Animais

Viajar sem seu animal: Pet Hotel ou Pet Sitter

por

Lucas Silva

Publicado em

| Atualizado em

Você vai viajar de avião e não quer levar seu cachorro? Vai para aquela cidade de praia meio isolada, tem medo de levar seu gato, e o bichano se perder? Vai tirar uma segunda lua-de-mel e não quer levar seu filho de quatro patas?

Não tem problemas: deixe seu amigo em um Pet Hotel (Hotelzinho) ou com um Pet Sitter.

Apesar de viajar com seu bicho é superlegal, tem viagens que é melhor ele não ir; então, escolher um bom cuidador para ele é essencial.

O primeiro lugar é uma casa especializada, com uma equipe que vai garantir amor, carinho e cuidados para seu cachorro ou gato, mas num lugar estranho a ele. O segundo, é uma pessoa que vai na sua casa, durante algumas horas do dia, e lá vai se dedicar, exclusivamente, ao seu amigo peludo, dando todo o amor e cuidado que ele precisa.

Porém, qual é a opção mais adequada para seu animal? Qual é a mais adequada para o seu estilo de vida? A seguir, listamos algumas vantagens e desvantagens de Pet Hotéis e Pet Sitters, para te ajudar a decidir qual serviço escolher, e assim, poder aproveitar sua viagem, sem preocupação!

ANÚNCIOS

Conforto

Se para nós, sair um pouco da rotina, experimentar uma cama nova, acordar com uma bela paisagem é renovador, para o cachorro ou gato, às vezes é assustador. Pense bem: ele está em um lugar que ele não conhece, com pessoas e animais que ele não conhece.

Assim, o chamar um Pet Sitter é uma opção bem melhor, em termos de conforto. Seu animal não vai sair do lugar dele, da cama dele, não vai se afastar dos seus brinquedos e do seu cantinho do xixi…

Claro que tem animais que conseguem se dar muito bem em lugares novos. Também temos Pet Hotéis que, igual hotéis para pessoas, são muito mais luxuosos que nossas casas. Então, se você acha que seu amigo merece dar essa variada de ambiente, vale a pena investigar.

Mas é como diz o ditado: não há lugar como nosso lar.

Ponto: Pet Sitter

Socialização

A não ser que você seja o tutor de vários animais, quando você viaja, seu gato ou cachorro vão ficar sozinhos em casa. O Pet Sitter vai na sua casa, vai brincar com eles e, eventualmente, poderá levar seu amigo para passear. Mas ele ficará sozinho, principalmente de noite.

Gatos são, por instinto, animais mais propensos a ficarem sozinhos. Pense em um tigre, ou um leopardo: grandes felinos solitários. Diferente de cães, que evoluíram dos lobos, que viviam em enormes alcatéias. Assim, em um Pet Hotel, seu animal vai interagir com outros bichos da sua espécie e até de outras.

Para algumas raças de cachorro e até de gatos, ficar muitos dias sozinho pode ser bastante estressante. Pense bem: um som diferente, pessoas diferentes no bairro, ou situações inesperadas (como gritos de torcedores em dias de jogos) são coisas que vão assustar seu animal.

Se ele estiver com outros animais, no Hotelzinho, vai se sentir mais seguro, mais acolhido. Na sua casa, principalmente de noite, ele não terá ninguém para passar essa sensação de segurança.

Ponto: Hotelzinho

Atendimento individual

Quando falamos dos nossos animais, todo dono é igual: “todos os gatos são parecidos, mas só o meu gato faz isso”, vão dizer os donos. O mesmo vale para cachorros.

Dessa forma, o serviço que vai, melhor atender às necessidades exclusivas do seu animal, é um Pet Sitter. Nos Pet Hotéis, é claro que seu cachorro ou gato será muito bem cuidado, será observado de perto por cuidadores especializados e carinhosos, e vai brincar bastante. Mas, será um tratamento genérico – porque terão lá muitos outros animais

Dessa forma, só um Pet Sitter, contratado para cuidar exclusivamente do seu animal, vai saber fazer aqueles cafunés e brincadeiras que só o seu cachorro ou gato gostam. Essa pessoa estará lá para entender seu amigo peludo, para se dedicar exclusivamente para ele, e eventualmente, para fazer chamadas de vídeo para você falar com seu bichinho.

Além disso, alguns Pet Sitter podem fazer visitas ao seu animal, algumas semanas antes da sua viagem. Assim, seu gatou ou cachorro não vão estranhar quando ele for lá, e você não estiver, e o profissional já vai conhecendo melhor, cada necessidade própria, do seu amigo peludo.

Um Pet Sitter é alguém que vai amar seu pet tanto quanto você.

Ponto: Pet Sitter

Seu gato está entediado? Descubra aqui arranhadores divertidos e diferentes para ele se distrair!

Segurança

Quando você hospeda seu gato ou cachorro em um Pet Hotel, lá haverá monitoramento por câmeras, 24 horas, provavelmente, um veterinário plantonista, além de diversas pessoas, cuidando para que seu cachorro não sinta frio, fome sede, e fique sempre limpo. Ou seja, é um lugar seguro, administrado por pessoas experientes e dedicadas.

Um Pet Sitter precisa ser uma pessoa de sua extrema confiança. Existem alguns pet shops que, eventualmente, oferecem o serviço. Mesmo assim, pense bem: trata-se de uma pessoa que vai entrar, sozinha (é o que se espera) na sua casa, e, sem ninguém ver, e sem nenhuma presença de câmeras de monitoramento, vai cuidar de seu amigo – e ter acesso às suas coisas.

Por isso, é muito importante você pesquisar bem, quem é o Pet Sitter, caso opte por esse serviço. Pesquisar referências, o que falam dele nas redes sociais, se há fotos do profissional com outros cães e gatos, se ele tem conhecimentos básicos de veterinária e primeiros socorros, se ele sabe sobre alimentação animal…

Além disso, haverá períodos em que o seu animal estará sozinho, no caso de contratar um Pet Sitter. Assim, se acontecer algum problema na casa, no momento em que o Pet Sitter já tiver ido embora, não terá lá ninguém pra resolver isso de forma rápida.

É claro que existem milhares de Pet Sitters excelentes, como também existem Pet Hotéis com atendimento e instalações que deixam a desejarem. Por isso, pesquisar sobre Hoteizinhos, ver avaliações em sites especializados e redes sociais, procurar fotos, é muito importante.

Mas, de maneira geral, Pet Hotéis são mais seguros – em uma avaliação genérica.

Ponto: Hotelzinho

Valores

Um Pet Sitter é um profissional que vai dedicar algumas horas do seu dia, exclusivamente, ao seu gato ou cachorro. Ele estará com seu animal por certo período de horas, vai conversar com ele, levar para passear, dar banho, fazer toda a higiene…

Em um Pet Hotel, seu animal será cuidado, limpo, bem alimentado, brincará bastante. Mas ele não será o único animal do lugar.

Logo, alguns serviços de Pet Sitter podem ser tão caros quanto de um Hotelzinho, se não mais.

O Hotelzinho tem o custo com lavanderia e limpeza das áreas comuns, ração, eventuais remédios e brinquedos (principalmente se você tiver um cachorro que adora destruir coisas), além das contas como água, luz e eletricidade. E alguns são tão luxuosos quanto hotéis de luxo para pessoas.

Um Pet Sitter vai cobrar pelo horário que estará, pelo serviço (só alimentar e brincar? Correr com o animal? Aparar o pelo e as unhas?), mas não vai somar ao valor total as contas como mercado, farmácia e brinquedos. Logo, talvez seus valores sejam menos, mas nesse caso, você terá que arcar com todas as outras contas.

Então, vale você pesquisar bastante, sobre a estrutura e as facilidades de cada serviço, se a questão do valor for um problema.

Ponto: Empate

Resultado

Tanto um Pet Sitter quanto um Pet Hotel podem ser escolhas boas ou não, para o seu gato ou cachorro, quando você for viajar. A primeira coisa a fazer é você analisar o que você acredita que será o melhor para seu amigo. Em segundo lugar, você deve pesar as vantagens e desvantagens de cada serviço, e então, procurar aquele que for o melhor possível, o que mais te agradar e te passar confiança, dentro das suas condições.

Cada serviço tem seus pontos positivos e negativos, e, como cada gato e cada cachorro é um ser único, às vezes, um serviço será melhor para o bichano de um tutor, mas não será para outro.

Por isso, é importante você conhecer seu pet, e então pensar consigo mesmo, qual serviço será melhor para ele. O mais importante é não deixar a oportunidade das suas merecidas férias passar. Seu animal ficará bem, se o serviço escolhido for realizado por pessoas dedicadas e carinhosas.

Todo mundo merece umas férias. Até nossos amigos de quatro patas!

E você? Já hospedou seu gato ou cachorro em um Hotelzinho? Já contratou um Pet Sitter? Conte para nós como foi, nos comentários. Diga se esquecemos de abordar alguma coisa.

E para não perder mais nenhuma postagem do Senhor Gato, assine nossa newsletter e fique por dentro do melhor conteúdo sobre gatos e demais pets!

Escritor e professor. Escreve sobre literatura, poesia, animais, filmes, séries e demais coisas de cultura. Já publicou dois livros de poesia e logo publica mais um.

Animais

8 arranhadores diferentes para seu gato

por

Lucas Silva

Publicado em

| Atualizado em

Quem tem gatos sabe: para seu bichano, arranhar é essencial. Seja para marcar território, “fazer” as unhas, deixar sua “assinatura” ou se exercitar, arranhar coisas, pular de um lugar para o outro, e se meter nos buracos menos prováveis da casa é parte essencial da saúde física e mental de um gato.

Dessa forma, se você tem um gato, com certeza, já deve ser um costume, acordar de manhã e ver o baço do sofá todo desfiado, as revistas da sala espelhadas pela casa, e seu amigo ronronando... atrás da máquina de lavar?

Pois é: gatos são criaturas com enorme necessidade de explorar a casa e mostrar que quem manda lá são eles.

Porém, você não deve desestimular esses comportamentos. Lutar contra a natureza de um gato é, ou uma luta perdida, ou uma forma de perder a amizade daquele do membro mais fofo do lar.

Por isso, apresentamos aqui uma solução: alguns arranhadores diferentes, cheios de entradas escondidas e formas inusitadas, perfeito para seu animal ficar horas distraído.

Alguns são legais para o gato, e decorações muito bonitas para sua casa. Outros, parecem verdadeiras obras de arte. Todos vão fazer seu gato mais feliz - e seu sofá, caso ele falasse, agradecer! Confira nossa lista e se surpreenda!

(Atenção: Imagens meramente ilustrativas, retiradas das páginas dos produtos, na Amazon. O site Senhor Gatos não se responsabiliza pelos produtos apresentados)

8. Arranhador com protetor de canto para sofás

Brinquedo mais básico, esse arranhador consiste de um tapume em L, forrado com material resistente, e com um cordão com uma bolinha texturizada e emplumada na ponta. Um brinquedo simples, mas eficiente.

Adequado para casas com pouco espaço, seu gato certamente vai adorar e vai poder continuar brincando com o móvel preferido de 99% dos gatos.

Compre esse brinquedo aqui.

7. Arranhador plataforma com bolinha emplumada

Um brinquedo um pouco maior, esse arranhador passa muito bem por objeto de decoração da casa, e permite uma maior interação entre o gato e seu tutor.

O brinquedo é uma plataforma com uma pilastra texturizada no centro. Na ponta, há uma mola com uma bolinha cheia de plumas, permitindo que o humano fique balançando ela, para frenesi do gato que, vai ficar pulando e esfregando as patas na coluna.

Seu gato vai gastar bastante energia, e depois de algumas horas brincando, provavelmente só vai querer deitar no sol e dormir longas e merecidas horas. E se na casa tiverem crianças, essas também vão adorar a diversão!

Compre esse brinquedo aqui.

6. Pufe arranhador em formato de amplificador

Um brinquedo um pouco mais simples, mas superdivertido, esse arranhador em formato de amplificador de guitarras.

Trata-se de um pufe com textura e estampada de um aparelho de amplificação, mas oco por dentro.

Se seu gato, que gosta de mexer nos aparelhos da casa, vai adorar, porque, além de arranhador, ele também pode servir de esconderijo, caminha, e como pufe para os tutores humanos – aguentando até 100 quilos. Assim, você estica as pernas depois de um dia de trabalho, enquanto seu amigo afia as patas.

Compre esse brinquedo aqui.

5. Arranhador toca com estampa

Que tal você dar para o seu gato um arranhador que combina com a decoração da casa? Com essa linha de arranhadores toca, isso é possível!

São blocos de papelão maciço, de alta durabilidade, com entradas de formatos diferenciados, e estampas muito bonitas.

Tem tocas de formato redondo e apertado, tocas largas e triangulares, tocas duplas... E as estampas garantem um belo visual para sua casa, com cores e padrões marcantes.

Compre esse brinquedo aqui.

4. Arranhador-circuito

Se o seu gato é o dono da casa (e vamos falar a verdade, todos os gatos são), ele vai adorar esse circuito de arranhadores.

São 8 nichos-prateleiras, incluindo uma toca e uma ponte pênsil, para você instalar na sua casa, e, seu bichano explorar.

Você pode montar um circuito fazendo degraus com as prateleiras, pode espalhar os nichos pela casa, pode colocar um em cada quarto... basta imaginar e fazer! Seu gato vai adorar explorar a casa de um jeito totalmente novo!

Compre esse brinquedo aqui.

Seu gato te arranha? Ele te lambe demais? Derruba coisas no chão? Descubra aqui, porque os gatos fazem essas e outras coisas!

3. Arranhador casinha com casa de passarinho

Esse arranhador é para aqueles gatos que ainda tem seus instintos de tigre aflorados.

Trata-se de uma plataforma com uma casa de passarinhos sustentada por três colunas em um lado, e uma banqueta do outro. Com um diferencial, na casa tem uma bolinha presa com mola, exatamente igual a um passarinho.

Totalmente revestido em material arranhável, esse brinquedo vai ser a sensação da casa – entre gatos e seus tutores, que podem se divertir escondendo coisas dentro da casinha.

Compre esse brinquedo aqui.

2. Arranhador com rede

Para os gatos que até gostam de brincar pular e arranhara, mas preferem, mesmo, é uma boa soneca.

Esse arranhador tem dois andares. No andar de cima, tem uma casinha, toda forrada, para seu gatinho entrar, pular de esconder, além de duas colunas – uma, como uma bolinha texturizada, presa por mola.

No andar de baixo, está a grande novidade do brinquedo, uma rede de praia em pelúcia própria para animais, aquele estofado que os gatos tanto amam. Para o seu amigo pular, esticar as pernas e dar vazão à sua merecida preguicinha da tarde!

Compre esse brinquedo aqui.

1. Arranhador com três andares

O maior brinquedo dessa lista, não é para uma casa pequena, mas certamente é para gatos que sabem se divertir!

Esse brinquedão vai atrair até mesmo as crianças da casa. Isso porque, ele é constituído de três andares todos em pelúcia, além das 4 colunas de sustentação, forradas em material arranhável, de alta resistência. Mas, não é apenas isso, cada andar tem um diferencial.

No primeiro, tem um banco, no melhor estilo dos balanços de parquinhos infantis. No segundo, um tubo forrado garante um lugar divertido para seu gato subir e escalar.

No terceiro, uma casinha toda forrada, com um cercado de corda no “quintal” garante para o seu gato, não apenas um lugar para ele brincar, como também, um lugar para ele dormir e, se falasse, chamar de “seu”.

Além disso, o teto da casinha também pode ser escalado, garantindo ao brinquedo um “quarto andar” totalmente novo! É um investimento que vai valer muito à pena, pois seu gato vai se esquecer completamente de seu sofá, e vai permitir muitas horas de diversão entre você e seu bichano.

Compre esse brinquedo aqui.

E você, conhece outro brinquedo arranhador para gatos, original e criativo? Você já tem algum desses brinquedos na sua casa? Seu gato gosta dele? Escreva para nós contando!

E, para não perder mais nenhuma postagem do Senhor Gato, se inscreva na nossa newsletter e fique sempre por dentro de nossos conteúdos!

Continuar Lendo

Em Alta


Siga nas Redes Sociais

AVISO LEGAL

O Senhor Gato não solicita em nenhuma situação quantias em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto financeiro, seja cartão de crédito, financiamento ou empréstimo. Caso isto aconteça, nos avise imediatamente.

Trabalhamos para manter todas informações o mais atualizadas possível. Porém, vale ressaltar que essas informações podem divergir das informações encontradas nos sites de instituições financeiras e/ou de provedores de serviços de um site específico. Com relação a instituições com as quais não temos parceria: não garantimos a precisão e atualidade das informações. Lembre-se sempre de ler as condições de uso e termos de aquisição das instituições financeiras que você escolher. Recebemos uma pequena quantia das publicidades em nosso site e dos nossos parceiros quando indicamos um usuário que solicita algum produto ou proposta. Tudo que publicamos é baseado em avaliações quantitativas e qualitativas de cada produto. Vale ressaltar que nossos parceiros podem influenciar diretamente os produtos sobre os quais escrevemos e revisamos, e também sobre a ordem dos "melhores" artigos e posicionamento de produtos no Senhor Gato. Dada a quantidade de informações em nosso site, não fornecemos nenhum tipo de garantia sobre a qualidade e atualidade das informações; por isso, priorizamos informações de nossos parceiros.