Gatos

Gato Bengal: saiba tudo sobre essa raça de gato!

Você já ouviu falar no gato bengal? Há alguns anos, virou o queridinho de estrelas e desde então conquista cada vez mais pessoas. Veja tudo sobre ele e como criar!

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 18/10/2021

Descubra tudo sobre a raça Gato Bengal

Saiba tudo sobre a raça Gato Bengal
Saiba tudo sobre a raça Gato Bengal

O Gato Bengal é uma das espécies mais recentes de gatos. Ele surgiu a partir de cruzamentos entre gatos domésticos e selvagens. Assim, é lindo de morrer!

A origem dessa raça ainda gera questionamentos. Embora se saiba que ela decorre de cruzamentos entre gatos domésticos e o Leopardo Asiático, alguns atribuem o surgimento dela nos Estados Unidos, enquanto outros apontam que foi no sul da Ásia.

Seja como for, é uma raça que causa polêmica e admiração desde os anos 1960. Apesar de ter registros desde 1963, seu reconhecimento oficial como raça somente se deu em 1985. Apesar disso, alguns órgãos ainda não o reconhecem enquanto gato doméstico.

Por exemplo, esse é o caso da CFA (Cat Fanciers’ Association), que existe nos Estados Unidos desde 1906. Atualmente, esse é o maior órgão responsável pelo registro de pedigree.

Gato Angorá: saiba tudo sobre essa raça de gato!

O gato angorá é conhecido pelo seu tipo de pelagem e pela sua personalidade! Conhecido mundialmente e amado no Brasil! Veja mais.

Anúncios

Qual é o Gato Bengal?

Como dito acima, o bengal ou gato de bengala é um felino doméstico que se originou do cruzamento entre gatos domésticos e selvagens. Assim, ele se caracteriza por ter porte médio e, ainda, por resguardar algumas características físicas relacionadas aos tigres.

Esse gato possui pelos em padrões que lembram aos de leopardos, mais especificamente. E isso não é à toa, uma vez que a raça se origina do Leopardo Asiático. Dessa maneira, o que temos é um felino comprido de pelos macios, sedosos e curtos que possuem desenhos semelhantes aos dos leopardos.

Ainda, costumam ter listras nas pernas e pescoços, bem como rabo cheio. Os gatos da raça bengal possuem estrutura óssea forte e tende a se desenvolver bem muscularmente. Além disso, outras características do gato de bengala é a cabeça relativamente grande, olhos grandes e ovais (geralmente verdes), maçãs do rosto altas e focinho largo e cheio.

Como é o comportamento do gato Bengal?

Mas, afinal, como é o comportamento do gato Bengal?
Mas, afinal, como é o comportamento do gato Bengal?

Apesar de terem origem híbrida que envolve animais selvagens, hoje os gatos de bengala são considerados muito dóceis e amáveis. Mas isso não foi assim sempre, pois as primeiras ninhadas mostravam-se ainda muito temperamentais.

Contudo, a partir do tempo e dos cruzamentos os gatos passaram a ter maior predominância dos genes dos felinos domésticos. Com isso, passaram a se mostrar mais fáceis de lidar. Portanto, hoje os bengais são adoráveis.

Ainda, eles gostam de acompanhar o dono pela casa e não gostam de ficar sozinhos. Mesmo assim, eles são bastante independentes e esbanjam energia.

Anúncios

Quanto custa um gato de Bengala?

Esse gato passou a ser febre no Brasil especialmente após 2016. À época, o surfista Gabriel Medina, assim como a atriz Grazi Massafera, adotaram gatos dessa raça. Ainda, nos Estados Unidos e outros países celebridades também passaram a aparecer com eles.

E isso, é claro, aumentou em muito a demanda por esses pets. Com isso, ainda em 2016 a fila para a compra do gato bengal, no Rio de Janeiro, passava de 40 pessoas. E, saiba, quanto maior a demanda e menor a oferta, maiores os preços.

Isso se deve, também, a uma série de autorizações que um criadouro deve ter para poder procriar animais dessa raça. Com isso, tem-se que os preços costumam ser bastante salgados. Atualmente a compra dele demanda valores a partir de R$ 4 mil.

Ainda, tem-se como média de teto de valor do gato R$ 7 mil. Portanto, aqui tem-se um grande investimento, o que se dá especialmente pela raridade e diferença que esse gato apresenta.

Qual tamanho chega e quanto vive?

Mas, afinal, qual tamanho e quanto vive o Bengal?
Mas, afinal, qual tamanho e quanto vive o Bengal?

O gato de bengala é considerado como um gato de médio a grande porte. Assim, é natural que o seu peso varie entre 5 a 9 kg. Já a altura do felino varia entre 35 e 45 centímetros. O comprimento pode ser de 50 cm ou mais.

Ainda, esse é um gato com alta expectativa de vida. Segundo especialistas, a média de vida do gato bengal é de 10 a 16 anos. Dessa forma, quanto mais cuidados se oferecerem a ele, maiores as chances de que seu gato viva muito.

Por outro lado, considere que por ser fruto de cruzamento entre gatos domésticos e selvagens, o gato de bengala tem tendência ao desenvolvimento de algumas doenças de natureza nervosa e muscular.

Como criar um Gato Bengal?

Interessou-se no gato de bengala? Pois é realmente difícil resistir aos seus encantos. Porém, antes de sair comprando um gato bengal para chamar de seu, é necessário conhecer alguns cuidados que eles demandam!

Afinal, além do valor de investimento na compra, eles ainda requerem cuidados e atenções diárias. Por isso, veja se o gato da raça bengal cabe na sua rotina, casa e bolso.

Alimentação de qualidade

Primeiramente, o gato bengal requer uma alimentação com baixo teor de gordura e alta concentração de proteína animal. Assim, garanta a ele o acesso às rações Premium e Super Premium.

Telas e proteções

O gato de bengala é extremamente ativo e curioso. Por isso, certifique-se de que ele está protegido dentro da sua casa e do terreno dela.

Espaço

Ainda, esse é um gato de médio a grande porte. Ele esbanja energia e, por isso, deve ter espaço para gastá-la. Por ser um pouco maior, ele pode necessitar, então, de mais espaço do que os demais gatos domésticos.

Cuidados com os pelos

Ainda, o gato bengal requer escovação diária dos seus fartos pelos. Com isso, você elimina os fios já soltos e células mortas ali presentes. Igualmente, retira sujeiras que podem estar presas aos fios e evita o desenvolvimento de microrganismos. Da mesma forma, deixa a pelagem sempre bonita.

Banhos

Por fim, o gato de bengala gosta de água e precisa de banhos periódicos. Assim, uma vez a cada 15 dias ou ao mês lembre-se de dar um bom banho nele com auxílio de produtos próprios para felinos domésticos.

Portanto, o gato bengal exige cuidados, mas é uma ótima companhia para seus donos!

E se você quer conhecer mais sobre raças de gatos, confira o nosso conteúdo recomendado a seguir!

Gato de pelo curto inglês: tudo sobre essa raça

O gato de pelo curto inglês, também conhecido como British Shorthair, é uma raça de gatos com coloração de tons de cinza e marrom. Veja aqui!

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Aplicativo Kwai: assista a vídeos divertidos e informativos!

Um dos apps mais baixados em todo o mundo, o aplicativo Kwai é uma plataforma de vídeos para entretenimento, dicas e muito mais!

Continue lendo
content

Pode deixar o gato sair para a rua? Veja aqui!

Você pode deixar um gato sair? É seguro? Ou existem riscos? Tire todas as suas dúvidas sobre o assunto aqui em nosso artigo especial! Veja.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Mulheres pelo Mundo Viagens é confiável? Veja como funciona antes de comprar

A agência Mulheres pelo Mundo Viagens é voltada para mulheres que desejam viajar, mas não encontram companhia. Com mais de 5 mil mulheres cadastradas, ela conecta interesses similares e faz roteiros incríveis!

Continue lendo
content

Gol Linhas Aéreas é boa? Veja se vale a pena para viajar!

A Gol foi a primeira companhia aérea brasileira que pensou em passagens aéreas de baixo custo de modo a atender todo tipo de público. Até o momento, ela conta com mais de 140 aeronaves e realiza centenas de voos diariamente!

Continue lendo
content

Submarino ou 123 Milhas: qual a melhor para viajar?

Comprar serviços de turismo em agências online pode ser uma boa opção para quem quer praticidade e economia. Então, confira nossa comparação entre Submarino Viagens e 123 Milhas antes de escolher!

Continue lendo