Gatos

Acalmar gatos em viagens: veja 5 dicas infalíveis!

Nem sempre é fácil acalmar gato em viagens e o seu passeio pode virar um verdadeiro pesadelo. Então veja, hoje, algumas dicas para acalmá-lo.

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 25/06/2021

Descubra como conseguir acalmar gato em viagens

Como conseguir acalmar gato em viagens
Como conseguir acalmar gato em viagens

Deslocamentos podem ser estressantes para os felinos. Por isso, saber como acalmar gatos em viagens ajuda a melhorar a qualidade dos seus passeios.

Primeiramente, porque muitas vezes eles ficam restritos à caixa de transporte, mesmo dentro do veículo. Isso é importante para a própria segurança do pet. Igualmente, pelo fato de que gostam de rotina. E, com certeza, estar em movimento dessa forma não é costumeiro para ele.

Ainda, considere outros fatores. As viagens podem causar estresse, seja pelo deslocamento, pela quebra da rotina ou por confusão. Ainda, existem gatos que, assim como humanos, tendem a ficar tontos e com mal-estar em deslocamento.

Da mesma forma, o gato pode ficar com medo do ambiente, dos barulhos e das pessoas que estão por perto. Tudo isso, essencialmente, deve ser levado em consideração para acalmar o gato em viagens.

Contudo, se você ainda não sabe o que fazer com essas constatações, não se preocupe. Abaixo você encontra informações completas sobre como viajar com seu pet. Isso, é claro, garantindo o bem-estar de todos e a tranquilidade do passeio.

Anúncios

Como acalmar o gato na viagem?

Acalmar gato em viagens
Acalmar gato em viagens

Existem algumas formas de acalmar gatos em viagem, e é possível apostar em dinâmicas diferentes para deixá-los menos incomodados ao longo do trajeto.

Principalmente, se estivermos falando de uma viagem longa, e que ele fique muito tempo longe dos seus tutores! Veja a seguir.

Viajar com gatos: é possível? Como?

Vai viajar com seu gato? Não sabe o que levar na mala? Não sabe que documentos são necessários? Descubra tudo isso aqui, e prepare-se pras férias da sua vida!

Qual o melhor calmante para gatos?

Muitas pessoas apostam em calmantes industriais para acalmar os pets. Não raro vemos pessoas que declaram medicar seu gato ou cão com Dramin antes de viagens. Mas isso é possível? Segundo os veterinários, essa não é uma prática correta.

O Dramin foi desenvolvido para humanos. E nossos organismos e os dos gatos são diferentes. Além disso, a dosagem incorreta pode prejudicar (e muito!) a saúde do felino. O fígado, por exemplo, tende a ser o órgão que mais corre risco. E esse risco é de morte.

Por isso, evite dar Dramin para seu gato. Mas isso quer dizer que jamais é possível medicar o pet para acalmar gato em viagens? Não. Existem alguns calmantes que são ótimos para os felinos. Entretanto, você não deve ministrá-lo de forma independente.

Isto é, não apresente medicações para seu gato. Independentemente de você ter vista algum medicamento com propaganda na internet, apenas o veterinário será capaz de apontar o correto, a dosagem e como usá-lo. Assim, nunca medique seu pet sem a orientação veterinária.

De outro lado, precisa acalmar gatos em viagens e não terá tempo de ir ao veterinário antes disso? Fique tranqüilo, pois tem outras alternativas. Por exemplo, o uso de catnip, a erva-do-gato. Ela é natural e o deixa mais tranqüilo.

Outras possibilidades são o oferecimento, no lugar de água, de chá de erva cidreira. Com isso você pode deixá-lo mais relaxado e sem colocar sua vida em risco.

Anúncios

5 dicas para acalmar gato em viagens: confira!

Acalmar gato em viagens
Acalmar gato em viagens

Por fim, separamos 05 dicas que vão fazer toda a diferença ao viajar com esse gato. Por isso, confira-as para ver como garantir o seu proveito do passeio sem que isso prejudique ou estresse seu pet.

Acostume-o à caixa de transporte para acalmar gatos em viagens

Em primeiro lugar, é importantíssimo acostumar o seu gato na caixa de transporte. É natural que ele se incomode com ela. Contudo, ao programar uma viagem, precisará fazer com que ele a veja como um tipo de rotina.

Por isso, nas semanas que precedem o passeio, busque sair com seu gato, levando-o na caixa de transporte. Precisa ir à padaria? Que tal uma companhia? Ou, então, vai sair para tomar sol e andar um pouco no parque? Considere levar seu gatinho.

Tudo isso, é claro, com a caixinha devidamente fechada. Jamais a abra e deixe seu gato sair dela fora de casa ou do seu carro. Afinal, ele pode se assustar e fugir. E, com isso, vira alvo de acidentes e, ainda, pode se perder.

Leve brinquedos e objetos familiares

Outro truque que pode ajudar a acalmar gato em viagem é a presença de brinquedos e objetos familiares. É bem parecido, nesse ponto, com acalmar e entreter uma criança. Ela se sente bem perto dos seus brinquedos. E isso se repete com os felinos.

Primeiramente porque eles se sentem familiarizados com aqueles objetos. E, portanto, seguros. Além disso, os brinquedos ajudam a entretê-lo.

Programe pausas na viagem

Acalmar seu gato em viagem exige, também, que você programe pausas para paradas. Isso somente é possível se você estiver de carro, controlando o meio de transporte. Por isso, descarte essa dica para viagens aéreas ou em companhias de viação.

Mas, caso esteja de carro, faça pequenas pausas. É claro que você não deve deixar o gato sair da caixa de transporte nessas paradas. Contudo, isso ajuda ele a se recuperar do tempo de movimentação.

Aposte no poder do catnip para acalmar gatos em viagens

Nossa quarta dica é apostar nesse calmante natural tão amado pelos gatos. Ele é capaz de fazê-los diminuir o ritmo, acalma e ajuda no trajeto da viagem. Durante ela o felino sequer percebe que está em movimento, pois a erva lhe deixa bastante tranquilo.

Assim, você pode levar uma meia com folhas de catnip amassadas, dentro. Ou, então, brinquedos em que houve borrifação da água em que a erva foi fervida. Outras opções são brinquedos que tenham a erva no seu interior.

Não exagere na alimentação

Por fim, nossa quinta e última dica para acalmar o gato na viagem é não exagerar na alimentação dele antes do passeio. Caso ele coma muito isso e tenha problemas de náuseas por movimento, pode causar acidentes.

Assim, evite dar muita ração antes de pegar a estrada. Ofereça a última refeição antes da viagem em até 02 horas antes de fazê-la e não exagere na quantidade. É importante uqe ele esteja alimentado, mas não empanturrado. 

Além disso, você pode levar pequenas quantidades de ração para oferecer ao gato durante a viagem. Contudo, isso só é necessário caso ela seja longa. Em caso contrário, não é preciso dar a ele um lanche antes de chegar ao seu destino final.

Brinquedos para gato

Os felinos são brincalhões por natureza e por isso existem diversos brinquedos para gato doméstico. Veja, hoje, como fazer alguns em casa!

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Cachorro Pastor de Shetland: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Originário da Escócia, o cachorro Pastor de Shetland é um cão gentil e amável, ideal para famílias com crianças. Confira tudo sobre ele!

Continue lendo
content

Curso de manicure, maquiagem e sobrancelha: veja ótimas opções!

O curso de manicure, maquiagem e sobrancelha é ideal para quem está buscando profissionalização na área. Veja mais aqui e tire suas dúvidas.

Continue lendo
content

Cachorro Soft Coated Wheaten Terrier: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Se você gosta de cães fofos e muito companheiros, então você precisa conhecer tudo sobre o cachorro Soft Coated Wheaten Terrier. Confira!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como baixar e usar o aplicativo Lady Driver?

Através de um cadastro mais rigoroso e detalhado, as usuárias do Lady Driver poderão se sentir mais seguras na hora de solicitar um transporte. Então, conheça o app e veja como baixá-lo!

Continue lendo
content

Conheça o cartão Pão de Açúcar Mais Gold e saiba se vale a pena!

Com o cartão Pão de Açúcar Mais Gold você acumula muito mais pontos e tem direito a outros benefícios incríveis. Conheça todas as características do cartão, as vantagens dele e peça o seu agora mesmo!

Continue lendo
content

Portal Trip Turismo é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Através da Portal Trip Turismo, você poderá conferir roteiros incríveis com passeios e aventuras. Ademais, a agência tem como objetivo incentivar seu público a viajar, facilitando o acesso aos pacotes e formas de pagamento.

Continue lendo