Cachorro

Cachorro Braco Alemão de pelo curto: saiba tudo sobre essa raça aqui!

A raça Braco Alemão de pelo curto, como o próprio nome diz, é originária da Alemanha e surgiu em meados do século XVII. Ademais, esse animal é bastante inteligente, fiel e possui um olfato inigualável. Conheça tudo sobre a raça!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 25/01/2022

Descubra tudo sobre a raça de cachorro Braco Alemão de pelo curto

Conheça a raça de cachorro Braco Alemão. Fonte: Unsplash.
Conheça a raça de cachorro Braco Alemão. Fonte: Unsplash.

Antes de mais nada, a raça de cachorro Braco Alemão de pelo curto é considerada por muitos o melhor cão caçador, já que é capaz de rastrear presas a pé, presas voadoras e até mesmo em água. Além disso, são animais bastante fiéis e joviais, e podem ser ideais com crianças.

Ademais, em alguns locais o cachorro Braco Alemão de pelo curto ainda é chamado de Pointer Alemão, devido sua origem alemã. Desenvolvida em meados do século XVII, a origem desse animal ainda é um tanto confusa. Mas de uma coisa é certa, o Braco Alemão veio com o intuito de ser um excelente caçador, e com certeza atingiu seu objetivo com sucesso! Conheça tudo que se sabe sobre a raça a seguir.

Gato se esfregando em cachorro

Gato ou cachorro: qual a escolha ideal para você?

Tanto o gato quanto o cachorro têm seu lado positivo e negativo quando se trata de animais de estimação. Sendo assim, confira aqui tudo o que você precisa saber!

Anúncios

Qual é o cachorro Braco Alemão de pelo curto?

Embora seja um cachorro extremamente inteligente, seu comportamento pode se mostrar um tanto teimoso às vezes. Entretanto, são cães muito fiéis e pacientes com crianças, além de possuírem um olfato sem igual! Nesse sentido, a raça de cachorro Braco Alemão de pelo curto surgiu exatamente para se tornar o melhor cão de caça da Alemanha.

No século XVII, esse esporte era considerado um esporte de elite, já que os pequenos proprietários rurais não tinham condições de manter cães caçadores. Dessa forma, tiveram a ideia de desenvolver um cão farejador que fosse gentil com a caça, possuísse a capacidade de apontar o local certo, além de não recuar em diferentes terrenos.

Então, surge o Braco Alemão, um cachorro que carrega a mistura do Pointer Inglês e Espanhol, além de outras raças de cães caçadores. Aliás, o animal também parecia ter todas as qualidades desejadas pelos alemães, a de apontar, rastrear e recuperar suas presas, seja na terra ou na água.

Assim, depois de tantas mistures, surgiu um cachorro esbelto, musculoso e proporcional. Possui costas fortes e peito profundo, e sua lombar curta pode ser até ligeiramente arqueada. Sua cauda é longa, mas em muitos países ainda é praticado a amputação quase que pela metade do membro, o que é tido como padrão da raça.

Ademais, sua cabeça é alongada, possui orelhas grandes e olhos amendoados, frequentemente na cor castanho-escuros. Sua pelagem também é marrom, e são aceitas as variações com pequenas manchas brancas, ou ainda branco com rosto marrom e preto. Além disso, como o próprio nome diz, seus pelos são curtos e até ásperos ao toque.

Quanto custa um cachorro dessa raça?

Afinal, qual o valor do filhote? Fonte: Unsplash.
Afinal, qual o valor do filhote? Fonte: Unsplash.

Primeiramente, é importante prezar por um canil de qualidade antes de adquirir um filhote da raça. Nesse sentido, existe no Brasil um canil especializado da raça de cachorro Braco Alemão de pelo curto localizado em Gramado, no Rio Grande do Sul. Dessa forma, verifique se o local escolhido possui boa estrutura, além de ser consistente em sua criação.

Embora comprar um filhote por valores menores que os padrões seja tentador, é importante lembrar que você pode estar financiando a crueldade animal. Portanto, visite o canil ou criadouro escolhido, procure opiniões de pessoas que já comprar anteriormente e conheça os pais do animal que quer adquirir.

Dito isso, um filhote de Braco Alemão não costuma apresentar preços elevados. Mas, é claro, tudo vai depender do Pedigree do animal, além do sexo e coloração. De um modo geral, os filhotes de Braco Alemão costumam variar entre R$1.000,00 e R$2.000,00.

Anúncios

Qual tamanho chega e quanto vive?

Pois bem, como já mencionamos anteriormente, o cachorro Braco Alemão de pelo curto é um animal forte e musculoso. Além disso, suas patas e pernas são longas, de estrutura óssea sólida, porém esse não é um cão pesado. Pelo contrário, seu corpo é esbelto e balanceado e, de acordo com o padrão da raça, os machos variam entre 62 e 66 centímetros de altura.

Enquanto isso, as fêmeas são ligeiramente menores, porém igualmente belas e de corpo proporcional. Ademais, sua altura tende a variar entre 58 e 66 centímetros. Ainda que o peso não seja indicado como padrão, os animais dessa raça costumam pesar entre 25kg e 30kg.

Além do mais, o cachorro Braco Alemão de pelo curto é um cão forte e rústico. Ou seja, ele é bastante saudável e dificilmente apresenta problemas de saúde. Desse modo, um animal bem tratado, com boa alimentação e visitas regulares ao médico veterinário tende a viver cerca de 14 anos de vida.

Entretanto, é importante ficar de olho em doenças consideradas características da raça como a displasia coxofemoral, que pode causar problemas de locomoção. Dessa forma, é importante oferecer um piso não escorregadio para seu Braco Alemão, de modo que ele tenha segurança ao andar e evitar assim o desgaste dos quadris.

Por fim, alguns animais da raça também podem apresentar distúrbios neurológicos, problemas na tireoide, além de câncer e otites. Mas não se preocupe, visitar regulares ao veterinário e exames de rotina podem assegurar uma boa saúde e evitar problemas mais graves.

Como criar um cachorro Braco Alemão de pelo curto?

Então, como criar um cão dessa raça? Fonte: Pixabay.
Então, como criar um cão dessa raça? Fonte: Pixabay.

Antes tudo, o Braco Alemão é uma raça bastante energética, mas isso não significa que é impossível criar esse cachorro dentro de locais pequenos, como apartamentos, por exemplo. Nesse sentido, esses animais são muito fiéis e carinhosos, e podem se adaptar ao ambiente contato que recebam atenção suficiente de seus donos.

Além disso, também é importante leva-los para passear caso sua casa não ofereça espaço suficiente para exercícios. Também é importante informar que essa raça pode acabar desenvolvendo obesidade caso seus tutores negligenciem seus passeios por muito tempo. Aliás, esses cães são muito inteligentes! Portanto, não se esqueça de oferecer jogos e atividades que agucem seu raciocínio.

Ademais, o cachorro Braco Alemão de pelo curto se dá muito bem com crianças, já que é um animal paciente e amoroso. Ele também se dá bem com outros animais, desde que o convívio seja estimulado desde filhote. No entanto, essa raça não gosta muito de ser deixada sozinha, e pode acabar ficando deprimido caso se sinta deixado de lado por seus tutores.

Quanto aos banhos e escovações, o pelo curto da raça não exige muitos cuidados especiais. Dessa forma, a escovação duas vezes por semana já será suficiente para manter os pelos saudáveis. Entretanto, caso seu cão pratique a caça, talvez seja interessante pensar em lhe dar banhos com mais frequência.

Então, se você chegou até aqui e acha que o cachorro Braco Alemão de pelo curto é um animal de porte muito grande para você, que tal conhecer outra opção de raça? Acesse nosso conteúdo a seguir e conheça a raça de cachorro Yorkshire, um cãozinho pequeno e simpático de personalidade própria e vai te encantar! Confira!

Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro!

O Yorkshire conquistou seu espaço nos lares brasileiros e isso não é à toa. Saiba, hoje, tudo sobre esse pequeno cão cheio de personalidade.

Sobre o autor  /  Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Pets famosos no cinema: Veja 15 estrelas animais!

Os pets famosos no cinema fizeram e fazem muito sucesso nas telonas, e fora também! Quer saber quem são eles? Veja aqui e se apaixone também.

Continue lendo
content

Cursos Online do Google: conheça as opções e veja se valem a pena!

Quer ter acesso a ensino online e gratuito? Então veja se os cursos online do Google valem a pena e entenda como funcionam!

Continue lendo
content

Cachorro no cio: como acalmar? Veja aqui!

Manter a higiene e dar carinho para a cadela são formas de acalmar o cachorro no cio. Veja outros no texto!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Sunset Trips é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Criada em 2016 com o objetivo de oferecer roteiros diferenciados e viagens em grupo, a Sunset Trips procura praticar preços justos. Veja aqui como comprar com essa agência e garantir passeios divertidos!

Continue lendo
content

Como comprar passagem na Kayak?

A Kayak é um site meta buscador com mais de 700 parceiros cadastrados. Portanto, ele pode pesquisar serviços, como voos, hotéis, pacotes e aluguel de carros com apenas um clique. Então, se você quer saber como comprar sua passagem com a Kayak, veja aqui o passo a passo!

Continue lendo
content

Viagens econômicas: como planejar e gastar menos?

Existem alguns truques que podem garantir viagens econômicas sem abrir mão da diversão. Conheça alguns hoje e aproveite suas férias economizando!

Continue lendo