Gatos

Existe gato de pelo enrolado? Descubra se é mito ou verdade

Gatos de pelos enrolados são reais e bastante raros de se encontrar. Além disso, precisam de cuidados especiais com sua pelagem delicada. Veja quais são as raças!

Anúncios

Gato com pelo enrolado, ondulado e cacheado: conheça!

Mas, será que esses gatos são reais? Fonte: AdobeStock.
Mas, será que esses gatos são reais? Fonte: AdobeStock.

Será que existe gato com pelo enrolado por aí? Estamos acostumados com felinos com pelagem lisa e muitas vezes sedosa. Aliás, até os gatos pelados estão mais conhecidos, como o Sphynx. Mas, e sobre gatos de pelo cacheado?

Nos últimos anos viralizaram na internet imagens de bichanos com os pelos crespos. Assim, esses animais rapidamente viraram sensações, mas será que existem realmente raças com pelos dessa forma?

Gata tricolor miando

Gato de três cores: mitos e curiosidades!

Gatos de três cores estão cercados de mitos e histórias. Por exemplo, muitos dizem que esses bichanos são apenas fêmeas. Será que isso é verdade? Confira!

A resposta é sim! Essa é uma condição extremamente rara! Existem apenas 4 raças de gatos no mundo com essa pelagem característica! Vamos conhecer mais sobre esses bichanos e os cuidados especiais com eles?

Então, continue lendo para conhecer todos os detalhes e, quem sabe, você não se encante tanto que decida ter um gato de pelo enrolado em casa!

Raças de gato com pelo enrolado

Mas, quais são as raças? Fonte: AdobeStock.
Mas, quais são as raças? Fonte: AdobeStock.

Assim, como reforçamos acima, existem apenas quatro raças reconhecidas com pelos cacheados como sua característica! Ou seja, caso encontre um felino de outra raça com pelos cacheados, ele é um resultado de cruzamento!

Estes felinos cada vez mais populares, foram apelidados de “gatos-ovelhas”. Ademais, sem mais delongas, vamos conhecer as quatro raças de gato com pelo enrolado!

Selkirk Rex

Essa raça de gato possui o pelo enrolado bem denso e o corpo robusto. Além disso, o bigode do Selkirk também apresenta ondulações! Apesar do aspecto, sua pelagem é bastante macia e apresenta cores variadas.

Ainda falando sobre os pelos, eles podem ser tanto longos quanto curtos. Aliás, a região da barriga, pescoço e flancos são as que apresentam os maiores cachos.

Além disso, esse gato vem de alguns cruzamentos com a raça persa, por isso ele é sociável e amigável. Ou seja, não é muito interessante deixá-lo sozinho ou sem atenção por longos períodos de tempo. 

O mais interessante é notar que o surgimento dos pelos enrolados dessa raça pioneira vieram de mutações naturais, não de intervenção humana. Aliás, a primeira notícia dessa raça surgiu por volta dos anos 80 nos Estados Unidos.

Gato sentado no sofá de olhos fechados

Gato Selkirk Rex: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Famoso por sua pelagem encaracolada, o gato Selkirk Rex é brincalhão e companheiro. Além disso, tem seu comportamento bastante semelhante ao de seu ancestral Persa.

Devon Rex

A principal diferença entre o pelo enrolado do gato Devon Rex e do Selkirk Rex é a textura. O Devon Rex tem pelos rasos, finos, curtos e de lento crescimento.

Aliás, alguns gatos dessa raça possuem apenas uma leve penugem na região abdominal. Diferente do Selkirk, essa raça foi aperfeiçoada por cruzamentos intencionais para obter o gene do pelo enrolado.

Assim, sua origem é inglesa e todas as cores de pelagem são aceitas. Além disso, ele é um gato com grande olhos e orelhas em comparação com sua cabeça. Ou seja, ele tem um aspecto gentil e curioso.

Essa é uma raça cheia de energia e apego ao dono, por isso, é apelidado de gato poodle. Ademais, os bigodes dessa raça são curtos e grossos. Aliás, é possível que nem haja bigodes no Devon Rex!

Gato deitado fundo branco

Gato Devon Rex: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Conheça o gato Devon Rex, a raça que é conhecida pela personalidade encantadora que lembra muito a de um cachorro.

Cornish Rex

Esta raça de gato de pelo enrolado também é originária da Inglaterra e, por muito tempo, foi pensado que o Devon Rex era seu parente. Contudo, a única semelhança genética entre essas raças é o gene Rex.

Assim, eles ainda são parecidos fisicamente. A maior diferença fica na aparência do bigode e sobrancelhas, que no caso do Cornish são curvos e ondulados.

Além disso, eles também possuem as orelhas mais pontudas e localizadas no topo da cabeça. Os pelos são curtos, ondulados e delicados. A cor da pelagem pode variar entre diversas possibilidades, como bege, preto, branco, etc.

Ademais, os gatos dessa raça são brincalhões e aventureiros, então eles precisam de donos com disposição!

LaPerm

Para finalizar a lista temos o gato de pelo enrolado LaPerm, que tem origem nos Estados Unidos. Na verdade, ele foi oficializado apenas nos anos 90, o que o torna uma raça bastante recente.

Além disso, sua pelagem pode ser tanto curta quanto longa e a consistência é fina e elástica, mas sempre com a característica do ondulado.

Essa raça também pode apresentar o rabo ondulado e são considerados animais de todas as variações de cores.

Aliás, talvez você tenha reparado, esse é o único gato de pelo enrolado que não possui o gene Rex. Assim, ele é um gato muito carinhoso, com energia e apego ao dono.

Cuidados com gato de pelo enrolado

Confira alguns cuidados essenciais! Fonte: AdobeStock.
Confira alguns cuidados essenciais! Fonte: AdobeStock.

Agora que você já conhece um pouco sobre cada uma das raças de gato com pelos cacheados, é interessante saber quais cuidados específicos deve ter com esse tipo de bichano.

Mas, fique tranquilo, é super simples. Assim, o importante é escová-los com luvas com cerdas é a melhor opção para retirar os pelos. Além disso, é importante ficar atento a limpeza dos olhos e orelhas do seu pet.

Ademais, as raças de gatos com pelos enrolados não demandam tantos cuidados especiais!

Conheça o plano de saúde: Pet Comvet

Assim, se você tem interesse em cuidar de um gato de pelo enrolado, pode adotar um a qualquer momento! Mas lembre-se que é sempre importante cuidar da saúde do seu bichano.

Mas, o veterinário pode ser um grande gasto quando surge uma emergência. Assim, você pode considerar optar pela contratação de um plano de saúde pet! Então, que tal conhecer mais sobre o Pet Comvet?

Essa operadora oferece três tipos de planos para você, independente da idade do seu pet! Então, se quiser saber mais sobre como contratar esse plano, acesse o nosso passo a passo. Clique abaixo e proteja seu gato de pelos cacheados!

Logo Comvet com fundo roxo

Como fazer o plano de saúde Pet Comvet?

O convênio da Pet Comvet apresenta uma forma de comprar totalmente online e sem burocracias. Você tem pode escolher a melhor opção de plano e forma de pagamento!

Em Alta

content

Plano de saúde para animais Pet Mais Vida: veja sobre!

O plano de saúde para animais Pet Mais Vida é um dos mais completos planos para garantir a saúde dos melhores amigos do homem! Veja aqui!

Continue lendo
content

Gato Oriental Havana: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Conheça tudo sobre o gato Oriental Havana, a raça ameaçada de extinção com personalidade afetuosa e companheira que encanta seus tutores.

Continue lendo
content

Vitaminas para pelo de cachorro: veja 10 principais!

As vitaminas para pelo de cachorro são essenciais para manter um pelo brilhante e sem quedas, mas existem outras vitaminas para a saúde.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Guia do Aeroporto de Guarulhos: veja antes de viajar!

Embora seja o maior aeroporto do Brasil, o Aeroporto de Guarulhos é organizado e eficiente, conectando voos do mundo todo. Se você tem viagem programada saindo de lá, veja aqui nosso guia completo sobre ele!

Continue lendo
content

Como comprar passagem aérea em promoção na CVC?

A CVC oferece serviços de turismo por um valor incrível, além de realizar promoções especiais para passagens, pacotes e muito mais. Então, é importante ficar de olho no site para não perder as oportunidades!

Continue lendo
content

Quais são os melhores países da Europa para um casal viajar? 8 destinos!

Confira aqui nossas dicas de destinos românticos pelo Velho Continente e descubra lugares encantadores para viajar a dois. Assim, vai ficar difícil de escolher apenas um destino depois de ver a nossa lista de melhores países da Europa para casal! Descubra!

Continue lendo