Cachorro

Cachorro Dálmata: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Com pelagem característica, o charme das manchinhas pretas e até marrons pelo corpo do Dálmata é o que mais chama a atenção dos amantes de cães. Ademais, esses animais são energéticos, protetores e muito companheiros!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 16/04/2022

Descubra tudo sobre a raça de cachorro Dálmata

Conheça tudo sobre essa raça. Fonte: Pexels.
Conheça tudo sobre essa raça. Fonte: Pexels.

Talvez uma das raças mais famosas do cinema, o cachorro Dálmata é um querido entre os tutores amantes de cães. Nesse sentido, esses animais são companheiros e possuem um instinto protetor bastante forte, além, é claro, de possuírem um padrão de pelagem característico.

Aliás, a raça de cachorro Dálmata é bastante popular no mundo todo, ganhando fama por serem cães estabanados e fofos ao mesmo tempo. Então, está pensando em adquirir um filhote desses? Pois acompanhe nosso conteúdo e descubra tudo que você precisa saber sobre essa raça antes de levar um exemplar para casa! Confira!

cachorro Boxer de coleira

Cachorro Boxer: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Se você tem crianças pequenas em casa e quer ter um cão companheiro, então o cachorro Boxer é o ideal para sua família. Conheça tudo sobre esse pet!

Anúncios

Qual é o cachorro Dálmata?

Antes de mais nada, esse cachorro possui origens misteriosas e muito desconhecidas. De um modo geral, alguns pesquisadores chegaram a encontrar pinturas em tumbas egípcias com características bastante semelhantes ao cachorro Dálmata. Entretanto, esses dados não são considerados oficiais.

Assim, seus registros mais certos partem de uma cidade da região da Iugoslávia chamada Dalmácia, razão pela qual o cão tem esse nome. Ademais, especialistas acabaram por associar traços da raça com cães Dogue Alemão e até mesmo Pointers. Ao que se sabe, exemplares do Dálmata também foram encontrados em pinturas do século XVII.

No entanto, a raça se tornou de fato popular no século XIX na Inglaterra, quando estavam sempre presentes protegendo os cavalos e a carruagem da rainha Vitória. Aliás, sua função ia muito além da estética, utilizando de fato o instinto protetor desses animais que impediam o ataque de outros cães aos cavalos que puxavam a carruagem real.

Foi na década de 1880 que a raça foi reconhecida oficial, logo espalhando-se pela Europa e Estados Unidos, onde também foi o cão oficial do Corpo de Bombeiros. Entretanto, durante a década de 1990 com o lançamento da animação “101 Dálmatas” no cinema foi que a raça se tornou tão desejada! Ainda que a característica mais marcante desse cão seja sua pelagem branca com manchas pretas ou marrons, sua personalidade também conquista.

Ademais, esse cachorro é bastante forte, musculoso e tem os membros bem torneados. Além disso, tem orelhas caídas e triangulares bem posicionadas na lateral da cabeça. Os olhos grandes e redondos geralmente de cor escura dão um ar de docilidade e fofura para a raça.

Quanto custa um cachorro dessa raça?

Afinal, qual o valor do filhote? Fonte: Pexels.
Afinal, qual o valor do filhote? Fonte: Pexels.

Embora essa seja uma raça conhecida e amada ao redor do mundo, os filhotes de cachorro Dálmata não tem um preço muito amigável. Nesse sentido, é interessante ficar de olho na linhagem do animal, já que descendentes de competidores e campeões tem um preço mais elevado. De um modo geral, o valor fica entre R$2.500,00 e pode chegar a R$7.000,00!

Enquanto isso, ainda que cachorros com Pedigree tenham um valor mais alto, eles tem a vantagem de garantir os padrões da raça. Portanto, se você pretende adquirir um filhote de Dálmata, é interessante visitar o canil ou criadouro com o intuito de conhecer os pais do seu pet.  

Além disso, você garante que o local é apropriado para criação de cães e evita assim financiar a crueldade animal mesmo que indiretamente. Então, procure sempre comprar cães de canis credenciados, e procure recomendações e indicações de pessoas conhecidas antes de efetuar a compra.

Por fim, evite comprar animais anunciados através da internet em sites de compras, já que você não pode ter certeza da procedência do local ou até mesmo da saúde dos pets. Desse modo, você vai evitar adquirir um cachorro doente ou ainda que foge dos padrões da raça. Fique atento!

Anúncios

Qual tamanho chega e quanto vive?

Antes de mais nada, o cachorro Dálmata pode apresentar doenças congênitas e hereditárias, mais uma razão para você conhecer os pais e ancestrais do seu filhote. Nesse sentido, é relativamente comum que um cão dessa raça nasça surdo. Na verdade, esse problema pode afetar um ouvido ou até mesmo os dois, e é preciso ter paciência e cuidados especiais com esses cães.

Além disso, o Dálmata também possui tendência a formar pedras nos rins devido a sua incapacidade de metabolizar ácido úrico. Então, é muito importante ficar atento ao seu pet e leva-lo para consultas com o médico veterinário regularmente, além de manter exames de rotina em dia.

Ademais, devido ao seu porte grande, o cachorro Dálmata pode apresentar displasia de quadril quando mais velho. Essa doença pode causa dificuldade de locomoção e dores nas patas traseiras. No entanto, embora ele possa apresentar alguns problemas de saúde, sua expectativa de vida é alta, variando de 12 a 14 anos de idade.

Por fim, esses cães podem não parecer tão grande, mas tem uma altura avantajada, chegando a pedir até 64 centímetros de cernelha. Com patas fortes e musculosas, ele é um animal rápido e que requer exercícios diários para se manter saudável. Nesse sentido, seu peso não deve ultrapassar os 32kg ou será um cachorro obeso.

Como criar um cachorro Dálmata?

Mas, como criar um cão dessa raça? Fonte: Pexels.
Mas, como criar um cão dessa raça? Fonte: Pexels.

Então, está encantado com as machinhas tão características dessa raça e quer adquirir um filhote de cachorro Dálmata? Pois é melhor ter a certeza de que pode dar a ele a atenção que ele necessita. Isso porque esse pet precisa não apenas de passeios diários, como também atividades físicas de alta intensidade para gastar sua energia.

Embora a raça tenha pelagem curta e sedosa, o Dálmata é um cão que costuma soltar bastante pelos! Portanto, mantenha uma rotina de escovação com frequência semanal para evitar queda excessiva. Além disso, banhos quinzenais são suficientes para mantê-los limpos e cheirosos.

Ademais, é importante socializar seu pet desde filhote e alguns exemplares da raça requerem mais paciência do que outros. Isso porque esse cão é desconfiado de natureza, razão pela qual ele possui um instinto protetor tão aguçado. Aliás, essa não é uma raça muito recomendada para quem tem crianças pequenas ou até mesmo outros animais em casa.

Os Dálmatas são cachorros muito amorosos com seus tutores e frequentemente os seguem pela casa. Desse modo, é importante mantê-los companhia e evitar deixa-los sozinhos por longos períodos de tempo se você não quiser encontrar objetos destruídos pela casa. De um modo geral, são cães adaptáveis e que podem se dar bem em casas pequenas ou apartamentos.

Então, gosta de cães descendentes dos Pointer com instinto caçador? Que tal conhecer tudo sobre a raça de cachorro Braco Húngaro? Com olfato invejável, essa é uma das raças caçadoras mais antigas do mundo! Ademais, são cães leais e que adoram ficar próximos aos seus tutores. Confira tudo o que precisa saber sobre ele acessando o conteúdo a seguir!

cachorro Braco Húngaro de pelo curto no campo

Cachorro Braco Húngaro de pelo curto: conheça!

O cachorro Braco Húngaro é um caçador nato, com olfato inigualável. Conheça todas as características da raça dele aqui.

Sobre o autor  /  Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Nanopigmentação de sobrancelhas: o que é? Veja aqui!

A nanopigmentação de sobrancelhas é uma inovação da micropigmentação, outro procedimento muito conhecido. Clique aqui e saiba mais sobre!

Continue lendo
content

Como baixar o aplicativo YouCam Makeup?

Confira aqui como baixar o aplicativo YouCam Makeup para que ele coloque uma maquiagem completa nas suas fotos! É fácil e grátis.

Continue lendo
content

Gato Bengal: saiba tudo sobre essa raça de gato!

O gato bengal é muito conhecido mundialmente pela sua pelagem tigrada, como se fosse um tigre de bengalas, daí seu nome. Veja mais!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Buser: saiba como funciona e se é confiável viajar!

A Buser é uma plataforma de passagens de ônibus que garante até 60% de desconto nos tickets. Portanto, conheça aqui tudo sobre ela e descubra se é mesmo confiável.

Continue lendo
content

Conheça o cartão Santander Elite Platinum e saiba se vale a pena!

Disponível nas bandeiras Visa ou Mastercard, o cartão Santander Elite Platinum oferece cobertura internacional e diversos benefícios incríveis para quem viaja bastante. Conheça o cartão antes de pedir o seu.

Continue lendo
content

4 melhores agências de viagens exclusivas para mullheres: escolha a sua!

Cada vez mais populares no turismo, viagens exclusivas para mulheres têm atraído cada vez mais o público feminino. Nesse sentido, agências exclusivas para elas oferecem roteiros incríveis e seguros que valem a pena!

Continue lendo