Cachorro

Border collie: saiba tudo sobre essa raça de cachorro!

Você sonha em ter um border collie? Então conheça hoje tudo sobre essa raça e veja como cuidar desses cães da melhor forma!

Anúncios

por Aline Mesquita

01/09/2021 | Atualizado em 05/10/2021

Descubra tudo sobre a raça Border collie

Descubra tudo sobre a raça Border collie.
Descubra tudo sobre a raça Border collie.

O border collie é um cão de origem inglesa que faz muito sucesso no Brasil. E isso não é nenhuma surpresa, visto que ele esbanja simpatia e é um bom amigo. Conheça a raça!

Esse cão, embora apenas registrado em associações de animais no século XX, tem registros históricos desde o século XVI. Desde então, ele se desenvolveu para se tornar uma das espécimes mais interessantes de cães!

Além disso, ele é um cão que late pouco. E esse, aliás, foi um dos pontos que deu destaque para o border collie: afinal, era um cão que pastoreava ovelhas sem mordê-las e sem latir, para isso, mas apenas com o olhar. Uma lenda que os envolve, nesse sentido, seria sua capacidade de encantar animais e de se comunicar apenas com o olhar.

Cheio de energia, ele tem muito apego ao dono ao mesmo tempo em que facilmente faz amizades com crianças e adultos. Igualmente, ele surpreende por ser considerado o cão mais inteligente do mundo ao mesmo tempo em que é obediente.

Por isso, para muita gente ele é o combo perfeito. Afinal, tudo isso reflete uma personalidade adorável para um companheiro. Interessou-se? Então continue lendo para conhecer ainda mais sobre o border collie e encante-se ainda mais por esse cão!

Cachorros mais fofos de todas as raças: veja aqui!

Os cachorros mais fofos de todas as raças podem variar de acordo com cada pessoa, podem ser o beagle, o poodle, o lulu, entre outros. Veja!

Anúncios

Qual é o cachorro Border collie?

O border collie se caracteriza por ser um cão de orelhas caídas para frente e de pelagem bicolor. Ela pode ser branca e preta, a mais comum. Ou, então, castanha ou marrom e branca. Os cães dessa raça que têm apenas uma cor são raros e costumam ser renegados pela ninhada.

Os cães dessa raça podem ter pelos curtos e macios ou, então, longos e grossos. Seja como for, sempre há uma camada inferior de um subpelo. Ele é mais macio e denso e, assim, é o responsável por protegê-los no frio.

Aliás, isso é muito importante, uma vez que a raça se originou como uma raça de cães para pastoreio na Inglaterra. Lá, eles eram capazes de percorrer, mesmo no inverno, até 50 km em um só dia.

Quanto custa um cachorro da raça Border collie?

Quanto custa um cachorro da raça Border collie?
Quanto custa um cachorro da raça Border collie?

O filhote de border collie costuma ser vendido, no Brasil, por até R$ 4 mil. Contudo, o valor dependerá da linhagem do cão, bem como do canil de origem. Isto é, do criadouro. E é muito importante se atentar a ele, principalmente em relação aos tratos aos animais.

Anúncios

Qual tamanho chega essa raça?

Como dito anteriormente, o cão border collie costuma ser de médio ou de grande porte. Assim, esse espécime tem peso que varia entre 13 a 20 kg. Já a altura deles varia entre 46 cm e 56 cm.

Como criar um Border collie?

Como criar um Border collie?
Como criar um Border collie?

Por fim, confira dicas indispensáveis para criar seu border collie da melhor forma possível. Assim, você garante a longevidade, o bem-estar e a saúde desse cão tão companheiro. Isto é, dá a ele tudo o que ele precisa e merece para ser feliz.

Passeios e brincadeiras são indispensáveis

Primeiramente, como vimos acima os cães dessa raça são cheios de energia. E não só isso, eles também são considerados como a raça de cães mais inteligente que existe. Por isso, você deve ajudá-lo a se exercitar mentalmente e fisicamente.

Isto é, eles precisam de estímulos para que seu desenvolvimento continue sempre em alta. Para isso, não ache que jogar uma bolinha basta. Quando falamos em border collie falamos em exercícios diários, caminhadas, corridas e brincadeiras diferentes.

Eles adoram desafios e, por isso, você deve apresentá-los a eles e topar participar da brincadeira. Portanto, saiba que esse tipo de cão requer atenção e tempo. Em caso contrário, ele não conseguirá o bem-estar e qualidade de vida desejáveis.

Escovação ajuda na beleza dos pelos e saúde do border collie

Além disso, os cães border collie, no Brasil, costumam perder pelos durante o ano inteiro e não apenas no verão. Por isso, escová-los é importante, mesmo quando estamos nos referindo aos que possuem pelos mais curtos.

Com isso, é possível eliminar o excesso de pelos. Igualmente, com eles são retirados ácaros, sujeiras e microrganismos que costumam se alojar nos pelos. A pele respira melhor e a pelagem fica mais brilhante e forte. Por isso, não é só uma questão de estética, embora também a envolva.

Alimentação de qualidade

Esse cão é muito ativo e, portanto, gasta altas quantidades de calorias diariamente. Assim, é importante aliar os exercícios e brincadeiras do border collie à alimentação equilibrada e própria para as suas necessidades.

Somente ofereça rações de qualidade e com bons ingredientes, que dispensam corantes e conservantes artificiais. Além disso, busque recomendação veterinária para escolher a melhor opção de acordo com as características do seu pet. Isto é, suas condições próprias de saúde.

Espaço adequado

O border collie é um cão de médio/grande porte. Por isso, ele necessita de um espaço que seja adequado ao seu tamanho. Em caso contrário, isso poderá atrapalhar seu desenvolvimento, ser motivo de acidentes domésticos e de muito estresse.

Além disso, pode deprimir o cão, bem como privá-lo do conforto necessário. Assim, lembre-se: por mais bonito que o border collie seja, reflita se você tem um espaço adequado para ele, seja interno ou externo (sempre com proteção de telas, portões, etc.).

Visitas regulares ao veterinário

Por fim, assim como todos os outros cães, o border collie requer visitas regulares ao veterinário. Isso serve para a realização das vacinas em épocas próprias. Igualmente, para ações preventivas e que permitam o tratamento precoce, em caso de algum tipo de diagnóstico de doença.

Com esses cuidados você estará pronta para ter um border collie em casa. Não só para isso, mas para garantir que a relação entre você e ele será a melhor possível. Igualmente, permitindo a ele o bem-estar, conforto e carinho que ele requer e merece!

E se você quer conhecer quais são os melhores animais de estimação para ter em casa ou apartamento pequeno, confira o nosso conteúdo recomendado a seguir!

Quais pets ter em um espaço pequeno?

Você sabe dizer quais são os melhores pets para ter em espaço pequeno? Veja, hoje, como um lar pequeno não é motivo para não ter um animal de estimação!

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como fazer o curso Fundamentos do Marketing do Google?

Disponível gratuitamente através do Google Ateliê Digital, o curso Fundamentos do Marketing pode mudar sua carreira! Veja como fazer!

Continue lendo
content

Programa Meu Filho Cão: conheça o curso!

Se você tem um cão com problemas comportamentais, a ajuda de um profissional é indispensável. Conheça o Programa Meu Filho Cão e aproveite!

Continue lendo
content

Precisa adaptar seu gato com outro gato? 5 dicas práticas!

Adaptar gato com outro gato pode parecer uma tarefa complicada, mas é mais simples do que se imagina. Veja as dicas que separamos a seguir.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar facilmente na Airbnb?

Fazer sua reserva pela Airbnb pode ser bastante simples utilizando os filtros de busca disponíveis no site. Ademais, todo o processo de pagamento é feito pela plataforma de maneira segura e confiável.

Continue lendo
content

App Sisterwave: o que é e como funciona?

Aplicativo voltado exclusivamente para o público feminino, o Sisterwave ajuda mulheres a encontrar hospedagens seguras. Assim, a plataforma incentiva cada vez mais mulheres a viajarem sozinhas pelo mundo!

Continue lendo
content

Senator Turismo é confiável? Veja como funciona antes de comprar

A Senator Turismo é uma agência com atendimento online e presencial que oferece um leque extenso de serviços. As opções vão desde pacotes nacionais e internacionais até ingressos de atrações. Veja como funciona.

Continue lendo