Gatos

Gato Norueguês da Floresta: saiba tudo sobre essa raça aqui!

O gato Norueguês da Floresta é uma raça antiga, mas que só foi reconhecida em 1970. Ademais, essa raça possui pelos bastante longos para suportar o clima frio da região da Noruega. Confira tudo sobre a raça aqui!

Anúncios

Descubra tudo sobre a raça de gato Norueguês da Floresta

Então, conheça tudo sobre a raça. Fonte: Pixabay.
Então, conheça tudo sobre a raça. Fonte: Pixabay.

Com um ar imponente e uma estrutura grande e muito peluda, o gato Norueguês da Floresta impressiona qualquer um que encontra. Mas não deixe que seu tamanho e sua aparência o espantem, pois esse é um felino muito doce e amigável. Então, se você gosta de gatos grandes e de pelagem longa e macia, continue a leitura para saber tudo sobre essa raça.

Antes de mais nada, o gato Norueguês da Floresta é uma raça antiga que vivia na região fria da Noruega. Aliás, existem muitas lendas vikings sobre sua origem, e alguns acreditam que os próprios deuses nórdicos tenham trazido a raça até nós. Quer saber mais sobre os gatos dessa raça? Então veja mais detalhes a seguir!

Filhote de Ragdoll no fundo azul

Gato Ragdoll: saiba tudo sobre essa raça aqui!

O gato Ragdoll é uma das maiores e mais populares raças de gato do mundo, com personalidade dócil e companheira, você vai se encantar por ele!

Qual é o gato Norueguês da Floresta?

Afinal, qual é esse gato? Fonte: Pixabay.
Afinal, qual é esse gato? Fonte: Pixabay.

Primeiramente, é quase impossível observar um Norueguês da Floresta e não saber que se trata de um gato dessa raça. Isso porque seu porte grande chama muito a atenção das pessoas, que provavelmente estão acostumadas com felinos menores e mais delicados. Entretanto, não precisa se assustar, pois essa é uma raça muito carinhosa e dócil.

Acredita-se que o gato Norueguês da Floresta estava em embarcações vikings, ajudando a controlar pragas como os ratos, por exemplo. Embora ele tenha sido oficialmente reconhecido pelas organizações apenas nos anos de 1970, a raça já vivia pelas regiões frias da Europa muito antes.

Pois bem, os exemplares da raça possuem corpo musculoso e robusta, estrutura óssea forte e pelos longos e grossos. Aliás, quem vê um Norueguês da Floresta terá a impressão de que ele é ainda maior do que parece, devido aos pelos felpudos e macios.

Ademais, sua cabeça é triangular, e as orelhas são médias, mas possui um focinho levemente arredondado. Quanto a sua pelagem, os gatos da raça tendem a ter uma grossa camada de pelos, funcionando justamente como proteção contra o frio. Além disso, pode variar bastante a padronagem e coloração, com exceção das cores do Siamês.

Assim, a raça possui exemplares de cor sólida e única, mas também aceita bicolores ou malhados. Algumas das variações de cores podem incluir bege, marrom, cinza e até pelagem com manchas brancas espalhadas pelo corpo.

Quanto custa um gato dessa raça?

Se você já se apaixonou pelo gato Norueguês da Floresta e quer se tornar o tutor de um exemplar da raça, então prepare o bolso. Aliás, essa raça está entre os gatos mais caros do mundo, então se você encontrar um gatil que está vendendo filhotes muito baratos, tome cuidado!

Ademais, o valor de um filhote de Norueguês da Floresta pode variar entre R$3.000,00 e R$4.000,00. Assim, fatores como o sexo e o tipo de pelagem do animal pode influenciar no preço final do filhote. Além disso, procure um criadouro de confiança, pois ao comprar animais com valor muito mais barato, você pode estar financiando estabelecimentos que maltratam esses bichinhos.

Qual tamanho chega e quanto vive?

Então, qual o tamanho da raça? Fonte: Pexels.
Então, qual o tamanho da raça? Fonte: Pexels.

Pois bem, o gato Norueguês da Floresta é o que chamamos de raça natural. Ou seja, a raça surgiu naturalmente e foi evoluindo com o passar dos anos. Dessa forma, os gatos da raça podem apresentar problemas de saúde genético como a cardiomiopatia dilatada, onde acontece a degeneração do miocárdio e a atividade cardíaca diminui.

Além disso, ele também pode apresentar deficiência de enzimas de glicogênio, causando degeneração dos músculos esqueléticos, e também deficiência de piruvato quinase. No entanto, é importante mencionar que todas essas doenças podem ser diagnosticadas através de um teste de DNA solicitado pelo médico veterinário.

Aliás, por serem doenças hereditárias, também é importante encontrar um criadouro de confiança, onde você possa conhecer os pais e avós do filhote que vai adotar. Assim você pode evitar surpresas e terá certeza de que seu gatinho é saudável. Desse modo, com acompanhamento veterinário e exames periódicos, a expectativa de vida do seu gato pode chegar a 16 anos.

Então, por serem gatos gigantes, o gato Norueguês da Floresta tem um amadurecimento mais lento, podendo atingir a vida adulta apenas 3 anos após seu nascimento. Seu tamanho pode variar entre 30 e 35 centímetros de altura, e ele pode chegar a pesar 9kg! Mas fique atento, gatos Noruegueses da Floresta com excesso de peso podem apresentar outros problemas de saúde.

Como criar um gato Norueguês da Floresta?

Primeiramente, os gatos dessa raça são animais dóceis, amorosos e brincalhões. Aliás, esse pode ser o animal ideal para se ter em família, já que ele adora crianças e atenção e é bastante paciente. Assim por ter uma evolução mais lenta, ele mantém a personalidade de filhote por alguns anos, e vai adorar brincar com outros animais, além de gostar de atividades que desenvolvam seu instinto caçador.

Uma curiosidade sobre o gato Norueguês da Floresta é que esses animais são apaixonados pelos ambientes aquáticos. Portanto, se você mora no campo e seu gato tem acesso a riachos ou lagos, ele pode te trazer presentinhos como pequenos peixes, por exemplo.

Ademais, devido a sua pelagem longa e grossa, uma boa rotina de escovação é bastante necessária para evitar nós. Portanto, procure escovar seu gato Norueguês da Floresta pelo menos três vezes por semana. Essa frequência pode aumentar para diariamente em épocas de troca, como na primavera.

Além disso, a raça do gato Norueguês da Floresta é um escalador nato! Assim, é importante ter um bom espaço vertical com arranhadores e prateleiras próprias para os gatos dessa raça que tendem a ser maiores que o normal. Aliás, é importante proporcionar brincadeiras que estimulem seu gato tanto física quanto mentalmente, ou ele pode acabar se tornando obeso por falta de exercícios.

Entretanto, se você acha que pode não se adaptar a um gato de pelos tão longos e que precisa de uma atenção maior no quesito escovação, pode conferir outra opção de raça. Então veja a seguir tudo sobre o gato Peterbald, outra opção de raça sem pelos!

Gato sem pelos deitado

Gato Peterbald: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Se você gosta de gatos exóticos e que não precisam de muita manutenção, então conheça o gato Peterbald, uma raça recente e carinhosa!

Em Alta

content

Curso de massagem: saiba tudo sobre e se profissionalize!

O curso de massagem é uma excelente opção para quem deseja iniciar na área da beleza, e tem habilidades naturais com massagem.

Continue lendo
content

Ensaio de fotos com amigas: dicas e ideias para vocês arrasarem juntas!

Se você tem amigas especiais e gostaria de eternizar as memórias que tem com elas, confira como funciona para fazer um ensaio com amigas.

Continue lendo
content

Ideias de nomes para cachorros: veja 20 opções!

Ao ter um pet os tutores sempre querem boas ideias de nomes para cachorros. Veja algumas inspirações e escolha o nome que combina com seu pet.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Pegue sua Mochila é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Disponível no mercado desde 2006, a agência de viagens Pegue sua Mochila é a ideal para quem procura viagens curtas de fim de semana e feriados. Entenda como seus roteiros funcionam e veja se vale a pena comprar com ela!

Continue lendo
content

Guia de viagem de Arraial do Cabo: veja antes de viajar!

Arraial do Cabo é uma das cidades mais belas do Brasil e atrai milhares de turistas todos os anos. Mas não são apenas praias paradisíacas que fazem o passeio valer a pena, então veja aqui um guia completo para a sua viagem!

Continue lendo
content

Como comprar facilmente na Mirella Turismo?

A Mirella Turismo possui um equipe capacitada que pode te ajudar a montar um roteiro personalizado ou ainda comprar diversos serviços de turismo. É só entrar em contato com seus atendentes ou visitar a agência!

Continue lendo