Gatos

Gato Bengal: saiba tudo sobre essa raça de gato!

Você já ouviu falar no gato bengal? Há alguns anos, virou o queridinho de estrelas e desde então conquista cada vez mais pessoas. Veja tudo sobre ele e como criar!

Anúncios

Descubra tudo sobre a raça Gato Bengal

Saiba tudo sobre a raça Gato Bengal
Saiba tudo sobre a raça Gato Bengal

O Gato Bengal é uma das espécies mais recentes de gatos. Ele surgiu a partir de cruzamentos entre gatos domésticos e selvagens. Assim, é lindo de morrer!

A origem dessa raça ainda gera questionamentos. Embora se saiba que ela decorre de cruzamentos entre gatos domésticos e o Leopardo Asiático, alguns atribuem o surgimento dela nos Estados Unidos, enquanto outros apontam que foi no sul da Ásia.

Seja como for, é uma raça que causa polêmica e admiração desde os anos 1960. Apesar de ter registros desde 1963, seu reconhecimento oficial como raça somente se deu em 1985. Apesar disso, alguns órgãos ainda não o reconhecem enquanto gato doméstico.

Por exemplo, esse é o caso da CFA (Cat Fanciers’ Association), que existe nos Estados Unidos desde 1906. Atualmente, esse é o maior órgão responsável pelo registro de pedigree.

Gato Angorá: saiba tudo sobre essa raça de gato!

O gato angorá é conhecido pelo seu tipo de pelagem e pela sua personalidade! Conhecido mundialmente e amado no Brasil! Veja mais.

Anúncios

Qual é o Gato Bengal?

Como dito acima, o bengal ou gato de bengala é um felino doméstico que se originou do cruzamento entre gatos domésticos e selvagens. Assim, ele se caracteriza por ter porte médio e, ainda, por resguardar algumas características físicas relacionadas aos tigres.

Esse gato possui pelos em padrões que lembram aos de leopardos, mais especificamente. E isso não é à toa, uma vez que a raça se origina do Leopardo Asiático. Dessa maneira, o que temos é um felino comprido de pelos macios, sedosos e curtos que possuem desenhos semelhantes aos dos leopardos.

Ainda, costumam ter listras nas pernas e pescoços, bem como rabo cheio. Os gatos da raça bengal possuem estrutura óssea forte e tende a se desenvolver bem muscularmente. Além disso, outras características do gato de bengala é a cabeça relativamente grande, olhos grandes e ovais (geralmente verdes), maçãs do rosto altas e focinho largo e cheio.

Como é o comportamento do gato Bengal?

Mas, afinal, como é o comportamento do gato Bengal?
Mas, afinal, como é o comportamento do gato Bengal?

Apesar de terem origem híbrida que envolve animais selvagens, hoje os gatos de bengala são considerados muito dóceis e amáveis. Mas isso não foi assim sempre, pois as primeiras ninhadas mostravam-se ainda muito temperamentais.

Contudo, a partir do tempo e dos cruzamentos os gatos passaram a ter maior predominância dos genes dos felinos domésticos. Com isso, passaram a se mostrar mais fáceis de lidar. Portanto, hoje os bengais são adoráveis.

Ainda, eles gostam de acompanhar o dono pela casa e não gostam de ficar sozinhos. Mesmo assim, eles são bastante independentes e esbanjam energia.

Anúncios

Quanto custa um gato de Bengala?

Esse gato passou a ser febre no Brasil especialmente após 2016. À época, o surfista Gabriel Medina, assim como a atriz Grazi Massafera, adotaram gatos dessa raça. Ainda, nos Estados Unidos e outros países celebridades também passaram a aparecer com eles.

E isso, é claro, aumentou em muito a demanda por esses pets. Com isso, ainda em 2016 a fila para a compra do gato bengal, no Rio de Janeiro, passava de 40 pessoas. E, saiba, quanto maior a demanda e menor a oferta, maiores os preços.

Isso se deve, também, a uma série de autorizações que um criadouro deve ter para poder procriar animais dessa raça. Com isso, tem-se que os preços costumam ser bastante salgados. Atualmente a compra dele demanda valores a partir de R$ 4 mil.

Ainda, tem-se como média de teto de valor do gato R$ 7 mil. Portanto, aqui tem-se um grande investimento, o que se dá especialmente pela raridade e diferença que esse gato apresenta.

Qual tamanho chega e quanto vive?

Mas, afinal, qual tamanho e quanto vive o Bengal?
Mas, afinal, qual tamanho e quanto vive o Bengal?

O gato de bengala é considerado como um gato de médio a grande porte. Assim, é natural que o seu peso varie entre 5 a 9 kg. Já a altura do felino varia entre 35 e 45 centímetros. O comprimento pode ser de 50 cm ou mais.

Ainda, esse é um gato com alta expectativa de vida. Segundo especialistas, a média de vida do gato bengal é de 10 a 16 anos. Dessa forma, quanto mais cuidados se oferecerem a ele, maiores as chances de que seu gato viva muito.

Por outro lado, considere que por ser fruto de cruzamento entre gatos domésticos e selvagens, o gato de bengala tem tendência ao desenvolvimento de algumas doenças de natureza nervosa e muscular.

Como criar um Gato Bengal?

Interessou-se no gato de bengala? Pois é realmente difícil resistir aos seus encantos. Porém, antes de sair comprando um gato bengal para chamar de seu, é necessário conhecer alguns cuidados que eles demandam!

Afinal, além do valor de investimento na compra, eles ainda requerem cuidados e atenções diárias. Por isso, veja se o gato da raça bengal cabe na sua rotina, casa e bolso.

Alimentação de qualidade

Primeiramente, o gato bengal requer uma alimentação com baixo teor de gordura e alta concentração de proteína animal. Assim, garanta a ele o acesso às rações Premium e Super Premium.

Telas e proteções

O gato de bengala é extremamente ativo e curioso. Por isso, certifique-se de que ele está protegido dentro da sua casa e do terreno dela.

Espaço

Ainda, esse é um gato de médio a grande porte. Ele esbanja energia e, por isso, deve ter espaço para gastá-la. Por ser um pouco maior, ele pode necessitar, então, de mais espaço do que os demais gatos domésticos.

Cuidados com os pelos

Ainda, o gato bengal requer escovação diária dos seus fartos pelos. Com isso, você elimina os fios já soltos e células mortas ali presentes. Igualmente, retira sujeiras que podem estar presas aos fios e evita o desenvolvimento de microrganismos. Da mesma forma, deixa a pelagem sempre bonita.

Banhos

Por fim, o gato de bengala gosta de água e precisa de banhos periódicos. Assim, uma vez a cada 15 dias ou ao mês lembre-se de dar um bom banho nele com auxílio de produtos próprios para felinos domésticos.

Portanto, o gato bengal exige cuidados, mas é uma ótima companhia para seus donos!

E se você quer conhecer mais sobre raças de gatos, confira o nosso conteúdo recomendado a seguir!

Gato de pelo curto inglês: tudo sobre essa raça

O gato de pelo curto inglês, também conhecido como British Shorthair, é uma raça de gatos com coloração de tons de cinza e marrom. Veja aqui!

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Em Alta

content

Animais mais raros do mundo: conheça as 10 espécies que só os homens sortudos terão a honra de ver

Existem muitas espécies interessantes de animais. Que tal conhecer os animais mais raros do mundo e matar a sua curiosidade? Veja aqui!

Continue lendo
content

Como fazer sobrancelha fio a fio? Aprenda aqui!

A sobrancelha fio a fio é uma das grandes tendências do mercado de beleza e tem uma técnica! Se você quer aprender, veja algumas dicas aqui!

Continue lendo
content

Gatos precisam tomar banho? Saiba tudo sobre higiene felina!

Você sabe qual é a forma correta de dar banho no seu gato? Não? Então, confira as nossas dicas e aprenda a cuidar da higiene felina!

Continue lendo

Beleza

Terapia podal: conheça esse super tratamento para os pés!

A terapia podal é um dos serviços para saúde dos pés e bem-estar. Com ela, você mantém seus pés sempre hidratados. Veja, abaixo, como funciona!

Saiba tudo sobre o tratamento completo dos pés com a terapia podal

Você já ouviu falar de terapia podal? Ela reúne uma série de métodos para melhorar a saúde dos seus pés. Por isso, pode trazer hidratação e elasticidade à pele.

Mas não só isso! Esse tipo de tratamento para os pés vai além da beleza e viço da pele. Ela também promove o relaxamento das plantas deles. Com isso, permite melhor descanso e recuperação. 

Considere, por exemplo, o estado que seus pés se encontram após longas caminhadas ou muito tempo em pé. Com as terapias podais você garante a devida recuperação. Além disso, remove eventuais calosidades que podem doer ou causar incômodo.

Assim, não é à toa que a terapia podal ganha cada vez mais adeptos. A aplicação dos serviços pode ocorrer tanto em casa quanto com profissionais. Nesse último caso, apresenta-se uma grande oportunidade para quem trabalha na área.

Para conhecer melhor como ela funciona e o que ela inclui, continue lendo. Veja, abaixo, tudo sobre os cuidados podais que podem melhorar seu bem-estar. Assim, seus pés agradecem!

O que é terapia podal?

Ela corresponde a uma série de métodos que buscam o bem-estar e o relaxamento dos pés. Assim, promovem conforto com a aplicação de alguns produtos e técnicas, como hidratantes e massagens.

Cada passo desse tipo de terapia leva ao relaxamento dos pés. Por isso, também tem resultado contra dores e incômodos. Isso se deve, por exemplo, à melhoria da circulação de sangue na região. Também, pela extração de calosidades que podem causar desconfortos.

Aqui, cabe ressaltar, os métodos de tratamentos dos pés vão muito além do simples pedicure. Afinal, este se volta à beleza e higienização das unhas. Já a terapia busca resultados adicionais que promovam o bem-estar.

A terapia podal, aliás, pode ter oferta junto à sessão de pedicure. Com isso, cuida-se dos pés de maneira completa. E esta, deve-se frisar, é uma tendência para essa área. Portanto, profissionais que queiram se destacar devem se aprofundar no assunto.

Os resultados da terapia são visíveis desde logo. Além disso, podem se prolongar por dias, principalmente se houver repetição dos cuidados em casa. Dessa maneira, é como se fosse um tratamento que permite a melhoria da saúde dos seus pés.

Ao final, todo o seu corpo agradece e tem reflexos positivos. Por isso, não deixe de usar essas técnicas. Com elas, seus pés recebem os tratamentos que eles merecem e se livram de dores e incômodos.

Para que serve a terapia podal?

A terapia para os pés se volta, em geral, ao bem-estar da região. Para isso, contudo, traz uma série de benefícios. Ao mesmo tempo em que promove a hidratação da região, também auxilia na melhoria da circulação de sangue.

Igualmente, tem cuidados para a diminuição do inchaço dos pés e de dores em suas plantas. Com o uso de algumas técnicas terapêuticas há indução ao relaxamento geral, com resultados positivos para o corpo e mente.

Portanto, essas técnicas servem para o bem-estar. São cuidados com a saúde geral e, principalmente, dos pés. Com ela, é possível deixá-los sempre bonitos e saudáveis. 

Como fazer terapia podal?

Interessou-se pelo tratamento para os pés? Pois não deixe de conferir, abaixo, algumas dicas de como fazê-lo. Elas cabem tanto no tratamento profissional, quanto na terapia junto à pedicure. Igualmente, para a realização em casa, como autocuidado.

Mas, antes, algumas ressalvas. Primeiramente, é crucial que você escolha bons produtos para aplicação dessas terapias. Com isso, garante que elas realmente terão efetividade. Além disso, mantém a saúde da sua pele e a deixa longe de riscos.

Por isso, procure selos de qualificação. Também, conheça os produtos do mercado e as impressões que profissionais e outras usuárias tiveram. Dessa forma, torna-se possível orientar uma boa escolha.

Outro ponto de ressalva é que a terapia podal precisa de outros cuidados. Não basta hidratar os pés, massageá-los e estimular a circulação e retirada de células mortas. É imprescindível que os cuidados com a higiene deles também estejam em dia.

O que é preciso para fazer as unhas em casa?

Fazer as unhas é um hábito que confere higiene e beleza às mãos. E você sabia que é possível fazê-las em casa? Aprenda hoje algumas dicas.

Detox de unhas

O tratamento para os pés inclui um detox para unhas. Essa é uma técnica que se volta à recuperação da beleza e da força das unhas. Para isso, busca eliminar impurezas que estejam nela.

Nesse sentido, considere que a sua unha absorve poluição e impurezas. Isso, com o uso constante de esmaltes e acetona tende a enfraquecê-la. Portanto, o detox se volta à melhoria da saúde das unhas, com o fortalecimento e recuperação.

A técnica deve ter aplicação a cada 15 ou 30 dias. Ela consiste na extração do esmalte com removedor, e não acetona. Logo depois, lixe as unhas normalmente. Então, use um esfoliante de unhas sobre cada uma delas.

Faça a esfoliação e, então, enxágue as unhas com água corrente. Aplique um hidratante específico para a área e massageie os pés e as unhas. Ao final, use sobre cada unha um pouco de óleo vegetal hidratante.

Após, é preciso ficar de 05 a 07 dias sem o uso de esmaltes. Com isso, a unha tende a se recuperar.

Argiloterapia

Outra técnica de terapia podal consiste na argiloterapia. Nesse caso, há o uso da argila para hidratação dos pés. Da mesma forma, para estimular a circulação de sangue para diminuir inchaços e dores.

Geralmente se opta pela argila verde. Contudo, é possível utilizar outras, a depender da intenção. O produto é natural e não oferece perigos. Sua aplicação demanda cerca de 10 a 15 minutos. Além de hidratar e promover a maciez, tende a relaxar os pés.

Escalda-pés

A terapia podal e os tratamentos para os pés também se ilustram pelo escalda-pés. Novamente, a aplicação pode ser caseira ou profissional. Nesse caso, deixam-se os pés de molho em água com substâncias especiais.

Elas podem ser diversas. Por exemplo, óleos naturais hidratantes, bolinhas massageadoras e ervas.  Igualmente, sal grosso, flores ou mesmo sabonetes próprios para isso. O escalda-pés promove a diminuição do estresse, dores e inchaços. Também, tem influência na melhoria do sono e da circulação de sangue.

Como fazer a unha crescer rápido? Veja aqui!

Seu sonho é ter unhas longas e fortes? Então não deixe de conferir aqui como fazer a unha crescer. Continue lendo e veja dicas especiais!

Você também pode gostar

content

Cursos Online Gratuitos Senai: conheça as opções de curso online!

Confira aqui os cursos online gratuitos Senai e se profissionalize para entrar no mercado de trabalho ainda mais preparado. Saiba mais!

Continue lendo
content

Como começar a dar curso de pilates: veja 4 dúvidas!

Você sabe como começar a dar curso de pilates? Ainda não? Pois muitas pessoas interessadas na área tem dúvidas para começar. Saiba tudo aqui!

Continue lendo
content

Como fazer o Curso SPA Plástica nos Pés?

Quer se tornar especialista em pés e se diferenciar no mercado de trabalho? Então, confira aqui como fazer o Curso SPA Plástica nos Pés!

Continue lendo