Cachorro

Cachorro Pastor Australiano: saiba tudo sobre essa raça aqui!

O cachorro Pastor Australiano é uma raça bastante popular nos Estados Unidos e Europa por suas habilidades de pastoreio. Esse cão é muito inteligente, leal e ideal para quem tem crianças em casa. Veja tudo sobre ele!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 22/02/2022

Descubra tudo sobre a raça de cachorro Pastor Australiano

Então, conheça tudo sobre a raça. Fonte: AdobeStock.
Então, conheça tudo sobre a raça. Fonte: AdobeStock.

Primeiramente, você sabia que o cachorro Pastor Australiano é muitas vezes confundido com o Border Collie? Basta olhar para ele que você logo vê as semelhanças entre os animais. No entanto, essa raça possui uma peculiaridade que a diferencia do Border Collie, que é a ausência do rabo, ou rabo curto.

Ademais, suas personalidades acabam sendo bastante similares, já que o cachorro Pastor Australiano também é uma ótima escolha de pastoreio, além de ser leal e inteligente. Então, se você gosta de cães espertos e quer ter um companheiro desses com você, confira tudo sobre a raça a seguir. Assim você vai entender suas origens, valores e como cuidar do seu cãozinho!

cachorro Collie de lado

Cachorro Collie: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Conheça a raça Collie, um dos cachorros mais inteligentes do mundo, além de ser leal, protetor e muito companheiro. Confira mais aqui!

Anúncios

Qual é o cachorro Pastor Australiano?

Embora o nome da raça seja Pastor Australiano, esse cachorro não veio da Austrália. Na verdade, ele surgiu no oeste dos Estados Unidos, em meados de 1840 e seu nome vem dos ancestrais que deram origem a raça. Assim, acredita-se que os povos que migraram para a região levaram consigo os cães de pastoreio.

Dessa forma, ao chegarem no oeste dos Estados Unidos, os americanos que lá habitavam começaram a chamar o cão de Aussie, ou Pastor Australiano, já que era excelente com a atividade de pastoreio. Foi então que a raça foi se desenvolvendo, mas somente foi reconhecida muito mais tarde, em 1993.

A característica que mais chama atenção na raça é com certeza a ausência do rabo. Aliás, esses animais não sofrem caudectomia, ou seja, a ausência do rabo é inteiramente genética. Além disso, o cachorro Pastor Australiano possui uma pelagem mesclada que chama bastante atenção, com mistura de cores como preto, branco, âmbar, marrom, entre outras.

Além disso, vale lembrar que os cães dessa raça possuem dupla camada de pelos, o que significa que uma escovação semanal será necessária. Outra característica desejável desses pets é a cor dos olhos, que podem ser azuis, marrons ou âmbar, e a heterocromia é bastante comum.

Ademais, seu corpo é robusto, forte e o tronco mais alongado. Além disso, seu focinho é mais largo e ele tem orelhas triangulares caídas nas laterais da cabeça. Embora tenha aspecto mais musculoso, esses cães são bastante simétricos.

Quanto custa um cachorro dessa raça?

Mas, afinal, quanto custa um filhote? Fonte: AdobeStock.
Mas, afinal, quanto custa um filhote? Fonte: AdobeStock.

Antes de mais nada, se você está decidido a ter um filhote de cachorro Pastor Australiano, é importante que você encontre um canil especializado na raça. Dessa forma, você evita variações que não condizem com os padrões do Pastor Australiano.

Além disso, canis clandestinos muitas vezes criam animais em condições precárias, causando riscos à saúde dos peludos. Ou seja, comprando de criadouros desconhecidos, você pode estar financiando a crueldade animal, além de correr o risco de adotar um filhote doente.

Ademais, existem alguns canis da raça aqui no Brasil, e o valor de um filhote pode variar entre R$2.500,00 e R$5.000,00. Como esse cão participa bastante de exposições e competições, filhotes com ancestrais que competem nessas modalidades podem ser mais caro que o normal.

Além disso, é bastante comum a variação de valores entre filhotes machos e fêmeas. Portanto, pesquise bastante e visite o canil antes de adquirir o pet. Se possível peça para conhecer os pais da ninhada para melhor avaliação.

Anúncios

Qual tamanho chega e quanto vive?

De um modo geral, o cachorro Pastor Australiano é bastante saudável, mas é comum aparecerem alguns problemas da raça, como a displasia de quadril, que pode causar dificuldade de locomoção e dor, e catarata, que pode levar a cegueira do cão.

Além disso, outra herança genética da raça é a doença de Von Willebrand, que pode acarretar em hemorragias e distúrbio de coagulação no sangue. No entanto, visitas regulares ao médico veterinário e exames de rotina melhoram, e muito, o prognóstico do animal.

Em média, um cachorro Pastor Australiano pode viver até os 15 anos, mas existem relatos de pets que ultrapassaram essa idade. Então, mantenha seu animal saudável e bem cuidado e dê a ele uma boa qualidade de vida.

Aliás, vale lembrar que a raça é bastante energética e precisa de atividade física diariamente. Esses cães têm patas robustas e são considerados de porte médio, com altura entre 46 centímetros e 58 centímetros e seu peso pode chegar a 30kg.

Como criar um cachorro Pastor Australiano?

Então, como criar um cachorro dessa raça? Fonte: AdobeStock.
Então, como criar um cachorro dessa raça? Fonte: AdobeStock.

Então, como já mencionamos anteriormente, o cachorro Pastor Australiano é um cão com bastante energia. Ou seja, ele gosta e precisa de atividade física para se manter saudável. Além disso, são cães muito inteligentes e também precisam de estímulo mental para não ficarem entediados.

Ademais, essa raça é companheira e leal, e eles gostam de ficar na presença de seus tutores. Aliás, esses animais são frequentemente utilizados como cães guias para deficientes visuais, já que são muito espertos e corajosos.

Se você tem crianças pequenas ou outros animais, pode ficar despreocupado, pois o Pastor Australiano é muito sociável e paciente. Dessa forma, ele se dá muito bem com outros companheiros peludos e humanos, já que gostam de brincar.

Embora o cachorro Pastor Australiano goste de brincar na grama, ele não tolera a solidão de ficar do lado de fora da casa. Ou seja, mesmo que você more em apartamento, ele vai se adaptar muito bem ao ambiente, contanto que esteja ao lado dos seus tutores. Mas, é claro, vale lembrar que ele vai precisar sair para passear todos os dias.

E, se você curte animais inteligentes e ativos, você com certeza vai gostar da raça Braco Alemão. Uma das raças de cachorro mais antigas do mundo, o Braco Alemão possui um olfato inigualável, além de ser inteligente e companheiro. Conheça tudo sobre a raça a seguir!

Braco Alemão na floresta

Cachorro Braco Alemão de pelo curto: saiba tudo!

A raça Braco Alemão de pelo curto, como o próprio nome diz, é originária da Alemanha e surgiu em meados do século XVII. Conheça tudo sobre a raça!

Sobre o autor  /  Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Cachorro Standard Schnauzer: saiba tudo sobre essa raça aqui!

O cachorro Standard Schnauzer é um animal extremamente inteligente, além de ser corajoso e amigável. Conheça tudo sobre a raça dele aqui!

Continue lendo
content

Cursos de dança online: conheça 5 opções !

O cursos de dança online permitem praticar e aprender novos passos sem sair do conforto da sua casa. Clique e veja mais aqui!

Continue lendo
content

Aprenda como fazer suas unhas passo a passo

Se você quer aprender como fazer unhas, é preciso saber como preparar as cutículas, pintar, ferramentas, etc. Confira nosso passo a passo!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o cartão de crédito Mastercard Black Merit?

A solicitação do cartão Mastercard Black Merit está disponível para quem já possui conta com a cooperativa de crédito Sicoob. Confira os detalhes de como fazer o pedido do seu cartão e comece a aproveitar de todos os benefícios que ele oferece.

Continue lendo
content

Comprar na 123 Viagens: como fazer?

Aprenda hoje como comprar na 123 Viagens em poucos passos e, com isso, encontre promoções para deixar suas férias ainda melhores!

Continue lendo
content

Como comprar pacotes na Zarpo?

Se você conhece a Zarpo, então já sabe que a agência de viagens oferece descontos exclusivos e garantia de disponibilidade para seus clientes. Então, não perca tempo e veja como comprar seu pacote de viagens com a Zarpo!

Continue lendo