Cachorro

Cachorro Bearded Collie: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Conheça todas as características e personalidade do Bearded Collie, o cão de pastoreio peludo e simpático da Escócia. Um animal dócil e paciente, a raça vai te surpreender com sua inteligência e companheirismo.

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 07/03/2022

Descubra tudo sobre a raça de cachorro Bearded Collie

Conheça tudo sobre essa raça de cachorro. Fonte: AdobeStock.
Conheça tudo sobre essa raça de cachorro. Fonte: AdobeStock.

Quem não lembra da Priscila, da TV Colosso? Aquela fantasia de cão peludo e simpático era um retrato muito fiel do cachorro Bearded Collie. Aliás, a tradução literal da raça é cachorro Pastor Barbudo! Ademais, esse animal de características marcantes tem origem escocesa e personalidade animada.

Ademais, seus pelos longos escondem um corpo ágil e energético, então é bom se preparar para passeios diários com esse pet. Desse modo, continue a leitura e descubra tudo o que você precisa saber sobre o cachorro Bearded Collie. Confira!

cachorro Pastor Australiano passeando

Cachorro Pastor Australiano: saiba tudo sobre ele

O cachorro Pastor Australiano é uma raça bastante popular nos Estados Unidos e Europa por suas habilidades de pastoreio. Esse cão é muito inteligente, conheça a raça!

Anúncios

Qual é o cachorro Bearded Collie?

Antes de mais nada, essa é uma das raças de pastoreio mais antigas do mundo e os primeiros registros desse cão datam do século XVI. Embora a origem exata desse animal seja difícil de precisar, acredita-se que ele venha da Europa Central. No entanto, os primeiros registros do cachorro Bearded Collie são das regiões montanhosas da Escócia.

As teorias giram em torno de um navio que partiu da Polônia levando uma carga de ovelhas. Nesse sentido, a bordo estavam cães poloneses que seriam os descendentes do Bearded Collie e acabaram cruzando com os cães locais. Dessa forma, a raça se tornou bastante popular para conduzir rebanhos entre os séculos XVII e XVIII.

No entanto, foi apenas em 1912 que as normas e padrões do cachorro Bearded Collie começaram as ser escritos. Assim, eles começaram a participar de competições e exposições até que a raça foi reconhecida e seu primeiro canil fundado em 1969.

De um modo geral, a característica que mais chama a atenção na raça com certeza é a pelagem. De pelos lisos, compridos e fartos, as cores mais comuns são branco e cinza ou branco e preto, mas outras combinações também são aceitas.

Embora seus pelos fofos façam parecer que esse é um cachorro grande, ele na verdade tem um corpo magro e atlético. Além disso, sua cauda é alongada, baixa e suas patas também tendem a ser longas e musculosas.

Ademais, outra característica que chama a atenção na raça são os olhos expressivos que geralmente têm cor escura. Enquanto isso, seu focinho é forte e mais largo, e ele tem orelhas caídas que contribuem para a imagem de cão peludo e fofo.

Quanto custa um cachorro dessa raça?

Afinal, qual o valor de um filhote Bearded Collie? Fonte: AdobeStock.
Afinal, qual o valor de um filhote Bearded Collie? Fonte: AdobeStock.

Primeiramente, você sabia que esse é um cachorro que muda de cor? Isso mesmo, o cachorro Bearded Collie nasce com a pelagem mais escura e as cores devem clarear nos primeiros meses de vida. Aliás, essa raça é bastante popular e suas curiosidades o tornam um animal desejado.

Desse modo, existem canis especializados na raça no Brasil e no mundo, então não deve ser difícil de encontrar um filhote para venda. De um modo geral, o valor de um filhote tende a variar entre R$2.000,00 podendo chegar a R$4.000,00. Nesse sentido, tudo depende da linhagem do cão, sexo e Pedigree.

Aliás, vale lembrar a importância de procurar um canil ou criadouro de confiança que ofereça uma boa qualidade de vida aos animais. Portanto, procure lugares com boas referências e, se possível, faça uma visita para conhecer os ancestrais do seu pet. Desse modo, além de evitar financiar a crueldade animal, você também pode se assegurar de que o filhote é saudável e não possui doenças congênitas.

Anúncios

Qual tamanho chega e quanto vive?

Embora os pelos fartos desse cão deem a impressão de ser uma raça grande, o cachorro Bearded Collie é considerado um animal de porte médio. Nesse sentido, ele tem um corpo mais longo do que alto e seu tamanho deve variar entre 51 centímetros e 55 centímetros de cernelha.

Ademais, os pelos também enganam quanto ao seu peso. Isso porque os cães dessa raça são magros e esbeltos, facilitando seus reflexos ágeis na hora do pastoreio. Desse modo, seu peso não deve variar muito, ficando entre 20kg e 25kg apenas.

Aliás, como quase todos os cães de pastoreio, o cachorro Bearded Collie é uma raça forte e bastante saudável. Os donos e criadores prezam muito por isso, já que qualquer doença mais grave deverá interferir diretamente com suas atividades.

No entanto, as características mais marcantes desse cão podem acabar causando alguns problemas. Por exemplo, seus pelos longos e fartos podem esconder facilmente parasitas e outras doenças de pele. Portanto, fique atento e faça uma boa inspeção no seu pet frequentemente. Além disso, as orelhas caídas também podem ocasionar otites, então fique de olho!

É importante lembrar que visitas ao médico veterinário devem ser regulares para realização de exames de rotina. Aliás, mantenha a vacinação e vermifugação em dia. Quando bem cuidados, os animais dessa raça tem excelente expectativa de vida, podendo chegar aos 14 anos de idade tranquilamente.

Como criar um cachorro Bearded Collie?

Veja como criar um cão dessa raça. Fonte: AdobeStock.
Veja como criar um cão dessa raça. Fonte: AdobeStock.

Então, já está apaixonado pelo cachorro Bearded Collie e quer saber como criar um? Antes de tudo, tenha em mente que esse é um cão energético. Ou seja, passeios regulares e atividades físicas são essenciais para que ele tenha uma boa qualidade de vida. Aliás, essa raça não se dá muito bem em apartamentos e gosta de ter um espaço ao ar livre.

Além disso, o Bearded Collie também é uma excelente opção para famílias com crianças. Sendo um cão paciente e amoroso, ele se dá bem com crianças pequenas e até mesmo com outros animais. Vale lembrar que ele é bastante falante e costuma latir muito.

Embora ele não tenha maiores problemas de saúde e seja um cão bastante forte, seus pelos longos vão precisar de uma atenção maior. Nesse sentido, escove seu cachorro Bearded Collie pelo menos duas vezes na semana, e faça uma boa inspeção para ter certeza de que ele está livre de parasitas.

Ademais, além de ser um cão ativo e atlético, essa raça também é muito inteligente. Ou seja, forneça atividades que desafiem seu intelecto, como atividades de agility, por exemplo. Procure não deixar seu Bearded Collie ficar entediado por muito tempo, ou ele pode acabar desenvolvendo comportamentos indesejados.

Então, gosta de cães inteligentes e companheiros como o cachorro Bearded Collie? Que tal conhecer seu primo distante, o Border Collie? Essa raça faz sucesso no Brasil e no mundo, e encanta seus tutores com uma personalidade amorosa e leal. Conheça tudo sobre ele acessando nosso conteúdo a seguir!

Border collie: saiba tudo sobre essa raça

Você sonha em ter um Border Collie? Então conheça hoje tudo sobre essa raça e veja como cuidar desses cães da melhor forma!

Sobre o autor  /  Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

25 celebridades que amam gatos, tanto quanto nós

Conheça aqui as 25 celebridades que amam gatos e que também não conseguem resistir aos encantos e às fofuras dos bichanos!

Continue lendo
content

Quais pets ter em um espaço pequeno? Veja 10!

Quais pets ter em espaço pequeno é uma pergunta muito comum entre os tutores de pets. Por isso, veja aqui uma lista de sugestões.

Continue lendo
content

Gato ou cachorro: qual a escolha ideal para você?

Se você quer adotar um pet, mas está em dúvida entre gato ou cachorro, trouxemos aqui alguns prós e contras de cada espécie para te ajudar!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o cartão de crédito American Express Platinum?

Através do cartão American Express Platinum, você poderá aproveitar ainda mais sua viagem. Isso porque ele oferece benefícios exclusivos como concierge, pontos Livelo que nunca expiram, além de acesso a sala VIP em aeroportos. Veja como solicitar o seu!

Continue lendo
content

É melhor voo direto ou com escala? Veja nossas dicas!

Se você quer descobrir as diferenças entre voo direto, voo com escala e voo com conexão, então acompanhe nosso conteúdo. Além disso, você fica sabendo como escolher o melhor para sua situação dependendo do tempo, orçamento e conforto. Confira!

Continue lendo
content

8 melhores destinos para o Réveillon 2022: nacionais e internacionais!

Não é fácil encontrar o melhor destino para passar o Ano Novo, não é mesmo? Nesse sentido, a celebração acontece ao redor do mundo nas principais cidades. Portanto, confira nossa lista e escolha o melhor destino para a sua viagem de Réveillon!

Continue lendo