Gatos

Como educar seu gato? Veja 5 truques para te ajudar!

Muitos tutores de felinos têm dúvidas sobre como educar seu gato. Porém, existem truques para ajudar no sucesso dessa empreitada. Confira alguns!

Anúncios

Saiba tudo sobre como educar seu gato corretamente

Como educar seu gato
Como educar seu gato

Gatos são, muitas vezes, temperamentais e independentes. Porém, há como educar seu gato sem traumas e sem que isso demore uma eternidade. 

É claro que a paciência é indispensável. Contudo, os felinos se desenvolvem de maneira muito rápida. Do mesmo modo, tendem a aprender de forma veloz. Assim, com alguns truques você pode ensiná-lo bons comportamentos.

Muitas vezes o gato pode estar com comportamentos ruins em razão de estresse ou medo. Igualmente, por estar se adaptando em um novo local. Outra possibilidade, bem natural, diz respeito à tenra idade.

Existem soluções para todas essas ocasiões. Também, para os inúmeros comportamentos negativos que podem surgir nelas. Seja em relação à higiene e uso da caixa de areia ou ao ataque aos móveis, tudo tem jeito.

Para ver as soluções para o comportamento do seu gato, continue lendo. Abaixo, você encontra diversas dicas efetivas para cuidar do seu gatinho ao mesmo tempo em que o disciplina. Assim, a convivência pode ser harmoniosa e divertida.

Como educar um gato da melhor forma?

A melhor forma de educar um felino é, com certeza, à base da paciência, cuidados e muito carinho. Isso não significa, contudo, que você não deva ser firme. Isso é essencial para que o seu gato entenda que você não está brincando e que o comportamento não é bem-vindo.

Contudo, jamais recorra à violência. Isso tende a afastar o bichano de você. Conquistar a confiança de um gato é um passo muito importante para educá-lo. E, também, para o bem-estar da relação de vocês, é claro.

Como educar um gato para não repetir comportamentos nocivos

Educação felina
Educação felina

Existem alguns cuidados que são essenciais para ensinar o seu gato. A disciplina dele requer atenção em certos pontos. Por exemplo, você deve demonstrar para ele quando algo não é legal. Para isso, não use seu tom de voz normal. Deixe-o mais ríspido.

Ainda, lembre-se de sempre dizer “não” ao flagrá-lo fazendo alguma dessas ações indesejadas. Aqui, uma ressalva muito importante: O seu gato somente irá aprender caso a repreensão ocorra no momento do ato negativo.

Ou seja, de nada adianta você repreendê-lo após o ato. Ele não saberá sobre o que você se refere. Igualmente, não saberá o que não deve fazer. Por isso, caso o seu gato somente apronte quando você estiver longe, isso poderá ser um obstáculo.

Nesse caso, simule um período fora. Por exemplo, fique por um tempo em um cômodo, com a porta fechada. Assim, surpreenda seu felino quando ele estiver dando aquela deslizada. Ao fazê-lo, recorra ao “não” em tom firme. Se preciso, empurre-o de leve. Com isso, ele compreende que aquele comportamento é errado. 

Cuidados com gatos filhotes: O que você deve saber

Acabou de adicionar um gatinho filhote em sua família? Descubra tudo que você deve saber sobre veterinário, alimentação e muito mais!

Como educar um gato para usar a caixa de areia

Aqui, você deve ver se a sua casa tem adaptações pra o seu felino. Afinal, você deve ter em mente que o gato depende de algumas estruturas para que ele consiga se adaptar. Por exemplo, caso ele tenha problemas com a caixa de areia e faça as necessidades fora dela, pela casa, analise:

  • A caixa fica em um local com privacidade e silêncio?
  • O gato tem livre acesso ao local em que a caixa de areia está?
  • Como está a higiene da caixa de areia? Ela está em dia com a limpeza?

Tudo isso impacta no uso da caixa de areia. Também, lembre-se de mostrar a ele, repitidas vezes, onde fica a caixa de areia. Por exemplo, ao adotá-lo, repita isso nos primeiros dias, ao acordar e após cada refeição felina.

Da mesma forma, caso ele comece a demonstrar esse comportamento após a vida adulta, analise as condições acima. Ainda, estude a possibilidade de alterar o local da caixa de areia.

Aprenda como educar seu gato com esses 5 truques 

Como educar seu gato
Como educar seu gato

Por fim, separamos 05 truques especiais que irão ajudar na tarefa de como educar seu gato. Eles são simples, mas na prática fazem toda a diferença. Por isso, confira agora quais são eles e como disciplinar o seu felino!

Saiba comandos para gatos

Os gatos, assim como os cães, também respondem a comandos. Embora demorem mais para adotá-los, eles os aprendem. Basta um pouco de insistência e, claro, de paciência. Eles envolvem diversos comandos.

Por exemplo, ensine-o a buscar brinquedos. Ou, então, a sentar, deitar ou fazer um cumprimento com a pata (Hi-five!). Todos esses comandos pedem o auxílio de um estímulo, como um petisco. Contudo, após o aprendizado, o petisco não é mais necessário.

O seu gato passa a responder automaticamente aos comandos. Para ensiná-lo, basta repetir movimentos. Sente-o, deite-o ou coloque a pata dele na sua mão, por exemplo. Após, elogie-o e dê um petisco. Repita isso à exaustão!

Ensine o gato a não morder

Caso o seu gato morda, isso provavelmente é culpa sua. Brincadeiras na fase de filhotes com mordidas tendem a se repetir na idade adulta. Contudo, com mais força e maiores perigos. Por isso, não apóie esse tipo de comportamento desde a idade tenra.

Afaste a mão e diga “não” de forma firme sempre que isso ocorrer. Se necessário, dê um leve empurrão no bichano ou uma batidinha em seu nariz ou testa com a ponta dos dedos. Isso irá demonstrar para ele a negatividade do comportamento.

Acostume o gato a não subir em cima das coisas

Seu gato sobe nas coisas, tenta pegar seus alimentos e é o terror dos seus objetos de decoração? Então ensine-o a não subir nas coisas. Para isso, valha-se de um spray com água. Todas as vezes que flagrá-lo subindo onde não deve, espirre um pouco de água na face felina.

Eduque sem gritar ou bater no gato

Use o truque com spray ao invés de recorrer à violência. Outros truques envolvem conversar com o gato (comandos de “Não”) ou uma garrafa com grãos. Esse segundo caso é igual ao uso do spray de água, contudo assusta pelo barulho.

Como escolher uma areia de gato adequada?

Quem é tutor de gatos, sabe que a caixinha de areia dos gatos é uma das coisas mais importantes para quem tem esses bichanos em casa.

Sobre o autor  /  Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por  /  Samantha Scorbaioli

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Comportamentos que gato não gosta: conheça 10!

Existem vários comportamentos que gato não gosta, como encarar e serem molhados. É muito importante entender e respeitar. Veja mais aqui!

Continue lendo
content

Flockr: saiba como funciona o aplicativo!

O aplicativo Flockr é ideal para quem se importa com o bem estar do seu pet! Rede social, carteira de saúde e muito mais no mesmo app!

Continue lendo
content

Curso gratuito de maquiagem Domestika para fotos: veja!

O curso gratuito de maquiagem Domestika é ideal para quem deseja atuar com produção de fotos, aprimorando seus conhecimentos e aplicando!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Guia de viagem do Japão: veja antes de viajar!

O Japão é um país com diferenças culturais incríveis e lá você vai aproveitar uma gastronomia invejável, além de conhecer paisagens, palácios e monumentos inesquecíveis. Então, veja algumas dicas e planeje sua viagem!

Continue lendo
content

Trem de Praga a Berlim: 5 dicas para aproveitar essa viagem!

A viagem de trem de Prada a Berlim é um passeio quase que obrigatório para quem vai para o Leste Europeu. Com paisagens imperdíveis e um trajeto agradável, você vai se arrepender se não aproveitar esse passeio turístico.

Continue lendo
content

Como obter o ID Jovem para viajar de graça?

Já pensou em viajar todo o Brasil de ônibus sem pagar pelas passagens? Saiba aqui como obter o ID Jovem para conseguir! Esse é um benefício do governo que também dá descontos para acesso a programações culturais.

Continue lendo