Gatos

Gato ansioso? Entenda o que fazer!

Um gato ansioso pode ter comportamentos bem diferentes. Hoje, veja o que causa a ansiedade em gatos, como reconhecer e o tratamento.

Anúncios

Descubra a melhor forma de lidar com um gato ansioso

Gato ansioso
Gato ansioso

A ansiedade não é algo exclusivo dos humanos. Por exemplo, um gato ansioso não é algo raro, infelizmente. Conheça formas de evitar a ansiedade e, também, de tratá-la.

Primeiramente, precisamos entender o que é a ansiedade. Ela demonstra a antecipação de um problema ou de uma situação que podem ou não ser reais. Portanto, quando se diz que um felino está ansioso, refere-se ao medo continuado.

Quanto a isso, note que é normal o seu gato demonstrar medo em algumas situações. O problema é quando ele antecipa seus temores. Considere um gato que tem dores ao ir à caixa de areia, em razão do desenvolvimento de artrite. Nesse caso, ele pode antecipar a dor e se preocupar sempre com esse momento. Ou, então, evitar o local.

Nem sempre é fácil reconhecer um gato ansioso. Contudo, existem alguns métodos de observação que já dão indícios disso. Além disso, descobrir a causa da ansiedade é outra questão complexa. Porém, com os devidos cuidados e orientações você pode ter sucesso.

Continue lendo, então, para ver todas as informações sobre a ansiedade felina. Com isso, você saberá exatamente o que fazer na evidência de sintomas. Também, como cuidar do seu gato para evitar que ele fique ansioso e como tratar a ansiedade já presente.

Como saber se meu gato tem ansiedade?

Como reconhecer um gato ansioso
Como reconhecer um gato ansioso

Os gatinhos costumam dar alguns sinais de sua ansiedade. Por isso, é preciso observá-los para entender se há indícios de que eles estejam ansiosos. Veja quais são os principais e, assim, cuide do seu gato do jeito que ele merece.

Miados insistentes

Primeiramente, é muito comum que um gato ansioso passe a miar mais. Essa é a forma dele tentar se comunicar. Assim, quando você não capta a mensagem, os miados tendem a se intensificar, tanto em volume quanto constância.

Mesmo que o seu gato seja “falante”, perceba a mudança de tom e de insistência dos miados. Isso ajuda a saber se os miados mudaram de intenção e buscam mostrar outra coisa.

Sinais físicos: Rabo para cima, pelos eriçados e orelhas para trás

Ainda, os gatos costumam apresentar sinais físicos de sua ansiedade. E existem alguns bem conhecidos, como os pelos eriçados. Da mesma forma, o rabo para cima e em movimentos rápidos, batendo de um lado pro outro, é um grande sinal.

Junte-se a isso o costume de eles abaixarem as orelhas em direção à parte de trás da cabeça mediante um incômodo. Esses sinais estão entre os mais efetivos para o reconhecimento de um gato ansioso.

Comportamento agressivo e/ou fugidio

Além disso, não é apenas o corpo do gato que dá sinais. O comportamento dele pode indicar a ansiedade. Dentre os principais atos de um gato ansioso está a agressividade. Também, tornar-se arisco mesmo que conheça seu tutor há anos.

Acalmar gatos em viagens

Nem sempre é fácil acalmar gato em viagens e o seu passeio pode virar um verdadeiro pesadelo. Então veja, hoje, algumas dicas para acalmá-lo.

Como acalmar o gato agitado e ansioso?

Gato ansioso
Gato ansioso

Um gato ansioso pode causar grandes acidentes, uma vez que ele pode ficar agressivo. Por outro lado, também tem consequências físicas no organismo do felino. A ansiedade tende a aumentar a frequência cardíaca.

Da mesma maneira, a ansiedade felina pode desencadear infecções urinárias e problemas gastrointestinais. Tudo isso, então, evidencia a necessidade de tomar cuidados. Portanto, veja como acalmar o seu gato mediante uma crise de ansiedade.

01. Dê espaço ao gato ansioso

Em primeiro lugar, dê espaço para o seu gato. Afinal, se ele já está nervoso, permita que ele se recupere. Ficar em cima dele, tentar pegá-lo no colo e fazer carinhos à força não são boas estratégias. Aliás, isso tende a irritá-lo ainda mais, pois felinos odeiam carinhos forçados.

Por isso, saia do cômodo e lhe deixe sozinho. O gato irá até você quando se sentir bem. Com isso você evita ataques, uma vez que gatos com estresse podem se descontrolar. É importante saber que eles vêem as coisas, nesse momento, como ameaças. Assim, tendem a se defender.

02. Certifique-se de que ele tem um canto para se esconder

Os gatos amam um cantinho para se esconder. E, bem, quando nós, humanos, não estamos bem, também queremos um lugarzinho pra chamar de nosso sem incômodos, certo? Por isso, veja se o seu felino tem um lugar confortável.

Não apenas confortável, mas também quieto, silencioso e tranqüilo. Por isso, sempre tenha um local como esse, que pode ser um nicho ou uma almofada em um canto.

03. Procure entender as causas da ansiedade e como consertar

Além disso, é essencial que você procure saber o que deixou o gato ansioso. Isso é importante para saber como lidar e como acalmá-lo. Saiba que existem inúmeras situações que desencadeiam essa ansiedade, como:

  • Mudanças de rotina;
  • Alterações no lar;
  • Chegada de novas pessoas ou animais;
  • Dores, etc.

Dessa forma, busque o atendimento de um veterinário para analisar o seu gato. Com isso, você já descarta a pior hipótese. Depois, faça as adaptações que melhorem sua vida. Por exemplo, ajude-o a se adaptar na nova casa. Também, desenvolva formas para ele integir aos poucos com os novos animais do lar, etc.

04. Deixe o ambiente calmo para evitar um gato ansioso

Outra fica essencial para cuidar do gato ansioso é certificar-se de que o ambiente está calmo. Procure deixá-lo sozinho em um cômodo. Deixe os demais animais em outro lugar, ao menos durante a crise. Ainda, desligue eventuais emissores de barulhos.

05. Aposte no catnip

Por fim, você também pode ajudar a acalmar seu gato ansioso com essa erva da qual eles gostam tanto. A erva-do-gato ou catnip possui efeitos naturais sobre o organismo do felino. Ele se torna mais amigável e muito menos estressado.

Por isso, não deixe de oferecer a ele esse tipo de erva. Existem diversos modos de fazê-lo, por exemplo:

  • Plante catnip em vasos que fiquem ao alcance do felino (eles comem a planta, atraídos pelo cheiro);
  • Espirre água fervida com catnip em brinquedos, arranhadores e outros;
  • Compre brinquedos que são vendidos com catnip dentro.

Com essas dicas você com certeza vai dar ao gato ansioso o melhor tratamento. Ainda, conseguirá controlar esse estresse e evitar momentos de tensão.

Catnip: Tudo o que você precisa saber

De acordo com a ciência, os gatos reagem ao catnip assim que um óleo volátil chamado nepetalactona interage com o tecido nasal. Veja mais sobre isso aqui!

Sobre o autor  /  Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por  /  Samantha Scorbaioli

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Curso de Maquiagem Online do Certificado Cursos Online: conheça!

O Curso de Maquiagem oferecido pelo site Certificado Cursos Online é uma chance de se profissionalizar no mercado da beleza! Estude de graça!

Continue lendo
content

Gatos e cachorros podem conviver? 10 dicas de ouro!

Os gatos e cachorros podem conviver facilmente, mas depende das regras que serão praticadas! Clique aqui e veja mais sobre.

Continue lendo
content

Cursos Online Gratuitos Senai: conheça as opções de curso online!

Confira aqui os cursos online gratuitos Senai e se profissionalize para entrar no mercado de trabalho ainda mais preparado. Saiba mais!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Qual o melhor cartao Itaú para viajar? Veja opções TOP!

O banco Itaú possui um catálogo extenso de cartões de crédito, muitos deles com parcerias interessantes. Ele possui diversas opções para quem costuma viajar com frequência e pode valer a pena solicitar o seu.

Continue lendo
content

Como comprar facilmente na Next Milhas?

Além da plataforma digital, a Next Milhas possui um app exclusivo para você não perder nenhuma promoção de passagem. Veja como comprar com ela e ache os melhores preços em voos e passagens rodoviárias!

Continue lendo
content

Ebook Como Planejar uma Viagem Sozinha: veja como pode ser fácil!

Com o ebook Como Planejar uma Viagem Sozinha de Lu Leal você terá acesso a dicas e passos essenciais para organizar uma viagem perfeita. Dessa forma, você poderá aproveitar e conhecer todos os cantos do mundo!

Continue lendo