Cachorro

Cachorro Samoieda: saiba tudo sobre essa raça aqui!

O cachorro Samoieda é amigável e muito gentil, sendo um dos pets mais fofos do mundo animal. Criado para caçar e puxar trenós, a raça é forte e tem o lobo como um de seus ancestrais.

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 26/04/2022

Descubra tudo sobre a raça de cachorro Samoieda

Então, conheça tudo sobre essa raça de cachorro. Fonte: AdobeStock.
Então, conheça tudo sobre essa raça de cachorro. Fonte: AdobeStock.

Sabe aquela expressão “o cão é o melhor amigo do homem”? Pois bem, o cachorro Samoieda é uma das raças mais companheiras que existem. Além disso, esse animal é dócil e amoroso, o que torna fácil de se apegar a ele. Aliás, ele conquista facilmente os humanos com os quais entra em contato, sendo um pet fofo e ideal para famílias.

Ademais, sua pelagem vasta faz com que ele lembre bastante os cães da raça Spitz. Então, está pensando em adquirir um cachorro Samoieda? Pois confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre esses animais antes de comprar um filhote. Continue a leitura e veja mais detalhes sobre a raça!

Dálmata na floresta

Cachorro Dálmata: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Com pelagem característica, o charme das manchinhas pretas e até marrons pelo corpo do Dálmata é o que mais chama a atenção dos amantes de cães. Confira!

Anúncios

Qual é o cachorro Samoieda?

Antes de mais nada, como o próprio nome diz, esse cachorro teve sua origem no norte da Rússia, entre as tribos dos samoiedos. Aliás, como você já deve ter percebido pela sua aparência bastante característica, o cachorro Samoieda tem o lobo como um de seus ancestrais.

Ademais, a raça faz parte dos cães Spitz, embora seja uma das mais puras já registradas oficialmente. De um modo geral, esse pet era utilizado para puxar os trenós dos samoiedos, o principal meio de transporte em uma região tão fria quanto o norte da Rússia. Ainda que sejam descendentes de lobos, esses cães sempre foram muito companheiros, mesmo naquela época!

Foi apenas em meados de 1800 que os primeiros exploradores começaram a trazer exemplares do cachorro Samoieda para a Inglaterra. Assim, ele logo ficou conhecido pela nobreza, tornando-se um companheiro popular dessa classe. No entanto, a raça migrou para as Américas somente 100 anos depois, em meados de 1900.

Não demorou até que o Samoieda se tornasse popular, já que sempre foi um animal gentil, dócil e forte. Embora alguns exemplares possam apresentar a segunda camada de pelos com tom mais bege, a cor sobressalente deve obrigatoriamente ser o branco. Ademais, seus pelos são macios, com uma juba farta ao redor do pescoço.

Por fim, esse é um cão musculoso, com ossos fortes e peito largo. Suas orelhas são triangulares, eretas e posicionadas altas no crânio, porém bem separadas uma da outra. Ainda que tenha um focinho forte e robusto, seus olhos amendoados e quase sempre castanhos conferem um ar fofo e gentil aos exemplares da raça.

Quanto custa um cachorro dessa raça?

Mas, afina, quanto custa um filhote? Fonte: AdobeStock.
Mas, afina, quanto custa um filhote? Fonte: AdobeStock.

Antes de tudo, lembre-se que esse é um cão típico das regiões frias do norte da Rússia, onde ele costumava caçar e puxar trenós. Ou seja, o clima do nosso país não favorece a popularidade da raça. No entanto, você pode encontrar canis especialistas no cachorro Samoieda se deseja adquirir um filhote dessa raça.

Contudo, prepare-se para desembolsar um bom valor, já que um filhote de Samoieda pode chegar a custar R$11 mil! Ainda que você não esteja buscando um cão de competição, o valor mínimo do filhote é de R$4.000,00. Aliás, se você procura de fato um animal que mantenha os padrões da raça, é importante procura um canil de qualidade.

Desse modo, desconfie de criadouros e locais com valores muito abaixo dessa média. Vale lembrar que você deve procurar visitar o canil e conhecer os ancestrais do filhote que pretende adquirir. Assim, você vai evitar comprar um filhote doente e que fuja dos padrões oficiais do Samoieda.

Anúncios

Qual tamanho chega e quanto vive?

Embora seja um cão forte e acostumado a exercícios físicos de alta intensidade, o cachorro Samoieda não é um animal de porte grande. Nesse sentido, esse pet possui porte médio, com altura que varia entre 53 centímetros de cernelha para as fêmeas e 57 centímetros para os machos.

Ou seja, não deixe sua pelagem farta enganar, já que ele não é tão grande! Aliás, esse cachorro pode chegar a pesar 30kg, dependendo da sua altura. No entanto, a média geral varia entre 20kg a 23kg. Vale a pena ficar de olho e escolher uma boa ração juntamente ao seu médico veterinário para promover um animal saudável durante toda a vida.

De um modo geral, o Samoieda é uma raça forte, mas que pode apresentar alguns problemas de saúde característicos da raça. Primeiramente, a displasia coxofemoral pode ser comum, causando problemas de articulação no quadril, dores e dificuldade de locomoção.

Além disso, a raça também pode apresentar problemas de visão como a atrofia progressiva da retina. Portanto, é importante manter as consultas regulares com o médico veterinário, bem como os exames de rotina em dia. Dessa forma, você vai garantir um animal saudável e um bom prognóstico. Quando saudável, esse cão pode ultrapassar os 12 anos de vida.

Como criar um cachorro Samoieda?

Confira como criar essa raça. Fonte: AdobeStock.
Confira como criar essa raça. Fonte: AdobeStock.

Justamente por ser uma raça criada para puxar trenós, além de caçar, o Samoieda é um cão que necessita de atividades físicas regulares. Ou seja, ele tem um nível alto de energia, o que significa que você vai precisar leva-lo para passear todos os dias. Aliás, a raça é bastante brincalhona e gosta de atividades variadas.

Pois bem, como você já deve esperar, sua pelagem dupla exige cuidados especiais. Primeiramente, se você não quer lidar com queda de pelos excessiva, é importante que você escove seu cachorro Samoieda pelo menos três vezes por semana. Entretanto, ao contrário do que muitos pensam, os banhos não precisam ser frequentes e você pode mantê-los mensais ou trimestrais.

Ademais, esse é um cão que gosta e precisa ficar próximo aos seus tutores. Ou seja, ele prefere ficar dentro de casa junto da família. Nesse sentido, esse cão é muito sociável e dócil, e pode ser ideal para quem tem crianças pequenas em casa ou mesmo para quem vai ser dono de pet pela primeira vez.

Entretanto, a raça não é indicada para quem tem animais de estimação de outras espécies. Na verdade, em razão de seu instinto caçador não é uma boa ideia deixar que os pets fiquem juntos sem supervisão. De um modo geral, esse animal é bastante simpático e amoroso, mas é necessário socializa-lo desde pequeno.

Então, se você gosta de cães simpáticos e peludos, que tal conhecer tudo sobre o cachorro Spitz Alemão? Aliás, esse pet pode ser considerado uma versão menor do Samoieda, com personalidade amorosa e brincalhona. Portanto, acesse nosso conteúdo a seguir e conheça todas as características desse pet!

Spitz Alemão: saiba tudo sobre essa raça de cão

O spitz alemão é um cão que voltou a conquistar fãs no Brasil. Se você é um deles, não deixe de continuar lendo para conhecer mais sobre a raça!

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Cachorro Pastor Belga Malinois: saiba tudo sobre essa raça aqui!

O cachorro Pastor Belga Malinois surgiu do cruzamento de outros cães como o Pastor Alemão e o Pastor Holandês. Veja mais sobre a raça aqui!

Continue lendo
content

Como cuidar de gatos com a pata amputada? 6 dicas essenciais

Ter paciência, readaptar a casa e cuidar da higiene são algumas dicas para cuidar de gato com a pata amputada. Veja outras aqui!

Continue lendo
content

Dicas para ganhar sorteio no Instagram: aumente suas chances de conseguir um prêmio!

Quer ter mais chances de ganhar prêmios incríveis? Então confira nossas dicas para ganhar sorteio no Instagram e participe!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar o curso Mapa da Viagem Internacional?

O curso Mapa da Viagem Internacional vai te possibilitar planejar uma viagem para o exterior de forma organizada e segura, evitando dores de cabeça durante o passeio. Então, veja aqui o passo a passo de como fazer a compra do conteúdo pela Hotmart!

Continue lendo
content

TOP 9 melhores pacotes de viagem para você aproveitar em 2022!

O ano novo está chegando, e se você pretende fazer uma viagem para aproveitar suas férias, confira nossas dicas de pacotes para viajar em 2022. Assim, você pode começar a se programar além de encontrar ofertas imperdíveis para destinos paradisíacos!

Continue lendo
content

Como aproveitar voos com conexões longas?

Fazer voos com conexão pode ser uma boa forma de economizar seu dinheiro. Você pode aproveitar para explorar o local enquanto espera o próximo embarque. Veja dicas de como passar seu tempo!

Continue lendo