Animais

Comportamentos que gato não gosta: conheça 10!

Você sabia que existem comportamentos que o gato não gosta? Eles podem estressá-los e irritá-los, o que é indesejável. Veja quais são a seguir.

por

Aline Mesquita

Publicado em

ANÚNCIOS

Saiba quais são os seus comportamentos que gato não gosta nem um pouco

Comportamentos que felinos não gostam

Quais são os comportamentos que gato não gosta? Saber disso mantém um convívio sadio com seu pet. Também, de saber o que esperar em certas situações.

Afinal, alguns desses comportamentos você pode evitar. Outros, contudo, muitas vezes são indispensáveis, pois se voltam à saúde e ao bem-estar felino. Por isso, conhecer quais situações podem ser de estresse é essencial.

Os gatos, quando em estado de irritação, podem tomar inúmeros comportamentos. Um deles é o isolamento. Outros são os ataques com mordidas e arranhões, especialmente se estão assustados. Portanto, saber o que lhes tira do centro é uma forma de você de preparar.

Abaixo, confira o que irrita os felinos. Assim, você evita alguns comportamentos e, perante os inevitáveis, prepara-se para o que está por vir.

Seja como for, essas dicas preparam você para lidar no dia a dia com seu gatinho. Garantem, com isso, a harmonia do lar.

O que mais irrita o gato?

Os felinos têm fama de temperamentais e isso não é, necessariamente, mentira. Existem diversos comportamentos e situações que o gato não gosta. Alguns levam ao máximo estresse, o que pode ter consequências negativas, tanto para você quanto para o felino.

Para evitar que isso ocorra, hoje listamos situações e, na sequência, comportamentos que tendem a irritar seu gato.

Você sabe o que seu gato não gosta?

Cheiros

Os gatos são bastante sensíveis aos cheiros. Suas narinas detectam facilmente mudanças no odor natural da casa. Isso se aplica, por exemplo, para o reconhecimento da presença de outros animais e comida. 

Contudo, também se aplica no reconhecimento de odores que causem reações adversas a eles. Dentre os principais cheiros que gato não gosta estão:

  • Odores cítricos, como de laranja e limão;
  • Perfumes, no geral;
  • Cebola;
  • Vinagre;
  • Cafés e chás;
  • Licores e outros.

Nesse sentido, busque não utilizar em excesso esse tipo de produto que possa deixar o odor. Sabemos que eliminá-los do dia a dia seria impossível. Contudo, é possível mantê-los longe dos locais em que os bichanos costumam ficar, em casa.

Além disso, considere que você pode usar esses cheiros para espantar os gatos de lugares e cômodos em que não são bem-vindos. Por exemplo, mantenha um aromatizante cítrico ou perfumado no banheiro. Também, caso seus gatos tenham costume de atacar plantas, borrife sobre as folhas delas água com casca de limão a laranja.

Barulhos

Ainda, os gatos também são avessos alguns barulhos. Novamente isso ocorre em razão da sensibilidade auditiva. Existem inúmeros sons que eles percebem com facilidade, mesmo que imperceptíveis aos ouvidos humanos.

Nesse sentido, note que alguns tipos de sons ou intensidades de barulhos serão prejudiciais aos bichanos. Eles tendem a ficar irritados ou mesmo com medo ou em posição de ataque. Veja alguns desses barulhos que estão entre comportamentos que seu gatonão gosta:

  • Assovios;
  • Choro estridente de bebês;
  • Apitos;
  • Sinos;
  • Fogos de artifício sonoros;
  • Música muito alta;
  • Gritos;
  • Sons de eletrodomésticos, como do aspirador de pó.

Sujeiras 

Por fim, seu gato também se irrita – e facilmente – com sujeira. Os gatos são animais muito limpos. Assim, eles percebem o acúmulo de sujeira e alteração do ambiente em relação à limpeza.

Portanto, certifique-se de que a caminha dele está sempre limpa. Também, retire os excrementos da caixinha de areia diariamente, trocando a própria areia com freqüência para que não acumule odores.

Ainda, lembre-se de sempre limpar e lavar as tigelas de água e alimentos. Com isso, você evita a irritação felina em relação à sujeira.

Conteúdo Recomendado

Como educar seu gato?

Muitos tutores de felinos têm dúvidas sobre como educar seu gato. Porém, existem truques para ajudar no sucesso dessa empreitada. Confira alguns!

10 comportamentos que gato não gosta

Comportamentos que gato não gosta

Não são apenas condições do ambiente que irritam os gatos. Existem comportamentos humanos que podem deixá-lo muito irritado. Por isso, confira quais são eles e os evite ou, então, reconheça quando eles estão tirando seu pet do sério.

1. Carinho forçado 

É ótimo abraçar o gatinho e dar carícias, não é mesmo? Pois saiba que isso somente é positivo caso o seu gato esteja aberto a receber tais carinhos. Um dos comportamentos que seu gato não gosta, portanto, é o carinho e o abraço forçados.

O seu gato gosta de carinho. Contudo, ele o quer no momento em que realmente é ele quem o deseja. Ou seja, não ouse forçá-lo.

2. Contato com a água 

Ainda, os gatos odeiam quando você os molha e qualquer contato com água. Por isso, dê banho nele somente quando extremamente necessário. Lembre-se, também, de que o ensinamento com esguichos de água para finalizar comportamentos ruins pode causar irritação.

3. Mudanças constantes dentro de casa

Em terceiro lugar, o seu gato é um animal bastante rotineiro. Ou seja, ele gosta de ter uma rotina. E isso inclui não apenas suas atividades, mas também o que fazer e onde fazer. Por isso, a alteração de móveis ou da disposição deles pode causar irritações.

Inovações no mobiliário e na organização deles estão entre os comportamentos que o gato não gosta. Isso vale, também, para a mudança de residência e adaptação com uma nova estrutura de imóvel.

4. Uso de eletrodomésticos próximo a eles

Como já vimos, gatos se estressam com barulhos intensos. Dentre eles estão os eletrodomésticos. Assim, saiba: eles odeiam quando você os usa perto deles. Principalmente no caso em que eles estão tranqüilos e você chega perto com o temido eletrodoméstico.

5. Falta de atenção 

A falta de concessão de atenção é outro comportamento que o gato não gosta. Ele até pode ter fama de frio, ou querer se fazer de indiferente. Mas a verdade é que os gatinhos amam carinho e atenção. Por isso, lembre-se de brincar diariamente com eles e dar a devida atenção.

6. Saídas de casa 

Os gatos também odeiam sair de casa, especialmente para o veterinário. Isso lhes tira do local em que se sentem seguros. Igualmente, obriga-os a viajar dentro da caixa de transporte, que está longe de ser seu lugar favorito.

7. Obrigação em consumir medicamentos 

O seu gato odeia consumir medicamentos. Da mesma forma, odeia e se irrita com o seu comportamento quando você o obriga a consumir esses remédios. Novamente, entretanto, não há muito o que fazer, a não ser agüentar a irritação.

8. Olhares fixos 

Não fique olhando fixamente para seu gato, pois isso o irrita. Cruze olhares, pisque com um ou com os dois olhos, mexa o pescoço e repita. Mas não mantenha olhares fixos.

9. Presença de outros animais 

Seus gatos não gostam de conhecer outros animais. É verdade que eles se adaptam, mas não os coloque nessa situação quando desnecessário. Um dos comportamentos que gatos não gostam é a socialização forçada.

10. Mudança de ração é um dos comportamentos que gato não gosta

Por fim, as rotinas felinas incluem a alimentação. Portanto, ele pode se irritar com a mudança do alimento.

Conteúdo Recomendado

Como Fazer o seu Gato Parar de Arranhar os Móveis

Arranhar faz parte da natureza felina, mas é possível estimular os instintos do seu gato e salvar os seus móveis ao mesmo tempo. Saiba mais aqui!

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Dicas

Os 10 melhores acessórios para seu gato em 2020

por

Senhor Gato

Publicado em

| Atualizado em

Cuidar de um gato parece simples, mas requer esforço da parte do seu dono para mantê-lo sempre saudável e com uma rotina de atividades que exercite as partes física e mental, aumentando o seu bem-estar. Pensando nisso, criamos uma lista com alguns acessórios essenciais para permitir que seu gato tenha tudo isso garantido. São produtos tanto para suas necessidades básicas como para a parte de brincadeiras, proporcionando a diminuição do estress, aumento do conforto e garantindo um felino feliz!

1. Arranhador rampa

Além de ser adorado por muitos gatos, um arranhador pode te ajudar também a preservar os seus móveis. É natural do gato querer arranhar coisas, seja para desestressar, afiar as unhas, ou simplesmente para marcar território. Portanto, ter um produto que proporcione ao felino fazer tudo isso sem danificar seu sofá, é de grande ajuda.

2. Banheiro Sanitário

O banheiro sanitario felino é fechado com uma porta móvel e conta com um filtro que neutraliza possíveis odores e mantém o local ventilado.

3. Almofada Sonora

Uma almofada de pelúcia que reproduz o som de ronronar dos gatos. Além disso, contribui para acalmar o seu bichinho e serve perfeitamente para que o mesmo possa tirar uma deliciosa soneca. Analogamente, esta almofada pode dar a sensação de companhia para o seu gato, não permitindo que ele se sinta sozinho.

4. Labirinto cubos

Estes cubos, feitos de papel kraft, quando unidos formam um divertido labirinto para o seu gato brincar. Sabemos que caixas de papelão são itens muito adorados pelos felinos, portanto ter este brinquedo em casa é uma ótima ideia. Além disso, mudando o labirinto de lugar vez ou outra, ele se torna uma nova atração para o seu gatinho.

5. Túnel Kong

Para os gatinhos que são ativos e adoram brincar, os túneis são uma ótima pedida. O túnel da Kong oferece um esconderijo e, ao mesmo tempo, um local para seu gato descansar. Ele possui sons e aberturas que estimulam brincadeiras de esconder e pegar, além de dispor de alguns brinquedos com catnip em seu interior, e outros que estimulam o instinto de caça do seu bichinho.

6. Anchova catnip de pelúcia

Brinquedos com catnip são muito apreciados pelos gatos, pois a erva possui um cheiro forte e aromático que estimula os felinos a se soltarem mais e ficarem alegres. Esta pelúcia em forma de Anchova proporcionará momentos divertidos e pode servir, inclusive, para que o gato alivie o estress e fique relaxado.

7. Circuito ondulado

O circuito ondulado é uma ótima forma de estimular o instinto de caça do seu gatinho. Ele possui uma bolinha interna que se movimenta rapidamente, atraindo a atenção do felino e possibilitando que o mesmo exercite corpo e mente. Além do mais, é uma ótima maneira de gastar energia e mantê-lo longe dos seus móveis.

8. Vara com rato de algodão

As varas com cordão são brinquedos clássicos para entreter gatos. É o tipo de brinquedo que proporciona momentos divertidos entre os donos e seus bichinhos, sem contar que estimula a parte física e mental do felino, possibilitando a sensação de que o mesmo está capturando uma presa. E no caso desse brinquedo, um ratinho de algodão.

9. Balanço Kong

Semelhantemente à vara com cordão, este balanço possui um rato de brinquedo na ponta, porém não necessita de interação humana, seu gato poderá se divertir de maneira independente. Os movimentos são produzidos imprevisivelmente por meio de imãs e reproduz sons, estimulando os instintos naturais do felino e o entretendo por um longo período de tempo.

10. Fonte de água

Com o intuito de manter seu gato sempre hidratado e mais saudável, essa fonte de água possui grande capacidade e é ideal para manter a água agradável por mais tempo para o seu bichinho. Sendo assim, evita que eles sofram com problemas urinários e renais, bebendo uma água corrente sempre oxigenada, filtrada e fresca.

Continuar Lendo

Em Alta