Cachorro

Cachorro Papillon: saiba tudo sobre essa raça!

O Papillon é tão próximo de seu dono que entende suas necessidades! Além disso, é adaptável, brincalhão, e energético. Saiba tudo sobre esse cachorro da monarquia francesa!

Anúncios

por Filipe Travanca

Publicado em 02/12/2022

Descubra tudo sobre a raça de cachorro Papillon

Então, conheça tudo sobre a raça! Fonte: Pexels.
Então, conheça tudo sobre a raça! Fonte: Pexels.

Pequeno, amável e inteligente. Essas são as características do cachorro Papillon, um cão amado pela nobreza europeia. Diferente de outras raças com este tamanho, o Papillon não é um animal de colo.

Apesar de seu porte pequeno, não se deixe enganar, esse cãozinho é extremamente agitado e com muita energia.

Cachorro na mesa do veterinário

Vacinas para cachorro: veja quais são!

Além de vacinas essenciais para o seu pet, existem outras opcionais que também podem ser importantes de acordo com a vivência do seu cão. Entenda!

Então, se você gosta de passear com seu animal, mas também gosta de ficar tranquilo na companhia do seu pet, esse cachorro é o ideal!

Quer conhecer mais detalhes sobre essa raça ainda pouco conhecida no Brasil? Continue lendo e descubra tudo sobre o cachorro Papillon!

Qual é o cachorro Papillon?

Primeiramente, o verdadeiro nome da raça Papillon é Spaniel Anão Continental. Isso porque, ele era originalmente usado como cão de caça.

Mas você deve estar pensando como um cão tão pequeno pode ser uma raça de caçador. O Papillon era utilizado nos palácios da renascença para caçar ratos que infestavam o local. 

Aliás, essa é uma das raças mais antigas e está retratado em várias pinturas européias. Papillon vem do francês e significa borboleta.

Quem deu esse apelido à ele foi a rainha Maria Antonieta, que ao ver os animais correndo cheios de energia disse que pareciam borboletas. Essa semelhança se dá, é claro, pelo tamanho de suas orelhas com franjas.

Características físicas

O cachorro Papillon é delicado, de pequeno porte. Desse modo, sua estrutura é mais esguia, ou seja, não tem tendência de comer muito. Além disso, o Papillon possui pelos compridos e em grande quantidade.

Apesar disso, ele não possui nenhum subpelo, o que faz com que não perca muito pelo. Assim, a característica física que mais define essa raça é a franja em suas grandes orelhas, de onde veio o nome de borboleta.

Quando essas orelhas são para cima, armadas, ele é chamado de Papillon. Por outro lado, existe uma outra versão do Spaniel Continental com as orelhas peludas caídas para baixo. 

Assim, essa variedade é chamada de Phalène, mariposa em francês. Ademais, a pelagem do Papillon pode ser de três composições distintas: Preto e branco, fulvo e branco e  tricolor.

Inteligência e Companheirismo

A característica que mais define o cachorro Papillon é seu companheirismo com seu dono. Assim, ele gosta de fazer tudo que agrada ao dono.

Isso acontece porque essa raça é uma das mais inteligentes do mundo, ocupa o oitavo lugar no ranking de cães. Desse modo, ele percebe pelas suas reações o que você gosta e o que você não gosta. Assim, sempre tenta agradar.

Além disso, essa é uma ótima raça para ser adestrada e pode aprender desde truques até qual o lugar ideal para fazer suas necessidades.

Energia e sociabilidade

Mas preste atenção, o Papillon é um cachorro muito agitado. Ele adora e precisa sair para passear diariamente. Então, não adianta adotar um animal desta raça para só ficar em casa vendo TV, ok?

O Papillon é muito sociável e se dá bem com todos, animais e humanos. É um ótimo cachorro para se ter perto de idosos e crianças.

Mas cuidado, se tiver roedores ou pássaros em casa, o Papillon pode não gostar. Lembre-se, ele é um caçador de animais pequenos, então ele pode querer atacá-los.

Mas tome cuidado, isso pode colocá-lo em situações de risco. Como é um cão muito delicado e frágil ele pode se machucar facilmente.

Quanto custa um cachorro dessa raça?

Afinal, quanto custa um filhote? Fonte: Pexels.
Afinal, quanto custa um filhote? Fonte: Pexels.

Como o Papillon é um cachorro ainda pouco conhecido, seu preço acaba sendo um pouco mais elevado. Nos lugares mais indicados, seu valor pode variar de 5 mil a 15 mil!

Dessa forma, é importante que você pesquise e faça visitas ao canil antes de decidir comprar seu Papillon. 

Muitos locais não cuidam bem dos animais e os deixam em situações precárias de criação. Então é fundamental saber se os criadores têm recomendações e se suas instalações são adequadas!

Ademais, existem muitos lugares que realizam doações de animais. O Papillon pode ser um pouco mais difícil de encontrar para adoção, mas não custa nada dar uma olhada, não é mesmo? 

Qual tamanho chega e quanto vive?

Primeiramente, essa raça é pequena e muito leve. A altura de um Papillon pode variar de 20 cm a 28 cm. Além disso,  seu peso pode ir de 2 kg a 5 kg. Ou seja, ele realmente é bem delicado e precisa que se tenha atenção na sua criação.

Além disso, como esse cão é bastante agitado e inteligente, ele gosta de conhecer coisas novas. Então, seu Papillon pode acabar subindo em lugares altos e uma queda pode até mesmo ser fatal.

Chihuahua

Guia de raças de cachorro pequeno: conheça!

Se você gosta de raças de cachorro pequeno, então precisa conferir nosso conteúdo com as melhores dicas de raça para você adotar. Confira as mais populares!

Um perigo considerado é com cachorros e animais maiores. Por ser muito sociável, estes animais maiores podem acabar machucando facilmente o Papillon. Aliás, crianças muito pequenas podem ferir um animal dessa raça.

Ademais, ele é uma das raças que têm maior longevidade e com baixo histórico de doenças genéticas. Então, um Papillon pode viver entre 12 e 16 anos.

Como criar um cachorro Papillon?

Confira dicas para criar esse cão! Fonte: Pexels.
Confira dicas para criar esse cão! Fonte: Pexels.

Então, para ter um Papillon é importante que você não seja uma pessoa sedentária. É essencial que essa raça faça pelo menos meia hora de exercício diariamente. Aliás, brincadeiras com brinquedos também são ideais para entretê-lo.

Por outro lado, o Papillon também precisa gastar sua energia mental. Ele gosta de aprender novos comandos e pequenos truques! Portanto, invista em entreter mentalmente e fisicamente seu cachorro.

Além disso, o Papillon é um cachorro que não costuma latir muito. Mas, caso você não cuide dele direito, ele pode acabar latindo mais para chamar sua atenção. Lembre-se sempre que ele não gosta de ficar parado.

Higiene

Esse é um cachorro muito limpo. Então, deve tomar em média um banho por mês. Além disso, a escovação deve ser semanal, para manter a pelagem brilhante e saudável.

A tosa higiênica é muito importante para que ele não fique mal cuidado. Mas ele jamais deve ser tosado por questões de estética ou de temperatura.

Apesar de ser peludo, ele não tem subpelos, então se dá muito bem no nosso clima e solta poucos pelos.

Ademais, a parte debaixo de suas patinhas deve ser tosada para evitar derrapamentos. Ele pode escorregar em pisos muito lisos. Então, fique atento.

Cachorro Papillon ou Basset Hound?

Gostou de conhecer mais sobre o cachorro Gremlin, com suas orelhas pontudas? Mas, se ainda quer descobrir outras raças caninas, então pode se interessar pelo Basset Hound.

Esse cachorro tem cara de triste, mas é uma super companhia para toda a sua família. Ele é amigável e muito paciente. Então, clique aqui no link e descubra tudo sobre essa raça!

Cachorro Basset Hound: saiba tudo sobre essa raça!

Os cães da raça Basset Hound são amistosos, carinhosos e muito pacientes com criança. Embora seus olhos caídos lhe remetam um ar tristonho, eles são ótimas companhias!

Sobre o autor

Filipe Travanca

Bacharel em História e Audiovisual pela Universidade de São Paulo. Apaixonado pela escrita e pela literatura, atua como roteirista, redator e contista, explorando os mais variados temas e assuntos. Um grande curioso, que gosta de estudar de tudo um pouco e partilhar esses aprendizados em seus textos.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Curso Alongamento de Cílios Larissa Daniele: conheça e saiba se vale a pena!

O curso Alongamento de Cílios de Larissa Daniele vale a pena, porque nele você aprende diversas técnicas, formas de manutenção e mais. Veja!

Continue lendo
content

Cachorro Pinscher 0: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Conheça a variação do Pinscher mais amada no Brasil, o cachorro Pinscher 0. Ele é pequeno e tem pelagem curta e fina! Saiba mais.

Continue lendo
content

Alongamento de cílios volume russo: o que é essa técnica?

O alongamento de cílios com volume russo é uma nova técnica que utiliza apliques de fios em tufos volumosos. Veja aqui e tire suas dúvidas!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Buson ou Buser: qual a melhor para viajar?

Tanto Buson quanto Buser oferecem passagens de ônibus por um valor bem abaixo do praticado pelas companhias rodoviárias. Nessas plataformas você encontra ofertas para pagar até 60% menos em suas passagens!

Continue lendo
content

Top 15 Viagens imperdíveis no Brasil: veja os destinos dos sonhos!

O Brasil está cheio de tesouros naturais que, com certeza, valem a pena visitar. Dessa forma, trouxemos 15 viagens imperdíveis para você fazer no Brasil. Confira os destinos!

Continue lendo
content

Preparando a mala: o que não se deve levar em uma viagem?

Se você está planejando sua viagem e está em dúvida do que levar e o que não levar na mala, confira aqui algumas dicas que vão te ajudar a evitar problemas. Assim, você fica sabendo das regras dos aeroportos e faz sua mala de forma correta!

Continue lendo