Cachorro

Cachorro Afghan Hound: saiba tudo sobre essa raça aqui!

O cachorro Afghan Hound é uma raça grande, de porte esbelto e atlético, com uma grande reserva de energia. Seus pelos fartos e lisos chamam a atenção de quem o vê e a raça se tornou a favorita da aristocracia britânica!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 10/04/2022

Descubra tudo sobre a raça de cachorro Afghan Hound

Então, conheça tudo sobre essa raça. Fonte: AdobeStock.
Então, conheça tudo sobre essa raça. Fonte: AdobeStock.

Também conhecido como Galgo Afegão, o cachorro Afghan Hound é uma das raças naturais mais antigas do mundo, talvez a mais antiga segundo pesquisadores. Aliás, precisar suas origens é um tanto difícil, já que ele veio de regiões inóspitas das montanhas do Afeganistão.

Ademais, seu porte elegante e esbelto chama atenção de qualquer um por onde ele passa além de ser muito leal e carinhoso. Então, conheça tudo sobre a raça de cachorro Afghan Hound e veja como cuidar desse animal antes de adquirir um filhote! Continue a leitura e confira!

cachorro Bearded Collie de frente com fundo branco

Cachorro Bearded Collie: saiba tudo sobre ele!

Conheça todas as características e personalidade do Bearded Collie, o cão de pastoreio peludo e simpático da Escócia. Confira!

Anúncios

Qual é o cachorro Afghan Hound?

Antes de mais nada, essa raça de cachorro é, segundo especialistas, a raça pura mais antiga do mundo. No entanto, seus registros foram quase apagados já que esse animal veio de lugares remotos como as montanhas do Afeganistão, Paquistão e norte da Índia. Assim, é difícil especificar com exatidão como ele surgiu.

Entretanto, sabe-se que a o cachorro Afghan Hound era muito utilizado para caçar em terras montanhosas, principalmente por sua agilidade e velocidade. Na verdade essa raça tem bastante facilidade em se locomover em terreno acidentado, conferindo-lhe uma posição vantajosa em relação a sua presa.

Além disso, ele era também um símbolo de nobreza das famílias aristocratas e tribos da região. Foi apenas no final do século XIX que, com a peregrinação do governo britânico, exemplares da raça foram levados para outros locais da Europa. Logo, ele se tornou a raça favorita da nobreza britânica, sendo até hoje um animal popular na região.

Vale lembrar que a raça foi reconhecida oficialmente apenas em meados de 1920 e seus padrões definidos anos depois, em 1962. Ainda que seu tamanho, corpo musculoso e atlético e focinho longo chamem a atenção, é sua pelagem a característica mais marcante desse animal.

Nesse sentido, a cor mais popular entre os tutores é o preto, mas existem outras tantas variações como branco, cinza, marrom e outros tons diversos. Embora seus pelos sejam longos e finos, ele tem um perfil distinto, com patas grandes e joelhos curvados. Todo seu perfil é elegante e esbelto.  

Quanto custa um cachorro dessa raça?

Mas, afinal, quanto custa um filhote? Fonte: AdobeStock.
Mas, afinal, quanto custa um filhote? Fonte: AdobeStock.

Ainda que seja uma raça bastante popular em certos locais da Europa e Ásia, o cachorro Afghan Hound não é fácil de se encontrar aqui no Brasil. De um modo geral, um filhote da raça tem valores que iniciam em R$4.000,00. Entretanto, vale lembrar que linhagem, sexo e cor dos pelos pode fazer esse preço subir ainda mais, chegando a R$9.000,00 o filhote!

Além disso, lembre-se que esse cão tem uma manutenção cara, já que seus pelos precisam de um cuidado especial. Talvez seja por isso que canis e criadouros cobram mais caro por um exemplar desse animal. Ademais, cães descendentes de competidores campeões ou com Pedigree também tem valor diferenciado no mercado.

Aliás, é muito importante que você conheça o canil ou criadouro de onde vai adquirir seu filhote de cachorro Afghan Hound. Desse modo, você pode atestar os padrões da raça, além de garantir que a família é saudável e bem cuidada. Procure indicações e opiniões de outros compradores e fique de olho para não financiar criadouros clandestinos!

Anúncios

Qual tamanho chega e quanto vive?

Pois bem, esse cão tem um porte grande distinto da raça, com pernas longas e musculosas e pescoço forte. No entanto, seu corpo é bastante atlético e seu peso não ultrapassa os 27kg, alguns animais pesam menos, apenas 23kg. Quando comparado a sua altura, percebemos que o cachorro Afghan Hound é magro e esbelto.

Nesse sentido, as fêmeas da raça costumam medir entre 60 centímetros e 70 centímetros de cernelha, e os machos são ainda maiores, variando entre 68 centímetros e 75 centímetros. Ou seja, esse não é um animal robusto, possuindo membros definidos que ficam facilmente escondidos por seus pelos volumosos.

Na verdade, essa raça é bastante energética, fazendo jus aos seus antepassados de caçador. Aliás, esse cachorro tem uma saúde de ferro e raramente apresenta enfermidades. De um modo geral, é comum animais mais velhos apresentarem displasia coxofemoral e outros problemas de ossos e articulações.

Além disso, o Galgo Afegão também pode apresentar doenças oculares como catarata, por exemplo. Então, como qualquer outro animal de estimação, é importante manter consultas regulares ao médico veterinário, além de exames de rotina em dia. Quando bem cuidado, o cachorro Afghan Hound tem boa expectativa de vida, chegando a 12 anos.

Como criar um cachorro Afghan Hound?

Como criar um animal dessa raça? Fonte: AdobeStock.
Como criar um animal dessa raça? Fonte: AdobeStock.

Antes de tudo, a primeira característica do Galgo Afegão que você precisa estar preparado para lidar é a energia que esse animal possui. Nesse sentido, esse cachorro precisa de exercícios diários e um bom espaço para correr. Ou seja, é importante ter um lugar seguro em que você possa soltá-lo da guia para que ele corra livremente.

Ademais, talvez não seja uma boa ideia ter um animal dessa raça em um ambiente muito pequeno, especialmente se você não tiver muito tempo para leva-lo se exercitar. Se não tiver o nível de exercícios que precisa todos os dias, ele pode desenvolver comportamentos destrutivos pela casa.

Além disso, os tutores do cachorro Afghan Hound precisam estar preparados para cuidar do seu pelo farto e longo. O recomendado por especialistas é que a escovação aconteça várias vezes durante a semana, e os banhos também devem ser frequentes com shampoos especiais para seu tipo de pelo.

Embora seja um cão afetuoso e muito companheiro, é importante trabalhar a socialização da raça desde filhote. Assim, você vai acostumar o cão com manipulações, além de habituá-lo a estranhos e amigos que possam frequentar sua casa. Mas não se esqueça que esse pet pode ser sensível, então evite usar tons ríspidos na hora de treiná-lo.

Então, gostou do Galgo Afegão? E que tal conhecer um cão de porte menor e que é excelente com crianças pequenas? Pois bem, estamos falando do Basset Hound, mais conhecido como o cachorro do Sherlock Holmes nos cinemas! Acesse nosso conteúdo a seguir e descubra tudo sobre essa raça amistosa e paciente.

Cachorro Basset Hound: saiba tudo sobre essa raça!

Os cachorros da raça Basset Hound são amistosos, carinhosos e muito pacientes com criança. Conheça tudo sobre ele!

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como educar seu gato? Veja 5 truques para te ajudar!

Como educar seu gato é uma pergunta muito comum, e você pode fazer isso sem bater ou gritar, mas com comandos. Veja mais algumas dicas aqui!

Continue lendo
content

Como baixar o aplicativo YouCam Makeup?

Confira aqui como baixar o aplicativo YouCam Makeup para que ele coloque uma maquiagem completa nas suas fotos! É fácil e grátis.

Continue lendo
content

Cachorro Spitz Finlandês: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Confira tudo o que você precisa saber sobre o cachorro Spitz Finlandês, que parece bastante uma raposa e é amigável e simpático!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Aplicativo Trafi: veja como funciona e se vale a pena!

Você pode utilizar o aplicativo Trafi para se deslocar facilmente em grandes cidades pelo mundo! A plataforma oferece horários e rotas de transporte público em tempo real. Saiba como funciona e como vale a pena acessar!

Continue lendo
content

5 dicas com tudo o que precisa saber antes de viajar para os Estados Unidos!

Os Estados Unidos são o destino mais popular entre os brasileiros. Para quem está de viagem marcada para o país é importante se atentar a requisitos básicos para uma boa jornada e evitar transtornos durante o passeio.

Continue lendo
content

Hotel Cápsula Japonês: saiba tudo sobre!

Se você gosta de viajar e conhecer novas culturas, então precisa conhecer o hotel cápsula japonês. Isso mesmo, os quartos não passam de 2 metros de comprimento e apenas 1,25 metros de altura! Confira tudo sobre eles aqui!

Continue lendo