Beleza

Penteado com trança: como fazer trança embutida para arrasar no look?

Fazer uma trança embutida é mais fácil do que você imagina. O passo a passo é simples e você pode criar variações estilosas para arrasar nos looks de qualquer ocasião, como casamentos, formaturas e mais!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 03/07/2022

Descubra como fazer uma trança embutida perfeita: dicas infalíveis para você aprender!

Confira como fazer a trança. Fonte: AdobeStock.
Confira como fazer a trança. Fonte: AdobeStock.

De modo geral, existem poucos penteados que são tão versáteis quanto uma trança. Aliás, são diversos tipos diferentes desse arranjo, desde as mais simples até as mais elaboradas. Por isso, se você quiser fazer uma trança embutida, por exemplo, para ir a um casamento ou mesmo para ir a academia, existe o penteado ideal para a ocasião!

Pássaro parado na folha da planta de babosa

5 dicas de como preparar babosa para o cabelo

A babosa é utilizada desde a época do antigo Egito para hidratar a pele e revigorar os cabelos. Existem diversas formas de utilizar. Confira como!

No entanto, muitos acreditam que esse tipo de trança é algo complexo para se fazer em casa, mas não é esse o caso. Na verdade, fazer uma trança embutida pode levar apenas alguns minutos, e você ainda arrasar com um penteado clássico e muito bonito! Então, quer aprender como fazer esse arranjo tão popular nos cabelos? É só conferir a seguir!

Anúncios

O que é uma trança embutida?

Afinal, o que é uma trança embutida? Fonte: AdobeStock.
Afinal, o que é uma trança embutida? Fonte: AdobeStock.

Antes de mais nada, você sabia que trançar o cabelo é um costume do povo africano? Pois bem, esse estilo é milenar e há registros de povos da região da Namíbia que trançavam os cabelos já há 3.500 a.C. De acordo com historiadores, as tranças eram utilizadas para diferenciar povos, religiões, status social, entre outras categorias.

Atualmente, a trança está tão presente em nosso dia a dia que já é considerada um estilo. Dessa forma, muitos a utilizam como um penteado para complementar o look, trazendo uma informação de moda a composição. Além do mais, fazer uma trança embutida cria um penteado bonito e arrumado para qualquer ocasião!

Embora existem muitos tipos de trança, o modelo de trança embutida segue sendo um dos mais populares. Nesse sentido, esse é o estilo que vemos começar no topo da cabeça, seguindo rente ao couro cabeludo até o final do cabelo. Entretanto, existem diferentes formas de fazer esse tipo de trançado, atingindo verdadeiras obras de arte nos fios.

Quais são os tipos de trança embutida?

Primeiramente, existem algumas formas diferentes de fazer uma trança embutida. Ainda que todas tragam um estilo único ao seu look, o método para criar esse penteado funciona de forma bastante parecida. Ou seja, se você sabe fazer a trança embutida mais básica, aprender os outros tipos fica muito mais fácil. Veja algumas variações desse penteado a seguir.

Anúncios

Clássica

Esse é o modelo mais comum de trança embutida, com certeza o mais popular e mais fácil de se fazer. Nesse sentido, o look consiste nos fios trançados desde o topo da cabeça, descendo até o final do comprimento dos cabelos. Aliás, é um penteado perfeito para dias mais quentes, mantendo os fios longe do rosto de forma estilosa.

Invertida

Embora não seja muito conhecida, essa trança tem um método bem parecido com a Clássica. Ou seja, fazer uma trança embutida invertida é tão fácil quanto a outra! Esse penteado também começa no topo da cabeça e vai até o final do comprimento dos cabelos, mas o trançado é feito por baixo, deixando a trança mais destacada.

Cascata

Precisa de um penteado fácil para ir a uma festa ou casamento? Pois então você precisa aprender a fazer uma trança embutida cascata! Nesse penteado, a trança geralmente fica na lateral da cabeça, funcionando como uma moldura. Assim, uma das mechas fica sempre solta, dando um ar de complexidade ao look, muito embora seja bastante simples de fazer.

Espinha de peixe

Por fim, um dos estilos mais simples de alcançar é a trança embutida espinha de peixe. Esse penteado é feito apenas com duas mechas de cabelo em vez de três, mas seu resultado é simplesmente um dos mais belos da nossa lista! Desse modo, você terá um look sofisticado nas madeixas gastando apenas alguns minutos.

Como fazer trança embutida: confira o passo a passo para criar seus looks!

Então, confira o passo a passo para fazer sua trança raiz. Fonte: AdobeStock.
Então, confira o passo a passo para fazer sua trança raiz. Fonte: AdobeStock.

Pois bem, como você pode ver, existem diversos estilos diferentes de tranças embutidas para você escolher. Aliás, são inúmeras formas de utilizar a técnica básica, criando looks diferenciados e estilosos para qualquer ocasião. Então, quer aprender a fazer uma trança embutida para arrasar nas suas produções? Veja um passo a passo simples a seguir!

Separe as mechas

Antes de mais nada, como qualquer outra trança, é necessário separar as três mechas no topo da cabeça. Lembre-se que esse é o local onde sua trança embutida vai ter início, então a altura fica a critério do seu gosto pessoal. De um modo geral, quanto mais alta, mais destacado fica o penteado.

Comece a trançar

Assim como uma trança normal, comece passando a mecha da direita por cima da central e repita o movimento com a mecha da esquerda. Aliás, vale mencionar que, para fazer uma trança embutida invertida, você vai passar as mechas por baixo, e não por cima! Mas o restante do processo é o mesmo.

Adicione cabelo

Pois bem, depois de trançar as mechas apenas uma vez, puxe mais uma quantidade de cabelo na mesma altura e incorpore a mecha de fora. Faça isso com as mechas da esquerda e da direita e trance os cabelos mais uma vez como você fez no início. Em seguida, adicione novamente mais cabelo às mechas da direita e esquerda e siga repetindo o processo até chegar na nuca.

Finalização

Como você pode ver, fazer uma trança embutida consiste basicamente em trançar as mechas e adicionar mais cabelo. Assim, você vai criar o efeito de que a trança está enraizada no seu couro cabeludo. Depois de atingir a nuca, basta continuar trançando até a altura desejada e amarrar o cabelo com o elástico que preferir. Viu como é simples?

Aliás, está achando que seu cabelo está com muito frizz e a trança embutida acaba evidenciando os fios rebeldes? Pois não se preocupe! Você pode utilizar um produto natural e caseiro para ajudar a diminuir o frizz e ainda recuperar seus cabelos ressecados. Quer saber como? Então confira a seguir como usar óleo de coco nas madeixas!

Cocos e óleo em pote

Como usar óleo de coco nos cabelos

Com tantos benefícios para o cabelo, o óleo de coco é um dos produtos mais populares no mercado. Veja como utilizar para recuperar os fios!

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Curso gratuito de maquiagem Domestika para fotos: veja!

O curso gratuito de maquiagem Domestika é ideal para quem deseja atuar com produção de fotos, aprimorando seus conhecimentos e aplicando!

Continue lendo
content

Quer começar a trabalhar como manicure? Veja dicas incríveis!

Quer começar a trabalhar como manicure e não sabe por onde começar nem qual curso procurar? Veja aqui as melhores dicas e tire suas dúvidas.

Continue lendo
content

Escolha o melhor aplicativo de fertilidade: entenda como seu corpo funciona!

Escolha o melhor aplicativo de fertilidade para você e registre detalhes sobre sua saúde para acompanhar seu ciclo menstrual!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar facilmente na Michelle Tour Viagens?

Através de uma plataforma simples e intuitiva, os clientes da Michelle Tour Viagens podem encontrar pacotes, hospedagem e passagens aéreas disponíveis. Veja como comprar com a agência aqui!

Continue lendo
content

Como comprar passagem na Buser?

A Buser garante valores de passagem de ônibus por um preço muito mais em conta do que os cobrados nos guichês das viações. Portanto, veja o passo a passo e descubra como comprar sua passagem!

Continue lendo
content

Aplicativo Visit a City: veja como funciona e se vale a pena!

Você não precisa mais passar dias organizando a sua próxima viagem. Basta acessar o aplicativo Visit a City e conferir sugestões do que fazer, onde se hospedar e o que conhecer em mais de 3 mil destinos pelo mundo!

Continue lendo