Animais

20 filmes para quem gosta de gatos

Prepare a pipoca e mergulhe em uma seleção de filmes encantadores para quem ama gatos. Explore histórias emocionantes, divertidas e cheias de fofura. Uma experiência cinematográfica imperdível para os amantes de felinos!

Anúncios

Quem gosta de gatos, não gosta deles só na vida real. Um desenho, um filme ou um livro que tenham gatos nos papeis principais sempre atarem a nossa atenção, não é mesmo?

Por isso, muita gente vibrou quando a Warner divulgou o primeiro trailer do filme Tom & Jerry. Misturando atores e animações, o filme vai mostrar a dupla brigando e quebrando tudo em Nova Iorque.

Antes deles, porém, outro gato que todo mundo gosta já havia ganhado as telas. Claro que estamos falando de Garfield, e seus dois filmes, onde o felino gordo e comilão foi dublado pro Bill Murray.

O que pouca gente sabe é que os gatos estão muito mais presentes no cinema, do que a gente pensa. Sejam em adaptações do conto de Poe – O Gato Preto – seja em produções de super-heróis (como Batman e A mulher-gato), para quem gosta de felinos, há milhares de opções nas telonas.

Aqui, listamos 20. Você consegue adivinhar algumas delas? A primeira, inclusive, ganhou o Óscar! Veja nossa lista, prepare a pipoca (e os petiscos) e aproveite!

(dica: Alice no país das maravilhas não está na lista)

20. As adaptações de O Gato Preto

O mestre do conto de horror norte-americano, Edgar Alan Poe, escreveu um dos contos que nós mais lemos e gostamos: O gato preto. Nele (ATENÇÃO PRO SPOILER), um gato sobrenatural ataca seu tutor, quando esse comete um assassinato macabro (FIM DO SPOILER).

Essa trama, claro, serviu de inspiração para diversos filmes, em geral, junto com outras histórias. Atores como Bela Lugosi (que fez o Drácula em 1931) e Vincent Price atuaram em duas delas. O mestre do horror de zumbis, George Romero, dirigiu outra.

Ótimas pedidas para quem gosta de sustos, filmes como Muralhas do Pavor e Dois Olhos satânicos são a chance de você ver gatos macabros!

19. Gato de Botas (DreamWorks)

Spin-off do filme Shrek, a versão de 2011 estrelada por Antonio Banderas. O filme segue a ideia de misturar personagens de contos de fadas diversos.

Na trama, o gato do título quer se redimir por ter roubado um banco ao lado de Humpty Dumpty (uma personagem do folclore inglês no formato de ovo), pagando sua dívida. Para tanto, basta ele pegar um ovo de ouro da gansa que coloca eles. Entretanto, muitas reviravoltas, incluindo feijões mágicos, atrapalham seus planos.

Com elementos de western, romance e ação, e uma trama cheia de surpresa, o filme foi um sucesso e rendeu uma série no Netflix. Uma continuação está em produção, sem previsão de lançamento.

A fita é diversão para toda a família, com todos os elementos inovadores da franquia de Shrek!

18. A Mulher-Gato

Filme que foi um fracasso de público e bilheteria, a Mulher-Gato estrelada por Halle Berry prometia ser o momento dessa heroína brilhar. Dirigido pelo francês Pitof, especialista em efeitos visuais, o filme não convenceu o público.

A história, sem relação com o universo de Batman e companhia, mostra a história de Patience Phillips, que trabalha em uma indústria, e é assassinada, após descobrir um plano para produção de um cosmético nocivo.

Revivida por deuses-gatos egípcios, agora a Mulher-gato busca vingança.

Como diversão despretensiosa, o filme é agradável, mas nada muito além disso.

17. O gato de madame

Filme de Amacio Mazzaropi de 1956, marca a estreia de Odete Lara no cinema e é nosso segundo representante brasileiro, nessa lista.

A trama, conta sobre um engraxate preguiçoso que, em uma das entregas, encontra um gato perdido. Então, descobre que é o animal de uma milionária, oferecendo uma recompensa a quem reencontrar o bichano.

Porém, uma quadrilha de criminosos também está de olho no gato, e aí começa a confusão.

Com o humor inocente que marca as produções de Mazzaropi, o filme faz públicos de todas as idades rirem. Como todos os filmes do mestre caipira, está disponível no YouTube.

16. O gato (Dr. Seuss)

Baseado no livro infantil do escritor americano Dr. Seuss (pai do Grinch), virou um filme em 2003, estrelado por Mike Myers. Originalmente, o filme chama “O Gato do Chapéu”, e conta a história de um gato de cartola vermelha e branca listrada, que aparece para distrair dois irmãos, quando a mãe não está em casa.

Com um texto em versos, e um toque de aventura, o livro é um clássico da literatura infantil norte-americana. O filme, porém, teve um desempenho humilde.

Mesmo assim, é uma ótima pedida para casas com crianças entediadas e pais ocupados.

15. Cats

Filme musical baseado na peça ganhadora de prêmios Tony (o mais importante do teatro americano), por sua vez, baseada no livro infantil do poeta T.S. Eliot.

Com um elenco de super-estrelas (Judi Dench, Taylor Swift, Idris Elba, Jason Derulo entre outras), o filme teve um desempenho fraco. As histórias de gatos de ruas, em seus sonhos, planos e ideias, contudo, encanta fãs de musicais.

Uma das maiores homenagens aos peludos que alguém poderia conceber, Cats é diversão para a família que gosta de cantar e dançar.

Compre o livro aqui.

14. O gato de botas extraterrestre

Uma produção infantil brasileira, um tanto… Diferente. O filme de 1990, com Maurício Mattar, conta a história do gato de botas a partir de um detalhe: o felino, na verdade, veio de outro planeta.

Seguindo a história consagrada, e com um trabalho de maquiagem bastante refinado, o filme vale como diversão despretensiosa, para quem quer rir um pouco.

13. Os aristogatas

O filme da Disney é, ainda hoje, um dos clássicos do estúdio americano. O último filme com roteiro supervisionado por Walt Disney, a produção começou em 1966, mas só foi lançada em 70.

Na história, em Paris dos anos 20, a gata Duquesa e seus filhotes, Berlioz Toulouse e Marie precisam voltar para casa, após serem abandonados pelo mordomo Edgar, de olho na herança da tutora dos felinos. Para isso, vão contar com a ajuda de Thomas O’Malley, gato boêmio e seus amigos.

Com canções cativantes, cenas de humor e ação, a fita é um clássico dos desenhos infantis, e atualmente pode ser assistida pelo Disney+.

12. Como cães e gatos

Primeiro filme de um franquia de sucesso. Apesar de, na fita, os gatos serem os vilões, ainda assim, é um dos nossos filmes preferidos.

De 2001, e com elenco de estrelas (Tobey Maguire, Alec Baldwin, Susan Sarandon), o filme traz a velha briga entre cães e gatos, mas agora, com os gatos querendo controlar o mundo. Para isso, eles precisam eliminar os cachorros. Os métodos incluem altas tecnologias.

Com muita ação e comédia, é um filme que as crianças amam.

11. O gato Félix

Muitas pessoas conhecem o Gato Félix pelos desenhos, e tiras. Pouca gente sabe, contudo, que a personagem estrelou seu próprio filme, em 1988.

Apesar de ter sido um fracasso de público, é um filme que agrada aos fãs do gato preto com sua bolsa amarela mirabolante.

Na trama, Félix precisa ajudar a uma princesa que está em vias de sofrer um golpe de estado de seu tio.

Bom para crianças que não conheçam a personagem, talvez decepcione os adultos, porém.

10. O gato do rabino

Filme francês, de animação, dirigido pelo renomado ilustrador Joann Sfar. O filme, de 2012, foi muito bem recebido pela crítica, mas não tanto pelo público.

Na trama, na Argélia dos anos 20, um gato sem nome devora o papagaio do rabino, seu tutor, e começa a falar. Decidido a ser mais dedicado a seus tutores, ele decide estudar, então, sobre o judaísmo.

Uma reviravolta, porém, obriga o rabino e o gato a começarem uma jornada pelo continente africano. Assim, o gato vai conhecendo outras culturas, nações e povos daquele local.

Marcado por críticas ao colonialismo europeu, é um filme infantil, mas sem obviedades de fitas desse gênero. Agrada, principalmente, adultos com interesses em questões sociais.

09. Um gato em Paris

Desenho francês, dirigido pelos renomados diretores Alain Gagnol Jean-Loup Felicioli, em 2010, é uma tocante fábula sobre a amizade entre uma menina e seu gato.

A fita, que concorreu ao Óscar de melhor animação em 2012, conta a história de Dino, gato que, de dia é o melhor amigo de Zoe. De noite, porém, ele se une a Nico, para cometer pequenos furtos.

Tudo vai bem, até a noite em que Zoe segue seu bichano, mas, cai nas mãos de um violento gangster. Agora, cabe a Dino fazer o papel de herói.

Um filme com belos cenários, uma história original, e momentos sentimentais, Um Gato em Paris é a fita certa para famílias em que o gato é o grande herói da casa (ou seja, todas)!

08. Olhos de gato

Filme com três histórias de terror, de 1985, e roteiro baseado nos contos de Stephen King, também roteirista. O filme foi um sucesso de bilheterias no mundo todo, apesar de hoje ser menos conhecido que obras como “It” ou “Carrie, a estranha”.

Na trama, um gato sem raça definida é o elo que liga três enredos.

No primeiro, um macabro tratamento antitabagismo. Já no segundo, vemos um viciado em jogos perdendo o controle de suas apostas. No terceiro, um monstro aterroriza uma menina.

Perfeito para quem gosta de sustos, tramas aterrorizantes, o verdadeiro protagonista do filme é o gato.

07. Doraemon

Personagem de um mangá (história em quadrinhos japonesa) de 1969, criado por Fujiko Fujio. Doraemon é conhecido por sua forma fofa, a de um gato-robô azul que ajuda o menino Nobita Nobi.

As histórias sempre trazem mensagens ecológicas, éticas e morais. O sucesso da publicação foi enorme, e deu origem a um animê (o desenho animado), em 1973, e a diversos filmes, a partir de 1980.

O sucesso da personagem foi tamanho, que o governo japonês instituiu Doraemon como primeiro embaixador mundial do mangá.

Obrigatório para fãs do gênero, é um clássico!

06. Felidae

Filme lançado em 1994, que, apesar de ser um desenho, não é para crianças pequenas. Aqui, acompanhamos o gato Francis, que investiga uma série de assassinatos cometidos contra felinos.

Baseado no best-seller do escritor alemão de família turca, Akif Pirinçci, de 1989. O filme teve um desempenho tímido nas bilheterias, mas, entre os fãs de animações de adultos, ganhou status de Cult.

Com cenas violentas, doses de suspense e terror, Felidae é um filme para quem tem estômago. O livro, esgotado no Brasil, pode ser encontrado aqui.

05. Oliver e sua turma

Filme da Disney de 1988, com canções de Billy Joel, foi um enorme sucesso dos estúdios.

Baseado na novela Oliver Twist de Charles Dickens, conta a história de um gato órfão que integra um grupo de cachorros e seu tutor, que vivem de aplicar pequenos golpes, em busca de dinheiro.

Tudo muda, porém, quando o grupo se vê às voltas com uma criança rica, sequestrada por um chefão do crime local.

Com músicas divertidas, e uma caracterização de cenário em Nova Iorque, o filme é diversão para toda a família!

04. Virei um gato

Comédia leve, de 2016, de mensagem motivacional, estrelada por Kevin Spacey. Teve uma bilheteria modesta (faturou 57 milhões de dólares, contra um orçamento de 30 milhões).

No enredo, Tom Brand (Kevin), é um executivo que só pensa em faturar. Sem perceber, contudo, sua vida pessoa está ruindo. Tudo muda quando Tom, procurando um pet para sua filha, sofre uma magia na loja do misterioso Felix Perkins: Ele se transforma em um gato.

Agora, Tom precisa correr contra o tempo, para voltar a ser humano. No caminho, entretanto, ele vai reaprendendo o valor da vida em família.

Fita engraçada, com momentos tocando e um elenco superfofo. Boa para quem quer ver um filme alto-astral com bichanos.

03. Kedi

Um dos mais originais filmes dessa lista, o documentário da diretora turca Ceyda Torun acompanha os gatos-de-rua de Istambul. Também traz entrevistas com pessoas que convivem com eles.

O principal diferencial é o foco da diretora. Ceyda escolhe 7 gatos, e com câmeras escondidas, vai acompanhado o dia-a-dia, suas personalidades, seus dramas pessoais.

Ou seja: dentro do documentário há, ainda, a história de 7 gatos de Istambul, cada um, uma personagem única (e fofa)!

Um filme para você se emocionar, rir, e se maravilhar.

02. Um gato de rua chamado Bob

Filme britânico de 2016, sucesso de bilheteria em todo o mundo. Baseado nas memórias do músico James Bowen, sobre sua época nas ruas de Londres, tentando viver de sua arte, enquanto enfrente o vício em drogas.

Seu grande amigo, e apoiador, é ninguém menos do que o gato laranja chamado Bob. O filme, estrelado por Luke Treadway, teve Bob (falecido em junho desse ano) interpretando a si mesmo.

Uma história de amizade, superação e coragem. Filme com gato para levar às lágrimas, e para quem ama seu gato, e sabe: ali existe um amor verdadeiro!

01. Harry e Tonto

Filme de 1974, estrelado por Art Carney (ator da era de ouro do cinema hollywoodiano). A fita valeu ao artista o Óscar de melhor ator, e é uma verdadeira fábula sobre redescobrir a vida.

Harry é um idoso que mora em Nova Iorque, que vive com seu gato, Tonto. Tudo vai bem, até que seu prédio é vendido para uma demolidora. Ele decide, então, ir para Los Angeles, morar com seu filho; contudo, um problema no aeroporto o leva para um viagem de ônibus pelo interior dos Estados Unidos.

Trocando o ônibus por um carro, e conhecendo caroneiros dos mais diversos tipos, Harry vai vivendo uma série de aventuras, enquanto reflete sobre a vida.

Um filme tocante sobre amizade, velhice, e esperanças, e principalmente, sobre continuar a vida, apesar de todos os problemas.


Você conhece algum filme de gato que não listamos? Gosta de algum da lista? Não gosta? Explique para nós os motivos!

E, para não perder mais nenhum post, assine a nossa newsletter, e leia todos os posts do Senhor Gato em primeira mão!

Em Alta

content

Penteado com trança: como fazer trança embutida para arrasar no look?

Invertida, cascata, espinha de peixe... Aprenda aqui a fazer trança embutida de diferentes tipos para arrasar nos looks de qualquer ocasião!

Continue lendo
content

YON: nova marca de beleza de Claudia Leitte!

Conheça a YON, nova marca de beleza da cantora Claudia Leitte que oferece produtos veganos e altamente tecnológicos para cuidar da sua pele!

Continue lendo
content

Adestrar um gato: Veja 10 dicas e truques!

Para adestrar um gato é importante conhecer as principais técnicas, mas saiba que é possível fazer isso na sua casa! Saiba mais aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Pegue sua Mochila é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Disponível no mercado desde 2006, a agência de viagens Pegue sua Mochila é a ideal para quem procura viagens curtas de fim de semana e feriados. Entenda como seus roteiros funcionam e veja se vale a pena comprar com ela!

Continue lendo
content

Pacotes promocionais: vale a pena comprar 1 ano antes?

Pacotes de viagem antecipados podem ser a chave para quem precisa programar uma viagem com antecedência. Existem promoções e ofertas que fazem valer a pena na hora de organizar o orçamento!

Continue lendo
content

Como comprar facilmente na Sunset Trips?

Com preços justos e roteiros únicos, a Sunset Trips é a escolha ideal para quem deseja conhecer novos lugares e pessoas. A empresa facilita o pagamento para que todos acessem os pacotes, então veja aqui como comprar!

Continue lendo