Cachorro

8 alimentos do tóxicos para cachorros: Veja!

Você sabe quais são os alimentos tóxicos para cachorros? Pois se você tem cães em casa, não deixe de conferir o que eles não devem comer!

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 23/07/2021

Descubra quais alimentos podem ser tóxicos para cachorros

Alimentos tóxicos para cachorros
Alimentos tóxicos para cachorros

Existem diversos alimentos tóxicos para cachorros. E alguns deles, apesar de parecerem inocentes, podem levar a reações adversas. Inclusive, até mesmo à morte.

Por isso, é essencial conhecer quais são os alimentos que são prejudiciais ao seu pet. Com isso, você evita que ele consuma ingredientes e produtos que são tóxicos a eles. E isso, aliás, é crucial para a segurança e bem-estar do pet.

Isso é importante para saber o que você oferecerá ao cão. Igualmente, para saber o que não deixar à disposição, ou seja, à vista. Afinal, sabemos que o pet age por meio de impulsos. Assim, aquele alimento esquecido sobre a mesa pode ser uma grande tentação. E, igualmente, a fonte de acidentes que podem ser fatais.

Por isso, não deixe de continuar lendo para conferir quais são os alimentos tóxicos para cachorros. Com isso, garanta que o seu pet ficará longe deles e que a ingestão desses produtos se torne algo impossível.

Dessa forma, não deixe de conferir e garanta o bem-estar do seu companheiro de quatro patas. Listamos alguns ingredientes que fazem mal aos cachorros e, também, os motivos pelos quais o fazem.

Anúncios

O que um cachorro não pode comer de jeito nenhum? Veja 8 alimentos tóxicos!

Alimentos tóxicos para cachorros
Alimentos tóxicos para cachorros

Abaixo, confira uma lista completa com alimentos que devem ficar longe do seu pet. Assim, tenha cuidado até mesmo ao deixá-los à disposição sobre superfícies. Confiar no controle do seu cão não é a coisa mais indicada quando falamos de alimentos. E isso piora quando estamos analisando aqueles que são tóxicos.

Chocolate

Em primeiro lugar, um dos alimentos tóxicos para cachorros é o chocolate. Ele é um dos mais famosos da nossa lista e isso não é à toa. O consumo desse doce pelos cães pode inclusive levá-los a óbito.

Isso decorre do fato de que o chocolate contém teobromina, um elemento muito nocivo aos cães. Ele é capaz de interromper os processos do metabolismo dos cachorros. Assim, pode desencadear problemas cardíacos, estomacais, convulsões ou até a morte.

Por isso, jamais deixe chocolate à disposição do seu cão. Isso pode levar a resultados negativos e ser muito nocivo.

Anúncios

Uva e passas

Em segundo lugar, outros alimentos que são tóxicos aos cachorros são as uvas e as passas feitas dessas frutas. Apesar destes serem alimentos que são banidos da dieta canina, ainda não se sabe qual é o motivo disso.

Isto é, os veterinários já identificaram essas frutas como nocivas aos cães. Mesmo assim, eles não sabem dizer, ao certo, qual substância ali presente é tóxica aos caninos. O que se tem são reações estomacais e até mesmo o desencadeamento de doenças renais.

Dessa forma, essas frutas devem ficar longe do seu pet. Mesmo sem cascas ou sementes, elas continuam tóxicas e requerem cuidados.

Xilitol

Alimentos tóxicos para cachorros
Alimentos tóxicos para cachorros

O xilitol é um adoçante artificial que está presente em inúmeros doces. Por exemplo, em gomas de mascar e em outros produtos adocicados comuns no mercado. E ele faz mal ao organismo dos cães.

Por isso, o xilitol também compõe a lista dos alimentos tóxicos para cachorros. Mas qual é o motivo? O consumo dessa substância pode levar ao inchaço abdominal. Também, aos gases e à diarréia. Ainda, pode levar a outras reações mais graves.

Abacate

Outra fruta que está proibida na dieta canina é o abacate. A fruta, famosa por ser rica em gorduras, pode obstruir o funcionamento do fígado do cão. 

Da mesma forma, essas frutas também oferecem perigo no caroço, casca e folhas, que contêm persina. Ela, por sua vez, causa reações estomacais, como vômitos. Igualmente, intestinais, como é o caso da diarréia em cães.

Café

Não só o café, mas os demais produtos com cafeína, são nocivos aos cães. Nesse caso, os efeitos nocivos se referem ao fato de que os cachorros são bastante ativos. Assim, a hiperatividade causada pela cafeína pode gerar desconfortos.

Alimentos tóxicos para gatos e cachorros

Existem alguns alimentos tóxicos para gatos e cachorros que merecem a atenção de todos os tutores de pets. Conheça quais são e previna acidentes!

Leite

O leite, bem como seus derivados, são alimentos tóxicos para cachorros. Nessa hipótese, as causas são bastante parecidas ao que faz com que os gatos também não devam consumir esse tipo de alimento.

É muito comum recorrer à noção errada de que mamíferos necessitam beber leite. Em verdade, isso é necessário na infância. No caso dos cães, enquanto filhotes, com o leite materno. Porém, depois do desmame, o leite de vaca não é indicado.

Isso se deve ao fato de que os cachorros, durante o crescimento, desenvolvem intolerância à lactose. Isto é, deixam de produzir as enzimas que são capazes de quebrar a proteína do leite. Assim, queijos, cremes e o próprio leite está proibido aos cães.

Alho e cebola são alimentos tóxicos para cachorros

O alho e a cebola são outros dos alimentos tóxicos para cachorros. Esses são temperos comuns na dieta humana. Contudo, causam efeitos negativos ao corpo dos cães. Isso ocorre na medida em que possuem substâncias que combatem e danificam as hemácias.

Aliás, isso ocorre se o alho ou a cebola estiverem cozidos ou crus. Em qualquer dos casos, o alimento ainda é tóxico ao organismo canino. Portanto, jamais deixe-os à disposição. Igualmente, nunca tempere a carne que será oferecida ao cão.

Frituras

Por fim, o seu cão também deve ficar longe de frituras. Afinal, produtos gordurosos são alimentos tóxicos para cachorros. Dentre os riscos que oferecem estão a possibilidade de desenvolvimento da obesidade canina.

Igualmente, os alimentos gordurosos também podem gerar problemas ao pâncreas. Com isso, o cão corre o risco de desenvolver pancreatite, uma doença grave.

O que fazer caso o cão consuma alimentos tóxicos para cachorros?

Mesmo com todos os cuidados, não estamos livres de acidentes. E, além disso, sabemos que os cães são rápidos e que para aprontarem ou fazerem bagunça é uma questão de segundos.

Por isso, é importante saber o que fazer no caso do consumo de um alimento contraindicado. Nessa situação, o melhor a fazer é contatar imediatamente o médico veterinário. Dessa forma, ele dará as instruções.

Muitas vezes basta observar a reação do seu cão. Em outras, é preciso ir ao consultório para exames e, até mesmo, para uma lavagem estomacal. 

10 comidas PROIBIDAS para gatos

Quem tem um pet, seja um cão ou gato, sabe: os nossos amigos não podem ver a gente comendo, que lá vêm eles,, mas existem comidas que fazem muito mal!

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Hotel para pet: tudo que você precisa saber sobre!

O hotel para pet é uma solução muito interessante, caso você queira viajar mas não possa levar seu pet e não tenha com quem deixar! Entenda!

Continue lendo
content

Cachorro Bearded Collie: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Um cão peludo e muito simpático, o cachorro Bearded Collie tem uma personalidade amigável que vai te encantar. Conheça tudo sobre a raça!

Continue lendo
content

Idade humana de cachorro: como calcular corretamente?

Saber a idade humana de um cachorro é uma curiosidade comum entre as pessoas, principalmente entre os tutores. Então, veja tudo sobre isso!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar facilmente na Ecotrips Brasil?

Quem gosta de relaxar e recarregar as energias em contato com a natureza vai se identificar com a agência de turismo Ecotrips Brasil. Os pacotes são nacionais, internacionais, rodoviários e até mesmo de bate e volta.

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão de crédito Elo Diners Club?

O cartão Elo Diners Club está disponível para um grupo seleto de pessoas que têm um alto investimento no banco Bradesco. Entenda como pedir o seu e comece a aproveitar todos os benefícios o quanto antes!

Continue lendo
content

Veja o que fazer em Foz do Iguaçu: atrações imperdíveis para todos os gostos!

Foz do Iguaçu é uma das cidades mais visitadas no Brasil! Além das famosas Cataratas, você encontra dezenas de atrações incríveis para todos os gostos, restaurantes, bares e até esportes radicais. Veja tudo aqui!

Continue lendo