Gatos

Gato Ocicat: saiba tudo sobre essa raça de gato!

O gato Ocicat tem descendência selvagem e possui uma pelagem malhada e brilhante. Aliás, esse é um gato esbelto, além de ser bastante carinhoso. Então, confira tudo o que você precisa saber antes de adotar um Ocicat!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 22/12/2021

Descubra tudo sobre a raça de gato Ocicat

Confira tudo sobre a raça. Fonte: AdobeStock.
Confira tudo sobre a raça. Fonte: AdobeStock.

Elegante, amoroso, e com ar selvagem, a raça Ocicat surgiu nos Estados Unidos em 1964. Nesse sentido, ele foi uma tentativa de criar um gato Siamês com listras, e a raça foi reconhecida apenas em 1966. Ademais, o gato Ocicat é bastante carinhoso e adora a companhia de seu dono. Então, quer saber mais sobre essa raça? Confira tudo sobre ele a seguir.

Gato de bengala: saiba tudo sobre essa raça

O gato de bengala é uma raça bastante exótica que tem como ancestral um gato selvagem. Inteligente e ativa, essa é uma raça única!

Anúncios

Qual é o Gato Ocicat?

Mas, afinal, qual é esse gato? Fonte: AdobeStock.
Mas, afinal, qual é esse gato? Fonte: AdobeStock.

Pois bem, essa raça de gato surgiu na década de 1960 para imitar um gato selvagem. Assim, possui uma pelagem bastante característica, com listras e manchas escuras em diversas cores diferentes. Aliás, a raça de gato Ocicat participa de diversos campeonatos desde 1987. No entanto, ele não é muito comum de encontrar no Brasil.

Então, a pelagem do gato Ocicat é de textura macia, e aspecto lustroso, além de ter padronagem malhada. Ademais, a raça é de porte grande, e os gatos costumam ser compridos e esbeltos.

Com seu focinho bem delineado, ele tem olhos grandes e amendoados com a famosa “máscara”. Ou seja, linhas mais escuras ao redor dos olhos e bochecha. Além disso, sua cauda é longa e seus pelos em geral são curtos e finos. Dessa forma, sua manutenção não é muito difícil e recomenda-se escovação semanal.

Ademais, o gato Ocicat é bastante ágil, brincalhão e muito sociável. De um modo geral, a raça se dá bem com todos da casa, mas costuma eleger uma pessoa para amar incondicionalmente. Portanto, é interessante que ele tenha companhia, já que não gosta muito de ficar longos períodos sozinho.

Ainda que ele seja um gato sociável e carinhoso, é preciso treinamento para lidar com crianças. No entanto, cada gato possui uma personalidade diferente, e pode ser que o seu não encontre problemas em conviver com crianças.

Quanto custa um gato dessa raça?

Então, o gato Ocicat é conhecido por ser um cachorro em um corpo de gato. Nesse sentido, é um gato inteligente, que você pode ensinar alguns truques e brincadeiras. Além disso, essa raça possui uma pelagem característica de um gato selvagem, embora seja extremamente carinhoso e companheiro.

Aliás, a raça surgiu nos Estados Unidos e hoje participa de muitos concursos para exibir sua pelagem brilhantes e malhada. Assim, ao encontrar um gato Ocicat, facilmente poderíamos confundi-lo com um gato selvagem, não fosse sua personalidade.

A raça não é muito comum no Brasil, podem ser difíceis encontrar criadores credenciados. Portanto, desconfia de filhotes vendidos por menos de R$1.200,00 já que um exemplar dessa raça pode chegar à custa R$3.000,00.

Anúncios

Qual tamanho chega e quanto vive?

Então, qual seu tamanho? Fonte: AdobeStock.
Então, qual seu tamanho? Fonte: AdobeStock.

Antes de tudo, é importante lembrar que o gato Ocicat veio de uma linhagem selvagem na tentativa de criar um gato Siamês com listras. Dessa forma, surgiu acidentalmente nos Estados Unidos a raça Ocicat, com pelo malhado e de porte grande, lembrando bastante seu ancestral selvagem, a Jaguatirica.

Assim, um gato Ocicat pode variar sua altura entre 29cm a 31cm, podendo pesar até mais de 7kg. No entanto, essa raça tem um característico corpo longo e magro, sendo um gato gracioso e esbelto.

Ademais, o gato Ocicat é considerado um gato de fácil manutenção, de porte atlético, sem apresentar muitos problemas de saúde. No entanto, pode apresentar gengivite no decorrer de sua vida, além de algumas doenças genéticas provenientes dos ancestrais da raça. Nesses casos, os filhotes são castrados e não produzem descendentes.

Portanto, o gato Ocicat é um gato saudável que não vai exigir muitos cuidados especiais, apenas escovação, atenção e muito amor. Sua expectativa de vida é de cerca de 13 anos, mas existem gatos que chegam a viver mais tempo. Aliás, é importante lembrar que você realize visitas de rotina com seu gato ao veterinário.

Como criar um Gato Ocicat?

Antes de tudo, se você pretende ter um gato dessa raça, é importante que você tenha tempo para fazer companhia para o seu novo amigo peludo. Isso porque o gato Ocicat é bastante apegado ao seu dono, e não gosta muito de ficar sozinho por longos períodos.

Além do mais, a raça tem um temperamento dócil, curioso, brincalhão e extremamente afetuosos. Na verdade o Ocicat é conhecido como um cão na pele de um gato, já que costuma pedir carinho, é um gato fiel ao dono e até aprende truques como o de buscar a bolinha.

Portanto, apenas sua aparência lembra a de um gato selvagem, já que sua personalidade é totalmente o oposto.

Ademais, os gatos Ocicat são gatos que precisam de espaço para gastar sua energia, então é interessante investir em brinquedos verticais e arranhadores. Aliás, separe um tempo para brincar com ele também uma vez que essa raça adora chamar a atenção.

Embora seja um gato ativo e que goste de exercícios e desafios, o gato Ocicat é um verdadeiro pidão por comida! Portanto, é preciso ter disciplina para não ceder aos seus miados, pois o Ocicat pode ficar obeso caso tenha ingestão de mais comida que o necessário.

Por fim, essa raça é também conhecida pela sua fácil manutenção. Em resumo, mantenha a escovação dos pelos em dia, faça consultas de rotina com o veterinário, e proporcione um ambiente rico em atividades e brincadeiras. E, é claro, dê muito amor e carinho ao seu amigo peludo!

Aliás, quer conhecer mais raças de gatos antes de escolher definitivamente qual combina mais com o seu perfil? Então confira a seguir tudo sobre o gato Angorá!

Gato Angorá: saiba tudo sobre essa raça de gato!

O gato angorá é conhecido pelo seu tipo de pelagem e pela sua personalidade! Conhecido mundialmente, e amado no Brasil! Veja mais.

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Curso de culinária: saiba mais sobre ele e como fazer!

Um curso de culinária pode ser uma ótima forma de melhorar a sua alimentação. Mas não só isso, é também uma oportunidade de lucrar. Veja!

Continue lendo
content

Babosa no rosto: como usar para hidratar sua pele?

Quer passar babosa no rosto e não sabe como? Então confira nossas dicas de como usar babosa no seu rosto e hidrate sua pele!

Continue lendo
content

Alimentar cachorro só com ração faz mal? Veja aqui!

Alimentar o cachorro só com ração é uma opção muito comum dos tutores, mas será que é um hábito saudável? Veja aqui e tire suas dúvidas.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Primetour Viagens é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Com a premissa de oferecer viagens exclusivas aos clientes mais exigentes, a Primetour Viagens garante experiências inesquecíveis para qualquer lugar do mundo. Então, conheça agora essa agência completa e veja como comprar!

Continue lendo
content

Como usar milhas para ganhar dinheiro?

Muitas pessoas já utilizam as milhas acumuladas e até pontos do cartão de crédito para vender e ganhar mais dinheiro. Você pode vender para pessoas físicas ou mesmo plataformas. Veja algumas alternativas para usar!

Continue lendo
content

Como baixar e usar o aplicativo Oktoplus?

Você pode acessar seu saldo de pontos e conferir todos os seus programas de fidelidade na palma da sua mão, basta se cadastrar no aplicativo Oktoplus! Entenda como baixar para ter acesso a plataforma!

Continue lendo