo, sendo progressivamente desenvolvidos e melhorados. O que ocorre é que nos últimos anos aumentou a demanda por esse tipo de produto.

O público passou a prestar cada vez mais atenção no que compõe os cosméticos que utilizam. Além disso, o consumo consciente se torna uma questão cada vez mais relevante. Ele se volta à noção do papel social das empresas e como os consumidores as apoiam ou não. Abaixo, então, conheça mais sobre os cosméticos veganos.

Top 10 melhores cosméticos veganos: veja as marcas

Existem algumas marcas vegan reconhecidas pela qualidade dos produtos. Por isso, criamos a lista dos melhores cosméticos veganos para você.

Anúncios

O que são cosméticos veganos?

Vegano é o nome que se dá a um produto que dispensa a presença de ingredientes com origem animal. Isto é, produtos que dispensam, na sua produção, carne, couro, mel, leite, ovos, queratina animal e outras proteínas retiradas de seres vivos.

Isso, então, não se aplica somente à alimentação. Enquanto a alimentação vegana dispensa o consumo oral de produtos de origem animal, os cosméticos veganos dispensam componentes dessa mesma origem e trazem outros benefícios. Ou seja, somente têm componentes naturais encontrados nos vegetais. Igualmente, usam outros sintéticos.

Assim, são cremes, sabonetes, xampus e condicionadores, maquiagens e outros produtos para cuidados com a pele, cabelos e dentes que dispensam ingredientes de origem animal. E isto quer dizer que não há sequer resquícios desse tipo de ingrediente.

Por que usar produtos veganos?

Por que usar produtos veganos?
Por que usar produtos veganos?

Como dito acima, a demanda do público por cosméticos veganos e sem origem animal cresce a cada dia. E, saiba, não são apenas pessoas com hábitos alimentares veganos que o fazem. O público em geral têm se atentado pra isso.

Mas por que, exatamente, há esse aumento de procura por produtos sem origem animal? Isso ocorre pelos benefícios que eles trazem no uso deles, mas também à própria sociedade e ao meio ambiente. Confira, abaixo, os principais benefícios dos cosméticos veganos:

  • Embalagens biodegradáveis, que se desfazem melhor no ambiente sem deixar impactos;
  • Menos impacto ambiental na produção, com liberação de menos resíduos nocivos ao ambiente;
  • Utilização de materiais naturais encontrados em vegetais que se adaptam melhor à pele e que apresentam melhor absorção dele;
  • Dispensa a exploração animal;
  • Livre-se de ingredientes questionáveis e que podem prejudicar a saúde, como é o caso dos parabenos;
  • Produtos como cosméticos veganos são mais seguros á saúde e à pele;
  • Eles são melhores para as peles sensíveis, com ingredientes que causam menos reação;
  • Preços acessíveis e semelhantes aos de produtos não veganos, de forma que a troca de opção não pesa no seu bolso.

Esses são os principais motivos e benefícios que estão levando cada vez mais pessoas à adoção dos cosméticos do tipo veganos em detrimento dos demais. Afinal, é possível, com eles, encontrar tratamentos mais efetivos sem que isso leve à exploração animal.

Igualmente, esse tipo de produto apresenta menor impacto ambiental, de forma que é socialmente melhor do que os demais. Portanto, considere começar a usá-los você também para garantir um consumo consciente sem abrir mão de bons produtos. 

Anúncios

Cosméticos veganos e orgânicos são a mesma coisa?

Não. Chamam-se de cosméticos orgânicos aqueles que usam produtos cuja produção se utiliza, ao menos, de 95% de matérias-primas orgânicas. Estas são aquelas que não utilizam química na produção, como inseticidas industriais e outros tipos de venenos.

Portanto, o produto orgânico pode conter produtos de origem animal. Por outro lado, o produto vegano nunca terá matérias-primas de origem animal. Com isso, ele pode ou não ser orgânico, o que dependerá do cuidado com a produção dos ingredientes vegetais.

Um produto vegano é o mesmo que cruelty free?

Um produto vegano é o mesmo que cruelty free?
Um produto vegano é o mesmo que cruelty free?

Também não. Em verdade, todo produto vegano é cruelty free, enquanto o contrário não é verdade. Os cosméticos veganos, como vimos ao longo do texto, são aqueles que dispensam ingredientes e matérias-primas de origem animal e agregam outros benefícios. Aliás, todo o seu processo produtivo está longe de usar os animais para qualquer fim.

Por outro lado, chama-se de cruelty free aquele produto que não impõe o sofrimento animal. Esse sofrimento é decorrente do uso de animais em testes para comprovar a nocividade ou não do produto aos humanos.

Contudo, esses testes impõem sofrimentos inúmeros. Por exemplo, queimaduras, cortes, reações alérgicas e outras questões. Inclusive, podem levar à morte do bichinho. Quando isso não ocorre e ele tem possibilidade de recuperação, é usado recorrentemente em novos testes até não ser mais útil e ser sacrificado.

Assim, um produto é cruelty free quando não usa esses métodos de teste. Afinal, hoje existem várias formas muito mais seguras e efetivas de testes que dispensam o uso desses animais. Igualmente, para ser cruelty free o produto não pode comprar produtos e matérias-primas que usaram testes do tipo. Ou seja, não pode patrocinar a prática.

Dessa forma, note que o produto pode usar produtos de origem animal, mas não fazer testes com animais ou patrocinar empresas que o façam. Com isso, ele será cruelty free. Por outro lado, quando o produto for vegano os animais nunca passam pelo seu processo produtivo, seja como matéria-prima ou para testagem.

Anúncios

Conheça algumas marcas de cosméticos veganos

Atualmente existem diversas marcas que são totalmente veganas. Outras, por sua vez, possui linhas específicas desse tipo, como é o caso do Boticário e da Natura, que embora tenham produtos com origem animal, possuem outros que não possuem ingredientes dessa natureza.

Veja, então, algumas marcas que você encontra nas lojas de cosméticos, mercados e farmácias e que são veganos e possuem seus benefícios:

  • Alva;
  • Auá Natural;
  • Beleza Vegana, Beleza Natural;
  • Bioart;
  • Cativa Natureza;
  • Ikove Organics.
  • Lush;
  • Simple Organic;
  • Surya Brasil.

Assim, veja que é possível passar a usar os cosméticos veganos sem grandes esforços.

Produto vegano ou cruelty free: qual a diferença?

Produto vegano ou cruelty free, existe diferença? Sim! Existe, contudo são igualmente importantes para construir um mundo melhor! Veja aqui!

Em Alta

content

Porque os gatos comem peixes? Saiba aqui!

Porque os gatos comem peixes? Essa é uma dúvida comum, principalmente pois é o que mostram desenhos e filmes. Mas qual o motivo? Saiba aqui!

Continue lendo
content

Alimentos proibidos para gatos: Conheça os 5 principais!

Saiba que existem alimentos proibidos para gatos, como leite e algumas frutas. Confira mais sobre isso aqui, evitando adoecer seu gato!

Continue lendo