Cachorro

Cachorro Braco Húngaro de pelo curto: saiba tudo sobre essa raça aqui!

O cachorro Braco Húngaro é um caçador nato, com olfato inigualável. Além disso, é curioso e energético, sendo a companhia perfeita para quem gosta de atividade física. Conheça todas as características da raça dele aqui.

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 14/03/2022

Descubra tudo sobre a raça de cachorro Braco Húngaro de pelo curto

Então, conheça tudo sobre a raça. Fonte: AdobeStock.
Então, conheça tudo sobre a raça. Fonte: AdobeStock.

Também conhecido como Vizsla, o cachorro Braco Húngaro de pelo curto é excelente caçador, cheio de energia e muito inteligente. Aliás, como você já deve ter adivinhado, a raça surgiu na Hungria e existem registros do animal que datam do século X! Ou seja, é uma raça bastante antiga que até hoje encanta seus tutores.

Embora sejam cães muito energéticos e animados, esses animais também são muito apegados aos seus tutores e aos moradores da sua casa. Então, se você está pensando em adquirir um filhote de cachorro Braco Húngaro de pelo curto, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre ele!

Gato se esfregando em cachorro

Gato ou cachorro: qual a escolha ideal para você?

Tanto o gato quanto o cachorro têm seu lado positivo e negativo quando se trata de animais de estimação. Sendo assim, veja aqui tudo o que você precisa saber sobre eles!

Anúncios

Qual é o cachorro Braco Húngaro de pelo curto?

Antes de mais nada, se você gosta de cães de caça com um faro inigualável, você provavelmente já ouviu falar do cachorro Braco Húngaro de pelo curto. Nesse sentido, esse é um dos cães de caça mais antigos que conhecemos, utilizados por tribos bárbaras, os Magyar.

Assim, de acordo com registros encontrados do século X, esses animais foram cruzados com cães sabujos de pelagem amarela nativos da Hungria e com cães Sloughi de origem árabe. No entanto, foi apenas a partir do século XVIII que a raça começou a ganhar mais notoriedade devido aos seus instintos caçadores tão apurados.

Desse modo, no século seguinte, esse cachorro, assim como todos os outros Bracos, recebeu a mistura dos Pointer, tornando-se então o cachorro Braco Húngaro de pelo curto como é conhecido hoje. Então, em meados de 1930 ele já era bastante popular, sendo então reconhecido como uma raça oficial.

Um cão de pelos curtos e coloração amarelada, o Braco Húngaro é elegante, de peitoral curto e musculoso. Entretanto, sua garupa é larga e a barriga levemente recolhida. Ademais, esses animais são bonitos, com focinhos quadrados e largos e olhos ovais e geralmente castanhos.

Enquanto isso, suas orelhas caídas lhe dão um aspecto amoroso, pois por serem de formato triangular e terem pelo sedoso, elas caem lateralmente em suas bochechas. Além disso, sua cauda grossa na base e mais afinada nas pontas é bastante característica da raça.

Quanto custa um cachorro dessa raça?

Afinal, qual o valor do filhote? Fonte: AdobeStock.
Afinal, qual o valor do filhote? Fonte: AdobeStock.

Primeiramente, a raça de cachorro Braco Húngaro de pelo curto é bastante popular não apenas na Europa e Estados Unidos, como também no Brasil. Ou seja, não deve ser muito difícil de encontrar um canil especializado na raça se você tem interesse em adquirir um filhote.

Nesse sentido, o valor de um animal da raça deve ficar entre R$2.000,00 e R$3.500,00. A variação de preço está relacionada a linhagem do filhote, caso seja descendente de competidores campeões, ou até mesmo ao sexo do animal. De qualquer forma, é muito importante que você conheça os ancestrais do filhote que está adquirindo.

Assim, você deve se certificar de que o cãozinho é saudável e de que seus pais não apresentam nenhuma doença. Ainda mais importante é conhecer o canil ou criadouro de onde você está comprando seu pet. Isso porque existem lugares que não respeitam o bem estar no animal, visando apenas o lucro da venda dos filhotes.

Portanto, procure referências de outros compradores, conheça o lugar pessoalmente, observe como os pets são tratados. Aliás, evite comprar animais através da internet, especialmente se o preço variar muito do estabelecido. Assim, você vai evitar cometer o erro de financiar a crueldade animal. Fique de olho!

Anúncios

Qual tamanho chega e quanto vive?

De um modo geral, o cachorro Braco Húngaro de pelo curto é bastante forte e robusto. Isso porque ele foi criado para ser um cão de caça, resistente a atividades físicas duradouras e árduas. Ou seja, essa é uma raça muito saudável e dificilmente apresenta problemas de saúde hereditários.

Entretanto, existem algumas enfermidades típicas de qualquer cão de seu porte, como a displasia de quadril. Nesse sentido, o animal pode apresentar uma má formação dos ossos do quadril, causando dificuldade de movimento e dor. Além disso, a atrofia de retina também pode ser comum, dependendo até mesmo da idade, e pode causa cegueira.

Ademais, é importante levar seu cachorro ao médico veterinário para consultas regulares, realizando exames de sangue de rotina. Vale lembrar que a vermifugação e vacinas em dia também são essenciais para um animal saudável. De um modo geral, o cachorro Braco Húngaro de pelo curto pode viver entre 12 e 15 anos de idade.

Essa é uma excelente expectativa de vida, especialmente para um cão de porte médio, como é o caso do Braco Húngaro. De acordo com os padrões da raça, a altura de um cão macho fica entre 58 centímetro e 64 centímetros de cernelha, enquanto as fêmeas não ultrapassam 60 centímetros. Além disso, os cães da raça pesam entre 20kg e 27kg.

Como criar um cachorro Braco Húngaro de pelo curto?

Então, quais os cuidados da raça? Fonte: AdobeStock.
Então, quais os cuidados da raça? Fonte: AdobeStock.

Antes de tudo, a principal caraterística de um cachorro Braco Húngaro de pelo curto é seu nível de energia. Ou seja, esse é um cão que exige atividade física de alta intensidade todos os dias para se manter saudável e feliz. Então, se você não tem tempo ou disposição, essa pode não ser a raça ideal para seu perfil.

Ademais, esses animais são muito inteligentes e curiosos, o que significa que também é ideal realizar atividades que desafiem seu intelecto. Caso contrário você pode acabar com um cão entediado, apresentando comportamentos indesejados. Portanto esteja preparado para dar uma atenção especial ao seu Braco Húngaro.

Aliás, esse cachorro adora ficar próximo de sua família humana, sendo dedicado e leal, formando um vínculo especial com uma pessoa da família. Vale lembrar que ele adora atividades ao ar livre, e se você mora próximo a um lago, riacho ou mesmo se possui uma piscina, cuidado para não encontrar seu Braco Húngaro dando um mergulho, já que eles adoram água!

Por sorte, seus pelos curtos não exigem muita manutenção, e uma escovação de vez em quando já é suficiente para mantê-los brilhantes. Ademais, também não precisam de banho com frequência e dificilmente apresentam odores indesejados.

Então, gostou dessa raça de cachorro? E que tal conhecer seu primo não tão distante, o cachorro Braco Alemão de pelo curto? Pois acesse nosso conteúdo a seguir e descubra as diferenças entre as raças desses cães simpáticos, energéticos e afetuosos! Confira!

Braco Alemão na floresta

Cachorro Braco Alemão de pelo curto: conheça!

A raça Braco Alemão, como o próprio nome diz, é originária da Alemanha e surgiu em meados do século XVII. Ademais, esse animal é bastante inteligente e fiel! Conheça!

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como usar óleo de coco nos cabelos para recuperação rápida dos fios?

Aprenda como usar óleo de coco nos cabelos por meio de uma receita de hidratação e nutrição poderosa e recupere suas madeixas!

Continue lendo
content

10 coisas que você precisa saber antes de adotar uma calopsita

Antes de adotar uma calopsita é importante conhecer quais são os principais cuidados com a ave, como alimentação, espaço e mais. Confira!

Continue lendo
content

Xixi de gato: 5 dicas para limpar e tirar o mau cheiro

O xixi de gato pode ser um problema dependendo do ambiente, já que seu odor é bem forte! Para evitar isso, veja algumas dicas especiais!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Max Milhas: saiba como funciona e se é confiável viajar!

A Max Milhas é uma empresa que conecta pessoas que desejam comprar passagens mais baratas com pessoas que querem vender pontos e milhas. Assim, você pode comprar passagens com descontos incríveis! Confira aqui se a Max Milhas é mesmo confiável.

Continue lendo
content

Como baixar e usar o aplicativo DeÔnibus?

O aplicativo da DeÔnibus está disponível gratuitamente através da Google Play ou App Store. Basta fazer o download para comprar suas passagens de forma prática e segura. Veja o passo a passo para acessar e usar e aproveite!

Continue lendo
content

Guia do Aeroporto de Guarulhos: veja antes de viajar!

Embora seja o maior aeroporto do Brasil, o Aeroporto de Guarulhos é organizado e eficiente, conectando voos do mundo todo. Se você tem viagem programada saindo de lá, veja aqui nosso guia completo sobre ele!

Continue lendo