Cachorro

Cachorro Pastor dos Pirineus: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Com origens misteriosas, o Pastor dos Pirineus é um cão ativo, ágil e pode ser um ótimo companheiro. Ademais, ele possui uma personalidade corajosa e pode ser um excelente cão de guarda.

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 15/05/2022

Descubra tudo sobre a raça de cachorro Pastor dos Pirineus

Descubra tudo sobre essa raça francesa. Fonte: AdobeStock.
Descubra tudo sobre essa raça francesa. Fonte: AdobeStock.

Você sabia que até mesmo os cães possuem “colegas de trabalho”? Pois bem, o cachorro Pastor dos Pirineus é um cão amigável que trabalha auxiliando no pastoreio de rebanhos juntamente com cães maiores, como o Cão de Montanha dos Pirineus. São animais de origem francesa e muito populares dentro do país.

Aliás, são excelentes pets para viverem dentro de casa com seus tutores, sendo animais companheiros e carinhosos. Portanto, se você está pensando em adquirir um exemplar dessa raça, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o cachorro Pastor dos Pirineus antes de levá-lo para casa.

cachorro Samoieda deitado na grama

Cachorro Samoieda: saiba tudo sobre essa raça aqui

O cachorro Samoieda é amigável e muito gentil, sendo um dos pets mais fofos do mundo animal. Criado para caçar e puxar trenós, a raça é bastante forte! Conheça!

Anúncios

Qual é o cachorro Pastor dos Pirineus?

Embora seja um cão muito famoso na França, as origens do cachorro Pastor dos Pirineus seguem desconhecidas. No entanto, acredita-se que essa é uma das raças mais antigas do mundo quando se trata de cães pastores. Na verdade, a raça não é fruto de cruzamentos, tendo se desenvolvido naturalmente na cordilheira dos Pirineus.

Aliás, existem muitos mitos sobre a origem da raça, e há quem acredite que eles são descendentes diretos de ursos dos altos vales. Enquanto isso, outros dizem que o cachorro Pastor dos Pirineus era o cão dos povos que pintavam as paredes das cavernas no sudeste da França, o complexo de Lascaux.

Foi no século XIX que a raça começou a se difundir fora do território francês e, mais tarde, se popularizou por acompanhar soldados durante a Primeira Guerra Mundial. Durante a guerra, serviram como cães mensageiros e de resgate, realizando missões importantes para o exército da França.

Ainda que os padrões dessa raça tenham sido registrados na década de 1970, o Pastor dos Pirineus apenas se tornou oficialmente reconhecido em 2009. Enquanto seus colegas de trabalho, os Cães de Montanha dos Pirineus são animais robustos e grandes, essa raça é menor e mais ágil.

De um modo geral, existem variações de pelos mais curtos ou mais longos, mas sua pelagem é um tanto áspera ao toque. As principais cores são fulvo e cinza, mas o arlequim e azul também são aceitos. Ademais, eles possuem cabeça larga, com olhos amendoados e orelhas triangulares e caídas, dando um ar de docilidade a raça.

Quanto custa um cachorro dessa raça?

Mas, afinal, quanto custa um filhote? Fonte: AdobeStock.
Mas, afinal, quanto custa um filhote? Fonte: AdobeStock.

Pois bem, como já mencionamos, esses cães não são muito populares fora da França. Portanto, pode ser difícil encontrar um canil que seja especializado na raça. Aliás, é importante não confundir o Pastor dos Pirineus com o Cão das Montanhas dos Pirineus, já que esses últimos são muito maiores que seus companheiros.

De um modo geral, o cachorro Pastor dos Pirineus possui uma variação de preço de R$2.000,00 a R$5.000,00. Assim, o preço vai depender do Pedigree do filhote, do sexo e da linhagem a qual ele pertence. Por exemplo, cães descendentes de competidores vitoriosos são muito mais valorizados.

No entanto, uma coisa é certa, é imprescindível que você conheça muito bem o canil ou criadouro de onde vai adquirir seu filhote. Nesse sentido, não deixe de ir até o local e visitar os animais, senão para garantir a saúde dos cães, que seja também para verificar a qualidade de vida que levam.

Desse modo, você poderá conferir se a família segue os padrões da raça, além de evitar levar para casa um pet doente. Aliás, fique de olho em canis clandestinos e fuja de ofertas muito tentadores. Então, procure referências e indicações de outros clientes para ter certeza de que o local é seguro e confiável.

Anúncios

Qual tamanho chega e quanto vive?

Antes de mais nada, o cachorro Pastor dos Pirineus é o menor dos cães de pastoreio que existem. Enquanto seus companheiros de trabalho, os Cães das Montanhas dos Pirineus são animais robustos para montar guarda, o Pastor dos Pirineus é esbelto, mediano e ágil. No entanto, seu corpo e suas patas são fortes e musculosos para suportarem as atividades do dia a dia.

Em média, a altura dos cães dessa raça varia entre 40 centímetros e 46 centímetros de cernelha para as fêmeas, e 42 centímetros a 48 centímetros para os machos. Aliás, como já mencionamos, esses cães são menores que outros cães de pastoreio, e seu peso não ultrapassa os 15kg!

Outro ponto positivo da raça é que ela não apresenta problemas de saúde hereditários. No entanto, esses animais podem apresentar algumas doenças características da idade avançada. Por exemplo, displasia coxofemoral, causando dificuldade de locomoção, e atrofia de retina, podendo levar a cegueira.

Portanto, é muito importante fazer os exames de rotina em seu amigo peludo, além de agendar consultas com o médico veterinário pelo menos cada 6 meses. Assim você vai garantir que seu pet está forte e saudável e vai evitar problemas mais graves. De um modo geral, o Pastor dos Pirineus vive cerca de 12 anos.

Como criar um cachorro Pastor dos Pirineus?

Então, como criar um cão dessa raça? Fonte: AdobeStock.
Então, como criar um cão dessa raça? Fonte: AdobeStock.

Primeiramente, se você quer adquirir um filhote dessa raça, é importante levar em consideração que ele precisa de uma rotina de exercícios intensa para gastar suas energias. Nesse sentido, o Pastor dos Pirineus precisa de caminhadas longas pelo menos duas vezes ao dia! Além disso, exercícios intensos também podem ajudar a cansá-lo.

Vale lembrar que esse cão é muito inteligente, e realizar atividades que estimulem seu intelecto é tão importante quanto seu físico. Aliás, esse animal pode viver bem em apartamentos ou casas menores, contanto que sua rotina de exercícios seja respeitada para que ele continue saudável e feliz.

Ademais, o cachorro Pastor dos Pirineus é um excelente animal de companhia. Essa raça é leal aos seus criadores, além de carinhosos e muito corajosos. Embora não sejam animais agressivos, eles não são muito sociáveis com estranhos. Assim, são pets mais territoriais e podem ser bons cães de guarda.

Por fim, se você está pensando que os exemplares com pelagem mais longa podem exigir cuidados maiores, está enganado. Seus pelos são simples de cuidar e apenas uma escovação semanal já é suficiente para manter os nós e emaranhados longe! Além disso, os banhos devem acontecer de acordo com a necessidade e não precisam ser frequentes.

Então, gosta de cães de pastoreio? E que tal conhecer um parente próximo do Border Collie, o cão Pastor Australiano? A raça é dócil e companheira, e pode ser uma excelente companhia para crianças! Portanto, acesse nosso conteúdo a seguir para saber tudo sobre esse companheiro incrível para você e sua família! Confira!

cachorro Pastor Australiano passeando

Cachorro Pastor Australiano: saiba tudo sobre ele!

O cachorro Pastor Australiano é uma raça bastante popular nos Estados Unidos e Europa por suas habilidades de pastoreio. Conheça a raça!

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Gato ou cachorro: qual a escolha ideal para você?

Se você quer adotar um pet, mas está em dúvida entre gato ou cachorro, trouxemos aqui alguns prós e contras de cada espécie para te ajudar!

Continue lendo
content

Modelos de sobrancelha: como modelar de uma forma natural

Existem diversos modelos de sobrancelha e cada um combina com um formato diferente de rosto. Então, confira aqui qual o ideal para você!

Continue lendo
content

Pastor Húngaro: saiba tudo sobre essa raça de cachorro!

A raça pastor húngaro é um cachorro de porte grande, com pelos longos e normalmente branco, um cão dócil e muito brincalhão. Veja mais!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar facilmente o Seguro Assist Trip?

O seguro Assist Trip é novo no mercado, mas está amparado pelas melhores seguradoras no mercado global, a Zurich e a AXA Seguros. Ele oferece cobertura completa e muitos benefícios. Conheça!

Continue lendo
content

8 melhores destinos para o Réveillon 2022: nacionais e internacionais!

Não é fácil encontrar o melhor destino para passar o Ano Novo, não é mesmo? Nesse sentido, a celebração acontece ao redor do mundo nas principais cidades. Portanto, confira nossa lista e escolha o melhor destino para a sua viagem de Réveillon!

Continue lendo
content

Como comprar facilmente pela Hórus Viagens?

Comprando pela Hórus Viagens, você poderá desfrutar de uma viagem incrível, se conectando à cultura do Oriente Médio e aproveitando as paisagens históricas. Então, veja o passo a passo para comprar pacotes da agência.

Continue lendo